OLD STOCK RACE – 2ª ETAPA – FÁBIO SOTTO MAYOR, ETAPA RECHEADA DE EMOÇÃO E HISTÓRIA
A etapa homenageou Fábio Sotto Mayor, piloto recordista de velocidade a bordo de um Opala. Esse feito aconteceu em 1991, quando superou 300 km/h com o carro em um trecho da rodovia Rio-Santos.

A Old Stock Race voltou a acelerar forte no Autódromo de Interlagos neste final de semana. Mas, diferente do sábado chuvoso de treino, as provas foram feitas sob forte sol e com a presença de bastante público, que vibrou a cada ultrapassagem.
Desta vez, Konrad Viehmann, piloto da Caravan #73, e Kleber Eletric do Opala #70, figuraram no ponto mais alto do pódio.
Fotos: OSR/Anthony Kunze

NA CORRIDA 1, o pole position Thiago Lourenço largou bem e passou a abrir vantagem sobre Konrad Viehmann e Grego Lemonias.
O pelotão veio muito junto e trouxe disputas porta com porta. Destaque para Felipe Gama, Kleber Eletric, Kaká Freire, Marco Maragno e Cristiano Gomes. Após um toque com Konrad, Grego perde muitas posições e passa a fazer uma corrida de recuperação.
No entanto, na quarta volta, o líder isolado, Thiago Lourenço, teve problemas mecânicos e precisou abandonar a prova. Com isso, Konrad Viehmann assumiu a dianteira e seguiu em franca disputa com Kleber Eletric. Assim foi até o final da prova, que ainda terminou com Kaká Freire em terceiro, Cristiano Gomes em quarto, Marco Maragno em quinto e Felipe Lemonias em sexto.
Na categoria Old Man, o vencedor foi Grego Lemonias com uma boa recuperação, seguido de Karim Machata, Marco de Sordi, Marcos Philippi, e Luiz Zapelini.

O vencedor, Konrad Viehman, disse que ainda estava acertando as melhorias do carro nos treinos de sexta e sábado. “Largamos em segundo, mas houve muitas reviravoltas. O carro está de parabéns e conseguimos vencer depois de um começo bem difícil. Pro final precisei segurar o Eletric para conseguir chegar em primeiro”, explica.
Foto: OSR/Anthony Kunze


Classificação corrida 1:
1º KONRAD VIEHMANN
2º KLEBER ELETRIC
3º KAKÁ FREIRE
4º CRISTIANO GOMES
5º MARCO MARAGNO
6º FELIPE LEMONIAS

7º GREGO LEMONIAS
8º KARIM MACHATA NETO
9º MÁRCIO NASSER
10º MARCO DE SORDI
11º MARCOS PHILIPPI
12º LUIZ ZAPELINI
13º FÁBIO MENCARELLI
14º NEREU COELHO JR
15º MÁRCIO JUNCAL
16º MARCELO APOSTÓLICO
17º MÁRCIO FERNANDES/PAULO AMARO
Não completaram a prova:
PLAUTOS LINS, PEDRO GOMES/FELIPE GAMA, M.MARTINS/MALACO MAN, THIAGO LOURENÇO e P. PIMENTA
Corrida 2, veio nas voltas finais com expectativa de loteria, mas na competência e pilotagem dos pilotos que trocaram de posição na chegada da corrida 1, Kleber Eletric assumindo a posição de honra no pódio com Konrad Viehmann em P2, as três voltas finais foram de tirar o fôlego. Thiago Lourenço, que largou no final do grid e fez uma estupenda corrida de recuperação, focando na liderança do campeonato. Na largada ele ganhou sete posições.



Na frente do pelotão, Konrad e Eletric seguiram lado a lado em um confronto que durou toda a corrida. Cristiano Gomes e Marco Maragno fizeram também excelentes largadas.
Grego, Luiz Zapelini, Kaká Freire e Felipe Lemonias também vieram forte para a disputa. Alheio a tudo isso, Thiago Lourenço seguiu subindo forte pela pista, ganhando 19 posições até cravar o P3.
Na frente, a limpa disputa entre Eletric e Konrad seguiu até os últimos metros com os pilotos invertendo o resultado da primeira prova. Eletric cruzou em primeiro, seguido de Konrad em segundo, Thiago Lourenço em terceiro, Kaká Freire em quarto, Felipe Lemonias em quinto e Grego Lemonias em sexto.
Na categoria Old Man, Grego levou a primeira posição, seguido por Karim Machata, Marcos Philippi, Marco de Sordi e Luiz Zapelini. Pelo regulamento, apenas os pontos da segunda prova valem para o campeonato desta divisão.

Eletric contou ter a sensação de que esse seria um fim de semana bom. “Confesso que não tenho muita quilometragem em chuva na Old Stock, e bati nas últimas duas. Felizmente domingo fez sol e eu sabia que o carro estava bom. Disputar com o Konrad foi muito bom”.
Foto: OSR/Anthony Kunze

Classificação corrida 2:
1º KLEBER ELETRIC
2º KONRAD VIEHMANN
3º THIAGO LOURENÇO
4º KAKÁ FREIRE
5º FELIPE LEMONIAS

6º GREGO LEMONIAS
7º KARIM MACHATA NETO
8º MÁRCIO NASSER
9º MARCOS PHILIPPI
10º MARCO DE SORDI
11º MARCO MARAGNO
12º MÁRCIO JUNCAL
13º NEREU COELHO JR
14º LUIZ ZAPELINI
15º MARCELO APOSTÓLICO
16º MÁRCIO FERNANDES/PAULO AMARO
Não completaram a prova:
M.MARTINS/MALACO MAN, FÁBIO MENCARELI, CRISTIANO GOMES, PEDRO GOMES/FELIPE GAMA, PLAUTOS LINS e P. PIMENTA
Homenagem para Fábio Sotto Mayor e ao “RECORDE DE VELOCIDADE” conseguido em 1991
Entre as corridas 1 e 2, foi feito um encontro com profissionais da imprensa, pilotos e ex-pilotos na Sala Vip da Old Stock race. Estava presente o ex-piloto Fábio Sotto Mayor, campeão da Stock Car em 1988, com ingresso na categoria em 1981. Em 1991 bateu o recorde brasileiro de velocidade com um Stock Car [presente no local], alcançando a marca de 303Km/h.
O veículo, totalmente refeito pela Dana, multinacional do segmento de autopeças, esteve em exposição com alguns itens originais do dia do recorde, como o jogo de pneus usado na lendária data. Também presentes ao encontro, estavam Silvinho preperador do motor usado na prova e Camilinho também envolvido com a preparação do carro.
Fábio Sotto Mayor, reforça que o trabalho da Old Stock Race umas das curadoria mais importante do automobilismo brasileiro e apoiado por profissionais e seus veículos de mídias, mantendo a “chama do esporte acesa” como ressalta Luiz Salomão do “Conexão Saloma” e nas memórias do automobilismo brasileiro, e não menos importante o trabalho na CBA de resgate, na cunha de Paulo Figueiredo [FIA Comission Historique Internationale Delegado, FIA CODASUR Comissão Histórica AmericaSul, PRESIDENTE CBA Comissão Nacional de Veículos Históricos.]. “Esse recorde nunca foi quebrado. E hoje vermos essa estrutura montada, o carro refeito e as pessoas que participaram disso aqui, me traz muita emoção”.
Mais sobre o recorde no LINK = Recorde Brasileiro de Velocidade
“Havia a previsão de uma exibição do veículo para o público na pista de Interlagosm como pace car e depois da corrida 2 faria uma puxada da Curva da Junção até o S do Senna, atigindo a velocidade máxima na placa dos 100 metros. No entanto, uma intercorrência mecânica poderia colocar em risco a segurança e esta parte da festa foi adiada. O Opala recordista estará na pista na quarta etapa do calendário, em junho, segundo a organização da competição”.
Copyright © 2023 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados.
Olá administrador deste canal, sou mecânico e meu pai também era, ele na década de 70 e 80 tinha uma equipe que disputava corridas em Interlagos, ele corria com um Zé do caixão e preparava um speed Fusca para o piloto Ricardo LOBÃO,o pai deste Ricardo era dono de uma concessionária SORANA da VW, se você souber onde consigo fotos desta época, ou de um deles acima , agradeceria mto , estou montando um álbum de família que irá ficar para meus filhos.. o nome do meu pai era Afonso di paolo,, obrigado ????????
Oi Cezar, aparecendo algo te falo, gde abs