AS 24 HORAS DE LE MANS – HEROÍSMO, BRAVURA E INOVAÇÃO, MOMENTOS QUE O ESPORTE TESTEMUNHOU
A ACO, organizadora da corrida de endurance mais famosa do mundo, as 24 horas de Le Mans, autentica o prólogo durante o período de 1906 a 1923 [cartaz e vídeo abaixo], mais as sete corridas na década de 20.

De 1949 a 1959, foi um período muito importante na história de Le Mans. Ferrari e Jaguar correram para reivindicar suas posições como os principais fabricantes de carros de alto desempenho. A Mercedes-Benz voltou da Alemanha devastada pela guerra e novamente estabeleceu os padrões na engenharia de carros de corrida.
A Aston Martin finalmente venceu em sua 20ª tentativa. Multidões enormes – aproximando-se a meio milhão de pessoas – viram os primeiros carros com motor traseiro a competir em Le Mans, os primeiros carros de corrida com motores centrais e os primeiros diesel. Como os fabricantes vitoriosos promoveram ativamente seus sucessos, seus rivais comerciais também se propuseram a vencer.
Todos os 15 carros do grid traziam equipes preparadas para travar uma batalha de resistência para o mês de junho, com carros construídos para esse fim. O desempenho na pista subiu. Em 1949, o carro mais rápido atingiu 135 km / h na reta única de Mulsanne [abaixo].
Antes do final dos anos 50, as velocidades máximas ultrapassavam os 290 km / h. As histórias desses carros de corrida cada vez mais potentes e transmite a natureza punitiva de um evento incomparável – o teste final das habilidades mentais e físicas dos que formam as equipes de corrida, sejam eles pilotos experientes ou não, engenheiros, estrategistas ou mecânicos. As estatísticas comprovam que a evolução dos carros em Le Mans, foram determinantes para o avanço da industria automobilística.
De 1960 a 1969, foi a década que definiu as 24 horas de Le Mans. Começou com seis vitórias consecutivas da Ferrari, dominando Aston Martin e Maserati. Mas então a Ford investiu monetariamente forte na corrida e ganhou quatro vezes em um período tecnicamente emocionante que também trouxe o surgimento competitivo de marcas como Alfa Romeo, Matra, Porsche e Renault.
A participação de grandes fabricantes estimulou o desenvolvimento de muitos carros de corrida icônicos: Ferrari Testa Rossa e GTO, Ford GT40 e Daytona Cobra, Porsche 904 e 917. As máquinas especialmente projetadas e construídas para Le Mans evoluíram ao longo da década a partir de carros com motores dianteiros para monstros com motores centrais. No final do período, muitos deles poderiam atingir mais de 300 km / h nas impressionantes retas que definiam a corrida, emocionando até 300.000 espectadores na pista. Público que faz de Le Mans uma prova ímpar!
Quase 50 empresas construíram carros que foram para disputada em Le Mans na década de 1960. As 24 Horas tornaram-se um caldeirão anual de rivalidade corporativa e um campo de provas de alta velocidade para tecnologias automotivas inovadoras. Acima de tudo, tornou-se um desafio incomparavelmente árduo e complexo para o homem e a máquina que capturou a imaginação do público em todo o mundo.
De 1970 a 1979, década em Le Mans que começou com as primeiras vitórias da Porsche, cujo incrível carro de corrida o monstro 917, capaz de mais de 385 km / h, estabeleceu um recorde de distância que duraria quase quatro décadas. Uma das vitórias da Matra, equipe francesa, foi alcançada em um duelo famoso e frenético com a Ferrari. Em 1975, a crise do petróleo levou a ACO a correr para uma ‘fórmula de combustível’ e foi vencida pela equipe Gulf-Mirage, apoiada pela Ford.
A Porsche, usando o automobilismo para desenvolver sua tecnologia de turboalimentação, venceu novamente em 1976 e em 1977, com Jacky Ickx um dos maiores pilotos já vistos no automobilismo mundial.
Um esforço maciço da Renault [vídeo abaixo], novamente com um motor turbo, obteve sucesso em 1978. A década encerrou, como havia começado, com uma corrida em piso molhado vencida pela Porsche.
As décadas seguintes podem ser contadas pelos resultados e inovações que migraram para as ruas e avenidas do mundo para alegria dos fans das marcas!
Os vencedores das 24 Horas de Le Mans
Vencedores até a edição de 2020
Tabela: Fonte Wikipedia