HISTÓRICO/LE MANS – APENAS QUATRO VITÓRIAS SEGUIDAS DO FORD GT40 E DO Mark IV
Depois de uma série decepcionante de performances da Ford em Le Mans, 1966 viu os bons tempos finalmente rolarem para a fabricante de Dearborn
Houve o 1-2-3 em Daytona; o V8 de 7,0 litros produzia agora 463 cv, forte o suficiente para quase atingir 200 mph na alta banca da pista. Ken Miles e Lloyd Ruby venceram a corrida. Em seguida, subiu Sebring – que viu treze Fords entrarem na corrida. Miles ganhou novamente.
Primeira vitória – Em seguida, a sensacional vitória por 1-2-3 em Le Mans, para a qual a preparação da Ford incluiu a operação de um motor de desenvolvimento em um dyno por 48 horas de voltas simuladas em La Sarthe, trocas de marcha e tudo mais, enquanto outros 12 motores foram preparados para a corrida.
A Ford chegou a vencer em 1966, trazendo 100 funcionários, nove carros (incluindo um sobressalente), sete motores de reserva e 21 toneladas de peças de reposição, todos movidos em um caminhão gigante grande demais para caber em algumas das ruas laterais francesas mais apertadas.
Henry Ford II estava lá para largar o Tricolor francês para iniciar a corrida, na frente da esposa, Cristina, e do filho, Edsel.
E ganharam. A cúpula da Ford finalmente teve sua vitória em Le Mans, ainda mais doce pelo fato de a Ferrari mais bem colocada ser a oitava colocada, quase 644 km atrás. Um feito maior do time americano!
Segunda vitória – No ano seguinte, Ford venceu Le Mans pela segunda vez. A.J Foyt e Dan Gurney venceram no impressionante novo GT40 Mark IV – um J-car altamente evoluÃdo. Ele derrotou com folga o Ferrari 330 P4s e o radical Chaparral 2F, com média recorde de 135,48 milhas por hora na única corrida deste carro. Um carro americano conduzido por pilotos americanos para uma equipe americana.
Terceira vitória – Trabalho feito, para a empresa Ford – mas não para John Wyer. Para 68, Wyer ressuscitou sua equipe de corrida, garantiu patrocÃnio da Gulf Oil e entrou em um GT40 em Le Mans. As mudanças nas regras da FIA efetivamente reverteram o GT40 de volta à disputa, e Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi levaram mais uma, mas desta vez inesperada vitória em Le Mans. A terceira vitória consecutiva da Ford.
Quarto e último trunfo consecutivo – Ford veio em 1969, com Jacky Ickx e Jackie Oliver conquistando uma das maiores vitórias de corrida de todos os tempos, no ano em que o Porsche 917 estreou: Ickx liderou o Porsche 908 #64 de Hans Hermann na linha de chegada, pouco mais de um campo de futebol à frente do alemão após 372 voltas (3.113 milhas de corrida). Por incrÃvel que pareça, Ickx pilotava o mesmo chassi GT40 que havia vencido a corrida no ano anterior e foi andando literalmente para o carro e largou em último! Fotos divulgação
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