IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL – PROVA REGADA A MUITA EMOÇÃO E GRANDES DISPUTAS NAS VOLTAS FINAIS

Com vitória da Ligier de Guilherme Bottura, Gaetano Di Mauro e Gustavo Kiryla, carimbou a segunda etapa do campeonato com a terceira vitória consecutiva do carro preparado pela equipe BTZ no Autódromo Internacional Ayrton Senna
A conquista dos poles positions nas Quatro Horas de Goiânia
P1 – Emílio Padron Fernando Ohashi Arthur Gama AJR Foto Bruno Terena/MS2

Emílio Padron, Fernando Ohashi e Arthur Gama emplacaram a segunda pole position consecutiva no Império Endurance Brasil. Líderes do grid na abertura do campeonato, o trio da Motorcar Racing repetiu a dose nesta sexta-feira (05), em Goiânia e, com a marca de 1min15s433 vai sair na frente na disputa da segunda etapa do campeonato. 

“Estamos muito felizes com o resultado de hoje, porque o final de semana de um modo geral foi bastante complicado. Nosso desempenho nos treinos livres ficou bem abaixo do que esperávamos, mas conseguimos reagir e acertar um carro perfeito para a disputa do quali”, contou Fernando Ohashi. 

“Largar na frente é muito bom, mas vamos precisar trabalhar bastante para ter um carro competitivo para a corrida de amanhã. Uma prova de quatro hora no calor de Goiânia é sempre muito desgastante e precisamos cuidar do equipamento se quisermos buscar a vitória”, completou Emílio Padron.


GT3 – Marcelo Hahn Allam Khodair McLaren Foto Bruno Terena/MS2

Já na GT3, os mais rápidos foram Allam Khodair e Marcelo Hahn, com o tempo de 1:20:853. A dupla da McLaren foi dominante durante todo o final de semana, liderando os três treinos livres da categoria que reúne os carros de Gran Turismo mais potentes. Será a primeira vez que os pilotos da Blau Motorsport irão largar na frente.

“Espero que seja a primeira pole  de muitas”, brincou Hahn após receber o troféu pelo feito inédito. “Este resultado mostra que estamos muito competitivos e nos enche de ânimo e confiança para buscar a vitória amanhã. Largar na frente é muito bom, mas mais importante é a vitória. Estamos aqui para brigar pelo título e, depois de uma primeira etapa ruim, já está na hora de virar esse jogo”, completou Khodair.


GT4 – Marco Pisani Renan Guerra Flávio Abrunhoza André Moraes Jr Mercedes Foto Bruno Terena/MS2

Na GT4, a união da equipe Autlog Racing garantiu a pole.  Com a quebra do motor do Mustang,  Flávio Abrunhoza e André Moraes Jr se uniram a Marco Pisani e Renan Guerra na Mercedes. O quarteto fez a marca de 1min29s263 e vai largar na frente.

“Os dois carros competem na pista, mas somos um time. Unimos forças para que o Abrunhoza e o André não percam a oportunidade de marcar pontos para o campeonato e, juntos, vamos buscar a vitória”, disse Pisani.


As Quatro Horas de corrida da etapa 2 da Endurance Brasil
Ligier domina em Goiânia (Bruno Terena/MS2)

Num ritmo fort mas regular, Bottura, Di Mauro e Kiryla estavam na segunda posição até poucas voltas para o final, quando o protótipo AJR #99 de Leandro Romera, Pietro Rimbano e Ricardo Rodrigues sofreu uma quebra e perdeu uma vitória que parecia garantida. 

“Impressionante esta conquista. Viemos com uma estratégia focada nos pontos, pensando no campeonato, e ainda assim saímos vencedores. Goiânia virou mesmo nossa casa”, disse Bottura ao final da prova. “A equipe é muito boa, me senti em casa desde momento em que cheguei aqui. Estou muito feliz de ter feito parte desta vitória”, disse Kiryla, campeão da P1 e da Geral  do ano passado.

Na categoria GT3, Marcelo Hahn e Allam Khodair conquistaram a primeira vitória da temporada a bordo da Mclaren 720s. E foi emocionante, com o Japonês Voador travando uma disputa histórica com Átila Abreu, que compete com a BMW M4 ao lado de Léo Sanchez, nas voltas finais. Durante a briga pela primeira colocação, Khodair chegou a tocar Átila, o que lhe rendeu uma punição de cinco segundos. Mas, depois de ultrapassar o rival, abriu mais cinco segundos de vantagem e alcançou a vitória para a Blau Motorsport

“A BMW teve um desempenho impressionante nesta prova. Desde o início ficou claro que seria muito difícil superar o nível de velocidade que eles apresentaram. Então nossa estratégia foi ficar o mais próximo possível deles. Entreguei o carro com cerca de três segundos de desvantagem para o Allam. E ele lutou muito, lutou até o final para que conquistássemos essa vitória”, disse Marcelo Hahn.

“Coloquei na minha cabeça que eu ia fazer volta de classificação atrás de volta de classificação no último stint. O Thiago Meneghel, nosso chefe de equipe, chegou a pedir que eu economizasse pneus, mas o carro estava espetacular, a equipe fez um grande trabalho e merecemos esta vitória. Agora vamos em busca do título”, completou Khodair

Em Goiânia na despedida da Mercedes da dupla Negrão e Gomes na GT3 com Top-5

Xandinho Negrão e Marcos Gomes mantiveram, neste fim de semana, a campanha com 100% de presença no Top-5 na atual temporada do Império Endurance Brasil. A dupla da A. Mattheis Motorsport levou sua Mercedes AMG GT3 até a quinta colocação da classe GT3, mesmo após sofrer com um drive thru e perder quase uma volta por um furo de pneu na metade da corrida.

“Foi uma corrida de sobrevivência para a gente”, resumiu o engenheiro da dupla, Guilherme Gonçalves. “Tivemos um incidente logo no primeiro stint, quando quebrou um flap dianteiro, o que atrapalhou bastante o comportamento do carro”, continuou. “Talvez tenhamos pecado em algo no acerto, pois tivemos um consumo muito grande no pneu dianteiro esquerdo. Não foi exclusividade nossa, pois outros carros tiveram o mesmo problema. O estouro do pneu foi na curva zero, então perdemos quase uma volta para trazer até os boxes e consertar. A partir daí, foi chegar na melhor posição que conseguíssemos”, frisou. Foto Bruno Terena

Xandinho Negrão lamentou a penalização sofrida por queima de largada. “São situações que fazem parte das corridas. Estávamos em uma boa recuperação, mesmo com o drive thru e o flap quebrado, mais o pneu furado minou de vez nossas chances”, resumiu.

“O furo de pneu comigo nos fez perder tempo e a quebra do parachoque dianteiro fez com que o carro saísse muito de frente. Infelizmente com isso dificultou um melhor resultado”, acrescentou Gomes. Foto Bruno Terena

A prova em Goiânia pode ter sido a última da dupla a bordo da Mercedes campeã da classe GT3 em 2022. Para a próxima etapa, no dia 27 de maio, no autódromo de Interlagos (SP), Negrão e Gomes devem passar a competir na classe P1, com um protótipo Ligier JS P320, cuja chegada ao Brasil está prevista para a semana da corrida.


718 Cayman GT4 Clubsport de Luiz Landi Tom Filho Jacques Quartiero Danilo Dirani Foto Rodrigo Guimarães

Já na GT4, a vitória ficou com o quarteto formado por Luiz Landi, Jaques Quartiero, Tom Filho e Danilo Dirani. Em Goiânia, por conta da quebra de câmbio da Porsche #21 ainda durante os treinos,  os pilotos da equipe Suttgart se uniram para competir a bordo do carro #718 e levaram a melhor. 

“Foi um resultado acima das expectativas, porque a pista de Goiânia não favorece tanto o nosso carro”, explicou Dirani. “Sair daqui com a vitória foi muito bacana. Nosso carro não pôde correr, mas deu tudo certo para eu e o Jacques nos encaixarmos no número 718. A equipe mais uma vez fez um trabalho excepcional, tudo funcionou redondinho. Garantimos a vitória e a liderança provisória do campeonato. Agora é pensar em Interlagos e trabalhar para ter o carro 21 de volta.”

Luiz Landi enfatizou o espírito de união da equipe. “Aqui é uma família e queremos nos divertir. Foi por isso que trouxemos o Jacques e o Dirani para o nosso carro. A corrida foi muito desgastante e o primeiro stint foi difícil porque uma entrada de safety car nos prejudicou e ficamos para trás. Mas tivemos um pouco de sorte porque o Mercedes (tripulado por Marco Pisani, Renan Guerra, Flavio Abrunhoza e André Moraes Júnior) teve problemas e conseguimos descontar o tempo perdido”, afirmou Landi. Curiosamente, a tripulação do Mercedes foi formada de maneira semelhante à do Porsche.


O Mercedes AMG #31, que fez a pole position na GT4, fechou a prova na terceira colocação, com os pilotos Renan Guerra, Marco Pisani, André Moraes Jr. e Flávio Abrunhoza. Foto Renato Mafra

Abrunhoza e Moraes correriam com um Ford Mustang, mas problemas nesse carro os levaram para o Mercedes de seus companheiros na equipe Autlog, com o qual terminaram em terceiro lugar. Em segundo lugar, entre os dois quartetos, ficou o Audi RS3 LMS de Henry Visconde/Felipe Steyer, da Eurobike MC Tubarão.


Em sua estreia na temporada, o Audi RS3 TCR #5, de Henry Visconde e Felipe Steyer, que largou dos boxes, chegou na segunda posição da classe GT4 Foto Rodrigo Ruiz

BMW M2 CS Racing #64, de Lucas Foresti e Victor Foresti, completou a corrida no 4º lugar. Foto Rodrigo Ruiz

PIRELLI equipa os carros da IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL

2ª ETAPA DO IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL, O CAMPEONATO DOS CARROS MAIS RÁPIDOS DO PAÍS NAS 4 HORAS DE CORRIDA NO AUTÓDROMO AYRTON SENNA COLOCAM À PROVA OS PIRELLI P ZERO E CINTURATO

A categoria dos carros mais desejados e rápidos do Brasil na segunda etapa de 2023, em Goiânia (GO), com mais de 20 carros no grid, entre diferentes classes de competição, a Império Endurance Brasil conta com patrocínio e fornecimento exclusivo de pneus da Pirelli. Após estreia da temporada em Mogi Guaçu (SP), a categoria disputa as 4 Horas de Goiânia, no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

“Tivemos a primeira etapa realizada no Velocitta, em março, com tempo quente e muito sol. A tendência é que o cenário seja parecido ao que encontraremos em Goiânia. Claro que sempre estamos suscetíveis à chuva e ao piso molhado em algumas atividades de pista ao longo do fim de semana. Porém, estamos prontos para o desafio, seja com o uso do P Zero ou do Cinturato. Nossa certeza é de que ambos serão plenamente capazes de atender qualquer demanda dos pilotos e das equipes”, diz Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América do Sul.

Um dos principais e mais tradicionais autódromos do país, a pista de Goiânia possui 3.835 metros de extensão, com as curvas 0 e 1 as mais desafiadoras para os pneus, com apoio principal no traseiro esquerdo. “É um autódromo muito bom, com bom asfalto e que a maioria dos pilotos conhecem bem. Esses ingredientes credenciam a Endurance Brasil a ter uma ótima corrida no sábado, mas as equipes têm que tomar cuidado e respeitar a cambagem e pressão recomendada da Pirelli, principalmente por Goiânia ser uma pista com curvas que demandam bastante dos compostos”, acrescenta Magliano.

Todos os pneus da Endurance Brasil são fabricados na planta de Izmit, na Turquia, a mesma que produz pneus para os principais campeonatos de GT do mundo, além de ser a fábrica backup da Fórmula 1.


Resultado Geral das Quatro Horas de Goiânia
O pódio geral da segunda etapa
(Bruno Terena/MS2)


3ª Etapa | Autódromo de Interlagos – 27/05/2023

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Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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