PORSCHE XP PRIVATE ENDURANCE SERIES – 72 PILOTOS, 300 KM, FORTES EMOÇÕES NA MANHÃ DE SÁBADO NO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS
A jornada inaugural do campeonato de longa duração da Porsche Endurance começa no sábado a partir das 10h30 com prova de 300 km em Interlagos. Desde a pioneira corrida de longa duração em 2015, o Endurance Series se consolida pela competitividade e intercâmbio entre os pilotos da Porsche XP Private Cup e seus convidados.

Um campeonato democrático, com duplas categorizadas como platina e ouro, quanto duplas definidas como bronze ou cobre.
O status de cada competidor é definido por uma intricada combinação de elementos, que considera há quanto tempo o competidor está ou não em atividade, a categoria onde compete regularmente, a categoria onde competiu pela última vez, sua idade e seu retrospecto em eventos da Porsche XP Private Cup, entre outros.
Cada categoria de piloto faz jus a um determinado peso de B.O.P. (Balance of Perfomance), para apurar o lastro de cada carro. A definição do grid é determinada pela média das melhores voltas de cada piloto nos qualis, de modo que prevalecem os conjuntos mais velozes independentemente de o piloto ser o mais rápido na sua sessão.
Para acirrar mais ainda a disputa em todos os pelotões das corridas, o regulamento de 2021 introduz um “Pit Time Handicap”. Conforme a graduação dos integrantes de cada carro, o tempo mínimo das paradas de box pode variar entre 6 minutos, 5:55, 5:50 ou 5:45.
No melhor estilo de provas tradicionais como as 24 Horas de Le Mans, a Porsche Endurance Series manda para a pista carros de motorização diferentes andando juntos. A negociação das ultrapassagens de retardatários e a definição da estratégia de paradas de box são ingredientes que apimentam a disputa, sempre capazes de definir o desfecho das provas.

Outro traço característico dos principais eventos de longa duração do planeta está presente no evento: diversas categorias simultaneamente batalhando na pista. São nada menos que duas divisões distintas, cada uma com três subcategorias:
– A Carrera Cup é destinada aos carros Porsche 911 GT3 Cup da geração 991-2, equipados com motor 4.0 litros e freios ABS.
– A GT3 Cup usa os carros da versão anterior, 991-1, com motor 3.8 e sem ABS.
Cada uma delas se subdivide nas categorias geral, em que todos competem, Sport e Trophy. O enquadramento das tripulações nas classes Sport e Trophy é estabelecido pelo B.O.P. combinado de cada tripulação. Todos pontuam no geral e todos os Trophy pontuam também na Sport.
Na abertura da Endurance Series em Interlagos e na segunda etapa, marcada para Goiânia, as provas terão 300 km ou 2h45 de duração e são disputadas apenas por duplas. A corrida final, em Interlagos, tem 500 km e poderá ser disputada por duplas ou trios.
Lista de inscritos por ordem numérica – Carrera 4.0:
#0 Daniel Schneider e Cacá Bueno*

#1 Alceu Feldmann e Thiago Camilo

#3 Francisco Lara e Guilherme Salas*

#7 Miguel Paludo e Dennis Dirani

#8 Werner Neugebauer e Fabio Carbone

#9 Franco Giaffone e Cesar Ramos**

#11 Pedro Boesel e Rubens Barrichello

#16 Renan Pizii e Danilo Dirani*

#20 Pedro Aguiar e Ricardo Zonta

#29 Rodrigo Mello e Pietro Fittipaldi*

#73 Enzo Elias e Jeff Giassi**

#77 Francisco Horta e William Freire**

#80 Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande*

#85 Eduardo Menossi e Diego Nunes**

#88 Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro**

#90 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio*

#121 João Barbosa e João Gonçalves**

#199 Nelson Marcondes e Renan Guerra**

*Sport **Trophy
Lista de inscritos por ordem numérica – GT3 3.8:
#10 Sergio Laurentys e Henrique Tielas**

#12 Edson dos Reis e Sergio Jimenez**

#15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu*

#17 Ricardo Fontanari e Matheus Iorio*

#19 Lucas Salles e Rafael Suzuki

#22 Caio Castro e Tony Kanaan*

#23 Marco Pisani e Vinicius Valle**
#32 Paulo Sousa e Galid Osman*

#45 Paulo Totaro e Marcio Mauro**

#87 Nelson Monteiro e Alan Hellmeister

#99 Edu Guedes e Bruno Campos**

#117 Guilherme Bottura e Gabriel Robe*

#145 Carlos Renaux e Vitor Baptista

#440 Carol Aranha e Raphael Abbate**

#555 Ayman Darwich e Nicolas Costa*

#817 SangHo Kim e Vitor Genz**

#880 Gustavo Farah e Pedro Nunes**
#888 Lineu Pires e Beto Gresse*

*Sport **Trophy
Porsche Endurance Series – Etapa 1
Sexta-feira, 13 de agosto
11:15 – 11:45 – Treino livre 1
13:25 – 13:55 – Treino livre 2
15:45 – 15:55 – Quali Grupo A – 4.0
16:10 – 16:20 – Quali Grupo A – 3.8
16:10 – 16:20 – Quali Grupo B – 4.0
16:35 – 16:45 – Quali Grupo B – 3.8
Sábado, 14 de agosto
10:30 – 13:15 – Largada (300 km ou 2h45)
Os canais Sportv exibem a corrida na íntegra ao vivo em TV fechada a partir das 10h30. A Band mostra a largada e a primeira parte da corrida para São Paulo e, a partir de 12h30 em rede nacional para todo Brasil. Na internet, a prova pode ser acompanhada ao vivo e na íntegra no Youtube, Facebook e Tiktok da categoria, seguindo a @porschecupbrasil .
O novíssimo Porsche 911 GT3 Cup 992 está confirmado para fazer sua estreia na @porschecupbrasil em 2022. Enquanto ele não chega nas pistas, confira detalhes sobre essa máquina, e todas as novidades que acompanham a nova geração…


Com uma potência de 510 HP (25 a mais que na versão anterior) e um torque de 470 Nm, o motor do Porsche 911 GT3 Cup 992 ainda conta com muitos aperfeiçoamentos: ajuste de sensibilidade no pedal de aceleração. Nova central eletrônica aperfeiçoada: com controle de tração, injetores de combustível aperfeiçoados, maior pressão de combustível, tanque de óleo mais leve, tudo isso garantindo uma maior eficiência de combustível…

![Pode ser uma imagem de texto que diz "CONHEÇA 0 MODELO 992 GRÁFICO DE POTÊNCIA 120 SNEAK PREVIEW 100 % 80 등 60 Power 40 20 0 2000 4000 6000 Engine Speed [rpm] 8000 992 CUP 991 CUP Gen.ll 991 CUP Gen.l PORSCHE ÛARERA GT3CUPCHL LENGE private"](https://scontent.fcgh38-1.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/s960x960/233760735_4544288802289968_8938794892513916205_n.jpg?_nc_cat=100&ccb=1-4&_nc_sid=a26aad&_nc_ohc=AvjJTEts_kIAX-W0zgL&_nc_ht=scontent.fcgh38-1.fna&oh=0bf167694f40e254ca21389515c19f06&oe=613B4FC2)

Com um eixo frontal completamente redesenhado, a nova geração dos modelos do Porsche 911 virão com uma suspensão reforçada: o McPherson dá lugar ao “Double Wishbone”, ou Duplo A. Além disso, os pneus dianteiros ganham 11% a mais em tamanho, passando a ter a dimensão 30/65-18, todos esses aperfeiçoamentos garantirão uma maior: absorção de impacto, estabilidade e precisão no controle da roda...

