FORD GT 40 – EX-CAPUAVA RACING

A história do nascimento do GT40 é lendária

A história do nascimento do GT40 é lendária. Henry Ford II, indignado com Enzo Ferrari por pular fora de um acordo para vender a sua empresa para os norte-americanos, em 1963, ordenou a sua equipe de engenheiros para fazer um carro que poderia humilhar as Ferrari em Le Mans, e não deu outra e reinou sucessivamente em 66, 67 (Ford J), 68 (J. Wyer) e 69 (J.Wyer). O MK1,2 e 3, as versões do GT40, pode pretender ser em grande parte britânica, tal como foram concebidos e construídos pela Ford ‘Advanced Vehicles Ltd, em associação com a Lola engenheiros, em Bromley, em seguida, Slough, com o chassis feito em Coventry. Em 68 a Ford se retirou das competições por não concordar com as novas regras para o campeonato de sport protótipos que bania os motores de 7 litros.

Nosso rebento, é caracterizado ser um Sbarro GT40 em vez de um original Ford GT 40:
-Cor vermelha
-Unidade RHD
-Tipo Coupe
-Ano de 1969
-Preço 235,995 GBP
-Chassis Sbarro = 1085A , e apesar de conhecido como construtores de réplicas exatas, a Sbarro, confirma a não originalidade.



O chassis 1085A foi vendido em 1990 para Rene Herzog. O carro foi construído para ele por Bryan Wingfield. Rene que correu ao longo de dois anos, a FIA homologou os documentos e foram emitidos em finais de 1990.



O 1085A foi vendido por Gregor Fisken no final dos anos 1990 para Alcides Diniz, e foi registada na FIA, e correu na Auto Tour em 2001.



O carro foi então enviado para o colecionador brasileiro que manteve o carro em sua pista privada de corrida e instalações em que foi guardado até nossa recente aquisição.



Powered, um Ford Guerney Westlake motor 5.0/Gasolina

Essa GT, me lembro quando estava para chegar ao Brasil, e nesta semana estava indo muito na oficina do Manollo, pai do Marcelinho, as rodas estavam empilhadas e formavam um muro dentro da oficina do mestre! Depois só fui ter contato em Interlagos, numa das versões dos 500 KM, em que ele, Alcides, levou pra os boxes, para participar de prova preliminar de antigos, mas só deu umas voltas, um ronco maravilhoso. [Nelson Cintra]

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Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

30 comentários em “FORD GT 40 – EX-CAPUAVA RACING

  • 9 de junho de 2009 em 23:14
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    Não foi nas 1000 milhas, e sim nos 500 quilometros. Tenho fotos do carro nos boxes. Vou procurar e depois te mando… Abraços a todos.

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  • 9 de junho de 2009 em 23:14
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    Não foi nas 1000 milhas, e sim nos 500 quilometros. Tenho fotos do carro nos boxes. Vou procurar e depois te mando… Abraços a todos.

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  • 10 de junho de 2009 em 08:30
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    tenho fotos dela nessa oportunidade, sempre com um segurança ao lado

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  • 10 de junho de 2009 em 08:30
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    tenho fotos dela nessa oportunidade, sempre com um segurança ao lado

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  • 10 de junho de 2009 em 08:55
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    Ainda tenho minhas dúvidas e explico porque Rui…como a prova mudou de horário de largada, passando para o meio-dia, ficou na minha lembrança a cena! Mas vamos nessa, fico no aguardo das fotos, abs!

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  • 10 de junho de 2009 em 08:55
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    Ainda tenho minhas dúvidas e explico porque Rui…como a prova mudou de horário de largada, passando para o meio-dia, ficou na minha lembrança a cena! Mas vamos nessa, fico no aguardo das fotos, abs!

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  • 10 de junho de 2009 em 09:08
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    O Cidão deixou todo mundo passando vontade naquele dia…..todos temos foto dela naquela prova….numa brincadeira na fazenda o Paulo Gomes conseguiu quebrar o cambio dela.

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  • 10 de junho de 2009 em 09:08
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    O Cidão deixou todo mundo passando vontade naquele dia…..todos temos foto dela naquela prova….numa brincadeira na fazenda o Paulo Gomes conseguiu quebrar o cambio dela.

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  • 10 de junho de 2009 em 10:04
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    Esse também eu vi ao vivo….fantástico….estava no box do Cidão ao lado da CLK-DTM da Capuava Racing….acho que foi em um 500 km…

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  • 10 de junho de 2009 em 10:04
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    Esse também eu vi ao vivo….fantástico….estava no box do Cidão ao lado da CLK-DTM da Capuava Racing….acho que foi em um 500 km…

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  • 10 de junho de 2009 em 10:16
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    O carro do Cidão chegava ao requinte de ter bordado nos bancos seu nome e o de sua mulher que fez com ele o auto tour. Na pista da fazenda Capuava o Pedro Paulo andou com o carro umas voltas e comentou que, na opinião dele, apesar de ser um grande carro era uma cadeira elétrica. Nesse dia o Emerson andou com o Lister e o Cidão com o Mercedes CLK Le Mans. No mesmo dia aconteceu também uma prova em duas baterias que foi o embrião da GT3.

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  • 10 de junho de 2009 em 10:16
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    O carro do Cidão chegava ao requinte de ter bordado nos bancos seu nome e o de sua mulher que fez com ele o auto tour. Na pista da fazenda Capuava o Pedro Paulo andou com o carro umas voltas e comentou que, na opinião dele, apesar de ser um grande carro era uma cadeira elétrica. Nesse dia o Emerson andou com o Lister e o Cidão com o Mercedes CLK Le Mans. No mesmo dia aconteceu também uma prova em duas baterias que foi o embrião da GT3.

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  • 10 de junho de 2009 em 13:38
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    Cesar…vc e a torcida do flamengo! O que me contaram foi que era original e carro reserva de uma equipe, mais ou menos parecido com a procedência do GT 40 do Sidney Cardoso, que era originalíssimo!

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  • 10 de junho de 2009 em 13:38
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    Cesar…vc e a torcida do flamengo! O que me contaram foi que era original e carro reserva de uma equipe, mais ou menos parecido com a procedência do GT 40 do Sidney Cardoso, que era originalíssimo!

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  • 10 de junho de 2009 em 17:57
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    Mas Saloma, após a morte do Alcides, os seus carros não teriam sidos vendidos para fora do país?
    Jovino

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  • 10 de junho de 2009 em 17:57
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    Mas Saloma, após a morte do Alcides, os seus carros não teriam sidos vendidos para fora do país?
    Jovino

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  • 10 de junho de 2009 em 17:59
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    Mas Saloma, após a morte do Alcides, os seus carros não teriam sidos vendidos para fora do país?
    Jovino

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  • 10 de junho de 2009 em 17:59
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    Mas Saloma, após a morte do Alcides, os seus carros não teriam sidos vendidos para fora do país?
    Jovino

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  • 10 de junho de 2009 em 17:59
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    Mas Saloma, após a morte do Alcides, os seus carros não teriam sidos vendidos para fora do país?
    Jovino

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  • 10 de junho de 2009 em 17:59
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    Mas Saloma, após a morte do Alcides, os seus carros não teriam sidos vendidos para fora do país?
    Jovino

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  • 10 de junho de 2009 em 19:56
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    Jovino, é mais ou menos isso…e a história tem ramificações aqui e lá fpra. Os carros, como se falavam na época iriam para fora com certeza. A Mercedes voltaria para a Alemanha, o Jaguar seria negociado a peso de ouro na Inglaterra e o Gt 40 tambem. E ficamos no silêncio por um bom tempo. Como acompanho as 24 Hs de Le Mans e a Historic, vi pela primeira vez o Gt 40 no grid da prova de Historic, ano passado e soube que foi uma apresentação para chamar atenção para a barata. O Jaguar tb achei, e está à venda ainda. Só não sei se os carros foram prontamente vendidos e estão passando de mão, mas tarde coloco as fotos do Jaguar, ainda com o adesivo da Capuava Racing no capot, e os detalhes da venfa…
    abs

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  • 10 de junho de 2009 em 19:56
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    Jovino, é mais ou menos isso…e a história tem ramificações aqui e lá fpra. Os carros, como se falavam na época iriam para fora com certeza. A Mercedes voltaria para a Alemanha, o Jaguar seria negociado a peso de ouro na Inglaterra e o Gt 40 tambem. E ficamos no silêncio por um bom tempo. Como acompanho as 24 Hs de Le Mans e a Historic, vi pela primeira vez o Gt 40 no grid da prova de Historic, ano passado e soube que foi uma apresentação para chamar atenção para a barata. O Jaguar tb achei, e está à venda ainda. Só não sei se os carros foram prontamente vendidos e estão passando de mão, mas tarde coloco as fotos do Jaguar, ainda com o adesivo da Capuava Racing no capot, e os detalhes da venfa…
    abs

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  • 11 de junho de 2009 em 12:33
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    Jovino os carros andaram a venda em sites especializados como Oakfields e Fisken. O Aston Martin DBR9 que ele mal chegou a pilotar também está à venda e é o único com borboletas no câmbio e tem tambérm um motor reserva com cavalaria maior. Colocar uma acervo como o dele é muito difícil e como disse um engenheiro da Mercedes quando veio para o evento na Fazenda Capuava para dar assistência ao CLK Le Mans ele jamais imaginou isso (tantos carros e autodromo) numa propriedade particular aqui no Brasil. Pensou que o evento seria um Private Racing Day no Autódromo de Interlagos. Saloma, perdão pelo pitaco. Abraços.

    Resposta
  • 11 de junho de 2009 em 12:33
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    Jovino os carros andaram a venda em sites especializados como Oakfields e Fisken. O Aston Martin DBR9 que ele mal chegou a pilotar também está à venda e é o único com borboletas no câmbio e tem tambérm um motor reserva com cavalaria maior. Colocar uma acervo como o dele é muito difícil e como disse um engenheiro da Mercedes quando veio para o evento na Fazenda Capuava para dar assistência ao CLK Le Mans ele jamais imaginou isso (tantos carros e autodromo) numa propriedade particular aqui no Brasil. Pensou que o evento seria um Private Racing Day no Autódromo de Interlagos. Saloma, perdão pelo pitaco. Abraços.

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  • 11 de junho de 2009 em 12:55
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    Perdão nada, Claudio…todos que visitaram a fazendo do Cidão, a convite do cabra é claro, quando chegavam lá, se admiravam pela organização e limpeza. A manutenção era feita pelo Manollo e Marcelinho e pelo Beto Trivellato…e tudo logísticamente organizado pelo Willian…
    abs

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  • 11 de junho de 2009 em 12:55
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    Perdão nada, Claudio…todos que visitaram a fazendo do Cidão, a convite do cabra é claro, quando chegavam lá, se admiravam pela organização e limpeza. A manutenção era feita pelo Manollo e Marcelinho e pelo Beto Trivellato…e tudo logísticamente organizado pelo Willian…
    abs

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  • 12 de junho de 2009 em 13:15
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    Na verdade, mesmo não sendo original, todos nós babaríamos até ficarmos desidratados em ter uma réplica dessas. Mas, a bem da verdade, GT40 mesmo, ali à vera, só o que pertenceu ao Sidney Cardoso.

    Resposta
  • 12 de junho de 2009 em 13:15
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    Na verdade, mesmo não sendo original, todos nós babaríamos até ficarmos desidratados em ter uma réplica dessas. Mas, a bem da verdade, GT40 mesmo, ali à vera, só o que pertenceu ao Sidney Cardoso.

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