COPA TRUCK – ROBERVAL ANDRADE X FELIPE GIAFFONE, E AÍ QUEM LEVA A TAÇA DA COPA TRUCK 2023? O CAMPEÃO É …

Vencedores de 2017 e 2018 buscam o bicampeonato na categoria mais pesada do automobilismo nacional. Decisão será em Interlagos neste final de semana

Depois de oito etapas disputadas na temporada 2023, a Copa Truck chega a Interlagos, em São Paulo (SP), neste fim de semana para o seu grand finale. A categoria dos brutos fará a sua nona, e última etapa, no autódromo paulistano e vai coroar um bicampeão na categoria Pro.


Dois pilotos buscando o bicampeonato
Roberval Andrade pela Mercedes-Benz
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

Com oito pontos de vantagem, apenas, sobre Felipe Giaffone
(Rafa Catelan/P1 Media Relations)

A briga está acirrada entre Roberval Andrade (campeão em 2018) e Felipe Giaffone (primeiro campeão da categoria em 2017). Andrade leva oito pontos de vantagem sobre Giaffone, sendo 233 do piloto da Mercedes contra 225 do piloto da Volkswagen.

No campeonato de equipes, as duas –  ASG Motorsport e RM Competições – estão empatadas em 522 tentos. A etapa de Interlagos exige perícia e administração das pastilhas de freios da Fras-le, já que tem pontos de frenagens que podem influenciar diretamente no desemprenho dos caminhões na pista.

Os pontos mais exigentes do traçado são a aproximação para o S do Senna, que é feita a cerca de 190 km/h (tendo retomado a velocidade após passagem pelo radar obrigatório de 160 km/h) e o piloto percorre 210 metros freando para contornar a primeira “perna” da curva a cerca de 60 km/h; o segundo ponto é a Curva do Lago, a quarta do circuito, na qual os pilotos acionam os freios a 200 km/h e reduzem a velocidade para 90 km/h em cinco segundos e 190 metros, apenas. Pontos que geralmente proporcionam boas oportunidades de ultrapassagem.

A programação da segunda etapa prevê três treinos livres: dois na sexta-feira (8) e um no sábado (9), quando também acontece a tomada de tempo para a definição do grid de largada, às 14h45. No domingo (10), a largada das duas provas está prevista às 12h e 12h33, uma na sequência da outra, com a inversão dinâmica dos oito primeiros colocados. As provas são transmitidas ao vivo por Band, SporTV e pelo canal oficial da Copa Truck no YouTube.

A Fras-le segue pelo terceiro ano consecutivo como fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Copa Truck e também à Stock Car.

Programação da última etapa da Copa Truck em Interlagos:

Sexta-feira, dia 8
12h10 – Treino Livre 1
16h05 – Treino Livre 2

Sábado, dia 9
10h25 – Treino Livre 3
14h45 – Classificação
15h – Top Qualifing

Domingo, dia 10
8h15 – Warm-Up
11h – Desfile dos pilotos
12h – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h33 – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)


A Copa Truck chega a grande final em Interlagos. Confira os desafios que esperam os pilotos dos brutos nesta última etapa! Acompanhe as corridas da Copa Truck no domingo a partir das 12h com transmissão ao vivo na Band TV, SporTV e no Youtube Oficial da categoria.


Felipe Giaffone e Thiago Rizzo são campeões da Copa Truck
Drama, polêmica, imprevisibilidade e emoção até depois da bandeirada: a final da temporada 2023 da Copa Truck contou com todos esses ingredientes e coroou Felipe Giaffone, pela Pro, e Thiago Rizzo, pela Super, como os grandes campeões

Mais novo bicampeão do pedaço, Giaffone enfrentou diretamente seu principal rival, Roberval Andrade, nas duas corridas – cada uma delas com um momento capital. Na primeira, o lance veio logo na largada: Roberval tentou uma brecha entre Felipe e o muro interno, com a colisão sendo inevitável.

No fim da prova 1, com notório auxílio de seus companheiros de equipe, Giaffone venceu e Roberval foi o oitavo, garantindo a pole da segunda corrida, enquanto Giaffone partiria justamente em oitavo por conta do grid invertido, mas com dois pontos de vantagem na tabela.

Na corrida complementar a conta era simples: quem terminasse na frente seria o campeão. Roberval manteve a ponta na largada e Giaffone foi escalando o pelotão em conjunto com o companheiro de equipe, Beto Monteiro.

Restando três voltas para o fim, Beto passou Roberval e a tão esperada disputa direta aconteceu, gerando o segundo momento capital: na freada para o “S” do Senna, Felipe se lançou, os dois dividiram a primeira perna e, na curva seguinte, Roberval cortou a curva sem pensar duas vezes, sustentando a posição e recebendo a bandeirada atrás de Beto Monteiro e à frente de Felipe.

Após as oitivas tradicionais por parte dos comissários, ambos os pilotos se protestaram, gerando burocracias e um atraso de quase duas horas. O campeão foi anunciado diretamente na cerimônia de premiação, após Roberval receber uma punição de cinco segundos, cair para quinto e, com isso, Felipe conquistar o título por somente três pontos.

“Só posso agradecer ao meu time. Sem eles, eu não teria sido campeão. Sem o auxílio deles, teria sido muito difícil. E ser campeão com um projeto inovador de caminhão híbrido elétrico no mesmo ano que meus dois filhos foram só tornaram essa conquista ainda mais especial”, comentou Felipe.

“Em 2010, aconteceu a mesma situação e eu levei o título. Neste ano, foi a vez dele. Nem sempre a gente ganha, mas vou usar isso para melhorar e voltar ainda mais forte”, completa Roberval.

Na Super, Rizzo também foi campeão com requintes de emoção. Sem ter vencido uma prova, ele contou com um dos maiores azares da história da Truck: seu principal rival, Felipe Tozzo, que chegou líder, teve quebras nos três dias e zerou no domingo, não conseguindo segurar o choro de tristeza.

Com Tozzo fora, Rizzo precisou mudar o foco para Evandro Camargo. Correndo por fora, Camargo precisava vencer as duas provas e torcer pelo deslize dos rivais – e foi o que fez, mesmo tendo perdido algumas marchas. Mas, na prova final, Rizzo chegou em segundo, embutido na traseira de Camargo, e pôde comemorar sem medo de ser feliz.

“Que temporada incrível, de muito aprendizado, e de muita constância – a marca que me fez ser campeão. Agora tenho um grande desafio, que é brigar de igual para igual com meus companheiros na Pro, já que o campeão da Super ganha o ‘acesso’ para a classe principal”, destacou Rizzo, que deu ao Rio de Janeiro seu primeiro título na categoria.

Agora, a Copa Truck tira um intervalo de pouco mais de três meses até o início da próxima temporada, que tem início pré-confirmado para o dia 17 de março, em Campo Grande (MS).


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Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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