RALLY – LA CARRERA PANAMERICANA A MAIOR PROVA DE ESTRADA E O PORSCHE
A Carrera Panamericana tem sido o mais importante e mais longo evento de velocidade de rally no mundo. Comparado como uma mistura de Mile Miglia e Targa Florio na Itália e o Grande Prêmio de Trípoli. Pilotos de todo o mundo competem por sete dias intensos cruzando mais de 3.000 km em condições adversas. E a Porsche leva o nome Carrera em sua homenagem!

Conhecida em todo o mundo em sua etapa inicial nos idos 50, como a Corrida de Estrada Mexicana, a competição de automobilismo que eventualmente receberia o nome de La Carrera Panamericana. A competição rapidamente ganhou reconhecimento internacional e atraiu a atenção dos amantes da velocidade para o México, um país que se tornou famoso como um destino turístico exótico e econômico que ofereceu grandes possibilidades. Começou a ser transmitida por rádio em território nacional e através das telas dos cinemas em horários especiais para o resto do mundo.
Os pilotos estrelas dos anos cinqüenta, Alberto Ascari, Herman Lang, Scarfiotti, Taruffi, Trevoux, Fangio, Johny Mantz, Vucovitch, Mc Griff, Tom Deal, Cabalen Bonetto, Maglioi, Phil Hill, encararam a Carrera como um desafio a ser superado nos seus currículos e trazia Ferrari, Lancia, Mercedes, Porsche, Maserati, além da Ford e Oldsmobile norte-americanos.
A história de La Carrera é dividida em duas etapas: a antiga que decorre de 1950 a 1954; e a moderna que relançou a rota em 1988. Foi durante o antigo palco que La Carrera Panamericana obteve prestígio internacional e, portanto, foi os anos dourados de “La Carrera Panamericana”. O vídeo sobre as provas de 1950 à 1954, editado pelo site Interfund.biz abaixo mostra bem o início da sua saga de aventuras:
httpss://youtu.be/gmgNjpVdXhQ
UM IMPASSE DE TRÊS DÉCADAS
Em 1954, ocorreu a quinta e última corrida, pois a partir do ano seguinte foi suspenso devido aos acidentes ocorridos e o trágico destino que ocorreu em 1955 durante as 24 Horas de Le Mans. na França. Os carros envolvidos no acidente atingiram vários espectadores, matando 84 deles, além do piloto francês Pierre Levegh. Este foi o pior acidente da história da prova.

Um pouco mais de três décadas teria que esperar por La Carrera Panamericana para recuperar o novo impulso e para reconvocar os melhores pilotos do mundo para visitar a competição icônica. Ela retornaria em 1988.
Voltando a 1953, a “Carrera Panamericana” rumou para um lado mais profissional começando a se firmar entre os concorrentes. Neste ano a Porsche venceu na categoria dos carros de pequena cilindrada com o 550 Coupé, motor 1600cc, de José Herrarte Ariano, da Guatemala seguido de perto pelo Porsche 356 do argentino Fernando Segura. Com essa vitória a Porschecolocou o sobrenome Carrera no 356 ao final de 1954 e com isso, carimbou de Carrera as versões esportivas do Porsche 911 a partir dos anos 70.

A corrida histórica que inspirou a Porsche a marcar seus carros com o nome “Carrera”, 3 220 km em sete dias no coração do México, a Benton Performance leva o Porsche 356, ano 1966, em uma das corridas de estrada mais históricas do mundo, La Carrera Panamericana. John Benton da Benton Performance, uma garage de Porsche clássicos em Anaheim / EUA e o Porsche 356b 1966 modificado na classe Sport Menor competindo por um título.
Na edição de 2018, estão competindo os mais variados modelos de 356 A Carrera com motor 1500S e dupla carburação e preparação livre. Mas também vários 911, como veremos a seguir numa cortesia do site da Benton Motorsport.






















E um intruso…


Vídeo da Petrolicious com a assinatura de Jeremy Heslup que acompanhou a equipe Benton Motorsport, de John Benton e Rob Curry, na edição de 2013 da Carrera Panamericana:
httpss://youtu.be/h3hV0jn-U2w
Posto de “checagem” em perímetro urbano dos concorrentes, pode-se ver a variedades de modelos de várias épocas:
httpss://youtu.be/j5xa1YvVZZw
httpss://youtu.be/Oh_NEZDMX3Q
O grande final da prova em Durango, quando todos os concorrentes vitoriosos por terminarem a exaustiva competição, com festas e confraternizações. Todos são vencedores!

Salomão,
a Panamericana é sem duvida um marco historico do automobilismo das Americas.
Grandes pilotos estiveram presente.
É muito positivo a iniciativa de relembrarem com esta simulação.