OLD STOCK RACE – 3ª ETAPA – GRID CHEIO E DISPUTAS QUE ESQUENTARAM O ASFALTO EM INTERLAGOS NESTE FDS

A terceira etapa da Old Stock Race em Interlagos, uma das mais emocionantes dos últimos tempos, com 26 Opalas e Caravans despejando seus mais de 300 cavalinhos no asfalto de Interlagos

Apenas 16 pontos dividiam os três primeiros colocados na competição. Kaká Freire, da Caravan Cheirosa seguia como líder do campeonato. O piloto somava 98 pontos, apenas dez a mais que o segundo colocado, Kleber Eletric. Na terceira posição está Thiago Lourenço, com 82 pontos, seguido por Cristiano Gomes e Georges Lemonias, o Grego, empatados com 68 pontos.

Na categoria Old Man, Grego Lemonias vinha como líder com 60 pontos, seguido por Luiz Carlos Zapelini com 48, e Marcelo Apostólico, 44 pontos.

Com os trteinos na sexta-feira preparativos para a classificação de sábado, já se percebia que com grid cheio seria uma disputa nos segundos.

A volta dos que não foram: Rodrigo Helal, Rafael Lopes, Amaury Biem, Rogério Barbato, Felipe Matos e Ricardo Domenech


Saída para classificação, KLEBER ELETRIC – Foto Humberto Silva/OSR

Domenech, segurou a pole position desde o início da classificação. Apenas ele e Pedro Gomes conseguiram tempo abaixo de 2 minutos.

“A estratégia foi acertar a primeira volta, pois os pneus e o motor não estão superaquecidos. Estou feliz em voltar, ainda mais com essa responsabilidade da pole”, explicou o piloto #17. Foto: Anthony Kunze/OSR

Os sete primeiros do grid largam com apenas um segundo de diferença.

O líder do campeonato, piloto Kaká Freire, fechou a classificação e largará na 11ª posição. O ponteiro da Old Man, Georges Lemonias, o Grego, virá na 16ª posição.

Grid de largada para a 3ª etapa

Foto Humberto Silva/OSR

1º RICARDO DOMENECH – 1’59″341 – CATEGORIA PRO

2º PEDRO GOMES – 1’59’836

3º MARCOS PHILIPPI – 2’00″097

4º KLEBER ELETRIC – 2’00″098

5º ROGÉRIO BARBATO – 2’00″288

6º RAFAEL LOPES – 2’00″406

7º THIAGO LOURENÇO – 2’00″424

8º ADRIANO GOMES/RODRIGO HELAL – 2’00″513

9º KONRAD VIEHMANN – 2’00″587

10º LUIZ CARLOS ZAPELINI – 2’00″769 – CATEGORIA OLD MAN

11º KAKÁ FREIRE – 2’01″123

12º AMAURY BIEM – 2’01″710

13º MÁRCIO NASSER – 2’01″906

14º FELIPE LEMONIAS – 2’02″111

15º FELIPE MATOS – 2’02″283

16º GEORGES LEMONIAS – 2’02″452

17º FÁBIO MENCARELLI – 2’02″955

18º MATHEUS MARTINS/MALACO MAN – 2’03″330

19º PLAUTOS LINS – 2’03″988

20º NEREU COELHO JR. – 2’05″460

21º J. TICCI/A. ANDRADE – 2’07″658

22º MARCELO APOSTÓLICO – 2’12″659 – CATEGORIA STREET

23º MARCO MARAGNO – 2’13″366

24º MÁRCIO FERNANDES/PAULO AMARO – 5’59″430


Primeira Prova

Largada – Foto Humberto Silva/OSR

Largada entre Ricardo Domenech, Pedro Gomes e Kleber Eletric disputadíssima até a reta oposta. E na cola Marcos Philippi, Rogério Barbato, Rafael Lopes, Rodrigo Helal e Thiago Lourenço formatando o pelotão de frente no início de prova.


Fotos Humberto Silva/OSR


O piloto do Opala #17 passou a abrir espaço dos demais concorrentes, que embolados seguiam nas disputas das posições. Thiago Lourenço passou a escalar posições e já era o quarto colocado na segunda volta.

No laranjinha, uma falha de Helal o fez sair da pista após tocar em Lourenço e Barbato, que precisou abandonar a prova pouco tempo após. Outro destaque para a disputa entre Marcos Philippi e Rafael Lopes e no S do Senna vinham emparelhados.

Kleber Eletric passou a se aproximar do líder Domenech, que defendeu sua posição com maestria. A disputa passou a ser franca no miolo do circuito, mas o #17 não permitia a passagem do Opala #70, de Eletric.

Helal que passou a fazer uma prova de recuperação, também escalou várias posições. Para a parte final da corrida, disputa entre Marcos Philippi, Rafael Gomes e Luiz Carlos Zapelini.

Na nona volta Eletric consegue ultrapassar Domenech no fim da reta de chegada, segurando sua posição. Assim seguiu a disputa até o fim, com o pódio sendo completado por Thiago Lourenço em terceiro, Marcos Philippi em quarto na geral e na categoria Old Man levando o primeiro lugar, Pedro Gomes em quinto, e Luiz Carlos Zapelini, em sexto.

Eletric disse que estava rápido durante todo o fim de semana. “A corrida foi maravilhosa, o carro está bom, vamos para a próxima. Isso que vai apimentar o campeonato”. Foto Humberto Silva/OSR

Terceiro colocado, Thiago Lourenço disse ter tido um fim de semana interessante. “Mesmo largando em sétimo, conseguimos um terceiro lugar importante”, disse. Foto Humberto Silva/OSR

Marcos Philippi, vencedor da Old Man, disse que a corrida foi bastante disputada. “As provas foram muito boas. Na segunda tive problemas no freio e agora é esperar pela próxima corrida para ter resultados melhores ainda”, disse. Foto Humberto Silva/OSR

Classificação da primeira Prova no domingo:

Pódio Ptova 1 – Foto Humberto Silva/OSR

Segunda prova

As emoções seguiram na prova complementar da terceira etapa. O piloto Georges Lemonias, que esteve fora da primeira por problemas no motor, retornou à pista. Outros carros que abandonaram também conseguiram se reabilitar para a corrida.

Na largada, Luiz Carlos Zapelini salta bem para chegar próximo aos ponteiros disputando a liderança no S do Senna com Thiago Lourenço, Kleber Eletric e Ricardo Domenech. Na briga, toda a carenagem do Opala #21 teve voo solo e Thiago foi sem o layout dianteiro do Opalão na prova!

A disputa do segundo pelotão veio forte com Rafael Lopes, Marcos Philippi e Pedro Gomes. Logo atrás, Fábio Mencarelli, Konrad Viehmann, Grego Lemonias, Felipe Lemonias e Rogério Barbato faziam fila de três as vezes de quatro nas disputas.

Fotos Humberto Silva/OSR


Felipe Matos, Kaká Freire e Konrad Viehmann passaram a escalar várias posições. Thiago Lourenço seguiu na frente, sem a carenagem dianteira, com parte da mecânica exposta e fazendo uma barreira ao vento frontal pedindo com condução mais forte, e sofrendo todo tipo de pressão de Eletric.

Antes da metade da prova, um acidente com Adriano Gomes fez levar o Safety Car por várias voltas. Ele bateu forte, sozinho, mas a segurança dos Old Stock foi provada, e piloto pronto para a próxima.

Na relargada, o bicho pega já que estão colados e as disputas voltaram sem perdão. Rafael Lopes acertou Eletric, que ficou na contramão no S, sendo atingido também por Amaury Biem, que precisou abandonar. Grego Lemonias saiu do fundo do grid e escalou várias posições.

Thiago Lourenço que vinha na ponta abandonou por um problema inusitado: a mola do acelerador apresentou falha prendendo o pedal. Assim, franca disputa no final entre Rafael Lopes e Ricardo Domenech.

Ricardo Domenech e Rafael Lopes cruzaram na frente mas não levaram, após deliberação dos comissários de prova, a vitória ficou com Konrad Viehmann, seguido por Pedro Gomes, Rogério Barbato, Luiz Carlos Zapelini, Grego Lemonias e Felipe Lemonias. A direção de prova desclassificou Rafael Lopes por fazer ‘zerinho’ ao final da prova, penalizou Domenech em 20 segundos por uso do traçado não oficial no S do Senna, e desclassificou Marcos Philippi por irregularidade técnica.

Konrad Viehmann disse que a etapa foi desafiadora. “Na primeira prova tive problema com radiador, mas a segunda corrida nos premia, pois larguei em último para chegar ao pódio e com um resultado superior por conta das desclassificações que ocorreram”. Foto Humeto Silva/OSR

Domenech elogiou o nível da corrida. “Está muito disputado em altíssimo nível. Qualquer piloto que vier vai ver isso. Estão todos de parabéns”.

Rogério Barbato também comentou sua recuperação na segunda prova, chegando em P3 e vencendo na Old Man. “Foi bem legal. Na primeira corrida saí da prova estando bem colocado. Saí de trás na segunda e busquei mais um pódio”, comemorou. Foto Humeto Silva/OSR

Classificação da segunda Prova no domingo:


A Old Stock Race volta ao Autódromo de Interlagos no dia 18 de junho, quando será disputada a quarta etapa do campeonato.

Copyright © 2023 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights