FIA WEC 2024 | Prólogo abre com Porsche dominante e brasileiro na liderança
A Porsche foi a grande protagonista das atividades de segunda e terça-feira entre os Hypercars. Nicolas Costa liderou uma das sessões do Prólogo na nova classe LMGT3, que teve McLaren e Aston Martin na ponta. Trabalhos contaram com 37 carros e 111 pilotos
Começou nesta semana a programação oficial que abriu os trabalhos de pista do FIA WEC em 2024. Entre segunda e terça-feira (26 e 27 de fevereiro), o Prólogo reuniu pela primeira vez os 111 pilotos e 37 carros inscritos na temporada — 19 hypercars e 18 da nova classe LMGT3 — para quatro sessões no Lusail International Circuit, totalizando 14 horas de atividades no traçado de 5.418 metros. A pista vai receber pela primeira vez o Mundial de Endurance da FIA, na abertura do campeonato, com a disputa da Qatar Airways 1.812 KM do Qatar neste próximo sábado (2 de março).
Das quatro sessões programadas, as equipes tiveram a liberdade de escolher três delas para participar. A prioridade ficou com as atividades entre segunda à noite (tarde, pelo horário de Brasília), e dos dois treinos reservados para terça-feira, de modo que apenas nove carros foram à pista na sessão 1, que abriu os trabalhos em Lusail.
O Porsche 963 foi a grande atração entre os Hypercars e liderou os quatro treinos: dois com a Hertz Team JOTA #12, na segunda-feira, e outros dois com a Porsche Penske Motorsport #5, nesta terça. Entre os LMGT3, o carro mais rápido do primeiro dia de atividades foi a McLaren 720S LMGT3 da United Autosports, que tem entre os pilotos o brasileiro Nicolas Costa, líder de um dos treinos. Nesta terça-feira, quem comandou o topo da tabela foi a Aston Martin Vantage AMR LMGT3 da D’Station Racing.
A Hertz Team JOTA foi a dona do primeiro dia na classe Hypercar. Na primeira sessão, o francês Norman Nato registrou 1min41s822 a bordo do Porsche 963 de numeral #12, guiado também por Will Stevens e Callum Ilott. Entre os LMGT3, o principal nome da atividade foi o brasileiro Nicolas Costa, na estreia a bordo do McLaren 720A GT3 #59 da United Autosports. O estreante virou 1min56s583 em sua melhor volta e liderou a sessão.
A tripulação #12 da Hertz Team JOTA voltou a comandar o topo da tabela na noite de terça-feira. Desta vez, o melhor tempo ficou com o britânico Callum Ilott, que registrou 1min40s541 na melhor das 123 voltas percorridas pelo hypercar. Foi uma diferença bastante apertada (0s132) em relação à segunda colocada, a Ferrari 499P #51, com o italiano Antonio Fuoco, na tripulação que é completada por Nicklas Nielsen e Miguel Molina.
A United Autosports voltou a aparecer em evidência LMGT3 e novamente liderou a tabela, desta vez com o suíço Grégoire Saucy a bordo do McLaren 720s LMGT3 #59, que aferiu 1min54s480 como melhor tempo — a marca foi a melhor de todo o Prólogo na nova categoria. Parceiro de Thomas Flöhr e Francesco Castellacci, o italiano Davide Rigon colocou a Ferrari 296 LMGT3 da VISTA AF Corse na segunda posição graças a uma volta registrada em 1min54s542, a apenas 0s062 do primeiro lugar.
Porsche volta a dominar — O segundo dia do Prólogo começou movimentado, com todos os 37 carros na pista. E assim como nas duas sessões da segunda, a terça-feira abriu com a Porsche na frente. A primeira atividade do dia finalizou com o modelo 963 #5 da Porsche Penske Motorsport, pilotado por Frédéric Makowiecki, na liderança da tabela de tempos. O francês, que faz parte do time junto com Matt Campbell e Michael Christensen, cravou 1min41s223 na melhor de 70 voltas completadas.
A Peugeot TotalEnergies se colocou entre as primeiras colocadas com o 9X8 de número 94 guiado por Loïc Duval, Paul Di Resta e Stoffel Vandoorne. A tripulação da marca francesa ficou a apenas 0s037 da ponta e terminou a tarde na segunda posição, com o Porsche 963 #6 da Porsche Penske Motorsport, de Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, em terceiro.
Depois de um dia dominado pela United Autosports McLaren na LMGT3, a Aston Martin abriu a terça-feira no topo da nova classe. A equipe japonesa D’Station Racing posicionou o Aston Martin Vantage AMR LMGT3 na primeira posição com tempo registrado por Marco Sorensen: 1min54s791. Novamente, a Ferrari 296 LMGT3 #54 da VISTA AF Corse, guiada por Davide Rigon, concluiu a primeira atividade do dia na segunda posição.
O Porsche #963 #5 consolidou sua força na terça-feira e terminou o Prólogo na frente. Coube ao dinamarquês Michael Christensen a volta mais rápida dos testes com 1min40s404. Desta vez, quem terminou na segunda posição foi a Cadillac Racing, com o hypercar Cadillac V-Series.R #2 guiado pelo britânico Alex Lynn, com apenas 0s054 de desvantagem em relação à liderança. E a Ferrari 499P da AF Corse finalizou na terceira colocação, com o tempo aferido pelo chinês Yifei Ye.
Quanto à classe LMGT3, as duas primeiras colocações foram mantidas em relação à tarde. Marco Sorensen posicionou a Aston Martin Vantage AMR LMGT3 na frente com o tempo de 1min54s778, 0s013 mais rápido em relação ao primeiro período. E novamente a Ferrari 296 LMGT3 #54 da VISTA AF Corse terminou em segundo, com Davide Rigon em sua volta mais rápida: 1min55s060. A bordo da BMW M4 LMGT3 do Team WRT, Augusto Farfus concluiu o Prólogo na sétima posição da sua classe. O melhor tempo do brasileiro na atividade foi de 1min55s449.
Os preparativos agora se voltam para a Qatar Airways 1.812 KM do Qatar, a etapa de abertura do campeonato. A programação de pista começa na quinta-feira, com duas sessões de treinos livres. A sexta-feira será marcada pelas sessões classificatórias que vão definir os primeiros poles do ano nas classes Hypercar e LMGT3. A prova, com previsão de 10 horas de duração, tem largada prevista para 5h (horário de Brasília) deste sábado, 2 de março.
FIA WEC, temporada 2024, Prólogo, Lusail International Circuit
Sessão 1 (segunda-feira, 26/02/2024)
Melhor Hypercar: Norman Nato, Hertz Team JOTA, Porsche 963 #12, 1min41s822
Melhor LMGT3: Nicolas Costa, United Autosports, McLaren 720s LMGT3 #59, 1min56s583
Sessão 2 (segunda-feira, 26/02/2024)
Melhor Hypercar: Callum Ilott, Hertz Team JOTA, Porsche 963 #12, 1min40s541
Melhor LMGT3: Grégoire Saucy, United Autosports, McLaren 720s LMGT3 #59, 1min54s480
Sessão 3 (terça-feira, 27/02/2024)
Melhor Hypercar: Frédéric Makowiecki, Porsche Penske Motorsport, Porsche 963 #5, 1min41s223
Melhor LMGT3: Marco Sorensen, D’Station Racing, Aston Martin Vantage AMR LMGT3, 1min54s791
Sessão 4 (terça-feira, 27/02/2024)
Melhor Hypercar: Michael Christensen, Porsche Penske Motorsport, Porsche 963 #5, 1min40s404
Melhor LMGT3: Marco Sorensen, D’Station Racing, Aston Martin Vantage AMR LMGT3, 1min54s778
FIA WEC, programação no Qatar, 1ª etapa da temporada
Quinta-feira, 29 de fevereiro
06h20 – Treino Livre 1
11h30 – Treino Livre 2
Sexta-feira, 1º de março
05h00 – Treino Livre 3
10h00 – Classificação LMGT3
10h20 – Classificação Hypercar
10h40 – Hyperpole LMGT3
10h58 – Hyperpole Hypercar
Sábado, 2 de março
05h00 – Qatar Airways 1.812 KM do Qatar (corrida com previsão de 10 horas de
duração)
Sobre o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA
O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de estrada e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers.
Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.
O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputadas em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio – há corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.