RALLY – LA CARRERA PANAMERICANA A MAIOR PROVA DE ESTRADA E O PORSCHE

A Carrera Panamericana tem sido o mais importante e mais longo evento de velocidade de rally no mundo. Comparado como uma mistura de Mile Miglia e Targa Florio na Itália e o Grande Prêmio de Trípoli. Pilotos de todo o mundo competem por sete dias intensos cruzando mais de 3.000 km em condições adversas. E a Porsche leva o nome Carrera em sua homenagem!
Porsche 356 prontos para rodar na "La Carrera Panamericana" edição 2017, na comeração dos 30 anos da prova (Foto: Divulgação)
OS PORSCHES 356 PRONTOS PARA RODAR NA “LA CARRERA PANAMERICANA” EDIÇÃO 2018, NA COMEMORAÇÃO DOS 31 ANOS DA PROVA (FOTO: DIVULGAÇÃO/BENTON MOTORSPORT)

Conhecida em todo o mundo em sua etapa inicial nos idos 50, como a Corrida de Estrada Mexicana, a competição de automobilismo que eventualmente receberia o nome de La Carrera Panamericana. A competição rapidamente ganhou reconhecimento internacional e atraiu a atenção dos amantes da velocidade para o México, um país que se tornou famoso como um destino turístico exótico e econômico que ofereceu grandes possibilidades. Começou a ser transmitida por rádio em território nacional e através das telas dos cinemas em horários especiais para o resto do mundo.

Resultado de imagem para la carrera panamericana 2018

Os pilotos estrelas dos anos cinqüenta, Alberto Ascari, Herman Lang, Scarfiotti, Taruffi, Trevoux, Fangio, Johny Mantz, Vucovitch, Mc Griff, Tom Deal, Cabalen Bonetto, Maglioi, Phil Hill, encararam a Carrera como um desafio a ser superado nos seus currículos e trazia FerrariLanciaMercedesPorscheMaserati, além da Ford Oldsmobile norte-americanos.

A história de La Carrera é dividida em duas etapas: a antiga que decorre de 1950 1954; e a moderna que relançou a rota em 1988. Foi durante o antigo palco que La Carrera Panamericana obteve prestígio internacional e, portanto, foi os anos dourados de “La Carrera Panamericana”. O vídeo sobre as provas de 1950 à 1954, editado pelo site Interfund.biz abaixo mostra bem o início da sua saga de aventuras:

httpss://youtu.be/gmgNjpVdXhQ

UM IMPASSE DE TRÊS DÉCADAS
Em 1954, ocorreu a quinta e última corrida, pois a partir do ano seguinte foi suspenso devido aos acidentes ocorridos e o trágico destino que ocorreu em 1955 durante as 24 Horas de Le Mans. na França. Os carros envolvidos no acidente atingiram vários espectadores, matando 84 deles, além do piloto francês Pierre Levegh. Este foi o pior acidente da história da prova.
Vencedores das primeiras cinco provas da era de ouro da prova (Foto: Divulgação)

Um pouco mais de três décadas teria que esperar por La Carrera Panamericana para recuperar o novo impulso e para reconvocar os melhores pilotos do mundo para visitar a competição icônica. Ela retornaria em 1988.

Voltando a 1953, a “Carrera Panamericana” rumou para um lado mais profissional começando a se firmar entre os concorrentes. Neste ano a Porsche venceu na categoria dos carros de pequena cilindrada com o 550 Coupé, motor 1600cc, de José Herrarte Ariano, da Guatemala seguido de perto pelo Porsche 356 do argentino Fernando Segura. Com essa vitória a Porschecolocou o sobrenome Carrera no 356 ao final de 1954 e com isso, carimbou de Carrera as versões esportivas do Porsche 911 a partir dos anos 70.

Porsche 550 Coupe primeiro lugar na categoria até 1.6 com Carlos A. Gonzalez e José Sala Herrarte Ariano da Guatemala na Carrera Panamericana de 1953 (Foto: Divulgação/Petersen Publishing Photo Archive)
PORSCHE 550 COUPE PRIMEIRO LUGAR NA CATEGORIA ATÉ 1.6 COM CARLOS A. GONZALEZ E JOSÉ SALA HERRARTE ARIANO DA GUATEMALA NA CARRERA PANAMERICANA DE 1953 (FOTO: DIVULGAÇÃO/PETERSEN PUBLISHING PHOTO ARCHIVE)

A corrida histórica que inspirou a Porsche a marcar seus carros com o nome “Carrera”, 3 220 km em sete dias no coração do México, a Benton Performance leva o Porsche 356, ano 1966, em uma das corridas de estrada mais históricas do mundo, La Carrera Panamericana. John Benton da Benton Performance, uma garage de  Porsche clássicos em Anaheim / EUA e o Porsche 356b 1966 modificado na classe Sport Menor competindo por um título.

Na edição de 2018, estão competindo os mais variados modelos de 356 A Carrera com motor 1500S e dupla carburação e preparação livre. Mas também vários 911, como veremos a seguir numa cortesia do site da Benton Motorsport.

Porsche 356 #154 La Carrera Panamericana A (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
PORSCHE 356 #154 LA CARRERA PANAMERICANA A (FOTO: DIVULGAÇÃO/BENTON MOTORSPORT)

 

Porsche 356 #154 La Carrera Panamericana B (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 356 #154 La Carrera Panamericana C (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 356 #154 La Carrera Panamericana D (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 356 #154 La Carrera Panamericana E (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 356 #154 La Carrera Panamericana F (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 356 #154 La Carrera Panamericana G (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 356 #154 La Carrera Panamericana H (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 356 #154 La Carrera Panamericana J (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 356 #154 La Carrera Panamericana K (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 356 #154 La Carrera Panamericana L (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 356 #154 La Carrera Panamericana M (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 356 #158 La Carrera Panamericana A (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 356 #252 La Carrera Panamericana A (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 911 #64 La Carrera Panamericana A (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 911 #250 La Carrera Panamericana A (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 911 #250 La Carrera Panamericana B (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 911 #303 La Carrera Panamericana A (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche 911 #452 La Carrera Panamericana A (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche Garage La Carrera Panamericana A (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche Garage La Carrera Panamericana B (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)
Porsche Garage La Carrera Panamericana C (Foto: Divulgação/Benton Motorsport)

E um intruso…

VW #295 La Carrera Panamericana A (Foto: Divulgação)
VW #295 La Carrera Panamericana B (Foto: Divulgação)
Competidor – Renee Brinkerhoff, 1956 Porsche 356 A, La Carrera Panamericana:

 

 

Vídeo da Petrolicious com a assinatura de Jeremy Heslup que acompanhou a equipe Benton Motorsport, de John Benton e Rob Curry, na edição de 2013 da Carrera Panamericana:

httpss://youtu.be/h3hV0jn-U2w

 

Posto de “checagem” em perímetro urbano dos concorrentes, pode-se ver a variedades de modelos de várias épocas:

httpss://youtu.be/j5xa1YvVZZw

httpss://youtu.be/Oh_NEZDMX3Q

 

O grande final da prova em Durango, quando todos os concorrentes vitoriosos por terminarem a exaustiva competição, com festas e confraternizações. Todos são vencedores!

Confraternização na chegada da Carrera Panamericana (Foto: Divulgação/La Carrera Panamericana)
[reprodução]

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Um comentário em “RALLY – LA CARRERA PANAMERICANA A MAIOR PROVA DE ESTRADA E O PORSCHE

  • 29 de outubro de 2018 em 22:25
    Permalink

    Salomão,
    a Panamericana é sem duvida um marco historico do automobilismo das Americas.
    Grandes pilotos estiveram presente.
    É muito positivo a iniciativa de relembrarem com esta simulação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights