FRITZ JORDAN – GRANDE BACHAREL DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO, PILOTO VERSÁTIL E VELOZ
Carlos Frederico Jordan [Fritz Jordan] nasceu em numa São Paulo de 1948. Filho do industrial Otto Willy Jordan, fã de esportes, e passou esta paixão para os filhos
Fritz estudou no Colégio Visconde de Porto Seguro, onde concluiu o curso científico (como se chamava antigamente o 2º grau). No último ano de escola, ele começa a frequentar Interlagos, e a se interessar pelos carros e pelas corridas.
![](https://www.conexaosaloma.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fritz-Jordan-nos-boxes-de-Interlagos.jpg)
Fritz procurava aprender tudo o que era possível, com estas amizades nos boxes de Interlagos. Em 1967 entra para o curso de direito da Universidade Mackenzie. Fritz frequentava a concessionária Meca-Nova na Rua da Consolação, onde ficava a oficina da equipe de Pedro Victor DeLamare.
Um amigo chamado Américo Marques da Costa, levou seu Fusca já meio judiado, para fazer uma manutenção na concessionária, e Fritz propôs um negócio da China para o amigo: Fritz bancaria a troca das suspensões do carro, amortecedores, sistema de freio novo e pneus também.
O amigo cederia o carro para ele participar de uma prova em Interlagos. Assim com o Fusca preparado, ele foi dar uma volta com o amigo Pedro Victor DeLamare, para conhecer a pista “por dentro”. Estas foram as primeiras aulas de pilotagem, antes de fazer a sua estreia, nas “100 Milhas Para Estreantes” em outubro de 1967 em Interlagos.
![](https://www.conexaosaloma.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fritz-Jordan-100-Milhas-Para-Estreantes-de-1967-em-Interlagos.jpg)
Empolgado com este primeiro resultado, Fritz queria participar das Mil Milhas Brasileiras, mas para isto necessitava participar de mais corridas (ter conquistado mais pontos em corridas oficiais), e tirar a carteira de piloto. Para isto foi correr o máximo de provas para conquistar os pontos para a carteira oficial de piloto.
Junto com Fausto Dabbur, de Renault 1093, foram correr no Rio de Janeiro, e fizeram uma grande corrida, vencendo na categoria. Foi correr em Curitiba mais uma prova, com um Renault 1093, desta vez emprestado pelo amigo Lian Duarte. Fritz vence a corrida também em Curitiba, e conquista os pontos necessários para tirar a carteira de piloto.
![](https://www.conexaosaloma.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fritz-Jordan-Mil-Milhas.jpg)
Esta foi uma das provas mais difíceis de todas as edições. Chuva, neblina, asfalto ruim, pedras que escapavam das laterais da pista, e pedras atiradas pelos espectadores. O resultado foi surpreendente: um 6º lugar na geral, em uma prova que tinha carros importados que vieram de fora (Lotus Europa e Porsche 911), fora as carreteras muito mais potentes e rápidas.
Logo depois Interlagos fechou para reformas. As corridas migraram para o Rio de Janeiro e para o Paraná. Em 68 passa a auxiliar Anísio Campos, com a criação de um novo protótipo de corridas, o AC.
![](https://www.conexaosaloma.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fritz-Jordan-AC-B.jpg)
Mesmo com Interlagos fechado, alguns pilotos faziam testes com os carros no miolo, e assim o AC foi testado. O carro fez algumas boas participações, e teve um segundo lugar nas “3 Horas de Velocidade” no Rio de Janeiro, onde chegou em 2º atrás da poderosa Alfa P33 de Pace.
![](https://www.conexaosaloma.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fritz-Jordan-AC-A.jpg)
Em 1970 Fritz Jordan fez parte da leva de pilotos brasileiros, que foram tentar a carreira na Europa. Para ir para lá teve que vender o protótipo AC que estava usando. Correu com um carro Fórmula Ford, que não era de ponta, e sofreu um acidente, que destruiu o carro. Correu também com um carro na Fórmula 3, adquirido por ele com o dinheiro que levou para a Europa.
Fotos reprodução
![](https://www.conexaosaloma.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fritz-Jordan-e-Chico-Lameirão-na-Europa.jpg)
Fez participações brilhantes na categoria, quebrando o recorde da pista em Snetterton, mas infelizmente o câmbio do carro quebrou. Resolveu que voltaria em 1972, e com um carro melhor de forma independente. Mas a vida tomou outro rumo, tendo que terminar os estudos, casou e teve o primeiro filho.
![](https://www.conexaosaloma.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fritz-Jordan-Bino-Mark-II.jpg)
(que deu precioso auxilio, com várias dicas para Fritz) Foto reprodução
![](https://www.conexaosaloma.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Fritz-Jordan.jpg)
A sua despedida das pistas foi em 1974 nas
“25 Horas de Interlagos” com um Maverick V8, em parceria com os amigos Lian Duarte e Totó Porto.
Foto reprodução
Neste mesmo ano formou-se bacharel em direito, e passou a exercer a profissão. Em 1992 mudou-se para os EUA, e sempre que pode, volta ao Brasil para participar de eventos ligados ao automobilismo, e rever os amigos.
Por Leonarde Pavani – administrador da página “OS PRECURSORES” e colunista do site Conexão Saloma.