ZECA GIAFFONE- PILOTO, PREPARADOR, CAMPEÃO, INCENTIVADOR DO ESPORTE A MOTOR NO BRASIL
Um paulistano visionário que fez a base da Stock Car, nasceu em São Paulo, capital em 1948
Seu pai era proprietário de uma fábrica de fogões a “Fundição Brasil”, pioneira em fogão a gás encanado, (que mais tarde seria a Continental). Moravam no Bairro de Santa Cecília região central de São Paulo. Zeca estudou no Caetano de Campos, e depois no Mackenzie, onde outros pilotos da época estudavam, sendo um de seus professores, Rubens Carpinelli, um grande incentivador do automobilismo e posteriormente presidente da FASP (orgão máximo do automobilismo em São Paulo).
Seu pai era amigo de Chico Landi, e gostava de ver as corridas em Interlagos. Levava os filhos para assisterem também. O interesse de Zeca começou pelos Kart, nas primeiras provas que aconteciam no Bairro do Pacaembú. Affonso Giaffone, o irmão mais velho comprou um Kart, e como ele já estava querendo correr também, seguiu os passos do irmão, e estreou em 1965 nas provas de Kart.

Rapidamente fez sucesso na categoria, e foi campeão estadual em 1970 e 1974 e Nacional em 1971 e 1975. Além de piloto, Zeca se tornou contrutor de Kart. No início dos anos 70 junto com o irmão Affonso e o primo Waltinho Travaglini, eles fabricaram o Kart “Cox”.

Os campeonatos conquistados por Zeca e por Watinho (que também foi Campeão Nacional) foram com o Kart Cox. Antes Waltinho e Zeca já haviam fabricado um Kart na fábrica de fogões, o FBM. Zeca competiu com os Kart até 1977. Affonso Giaffone já havia migrado para as corridas de carros, e era um piloto respeitado e de sucesso. O irmão convidou Zeca para correr na classe “C”, onde corriam Opalas e Mavericks.

A equipe contava também na época com Jayme Silva, em 1979 com o surgimento da Stock-Car. Neste ano, Affonso Giaffone vence as 4 primeiras corridas da categoria, e Zeca vence na 4ª etapa no Rio de Janeiro, a sua primeira corrida com carros.

Foto reprodução
Nos anos 80 Zeca Giaffone foi o maior nome da categoria, e se tornou o maior recordista de vitórias nas “Mil Milhas”, com cinco: 1981, 1984, 1986, 1988 e 1989. Nas Mil Milhas correu em dupla com: Affonso Giaffone, Waltinho Travaglini, Luiz Alberto Pereira, Chico Serra, Maurizio Sala e Reinaldo Campello. Zeca deixou a Stock Car após competir por 11 temporadas.
Zeca Giaffone Campeão das Mil Milhas EM 1981 – Chevrolet Opala Stock Car #6,
Zeca Giaffone, Afonso Giaffone Jr. e Chico Serra Foto reproduçãoZeca Giaffone Campeão das Mil Milhas em 1984 – Chevrolet Opala Stock Car #12,
Zeca Giaffone, Maurizio Sala e Reinaldo Campello Foto reproduçãoZeca Giaffone Campeão das Mil Milhas em 1986 – Chevrolet Opala Stock Car #31,
Zeca Giaffone e Walter Travaglini Foto reproduçãoZeca Giaffone Campeão das Mil Milhas em 1988 – Chevrolet Opala Stock Car #31,
Zeca Giaffone e Luís Alberto Pereira Foto reproduçãoZeca Giaffone Campeão das Mil Milhas em 1989 – Chevrolet Opala Stock Car #01,
Zeca Giaffone e Walter Travaglini Foto reprodução

Não se afastou do automobilismo porque a geração seguinte, seus filhos, deram sequência a carreira nas pistas. Zequinha e Felipe Giaffone se tornaram também pilotos de sucesso. Zequinha foi campeão Paulista, Brasileiro e Panamericano de Kart. Felipe foi campeão Paulista e Sul-Americano de Kart, campeão brasileiro de Fórmula Chevrolet, campeão mundial de Kart por 4 vezes, correu na Fórmula Indy por 4 temporadas, e atualmente corre na Fórmula Truck, onde conquistou títulos Brasileiros e Sul-Americanos.

Foto reprodução

Zeca Giaffone correu também com Super-Kart, categoria que até o Emerson Fittipaldi experimentou. Depois novamente voltou a fabricar Kart, os famosos “ZF”, que se espalharam por todo o Brasil. Em 1989 teve a ideia de fazer um kartódromo com padrão internacional, sonho que realizou, com a construção em Cotia de um complexo na Granja Vianna, com certificação da FIA para provas internacionais.

Foto reprodução
Colaborou com o projeto, junto com Ingo Hoffman, Carlos Col e Paulo Gomes para o surgimento da nova categoria de Stock Car, que substituiu o Omega. Mas esta já é outra história.
Fontes de referência: Site Nobres do Grid/Internet
Por Leonarde Pavani – administrador da página “OS PRECURSORES” e colunista do site Conexão Saloma.
Boa noite Luiz Salomão , eu venho já a muito tempo pesquisando sobre uma mini moto que a família Giaffone fabricavam na decada de 90 em uma fabrica perto do kartodromo da granja viana, eu tenho uma mini moto e não consigo encontrar referencias dela na internet . Você saberia me dizer ou tem conhecimento desta fabrica de kart .
Oi Alex, a respeito das mini motos não tinh conhecimento e quanto aos kart, creio que o melhor caminho será entrar em contato direto com o katódromo, eles poderão te ajudar! abs