FÓRMULA 1 – GEORGE RUSSEL E LEWIS HAMILTON, DOBRADINHA [1/2] HISTÓRICA DA MERCEDES EM INTERLAGOS
Dois anos depois de quase vencer como piloto substituto, Russell finalmente vence seu primeiro GP e em Interlagos, prova irretocável do inglês e superação de Hamilton depois do choque com Max no S do Senna no início da prova

Dois anos atrás, o então piloto da Williams, George Russell, teve uma oportunidade única. O campeão Lewis Hamilton testou positivo para COVID-19 antes da segunda corrida da temporada no Bahrein, levando Russell, piloto afiliado à Mercedes, a ganhar uma promoção de uma semana para o carro líder da equipe na corrida. Ele respondeu com uma performance surpreendente, que provavelmente teria terminado em vitória se não fosse por uma falha no pit.
Agora fazendo parte da Mercedes AMG F1 em tempo integral nesta temporada, ele finalmente conseguiu a tão esperada primeira vitória. E essa veio no Brasil para abrilhantar a festa.
Em um domingo em que problemas apareciam nas outras equipes, o de George Russell foi calmo. Ele largou na frente do companheiro de equipe Lewis Hamilton, abriu uma bom espaço enquanto os problemas surgiam atrás dele e se afastou mesmo depois que um safety car tardio o colocou diretamente à frente de vários pilotos com vantagens na troca de pneus. Foi um desempenho suave e calmo de um piloto que tem sido anunciado, um futuro piloto nº 1 em formação que pode coexistir confortavelmente com o heptacampeão Lewis Hamilton.
Hamilton se superou para chegar ao segundo lugar. Ele e Max Verstappen se tocaram pelo segundo lugar no reinício, com Verstappen recebido uma penalidade de 5 segundos por forçar seu caminho para a linha interna da segunda perna do S do Senna enquanto tentava ultrapassar Hamilton. Verstappen foi forçado a ir aos boxes, com dano na asa dianteira e trocou os pneus, enquanto Hamilton voltou por volta do décimo. Chegou ao quarto lugar sem muito trabalho, passou o último stint do dia alcançando Sergio Perez e Carlos Sainz Jr e rumando para o segundo lugar no pódio.
Perez e Sainz disputaram posições ao longo da prova, Sainz conseguiu fazer um pit durante um safety car virtual e usou a vantagem do pneu para avançar posição na pista. Charles Leclerc, que sofreu um toque no início da corrida por Lando Norris na entrada do Laranjinha e caiu posições, conseguiu o quarto lugar na disputa final, mas não conseguiu o terceiro lugar por ordem da equipe, mas a recompensa em sua batalha pelo segundo lugar no campeonato. com Pérez. Fernando Alonso lutou até o quinto lugar, Verstappen se recuperou para o sexto e Perez caiu para o sétimo com seus pneus velhos. Esteban Ocon, Valtteri Bottas e Lance Stroll completaram as posições de pontuação.
Temporada de 2022 chegando ao fim com o Grande Prêmio de Abu Dhabi no próximo fim de semana. Com a primeira vitória de George Russell garantida e a Mercedes não mais sem vitórias na temporada pelo que teria sido a primeira vez na era híbrida do V-6, a equipe agora pode mudar seu foco para evitar a primeira temporada sem vitórias de Lewis Hamilton.

Resultado do GP São Paulo:
Pos | País | Piloto | Tempo | Pts |
---|---|---|---|---|
1 | ![]() | G. RussellMercedes·#63 | 1:38:34.044 | 26 |
2 | ![]() | L. HamiltonMercedes·#44 | +1.529s | 18 |
3 | ![]() | C. Sainz Jr.Ferrari·#55 | +4.051s | 15 |
4 | ![]() | C. LeclercFerrari·#16 | +8.441s | 12 |
5 | ![]() | F. AlonsoAlpine·#14 | +9.561s | 10 |
6 | ![]() | M. VerstappenRed Bull·#1 | +10.056s | 8 |
---|---|---|---|---|
7 | ![]() | S. PerezRed Bull·#11 | +14.080s | 6 |
8 | ![]() | E. OconAlpine·#31 | +18.690s | 4 |
9 | ![]() | V. BottasAlfa Romeo·#77 | +22.552s | 2 |
10 | ![]() | L. StrollAston Martin F1·#18 | +23.552s | 1 |
11 | ![]() | S. VettelAston Martin F1·#5 | +26.183s | 0 |
12 | ![]() | G. ZhouAlfa Romeo·#24 | +29.325s | 0 |
13 | ![]() | M. SchumacherHaas·#47 | +29.899s | 0 |
14 | ![]() | P. GaslyAlphaTauri·#10 | +31.867s | 0 |
15 | ![]() | A. AlbonWilliams·#23 | +36.016s | 0 |
16 | ![]() | N. LatifiWilliams·#6 | +37.038s | 0 |
17 | ![]() | Y. TsunodaAlphaTauri·#22 | Mais 1 volta | 0 |
18 | ![]() | L. NorrisMcLaren·#4 | Não concluiu | 0 |
19 | ![]() | K. MagnussenHaas·#20 | Não concluiu | 0 |
20 | ![]() | D. RicciardoMcLaren·#3 | Não concluiu | 0 |
Corrida Sprint/sábado
George Russell bate Max Verstappen e conquista a Sprint
Russell largou em terceiro na corrida de sprint de sábado, mas rapidamente subiu para segundo quando ele e Max Verstappen passaram pelo pole Kevin Magnussen, da HAAS, na sua 1a. Pole depois de 136 GPs.

Russell ficou precionando o líder Verstappen ao longo das primeiras voltas, no alcance do DRS e nas zonas de frenagem. E finalmente ultrapassou Verstappen, um caso raro de Mercedes vencendo um Red Bull em uma batalha direta na pista nesta temporada, e começou a se afastar. Quando a asa dianteira de Verstappen sofreu alguns danos em uma batalha pelo segundo lugar com Carlos Sainz Jr., ele não mais se preocupou.
Sainz também conseguiu ultrapassar Verstappen, ficando em segundo para a Ferrari. Lewis Hamilton veio do oitavo para chegar ao quarto lugar, então ultrapassou Verstappen logo depois. Uma penalidade de grid para Sainz significou que Hamilton largaria em segundo enquanto se aguarda uma investigação sobre uma possível violação do procedimento de largada, um possível bloqueio da primeira fila da Mercedes mas não aconteceu. Verstappen manteve-se em quarto lugar à frente do companheiro de equipe Sergio Perez, o que significa que a Red Bull fecharia a segunda fila. Kevin Magnussen, que conquistou oficialmente a pole na qualificação, depois de uma estratégia da equipe, terminou em oitavo.
Resultado da corrida sprint:

1. George Russell (Mercedes)
2. Carlos Sainz (Ferrari)
3. Lewis Hamilton (Mercedes)
4. Max Verstappen (Red Bull)
5. Sergio Pérez (Red Bull)
6. Charles Leclerc (Ferrari)
7. Lando Norris (McLaren)
8. Kevin Magnussen (Haas)
9. Sebastian Vettel (Aston Martin)
10. Pierre Gasly (AlphaTauri)
11. Daniel Ricciardo (McLaren)
12. Mick Schumacher (Haas)
13. Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
14. Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
15. Fernando Alonso (Alpine)
16. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
17. Lance Stroll (Aston Martin)
18. Esteban Ocon (Alpine)
19. Nicholas Latifi (Williams)
20. Alexander Albon (Williams)
Como ficou a classificação após o GP de São Paulo:
MUNDIAL DE PILOTOS
1) Max Verstappen – 429 pontos
2) Charles Leclerc – 290
3) Sergio Pérez – 290
4) George Russell – 265
5) Lewis Hamilton – 240
6) Carlos Sainz Jr. – 234
7) Lando Norris – 113
8) Esteban Ocon – 86
9) Fernando Alonso – 81
10) Valtteri Bottas – 49
11) Sebastian Vettel – 36
12) Daniel Ricciardo – 35
13) Kevin Magnussen – 25
14) Pierre Gasly – 23
15) Lance Stroll – 14
16) Mick Schumacher – 12
17) Yuki Tsunoda – 12
18) Zhou Guanyu – 6
19) Alexander Albon – 4
20) Nicholas Latifi – 2
21) Nyck de Vries – 2
22) Nico Hülkenberg – 0
MUNDIAL DE CONSTRUTORES
1) Red Bull – 719 pontos
2) Ferrari – 524
3) Mercedes – 505
4) Alpine/Renault – 167
5) McLaren/Mercedes – 148
6) Alfa Romeo/Ferrari – 55
7) Aston Martin/Mercedes – 50
8) Haas/Ferrari – 37
9) AlphaTauri/Red Bull – 35
10) Williams/Mercedes – 8

Bom para o Brasil, estamos no caminho de pilotos brazucas na F1 [2023], com Enzo Fittipaldi assinando com a academia da Red Bull para a temporada de 2023 e também será acoplado na função de piloto de desenvolvimento na Alpha Tauri na Fórmula 1. E Felipe Drugovich assinou com a Aston Martin, a equipe britânica para a temporada da Fórmula 1 de 2023.
GP SÃO PAULO DE F1 TRAZ IMPACTO ECONÔMICO DE 1,3 BILHÃO PARA A CAPITAL PAULISTA
Índices registrados em 2022 são, em média, 30% superiores à edição de 2021; valor de exposição de mídia do GP São Paulo deste ano é de US$ 448,6 milhões; público feminino no autódromo aumentou em 75,8%
O Grande Prêmio de São Paulo de F1 de 2022, realizado nos dias 11, 12 e 13 de novembro, superou expectativas e recordes, de acordo com levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento, que marcou o aniversário de 50 anos de Grandes Prêmios de Fórmula 1 no Brasil, registrou impacto econômico de R$ 1,37 bilhão para São Paulo; atraiu um público de 235.617 pessoas no autódromo. O cálculo dos impactos econômicos foi realizado pela FGV com informações da Secretaria Municipal de Turismo, através do Observatório do Turismo, da São Paulo Turismo (SPturis).
Para o prefeito Ricardo Nunes, o Grande Prêmio de F1 foi um sucesso em todos os sentidos. “Tivemos 15 mil empregos gerados, rede hoteleira lotada, excelente organização e muita emoção e diversão. A prefeitura investe em melhorias constantes no Autódromo de Interlagos para receber a F1 e outras provas de velocidade, além de shows nacionais, internacionais e grandes eventos de entretenimento. Muito orgulho pelos excelentes resultados traduzidos em números que são um verdadeiro presente para a nossa cidade!”, comemora o prefeito.
O Fórmula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022 foi superlativo em todos os sentidos. No Autódromo de Interlagos, os pilotos deram um show desde as primeiras atividades de pista e o público superou as expectativas da organização. O público de quase 236 mil pessoas foi 29,9% maior que no ano passado, graças também à instalação de novos setores para os torcedores.
O impacto econômico de R$ 1,37 bilhão (R$ 826,2 milhões diretos e R$ 545 milhões indiretos) aponta um crescimento real de 29,8% em relação a 2021, que foi de R$ 960 milhões. Tamanha movimentação econômica gerou R$ 206,4 milhões em impostos, em um aumento real de 30,4% na comparação com o evento anterior – a arrecadação de tributos em 2021 havia sido de R$ 143,8 milhões.
A atividade econômica realizada pelo GP São Paulo de F1, gera “ondas” (efeitos) que movimentam outros setores, o chamado efeito-dominó. Os impactos diretos são os gastos efetivamente realizados pela organização do evento, pelos patrocinadores e pelo público. Os impactos indiretos correspondem à movimentação econômica gerada na cadeia produtiva da realização da Fórmula 1. O número de profissionais envolvidos no evento deste ano foi de 13.708, um crescimento 42,8% em relação a 2021, que contou com 9.598 pessoas.
Exposição recorde de mídia
A exposição de mídia da cidade de São Paulo com a realização do GP também registrou crescimento. Um dos benefícios mais importantes para um patrocinador na F1 e em qualquer esporte é a sua exposição, e em 2022 o evento gerou 448,6 milhões de dólares em retorno de mídia para a cidade, um recorde, de acordo com o Fórmula Money.
O tipo de exposição gerado foi, em maior parte, pela transmissão da prova ao vivo para mais de 180 países e 445 milhões de expectadores globais únicos – 82,8% da exposição foi graças à transmissão do evento; 12% por mídia online e 5,3% foi por mídia impressa.
O valor total da exposição de mídia gerado nos três anos de realização do GP São Paulo foi de mais de 1 bilhão de dólares para a cidade: em 2019, o retorno da exposição foi de US$ 208,1 milhões; em 2021, US$ 403,1 milhões; e em 2022, US$ 448,6 milhões.
“Os excelentes números sobre o impacto econômico do GP São Paulo mostram que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos: promover entretenimento de qualidade para quem vai ao autódromo, e gerar benefícios para toda a população de São Paulo. Além de proporcionar emprego e renda, o GP São Paulo projeta a imagem da Cidade para o Brasil e para o mundo, o que, com certeza, fortalece São Paulo como destino turístico. Para isso, estão sendo fundamentais a visão estratégica e a sensibilidade social do Prefeito Ricardo Nunes, que trabalha intensamente para que São Paulo receba o evento mais importante do Brasil da melhor maneira possível”, afirma Alan Adler, CEO do GP São Paulo de F1.
Perfil do público
Do público que foi ao autódromo para assistir o GP São Paulo, 70,2% eram de fora da capital. Desses, 45,5% vieram de fora do estado e 4,6%, de fora do país. Em 2021 o número de pessoas que veio de fora da capital foi de 64,4%, com 39,9% de fora do estado e 3,1% de fora do país. A presença feminina em Interlagos aumentou em 75,8% e passou de 20,7% em 2021 para 36,4% este ano.
O público mais jovem também compareceu mais ao circuito este ano. O público de 18 a 24 anos passou de 14,3% em 2021 para 21,3% em 2022; na faixa de 25 a 29 anos o crescimento foi de 18,8% para 22,8% este ano. Já entre o público de 30 a 39 anos a porcentagem no circuito caiu de 32,5% para 28,3% e na faixa dos 50 aos 59 baixou de 9,1% para 8,3%. A porcentagem de pessoas com mais de 60 anos diminuiu de 5,4% para 4,1%.
O Grande Prêmio de São Paulo está confirmado no calendário Mundial de Fórmula 1 de 2023 e acontece nos dias 3, 4 e 5 de novembro no Autódromo de Interlagos.
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