TWR Jaguar XJS V12 , Tom Walkinshaw …

[youtube]M9I7GWllPFY[/youtube]
[youtube]c5jtf83eKGs[/youtube]
Vídeos enviado pelo Vicente do Tom Walkinshaw mandando ver no Jaguar XJS V12 da equipe de fábrica, da qual além de piloto ele foi chefe de equipe, no circuito de Mount Panorama, quando fez a pole position para a prova Bathrust 1000 em 1985.
[youtube]1RM2N_8CfQo[/youtube]
Depois a barata em LeMans Classic…êta ronco bonito!
LS(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

34 comentários em “TWR Jaguar XJS V12 , Tom Walkinshaw …

  • 21 de agosto de 2008 em 22:42
    Permalink

    Ao contrario de muito chefes de equipe que no passado foram pilotos frustrados ,Tom Walkinshaw não entra neste time.

    Walkinshaw no inicio dos anos 80 sempre foi piloto de ponta no Europeu de turismo ,sempre estava na briga pelos campeonatos de 82 a 85 ,se não me engano ele foi campeão em 84 com o TWR XJS Jaguar vencendo um campeonato onde havia também outras fabricas com esquema oficial como BMW ,Toyota ,Volvo e Rover .

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 22:42
    Permalink

    Ao contrario de muito chefes de equipe que no passado foram pilotos frustrados ,Tom Walkinshaw não entra neste time.

    Walkinshaw no inicio dos anos 80 sempre foi piloto de ponta no Europeu de turismo ,sempre estava na briga pelos campeonatos de 82 a 85 ,se não me engano ele foi campeão em 84 com o TWR XJS Jaguar vencendo um campeonato onde havia também outras fabricas com esquema oficial como BMW ,Toyota ,Volvo e Rover .

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 23:50
    Permalink

    Gosto deste motor ! É uma bigorna e praticamente inquebrável. Só com 6 carbs Weber 42 DCNF e sem nenhum preparo extra, bota 500 HP no eixo !
    Pena que é pesado.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 23:50
    Permalink

    Gosto deste motor ! É uma bigorna e praticamente inquebrável. Só com 6 carbs Weber 42 DCNF e sem nenhum preparo extra, bota 500 HP no eixo !
    Pena que é pesado.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 00:12
    Permalink

    O 1o. vídeo é uma delícia de se ver. No 3o. há um link para uma apreciação de Jackie Stewart de outro Jaguar TWR, que ele destrói, num erro de avaliação do próprio Stewart. Vale a pena ouvir a descrição do ocorrido e ver a cena, constatando a franqueza e honestidade de um verdadeiro campeão. Ave Sir JS.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 00:12
    Permalink

    O 1o. vídeo é uma delícia de se ver. No 3o. há um link para uma apreciação de Jackie Stewart de outro Jaguar TWR, que ele destrói, num erro de avaliação do próprio Stewart. Vale a pena ouvir a descrição do ocorrido e ver a cena, constatando a franqueza e honestidade de um verdadeiro campeão. Ave Sir JS.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 07:03
    Permalink

    Reparem no primeiro video que por volta de 1 min 15 s Walkinshaw chega a levantar a roda traseira numa curva. E despencando num retão, aos 1 min 52 s, ele engata a sexta marcha.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 07:03
    Permalink

    Reparem no primeiro video que por volta de 1 min 15 s Walkinshaw chega a levantar a roda traseira numa curva. E despencando num retão, aos 1 min 52 s, ele engata a sexta marcha.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 11:22
    Permalink

    Carro de turismo com motorzão berrando é o supra-sumo da alegria em pilotar.
    Essa estupidez de potencia com um conjunto não-projetado para isso proporciona isso que o vídeo mostra: Pau puro no limite da insanidade.
    No primeiro vídeo aos 1min13seg contorna uma curva tão forte que as duas rodas internas levantam.
    É um despropósito de prazer.
    No Brasil, só os Opalas e Mavericks davam isso, e logo na Divisão 1, com preparo basicão.
    Mas depois os Div3 e na sequencia os Stocks… Maravilha das maravilhas.
    Paulo Trevisan que o diga, privilegiado que acelera nos dias de hoje aquele mito, o mais rápido de todos os nacionais, o Maverick-Berta Div3. Pena que quebrou (por uma besteira) nos Clássicos de Competição. Além do Fitti F1 era o carro que mais esperei pra ver roncar, rasgando o asfalto do Templo.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 11:22
    Permalink

    Carro de turismo com motorzão berrando é o supra-sumo da alegria em pilotar.
    Essa estupidez de potencia com um conjunto não-projetado para isso proporciona isso que o vídeo mostra: Pau puro no limite da insanidade.
    No primeiro vídeo aos 1min13seg contorna uma curva tão forte que as duas rodas internas levantam.
    É um despropósito de prazer.
    No Brasil, só os Opalas e Mavericks davam isso, e logo na Divisão 1, com preparo basicão.
    Mas depois os Div3 e na sequencia os Stocks… Maravilha das maravilhas.
    Paulo Trevisan que o diga, privilegiado que acelera nos dias de hoje aquele mito, o mais rápido de todos os nacionais, o Maverick-Berta Div3. Pena que quebrou (por uma besteira) nos Clássicos de Competição. Além do Fitti F1 era o carro que mais esperei pra ver roncar, rasgando o asfalto do Templo.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 13:25
    Permalink

    M,

    Gosto de Jaguar com motor de Jaguar. As adaptações de Chevy V8 são, para mim, uma heresia. Questão de gosto.
    Há uns 10 anos andei de carona, aqui no Rio, num E-Type V12 (carburado), que mesmo meio bombardeado, andava muito depois de embalado. Uma vez, em viagem à Escócia, dei umas voltas, num XJ12 brand-new. Classudo e velocíssimo.
    Assim como você, adoro esses V12. E lembrar que a Jaguar participou de uma edição da Le Mans com cinco carros XJR-9, todos equipados com motor Jaguar V12 com cilindrada aumentada para 7.0 litros, despejando 750 cavalos de potência, baseado no motor 5.3 litros do Jaguar XJS. No final da prova, três carros da Jaguar chegaram na primeira, quarta e 16ª posições.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 13:25
    Permalink

    M,

    Gosto de Jaguar com motor de Jaguar. As adaptações de Chevy V8 são, para mim, uma heresia. Questão de gosto.
    Há uns 10 anos andei de carona, aqui no Rio, num E-Type V12 (carburado), que mesmo meio bombardeado, andava muito depois de embalado. Uma vez, em viagem à Escócia, dei umas voltas, num XJ12 brand-new. Classudo e velocíssimo.
    Assim como você, adoro esses V12. E lembrar que a Jaguar participou de uma edição da Le Mans com cinco carros XJR-9, todos equipados com motor Jaguar V12 com cilindrada aumentada para 7.0 litros, despejando 750 cavalos de potência, baseado no motor 5.3 litros do Jaguar XJS. No final da prova, três carros da Jaguar chegaram na primeira, quarta e 16ª posições.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 23:43
    Permalink

    Oi Vicente e Saloma !

    Ué ? Botei aqui um comentário sobre a roda traseira no ar, que não tinha visto, e o dito sumiu !!!!
    Será que o Saloma “censurou” ??? Hehehehhh…

    Voltei o vídeo 2 vezes ! Beleza ! Acho que alí escorreu água do Salisbury !

    Concordo com vc ! O animal que substitui o V12 por um V8 deve ser excomungado, execrado e açoitado em praça pública !
    O pessoal da motonáutica usou estas usinas de 7 litros por muito tempo. Com 2 turbos, passava dos 1.000 cavalinhos !

    O Paulo Kopenhagen tinha um E-type com os 6 Weber DCN.
    Como ele não recortou o capô, não tinha filtros, e as gracinhas, as vezes cuspiam fôgo.
    Certa vez apaguei o fogaréu com a minha camisa !
    Depois disto, ele tirou os carburadores. Eu teria recortado o capô, sem pensar 2 vezes.
    Não sei que fim levou o carro.

    Abraços !

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 23:43
    Permalink

    Oi Vicente e Saloma !

    Ué ? Botei aqui um comentário sobre a roda traseira no ar, que não tinha visto, e o dito sumiu !!!!
    Será que o Saloma “censurou” ??? Hehehehhh…

    Voltei o vídeo 2 vezes ! Beleza ! Acho que alí escorreu água do Salisbury !

    Concordo com vc ! O animal que substitui o V12 por um V8 deve ser excomungado, execrado e açoitado em praça pública !
    O pessoal da motonáutica usou estas usinas de 7 litros por muito tempo. Com 2 turbos, passava dos 1.000 cavalinhos !

    O Paulo Kopenhagen tinha um E-type com os 6 Weber DCN.
    Como ele não recortou o capô, não tinha filtros, e as gracinhas, as vezes cuspiam fôgo.
    Certa vez apaguei o fogaréu com a minha camisa !
    Depois disto, ele tirou os carburadores. Eu teria recortado o capô, sem pensar 2 vezes.
    Não sei que fim levou o carro.

    Abraços !

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 09:33
    Permalink

    M…não foi censurado. Acho que não chegou a cx. postal. Envie novamente…

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 09:33
    Permalink

    M…não foi censurado. Acho que não chegou a cx. postal. Envie novamente…

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 15:31
    Permalink

    M,
    Kopenhagen quer dizer Golding, acertei? Um cara que tinha um RR dos anos 20 em casa, se não me engano, no Morumbi, não é?
    O Jag V12 desse Paulo era E-Type, XJ ou XJS?
    E aquele XJS V12 prata com preparação Lister que havia em Sampa, era mesmo daquele político de origem árabe?

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 15:31
    Permalink

    M,
    Kopenhagen quer dizer Golding, acertei? Um cara que tinha um RR dos anos 20 em casa, se não me engano, no Morumbi, não é?
    O Jag V12 desse Paulo era E-Type, XJ ou XJS?
    E aquele XJS V12 prata com preparação Lister que havia em Sampa, era mesmo daquele político de origem árabe?

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 15:54
    Permalink

    Boas tardes
    Que saudades destes “cantares” roucos de motores V12. Em Portugal ainda correram, salvo erro e omissão, 2 Jaguares destes. Um tinha a publicidade da BRUT44. Era verde escuro, com uma decoração em letras brancas.
    …nem sei que lhes aconteceu. Ainda tentei a pesquisa na net, em diversos foruns mas nada! desapareceram para um canto de qualquer garagem a apanhar pó e humidade!!!

    …de qualquer maneira, ao pesquisar na net encontrei 2 filmes no Youtube. Como habitualmente a qualidade não é das melhores mas, pelo menos podem ficar com uma ideia do que há cá em Portugal a nivel de classicos de competição. quer de pista quer de Rally.

    http://www.youtube.com/watch?v=QcP0K3lE7sQ

    http://www.youtube.com/watch?v=MLdbuzpRiSw

    Espero que gostem.
    Um abraço,
    João

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 15:54
    Permalink

    Boas tardes
    Que saudades destes “cantares” roucos de motores V12. Em Portugal ainda correram, salvo erro e omissão, 2 Jaguares destes. Um tinha a publicidade da BRUT44. Era verde escuro, com uma decoração em letras brancas.
    …nem sei que lhes aconteceu. Ainda tentei a pesquisa na net, em diversos foruns mas nada! desapareceram para um canto de qualquer garagem a apanhar pó e humidade!!!

    …de qualquer maneira, ao pesquisar na net encontrei 2 filmes no Youtube. Como habitualmente a qualidade não é das melhores mas, pelo menos podem ficar com uma ideia do que há cá em Portugal a nivel de classicos de competição. quer de pista quer de Rally.

    http://www.youtube.com/watch?v=QcP0K3lE7sQ

    http://www.youtube.com/watch?v=MLdbuzpRiSw

    Espero que gostem.
    Um abraço,
    João

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 00:22
    Permalink

    Oi Vicente !

    Médio certo ! A fábrica era dos Kopenhagen e dos Golding.
    O RR 26 era do velho Golding. E depois passou para o filho Ronnie. Nos tempos de molecagem era prata e íamos passear com ele na Rua XV de Novembro, só para irritar os bancários. Depois ficou muitos anos parado, até ser restaurado pelo Pedro (frango-d’água) em Casa Branca, então pintado de preto. Após a morte do Ronnie (um suicídio estranhíssimo…), o carro ficou para a “ex”, lá no Morumbi. A Ana Maria era doida de pedra. Delirava, achando que o RR valia $1 milhão de verdinhas. Anos mais tarde, acabou se suicidando também. Já pensou como ficou a cabeça dos filhos ?
    Estive como Ronnie 2 dias antes do “suicídio”. Jantamos juntos, e ele estava muito feliz. Tinha acabado de entrar em uma nota preta. Isto foi um caso muito mal contado…
    O Ronnie tb tinha uma bela coleção de motos.
    O Jaguar do Paulo Kopenhagen era um E-Type Coupe 1971.
    Nunca ví o tal XJS-Lister. Dizem que era do turco, sim. Era dele também o XJ220 (coisa mais linda). Vendeu depois que bateu (grande braço-duro…)
    Veja se vc descobre alguma coisa sobre o paradeiro do Fitti-Vê da fazenda do Marito !
    Tinha tb uma jardineira Dodge, que fiz na fábrica.
    O Olímpio Werneck (se estiver vivo) deve saber de alguma coisa !

    Abraços !

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 00:22
    Permalink

    Oi Vicente !

    Médio certo ! A fábrica era dos Kopenhagen e dos Golding.
    O RR 26 era do velho Golding. E depois passou para o filho Ronnie. Nos tempos de molecagem era prata e íamos passear com ele na Rua XV de Novembro, só para irritar os bancários. Depois ficou muitos anos parado, até ser restaurado pelo Pedro (frango-d’água) em Casa Branca, então pintado de preto. Após a morte do Ronnie (um suicídio estranhíssimo…), o carro ficou para a “ex”, lá no Morumbi. A Ana Maria era doida de pedra. Delirava, achando que o RR valia $1 milhão de verdinhas. Anos mais tarde, acabou se suicidando também. Já pensou como ficou a cabeça dos filhos ?
    Estive como Ronnie 2 dias antes do “suicídio”. Jantamos juntos, e ele estava muito feliz. Tinha acabado de entrar em uma nota preta. Isto foi um caso muito mal contado…
    O Ronnie tb tinha uma bela coleção de motos.
    O Jaguar do Paulo Kopenhagen era um E-Type Coupe 1971.
    Nunca ví o tal XJS-Lister. Dizem que era do turco, sim. Era dele também o XJ220 (coisa mais linda). Vendeu depois que bateu (grande braço-duro…)
    Veja se vc descobre alguma coisa sobre o paradeiro do Fitti-Vê da fazenda do Marito !
    Tinha tb uma jardineira Dodge, que fiz na fábrica.
    O Olímpio Werneck (se estiver vivo) deve saber de alguma coisa !

    Abraços !

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 08:47
    Permalink

    M,

    Fora do tópico …

    Já tive muitas motocicletas clássicas (Triumph Bonneville, Triumph Tiger, Norton 88 (Dominator com quadro Manx), BSA Thunderbolt e HRD-Vincent 1000 e era amigo de um pessoal que se reunia na antiga Relojoaria Paulista, Rua Tutóia 181, lá em SP, dos irmãos Sergio e Fausto, donos de uma HRD-Vincent 1000. Lá se reuniam os apaixonados por motos européis (havia um herege que aparecia lá de Indian 1300 modificada). Quando eu ia a SP, sempre passava por lá. O Ronnie aparecia por lá algumas vezes mas eu não o conheci pessoalmente.

    Voltando ao tópico, ouvi que esse XJS-Lister prateado despejava bem mais de 500 HP. Acho que um amigo meu tem un video do carro.

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 08:47
    Permalink

    M,

    Fora do tópico …

    Já tive muitas motocicletas clássicas (Triumph Bonneville, Triumph Tiger, Norton 88 (Dominator com quadro Manx), BSA Thunderbolt e HRD-Vincent 1000 e era amigo de um pessoal que se reunia na antiga Relojoaria Paulista, Rua Tutóia 181, lá em SP, dos irmãos Sergio e Fausto, donos de uma HRD-Vincent 1000. Lá se reuniam os apaixonados por motos européis (havia um herege que aparecia lá de Indian 1300 modificada). Quando eu ia a SP, sempre passava por lá. O Ronnie aparecia por lá algumas vezes mas eu não o conheci pessoalmente.

    Voltando ao tópico, ouvi que esse XJS-Lister prateado despejava bem mais de 500 HP. Acho que um amigo meu tem un video do carro.

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 22:36
    Permalink

    A tirada de roda vale o vídeo!!!!!!

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 22:36
    Permalink

    A tirada de roda vale o vídeo!!!!!!

    Resposta
  • 26 de janeiro de 2009 em 16:40
    Permalink

    Tenho um motor de jaguar 1980 V12 injetado para venda.
    Para maiores detalhes, me mande um e-mail que retornarei em seguida.
    Abraços à todos.

    renatokappa@yahoo.com.br

    Resposta
  • 26 de janeiro de 2009 em 16:40
    Permalink

    Tenho um motor de jaguar 1980 V12 injetado para venda.
    Para maiores detalhes, me mande um e-mail que retornarei em seguida.
    Abraços à todos.

    renatokappa@yahoo.com.br

    Resposta
  • 20 de setembro de 2010 em 01:12
    Permalink

    Eu era muito amigo de Ronnie também, juntamente com a turma de Rua Tutoia (Relojaria) desde 1975. Eram Fausto & Sergio Massara, Daniel Fleury, Zeca, Ruy Português (Indian), Beto (Harley), Clovis, Luizinho (Triumph-Rio de Janeiro),Gomes (Norton Manx), Irmãos Fonseca (Pinheiros) Sabino Aragão, Macarão e Ronnie Kopenhagen. A última moto de Ronnie foi a troca de sua HRD por uma Ducati 900 de Tod Conway, vindo dos EUA. Tagpillay@hotmail.com.br

    Resposta
  • 20 de setembro de 2010 em 01:12
    Permalink

    Eu era muito amigo de Ronnie também, juntamente com a turma de Rua Tutoia (Relojaria) desde 1975. Eram Fausto & Sergio Massara, Daniel Fleury, Zeca, Ruy Português (Indian), Beto (Harley), Clovis, Luizinho (Triumph-Rio de Janeiro),Gomes (Norton Manx), Irmãos Fonseca (Pinheiros) Sabino Aragão, Macarão e Ronnie Kopenhagen. A última moto de Ronnie foi a troca de sua HRD por uma Ducati 900 de Tod Conway, vindo dos EUA. Tagpillay@hotmail.com.br

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights