QUIZZZ HISTÓRICO…#15

“Um Fórmula V diferente”, assim foi apresentado pela Revista Auto Esporte, na época, em julho de 1966. A saga dos Fittipaldi em perseguir o sonho de construir um carro de corrida com sua marca foi amadurecendo. Veio o “Volante F1”, o Kart Mini, rodas de Magnésio e acessórios…e por fim em meados de 66, com a “mania da FV” no exterior pegando no breu, veio a barata sonhada. O Museu do Automobilismo Brasileiro, tem um exemplar original dos Fitti-V. Não vou me alongar, porque de saber e vivência, os comparsas e matuzas sobram comentários…
Aqui vão imagens enviadas pelo Poppi. Vamos falar delas; da barata e dos famosos envolvidos…(de quebra, o KG-Porsche no reboque)

LS(reprodução/Ronald Moretzsohn Rezny)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

144 comentários em “QUIZZZ HISTÓRICO…#15

  • 21 de agosto de 2008 em 11:38
    Permalink

    Interessante foto. A unica prova onde o Fitti-Ve correu com o nariz cortado foi no Rio de Janeiro em 21 de agosto de 1967. Também foi a unica prova que Emerson correu com o numero 77, pois ele usava o numero 7. O 77 era usado pelo Wilsinho, que correu apenas 3 provas de Formula Ve, duas com o Fitti-Ve e uma com um modelo Fitti-MR2. Não entendi é o que o Karmann-Guia está fazendo junto…. será que estavam indo para um treino???

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 11:38
    Permalink

    Interessante foto. A unica prova onde o Fitti-Ve correu com o nariz cortado foi no Rio de Janeiro em 21 de agosto de 1967. Também foi a unica prova que Emerson correu com o numero 77, pois ele usava o numero 7. O 77 era usado pelo Wilsinho, que correu apenas 3 provas de Formula Ve, duas com o Fitti-Ve e uma com um modelo Fitti-MR2. Não entendi é o que o Karmann-Guia está fazendo junto…. será que estavam indo para um treino???

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 11:50
    Permalink

    Esqueci: as fotos do Emerson e do Wilson juntos certamente são nos 500 Km de Interlagos (prova de Formula Ve) em 07 de setembro de 1967, pois foi a unica prova em que os dois correram juntos, Emerson com o 7 (4o lugar) e Wilson com o 77 (6o lugar). Varios carros correram com dois pilotos, mas os Fittipaldi correram a prova inteira sozinhos (prova vencida por “Totó” POrto e Ruby Loureiro.
    Até pode ser que a primeira foto esteja relacionada à esta prova (agora estou na dúvida…) pois o Wilson usou este Fitti, que era um carro em desenvolvmento, pois já não era mais o Fitti de 1967 (carenagem mais arredondada, suspensão traseira um pouco diferente, etc) e ainda não era o Fitti-MR2. Mas continuo na duvida sobre o Karmann-Guia…..

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 11:50
    Permalink

    Esqueci: as fotos do Emerson e do Wilson juntos certamente são nos 500 Km de Interlagos (prova de Formula Ve) em 07 de setembro de 1967, pois foi a unica prova em que os dois correram juntos, Emerson com o 7 (4o lugar) e Wilson com o 77 (6o lugar). Varios carros correram com dois pilotos, mas os Fittipaldi correram a prova inteira sozinhos (prova vencida por “Totó” POrto e Ruby Loureiro.
    Até pode ser que a primeira foto esteja relacionada à esta prova (agora estou na dúvida…) pois o Wilson usou este Fitti, que era um carro em desenvolvmento, pois já não era mais o Fitti de 1967 (carenagem mais arredondada, suspensão traseira um pouco diferente, etc) e ainda não era o Fitti-MR2. Mas continuo na duvida sobre o Karmann-Guia…..

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 12:07
    Permalink

    Mario, posso estar enganado, mas essa Karmann deve ser o laranja, já em poder dos Fitti…e devem estar no momento da foto, descendo a na
    avenida Niemeyer em direção a São Conrrado.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 12:07
    Permalink

    Mario, posso estar enganado, mas essa Karmann deve ser o laranja, já em poder dos Fitti…e devem estar no momento da foto, descendo a na
    avenida Niemeyer em direção a São Conrrado.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 12:26
    Permalink

    Mario,
    Não lembro bem, mas acho que o Totó também correu sózinho, o carro foi emprestado pelo Buby Loureiro e era um Aranae. O carro do Totó era um Fitti que teve problemas e não poderia largar.

    Nas fotos, o baixinho é o Chico Rosa que depois foi ajudar o Emerson na Inglaterra. A Bardhal sempre patrocinando os brothers.

    Isso é uma coisa a se pensar: enquanto a Bardhal patrocinou os fittibrothers, a empresa teve credibilidade e se diferenciava, a molecada entrante no mercado comprava seus produtos e gostava deles. Quando deixou de fazer isso ficou igual aos outros fabricantes dos “snake oils”, ou seja, a maioria charlatanice.

    Saudades dos Cinturato Pirelli 165 x 15.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 12:26
    Permalink

    Mario,
    Não lembro bem, mas acho que o Totó também correu sózinho, o carro foi emprestado pelo Buby Loureiro e era um Aranae. O carro do Totó era um Fitti que teve problemas e não poderia largar.

    Nas fotos, o baixinho é o Chico Rosa que depois foi ajudar o Emerson na Inglaterra. A Bardhal sempre patrocinando os brothers.

    Isso é uma coisa a se pensar: enquanto a Bardhal patrocinou os fittibrothers, a empresa teve credibilidade e se diferenciava, a molecada entrante no mercado comprava seus produtos e gostava deles. Quando deixou de fazer isso ficou igual aos outros fabricantes dos “snake oils”, ou seja, a maioria charlatanice.

    Saudades dos Cinturato Pirelli 165 x 15.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 14:08
    Permalink

    Essas fotos são do acervo do Ronald Moretzsohn Rezny, filho do Roger Rezny, preparador de motores do Emerson na época do FVê. Pode ser até que o Poppi tenha enviado, mas ele com certeza copiou do Blog do Ronald, devia pelo menos dar o crédito correto.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 14:08
    Permalink

    Essas fotos são do acervo do Ronald Moretzsohn Rezny, filho do Roger Rezny, preparador de motores do Emerson na época do FVê. Pode ser até que o Poppi tenha enviado, mas ele com certeza copiou do Blog do Ronald, devia pelo menos dar o crédito correto.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 14:10
    Permalink

    Só complementando, Roger está agachado ao lado do F-Vê na quinta e última foto (a colorida).

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 14:10
    Permalink

    Só complementando, Roger está agachado ao lado do F-Vê na quinta e última foto (a colorida).

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 14:35
    Permalink

    Peralta. não costumo e não concordo com esses tipos de polêmicas no espaço.
    “…pode ser até que o Poppi tenha enviado, mas ele com certeza copiou do Blog do Ronald, devia pelo menos dar o crédito correto…” Ele recebeu as imagens e as enviou para vários parceiros como relatei acima. No seu conceito de compartilhar com a galera ele foi muito gentil. Se assim chegaram a ele, sem crédito, porque o email foi repassado e não tinha nenhum mérito para tal, não crucifique o compadre. Se estavas tão preocupado com o assunto, deveria entrar em contato com o próprio e questionar o porque do crédito não está anexado ao email, ou enviar e-mail para o blog com os créditos que seriam automaticamente feitos. E para seu governo foi questionado quanto aos créditos, tanto que ficaram nos boxes por uma semana até virar “Quizzz Histórico”…
    Parabéns ao Ronald Rezny pelo acervo e pode ter certeza que as imagens lembraram coisas boas para a galera…
    LS

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 14:35
    Permalink

    Peralta. não costumo e não concordo com esses tipos de polêmicas no espaço.
    “…pode ser até que o Poppi tenha enviado, mas ele com certeza copiou do Blog do Ronald, devia pelo menos dar o crédito correto…” Ele recebeu as imagens e as enviou para vários parceiros como relatei acima. No seu conceito de compartilhar com a galera ele foi muito gentil. Se assim chegaram a ele, sem crédito, porque o email foi repassado e não tinha nenhum mérito para tal, não crucifique o compadre. Se estavas tão preocupado com o assunto, deveria entrar em contato com o próprio e questionar o porque do crédito não está anexado ao email, ou enviar e-mail para o blog com os créditos que seriam automaticamente feitos. E para seu governo foi questionado quanto aos créditos, tanto que ficaram nos boxes por uma semana até virar “Quizzz Histórico”…
    Parabéns ao Ronald Rezny pelo acervo e pode ter certeza que as imagens lembraram coisas boas para a galera…
    LS

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 14:37
    Permalink

    Mario Estivalet: só ajustando, dia 21 de agosto de 1967 foi uma segunda-feira, o correto é dia 20 de agosto de 1967, uma prova extra-campeonato. E o Emerson venceu.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 14:37
    Permalink

    Mario Estivalet: só ajustando, dia 21 de agosto de 1967 foi uma segunda-feira, o correto é dia 20 de agosto de 1967, uma prova extra-campeonato. E o Emerson venceu.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 14:44
    Permalink

    Essas fotos foram tiradas por mim. Obrigado por gostarem!…mas podiam dar o crédito para a pessoa certa.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 14:44
    Permalink

    Essas fotos foram tiradas por mim. Obrigado por gostarem!…mas podiam dar o crédito para a pessoa certa.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 15:02
    Permalink

    Ronald, novamente parabéns pelo acervo. Vc tem muito a contribuir com a nossa história
    automobilística da terrinha…”A César o que é de César”.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 15:02
    Permalink

    Ronald, novamente parabéns pelo acervo. Vc tem muito a contribuir com a nossa história
    automobilística da terrinha…”A César o que é de César”.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 15:07
    Permalink

    Saloma, não é polemica, apenas não tenho o e-mail do Pappi para lhe escrever.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 15:07
    Permalink

    Saloma, não é polemica, apenas não tenho o e-mail do Pappi para lhe escrever.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 15:08
    Permalink

    Saloma, não é polemica, apenas não tenho o e-mail do Pappi para lhe escrever.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 15:08
    Permalink

    Saloma, não é polemica, apenas não tenho o e-mail do Pappi para lhe escrever.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 15:14
    Permalink

    É Fábio Poppi, um parceiro que nos acompanha a tempos. E resolvido foi e resolvido está…

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 15:14
    Permalink

    É Fábio Poppi, um parceiro que nos acompanha a tempos. E resolvido foi e resolvido está…

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 16:05
    Permalink

    Roberto Zulino – Viva! – não sabia do detalhe do “Totó” ter corrido sózinho. Valeu!
    rperalta – Viva! grato pela correção. Estou fazendo um levantamento sobre a Formula-Ve e tem muita correção para fazer ainda. Grato!!!!!

    Agora que já se resolveu a origem das fotos (parabens pelas fotos, para quem fez, para quem as distribuiu, e para o Saloma por nos mostrar) alguém tem uma explicação de pra onde o Fitti e o Karmann-Guia estavam indo (ou voltando) juntos ?????

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 16:05
    Permalink

    Roberto Zulino – Viva! – não sabia do detalhe do “Totó” ter corrido sózinho. Valeu!
    rperalta – Viva! grato pela correção. Estou fazendo um levantamento sobre a Formula-Ve e tem muita correção para fazer ainda. Grato!!!!!

    Agora que já se resolveu a origem das fotos (parabens pelas fotos, para quem fez, para quem as distribuiu, e para o Saloma por nos mostrar) alguém tem uma explicação de pra onde o Fitti e o Karmann-Guia estavam indo (ou voltando) juntos ?????

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 16:22
    Permalink

    Saloma amigão.
    Fiquei mais de 20 anos sem me relacionar com NINGUÉM envolvido com qualquer tipo de esporte a motor. Só acompanhava a F1 e MUITO DE LONGE o que acontecia por aqui. A razão principal é essa maldita fogueira de vaidades inexplicável.
    Aqui a gente troca figurinhas, relembra causos e sempre os créditos de algum acervo são devidamente informados pra galera saber quem foi o guardião da memória e , via de regra todo mundo elogia os tesouros arquivados.

    Essas fotos , a crer na sua informação (e eu acredito nela) vieram sem os créditos devidos. O Peralta (que não se perca pelo nome) poderia simplesmente informar – com cortezia – quem é o depositário dsse pedaço da história das nossas pistas, e o assunto tava resolvido, com os devidos créditos e elogios óbvios.
    Mas me parece sempre que um chuta o tornozelo do vizinho. A troco de que que me pergunto.
    Quem quer ter a certeza dos créditos, que faça como o RR nosso lambe lambe predileto que encaixa em todas as fotos o logo do velocidade online, e outros que tem por aí que TAMBÉM assinam nas fotos.
    Se isso ainda revertesse em vantagem financeira indevida, compreende-se uma certa indignação do “prejudicado”.. não é o caso.
    Minha opinião é ignorar esse mal-estar dando o crédito ao Ronald Resny e dar o assunto por encerrado pombas!!!.
    Ao peralta, já tirei seu blog doos meus favoritos, vá ser sem educação em , na, onde vc quizer…

    abs do Reginaldo Vitullo

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 16:22
    Permalink

    Saloma amigão.
    Fiquei mais de 20 anos sem me relacionar com NINGUÉM envolvido com qualquer tipo de esporte a motor. Só acompanhava a F1 e MUITO DE LONGE o que acontecia por aqui. A razão principal é essa maldita fogueira de vaidades inexplicável.
    Aqui a gente troca figurinhas, relembra causos e sempre os créditos de algum acervo são devidamente informados pra galera saber quem foi o guardião da memória e , via de regra todo mundo elogia os tesouros arquivados.

    Essas fotos , a crer na sua informação (e eu acredito nela) vieram sem os créditos devidos. O Peralta (que não se perca pelo nome) poderia simplesmente informar – com cortezia – quem é o depositário dsse pedaço da história das nossas pistas, e o assunto tava resolvido, com os devidos créditos e elogios óbvios.
    Mas me parece sempre que um chuta o tornozelo do vizinho. A troco de que que me pergunto.
    Quem quer ter a certeza dos créditos, que faça como o RR nosso lambe lambe predileto que encaixa em todas as fotos o logo do velocidade online, e outros que tem por aí que TAMBÉM assinam nas fotos.
    Se isso ainda revertesse em vantagem financeira indevida, compreende-se uma certa indignação do “prejudicado”.. não é o caso.
    Minha opinião é ignorar esse mal-estar dando o crédito ao Ronald Resny e dar o assunto por encerrado pombas!!!.
    Ao peralta, já tirei seu blog doos meus favoritos, vá ser sem educação em , na, onde vc quizer…

    abs do Reginaldo Vitullo

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 16:22
    Permalink

    Ficamos no aguardo do relato do autor das imagens se pronunciar…

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 16:22
    Permalink

    Ficamos no aguardo do relato do autor das imagens se pronunciar…

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 16:30
    Permalink

    Saloma, seguinte.

    Como dizia Odorico Paraguaçu, vamos inaugurar o cemitério!

    Estou aqui, por conhecer o Flavio faz tempão, muito menos que vc., que vim a conhecer em Londrina!

    Grande coisa! Parece que éramos amigos fazia tempo, como é a interação da trupe, sem citar nomes, mas da galera que curte, e o Flavio e sua pessoa aglutinaram nesta metamorfose maluca da internet, sendo que muitos devem ter se esbarrado pulando os muros de Interlagos.

    Esse circo dos horrores, seja de livros, fotos postadas, mostra a vaidade do ser humano, em querer tirar vantagem e se achando.

    Eu declino toda essa PALHAÇADA, e nomeio o Ronaldo Nazar, junto ao Trevisam meus procuradores.

    E vc. Saloma, no stress, afinal nos transmite informações precisas, que estarão daqui a trocentos anos nos arquivos do santo Google.

    Meu, neguinho torrar o saco seu, fazer com que envie este mail puto da vida?

    Fácil brow, manda ele sentar com o Joaquim e o Lousão.

    Eu fico no balcão tomando todas com o Eric e rindo.

    Seria mesma coisa de Eu ir na casa do Salvatore Balestrieri pegar fotos dele com o Gualtiero e o Dimas Pimenta, e falar que são minhas.

    Ou então, publicar um livro, contando as Histórias do Jacaré com prefácio do Wilson Yasuda.

    Saloma, seguinte, perdeu tepo, manda pra Puta que Paril.

    Seu blog tem lay out defasado? E meu site então? Essa foi a maior, pois essa parada deixo na mão do Ronaldão, que nunca, nunca montou site para mostrar foto ao lado do Luisinho.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 16:30
    Permalink

    Saloma, seguinte.

    Como dizia Odorico Paraguaçu, vamos inaugurar o cemitério!

    Estou aqui, por conhecer o Flavio faz tempão, muito menos que vc., que vim a conhecer em Londrina!

    Grande coisa! Parece que éramos amigos fazia tempo, como é a interação da trupe, sem citar nomes, mas da galera que curte, e o Flavio e sua pessoa aglutinaram nesta metamorfose maluca da internet, sendo que muitos devem ter se esbarrado pulando os muros de Interlagos.

    Esse circo dos horrores, seja de livros, fotos postadas, mostra a vaidade do ser humano, em querer tirar vantagem e se achando.

    Eu declino toda essa PALHAÇADA, e nomeio o Ronaldo Nazar, junto ao Trevisam meus procuradores.

    E vc. Saloma, no stress, afinal nos transmite informações precisas, que estarão daqui a trocentos anos nos arquivos do santo Google.

    Meu, neguinho torrar o saco seu, fazer com que envie este mail puto da vida?

    Fácil brow, manda ele sentar com o Joaquim e o Lousão.

    Eu fico no balcão tomando todas com o Eric e rindo.

    Seria mesma coisa de Eu ir na casa do Salvatore Balestrieri pegar fotos dele com o Gualtiero e o Dimas Pimenta, e falar que são minhas.

    Ou então, publicar um livro, contando as Histórias do Jacaré com prefácio do Wilson Yasuda.

    Saloma, seguinte, perdeu tepo, manda pra Puta que Paril.

    Seu blog tem lay out defasado? E meu site então? Essa foi a maior, pois essa parada deixo na mão do Ronaldão, que nunca, nunca montou site para mostrar foto ao lado do Luisinho.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 16:57
    Permalink

    Ehehehehehehehehehehehehehe

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 16:57
    Permalink

    Ehehehehehehehehehehehehehe

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 17:24
    Permalink

    Muito interessante essa polêmica, mas os tempos são outros. Essas polêmicas são energia jogada fora, energia que já deve estar faltante a alguns idosos, entre os quais galhardamente me incluo.

    Atualmente, se colocou na internet virou domínio geral, todo mundo rouba todo mundo, o objetivo é a informação principal, créditos são informações acessórias, importantes sem a menor dúvida, mas infelizmente não estão no lugar principal da agenda e nem poderiam, como disse, o objetivo é outro. Não estou defendendo isso, mas é a realidade.

    Evidentemente, as regras da boa educação recomendam que se dê os créditos, mas nem precisa, com velocidade atual das informações isso aparece em minutos. Ás vezes educadamente, às vezes uma botinada, mas aparece.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 17:24
    Permalink

    Muito interessante essa polêmica, mas os tempos são outros. Essas polêmicas são energia jogada fora, energia que já deve estar faltante a alguns idosos, entre os quais galhardamente me incluo.

    Atualmente, se colocou na internet virou domínio geral, todo mundo rouba todo mundo, o objetivo é a informação principal, créditos são informações acessórias, importantes sem a menor dúvida, mas infelizmente não estão no lugar principal da agenda e nem poderiam, como disse, o objetivo é outro. Não estou defendendo isso, mas é a realidade.

    Evidentemente, as regras da boa educação recomendam que se dê os créditos, mas nem precisa, com velocidade atual das informações isso aparece em minutos. Ás vezes educadamente, às vezes uma botinada, mas aparece.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 17:50
    Permalink

    Tudo isto por causa de fotos que se perdem no tempo e ficam jogadas em fundos de gavetas amareladas e esquecidas e que ninguém dá o mínimo valor até que alguém as coloca num blog onde um monte de aficcionados as contemplan revivendo momentos que ficaram na memória de cada um e aí ao invés de ficarem lisongeados por participa-las com quem gosta do produto, se perdem em egoismos idiotas que não levam a nada.
    Saloma, se tem gente preocupada tanto assim em créditos é porque o seu blog dá muita audiência.
    Jovino

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 17:50
    Permalink

    Tudo isto por causa de fotos que se perdem no tempo e ficam jogadas em fundos de gavetas amareladas e esquecidas e que ninguém dá o mínimo valor até que alguém as coloca num blog onde um monte de aficcionados as contemplan revivendo momentos que ficaram na memória de cada um e aí ao invés de ficarem lisongeados por participa-las com quem gosta do produto, se perdem em egoismos idiotas que não levam a nada.
    Saloma, se tem gente preocupada tanto assim em créditos é porque o seu blog dá muita audiência.
    Jovino

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 18:05
    Permalink

    Saloma:
    Só um detalhe: “a Cesar o que é de Cesar” e o que não é pode me mandar que eu aceito…

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 18:05
    Permalink

    Saloma:
    Só um detalhe: “a Cesar o que é de Cesar” e o que não é pode me mandar que eu aceito…

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 19:23
    Permalink

    Cesar Costa, amanhã estou indo na Praça da Sé comprar uma carteira de identidade com o nome Cesar.
    Também quero.
    Saloma, o Zullino e o Jovino mandaram na veia.
    Queria estar ao lado do Joaquim neste furor que se abateu no Blog do Saloma ahhahahaha.
    Era só espetar o hd by presente do Belair e armazenar as imagens.
    Saloma, tem coisa mais gostosa que mandar um cara para a PQP enfiando o dedo na cara dele?
    Aguardemos o Eric, o caçula mór está babando ahhahaah.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 19:23
    Permalink

    Cesar Costa, amanhã estou indo na Praça da Sé comprar uma carteira de identidade com o nome Cesar.
    Também quero.
    Saloma, o Zullino e o Jovino mandaram na veia.
    Queria estar ao lado do Joaquim neste furor que se abateu no Blog do Saloma ahhahahaha.
    Era só espetar o hd by presente do Belair e armazenar as imagens.
    Saloma, tem coisa mais gostosa que mandar um cara para a PQP enfiando o dedo na cara dele?
    Aguardemos o Eric, o caçula mór está babando ahhahaah.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 19:36
    Permalink

    No final esqueci de postar que lembro bem da oficina da Al. Santos onde ficava o preparador Roger.
    Era uma garagem embaixo de uma casa perto do parque Trianon, acho que a família morava lá também.
    Quem estava sempre lá era o Ricardo Divilla.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 19:36
    Permalink

    No final esqueci de postar que lembro bem da oficina da Al. Santos onde ficava o preparador Roger.
    Era uma garagem embaixo de uma casa perto do parque Trianon, acho que a família morava lá também.
    Quem estava sempre lá era o Ricardo Divilla.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 19:36
    Permalink

    Créditos devidamente “creditados”, voltemos às fotos:

    Foto 1 – Sem dúvida o ano é 67, ainda aposto em alguma etapa do Campeonato Brasileiro de F-Vê, ano em que Emerson foi campeão brasileiro. Foram três corridas no RJ: junho, agosto e dezembro.

    Foto 2 – Roger Resny, Emerson, Elisio Casado e Chico Rosa.

    Foto 3 – Sei não, aposto na terceira etapa do Campeonato Brasileiro de F-V~e, em Interlagos. Vide o bico do terceiro Fitti F-Vê à esquerda, carrod e Marivaldo Fernandes, que aparece à direita na foto junto com o Chico Rosa. Nesta prova deu Marivaldo em primeiro, Emerson em segundo e Wilsinho em quarto. Quem tem acervo é só conferir…

    Gozado, não tenho o registro do Totó Porto andando de Fitti-Vê, somente de Aranae e Sprint-Vê (mesma coisa, só mudou o nome…)e, no caso, dos 500 Km de Interlagos de 67, pelo menos o crédito está lá junto com o Buby Loureiro. Agora se ele correu só, não sei, não estava lá, portanto dou crédito a quem estava.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 19:36
    Permalink

    Créditos devidamente “creditados”, voltemos às fotos:

    Foto 1 – Sem dúvida o ano é 67, ainda aposto em alguma etapa do Campeonato Brasileiro de F-Vê, ano em que Emerson foi campeão brasileiro. Foram três corridas no RJ: junho, agosto e dezembro.

    Foto 2 – Roger Resny, Emerson, Elisio Casado e Chico Rosa.

    Foto 3 – Sei não, aposto na terceira etapa do Campeonato Brasileiro de F-V~e, em Interlagos. Vide o bico do terceiro Fitti F-Vê à esquerda, carrod e Marivaldo Fernandes, que aparece à direita na foto junto com o Chico Rosa. Nesta prova deu Marivaldo em primeiro, Emerson em segundo e Wilsinho em quarto. Quem tem acervo é só conferir…

    Gozado, não tenho o registro do Totó Porto andando de Fitti-Vê, somente de Aranae e Sprint-Vê (mesma coisa, só mudou o nome…)e, no caso, dos 500 Km de Interlagos de 67, pelo menos o crédito está lá junto com o Buby Loureiro. Agora se ele correu só, não sei, não estava lá, portanto dou crédito a quem estava.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 20:11
    Permalink

    Voltando á foto #1, sabe o que me lembra este bico “vazado” do Fitti Vê?
    Me recorda o Ciai-Vê do Newtinho Alves, que andou vencendo umas corridas no RJ lá por 68/69.
    Aliás, após o impulso inicial em 67, com o fechamento de Interlagos no ano seguinte, a F-Vê se tornou uma categoria eminentemente carioca, com um disputado campeonato regional em 68.Já em 69 deu uma enfraquecida, meio sombreada pelo lançamento no final do ano da tal Fórmula Brasil (chassis de F-Vê com motor 1600 cc e dupla carburação), que não deu em nada. Em 70, somente umas duas provas no Festival de Velocidade em SP e a categoria desapareceu para sempre. Muitos de seus chassis ainda serviram para os primeiros F_VW 1300 em 1975 e, acreditem, para a F-Fiat lá por 82.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 20:11
    Permalink

    Voltando á foto #1, sabe o que me lembra este bico “vazado” do Fitti Vê?
    Me recorda o Ciai-Vê do Newtinho Alves, que andou vencendo umas corridas no RJ lá por 68/69.
    Aliás, após o impulso inicial em 67, com o fechamento de Interlagos no ano seguinte, a F-Vê se tornou uma categoria eminentemente carioca, com um disputado campeonato regional em 68.Já em 69 deu uma enfraquecida, meio sombreada pelo lançamento no final do ano da tal Fórmula Brasil (chassis de F-Vê com motor 1600 cc e dupla carburação), que não deu em nada. Em 70, somente umas duas provas no Festival de Velocidade em SP e a categoria desapareceu para sempre. Muitos de seus chassis ainda serviram para os primeiros F_VW 1300 em 1975 e, acreditem, para a F-Fiat lá por 82.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 21:14
    Permalink

    Tô meio sem tempo ( o consórcio da Lamborghini tá pela hora da morte, e tô trampando e viajando muito) , então vai no curto e grosso ; 1- essa postura de virgem em gafieira é ridícula (cobrar crédito de material de domínio público? vai querer o quê? direito autoral?) 2- realmente dar o crédito é questao de cortesia , mas não transforma em criminoso que não o faz, no caso específico por falta da indicação); 3- O Saloma tem uma postura super ética com fontes, tanto que estou devendo uma solução de um caso de material meu para ele publicar. O MAterial já está com ele a 3 meses e ele não publicou, apesar de ser de minha autoria, porque já apareceu em outro site.
    Quem não gostou que me encontre na jaqueira pra um risca faca .

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 21:14
    Permalink

    Tô meio sem tempo ( o consórcio da Lamborghini tá pela hora da morte, e tô trampando e viajando muito) , então vai no curto e grosso ; 1- essa postura de virgem em gafieira é ridícula (cobrar crédito de material de domínio público? vai querer o quê? direito autoral?) 2- realmente dar o crédito é questao de cortesia , mas não transforma em criminoso que não o faz, no caso específico por falta da indicação); 3- O Saloma tem uma postura super ética com fontes, tanto que estou devendo uma solução de um caso de material meu para ele publicar. O MAterial já está com ele a 3 meses e ele não publicou, apesar de ser de minha autoria, porque já apareceu em outro site.
    Quem não gostou que me encontre na jaqueira pra um risca faca .

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 22:06
    Permalink

    Joaquim,

    Falou de Newton Alves, falou de um amigo particular. E aproveito para contar uma das histórias dessa piloto-preparador, uma figura maravilhosa, cuja amizade muito me honra.
    O Ciai-Vê foi construído pelo mecânico-preparador-motociclista italiano Ciai, hoje octogenário e ainda à frente de sua oficina Ciai Moto Sport, especializada em carros italianos, nas proximidades da Praça da Bandeira, aqui no Rio. Logo que o carro ficou pronto, seu peso ultrapassava os 375 kg de peso mínimo da Formula Vê, o que obrigou à dupla Newtinho-Ciai sair aliviando peso da treliça tubular, cujo resultado não podia ser outro: perda de rigidez. Newtinho, kartista que era, nem esquentou a cabeça, deixou o chassi se mexer e enrijeceu as suspensões, assim obtendo um bom rendimento. O mini para-brisas de plexi-glass foi no seu apartamento na Rua Carvalho Alvim, Tijuca, onde ainda reside, com D. Glória derramando água quente sobre o fino plástico apoiado no jundo da banheira.

    Na base da consistência dos seus resultados, sagrou-se Campeão Carioca de 1968.

    1a Etapa -> 3o Lugar
    2a Etapa -> 1o Lugar
    3a Etapa -> 1o Lugar
    4a Etapa -> 3o Lugar
    5a Etapa -> 2o Lugar

    Continuando, Newtinho levou quase 6 meses para receber o título porque houve protesto após uma prova em que os cartolas cariocas (Amadeu Girão & Cia) decidiram fazer uma prova mais longa, para a qual os 2 tanques de 20 litros cada dos F-Vê não dariam autonomia suficiente sem reabastecimento. Newtinho e Ciai leram o regulamento com olhos de advogados e instalaram uma tubulação de diâmetro avantajado e grande comprimento para levar o combustível dos tanques até a bomba de gasolina que, com a ajuda de uma regulagem de carburação pobre (giclê pequeno) e uma tocada suave, poderiam fazer com que o fórmula de numeral 92 (marca registrada de Newtinho) chegasse ao final da prova sem parada no box. Não deu outra, a turma protestou alegando que o carro teria uma capacidade volumétrica maior que os 40 litros regulamentares, o que foi contraposto pela dupla piloto e construtor alegando que os tanques tinham a capacidade determinada no regulamento, mas a tubulação (diâmetro e comprimento) não. E assim acabou levando para casa o troféu e o título de Campeão Carioca de Formula Vê de 1968.
    Após a temporada, o Ciai-Vê foi desmontado, seu chassi alargado e transformado num buggy.
    Tenho mais histórias sobre o Newtinho, inclusive uns “auxílios luxuosos” que ele me deu durante as restaurações do meu MGB Roadster e do Porsche 914.

    Saloma,

    Você que é daqui da terrinha, há de se lembrar do lendário jornalista Ibrahim Sued cujas frases, ficaram na história do colunismo social carioca, tais como:
    – De leve eu chego lá
    – Os cães ladram e a caravana passa
    – Olho vivo porque cavalo não desce escada

    Bola pra frente.

    Etc…

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 22:06
    Permalink

    Joaquim,

    Falou de Newton Alves, falou de um amigo particular. E aproveito para contar uma das histórias dessa piloto-preparador, uma figura maravilhosa, cuja amizade muito me honra.
    O Ciai-Vê foi construído pelo mecânico-preparador-motociclista italiano Ciai, hoje octogenário e ainda à frente de sua oficina Ciai Moto Sport, especializada em carros italianos, nas proximidades da Praça da Bandeira, aqui no Rio. Logo que o carro ficou pronto, seu peso ultrapassava os 375 kg de peso mínimo da Formula Vê, o que obrigou à dupla Newtinho-Ciai sair aliviando peso da treliça tubular, cujo resultado não podia ser outro: perda de rigidez. Newtinho, kartista que era, nem esquentou a cabeça, deixou o chassi se mexer e enrijeceu as suspensões, assim obtendo um bom rendimento. O mini para-brisas de plexi-glass foi no seu apartamento na Rua Carvalho Alvim, Tijuca, onde ainda reside, com D. Glória derramando água quente sobre o fino plástico apoiado no jundo da banheira.

    Na base da consistência dos seus resultados, sagrou-se Campeão Carioca de 1968.

    1a Etapa -> 3o Lugar
    2a Etapa -> 1o Lugar
    3a Etapa -> 1o Lugar
    4a Etapa -> 3o Lugar
    5a Etapa -> 2o Lugar

    Continuando, Newtinho levou quase 6 meses para receber o título porque houve protesto após uma prova em que os cartolas cariocas (Amadeu Girão & Cia) decidiram fazer uma prova mais longa, para a qual os 2 tanques de 20 litros cada dos F-Vê não dariam autonomia suficiente sem reabastecimento. Newtinho e Ciai leram o regulamento com olhos de advogados e instalaram uma tubulação de diâmetro avantajado e grande comprimento para levar o combustível dos tanques até a bomba de gasolina que, com a ajuda de uma regulagem de carburação pobre (giclê pequeno) e uma tocada suave, poderiam fazer com que o fórmula de numeral 92 (marca registrada de Newtinho) chegasse ao final da prova sem parada no box. Não deu outra, a turma protestou alegando que o carro teria uma capacidade volumétrica maior que os 40 litros regulamentares, o que foi contraposto pela dupla piloto e construtor alegando que os tanques tinham a capacidade determinada no regulamento, mas a tubulação (diâmetro e comprimento) não. E assim acabou levando para casa o troféu e o título de Campeão Carioca de Formula Vê de 1968.
    Após a temporada, o Ciai-Vê foi desmontado, seu chassi alargado e transformado num buggy.
    Tenho mais histórias sobre o Newtinho, inclusive uns “auxílios luxuosos” que ele me deu durante as restaurações do meu MGB Roadster e do Porsche 914.

    Saloma,

    Você que é daqui da terrinha, há de se lembrar do lendário jornalista Ibrahim Sued cujas frases, ficaram na história do colunismo social carioca, tais como:
    – De leve eu chego lá
    – Os cães ladram e a caravana passa
    – Olho vivo porque cavalo não desce escada

    Bola pra frente.

    Etc…

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 22:37
    Permalink

    Saloma,

    Da próxima vez pego os óculos para teclar.

    “O mini para-brisas de plexi-glass foi MOLDADO no seu apartamento na Rua Carvalho Alvim, Tijuca, onde ainda reside, com D. Glória derramando água quente sobre o fino plástico apoiado no FUNDO da banheira.

    Como o post é relativo a Formula Vê, paro por aqui. Quando rolar algo sobre os Malzonis do Newton, ou sobre o famoso motor DKW 4 cilindros, eu conto outros fatos interessantes. Tem história também sobre o Merlyn-Ford que ele teve em sociedade com Amaury Mesquita, com apoio de box de Pedro Ernesto, que foi mecânico da Equipe Merci de Kart (Jorge Freitas e Toninho da Matta), etc …

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 22:37
    Permalink

    Saloma,

    Da próxima vez pego os óculos para teclar.

    “O mini para-brisas de plexi-glass foi MOLDADO no seu apartamento na Rua Carvalho Alvim, Tijuca, onde ainda reside, com D. Glória derramando água quente sobre o fino plástico apoiado no FUNDO da banheira.

    Como o post é relativo a Formula Vê, paro por aqui. Quando rolar algo sobre os Malzonis do Newton, ou sobre o famoso motor DKW 4 cilindros, eu conto outros fatos interessantes. Tem história também sobre o Merlyn-Ford que ele teve em sociedade com Amaury Mesquita, com apoio de box de Pedro Ernesto, que foi mecânico da Equipe Merci de Kart (Jorge Freitas e Toninho da Matta), etc …

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 23:00
    Permalink

    Ah! As prima-donas !
    Engraçada esta polêmica ! (gosto de polêmicas)
    Mas isto me lembra o que dizia minha saudosa vovó:
    Mijar-com-o-pau-dos-outros !
    E daí de quem são as fotos ? São suas ? Não ?
    Então não encha o saco, porra !
    Se não tiver nada de útil a acrescentar, fique na sua !
    E se não gostar, tô com o Vitão: vamos ao risca-faca !

    Mas dos alhos-pros-bugalhos, duas coisas interessantes a acrescentar aqui:
    1.- Depois de tantas aventuras, a última função do saudoso amigo Alexandre “Aranae” Guimarães, foi trabalhando comigo. O pateta me chamava de “chefinho” ! Foi com ele que aprendí a pilotar um alinhador Dunlop.
    2.- Quando o PV foi para as terras-da-raínha, passou as tralhas (tralhas mesmo…) da escolinha para o Keko. Pegamos um quase defunto Fitti-Vê, demos um trato, pintamos “a lá” John Player Lotus 72 e mandamos para a fazenda Campos Elísios, do Marito Cintra Gordinho, em Sebastião de Lacerda, RJ.
    Pregamos a barata na parede das tulhas, acima da churrasqueira.
    Na última vez que ouví falar, a fazenda estava abandonada, mas o carro continuava lá !

    Aventureiros ! Mãos-a-obra !

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 23:00
    Permalink

    Ah! As prima-donas !
    Engraçada esta polêmica ! (gosto de polêmicas)
    Mas isto me lembra o que dizia minha saudosa vovó:
    Mijar-com-o-pau-dos-outros !
    E daí de quem são as fotos ? São suas ? Não ?
    Então não encha o saco, porra !
    Se não tiver nada de útil a acrescentar, fique na sua !
    E se não gostar, tô com o Vitão: vamos ao risca-faca !

    Mas dos alhos-pros-bugalhos, duas coisas interessantes a acrescentar aqui:
    1.- Depois de tantas aventuras, a última função do saudoso amigo Alexandre “Aranae” Guimarães, foi trabalhando comigo. O pateta me chamava de “chefinho” ! Foi com ele que aprendí a pilotar um alinhador Dunlop.
    2.- Quando o PV foi para as terras-da-raínha, passou as tralhas (tralhas mesmo…) da escolinha para o Keko. Pegamos um quase defunto Fitti-Vê, demos um trato, pintamos “a lá” John Player Lotus 72 e mandamos para a fazenda Campos Elísios, do Marito Cintra Gordinho, em Sebastião de Lacerda, RJ.
    Pregamos a barata na parede das tulhas, acima da churrasqueira.
    Na última vez que ouví falar, a fazenda estava abandonada, mas o carro continuava lá !

    Aventureiros ! Mãos-a-obra !

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 23:03
    Permalink

    Joaquim , na 2ª foto você confundiu o Elisío Casado com o Chico Picciuto . Êsse éra O funileiro , não êsses trocadores de peças de hoje em dia . Éssa é uma profissão em extinção . O Chico fez o Fitti Porsche , o Snob’s , o Copersucar , eu não sabía , mas pelo jeito o Fitti Vê , entre outros .

    Abs

    Resposta
  • 21 de agosto de 2008 em 23:03
    Permalink

    Joaquim , na 2ª foto você confundiu o Elisío Casado com o Chico Picciuto . Êsse éra O funileiro , não êsses trocadores de peças de hoje em dia . Éssa é uma profissão em extinção . O Chico fez o Fitti Porsche , o Snob’s , o Copersucar , eu não sabía , mas pelo jeito o Fitti Vê , entre outros .

    Abs

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 08:31
    Permalink

    Dentro desse angú de Fitti Vê, fotos ótimas, ensinamentos do Joaquim e comentários do Vitão de fazer a gente rir; não maltratem o Peralta que é gente boa e muito ciente e preocupado com o crédito das imagens. Claro que as coisas mudaram muito nos últimos anos. Quando o Paulo Scali lançou os livros Gávea e Chico Landi, recebeu pelo menos umas 4 tentativas de “extorsão” pelo uso de imagens. Acompanhei os casos e no livro que a Mahle apoiou em seguida: Automobilismo Gaúcho, eu cedi a maior parte das imagens, abri mão da referência, indiquei a fonte original (de algumas nem lembrava) com excesso de zelo para não me incomodar; e isto inclusive para muitas fotos dos calendários. Esta preocupação mantive até no site do Museu, mas isso está virando bobagem pelo crescimento absurdo da internet. O que está sendo lançado ao ar está caindo no domínio público e num intrincado jogo onde todos ganham. Achei ótima esta controvérsia Saloma, porque está dando a oportunidade de nós estabelecermos, pelo menos para o antigomobilismo e automobilismo histórico brasileiro (que tem neste blog seu ponto de encontro principal), um padrão mais aberto e sem frescuras.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 08:31
    Permalink

    Dentro desse angú de Fitti Vê, fotos ótimas, ensinamentos do Joaquim e comentários do Vitão de fazer a gente rir; não maltratem o Peralta que é gente boa e muito ciente e preocupado com o crédito das imagens. Claro que as coisas mudaram muito nos últimos anos. Quando o Paulo Scali lançou os livros Gávea e Chico Landi, recebeu pelo menos umas 4 tentativas de “extorsão” pelo uso de imagens. Acompanhei os casos e no livro que a Mahle apoiou em seguida: Automobilismo Gaúcho, eu cedi a maior parte das imagens, abri mão da referência, indiquei a fonte original (de algumas nem lembrava) com excesso de zelo para não me incomodar; e isto inclusive para muitas fotos dos calendários. Esta preocupação mantive até no site do Museu, mas isso está virando bobagem pelo crescimento absurdo da internet. O que está sendo lançado ao ar está caindo no domínio público e num intrincado jogo onde todos ganham. Achei ótima esta controvérsia Saloma, porque está dando a oportunidade de nós estabelecermos, pelo menos para o antigomobilismo e automobilismo histórico brasileiro (que tem neste blog seu ponto de encontro principal), um padrão mais aberto e sem frescuras.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 08:46
    Permalink

    Trevisan, achei ótimo vc se manifestar sobre o assunto. Pois eu mesmo já cedi ao Paulo, meu conteporãneo de Petrópolis, imagens para seus livros…e outros livros tb foram presenteados com imagens cedidas por mim tb. É assim, um ajudando o outro na formação dessa cultura tão esquecida do nosso automobilísmo.
    abs
    LS

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 08:46
    Permalink

    Trevisan, achei ótimo vc se manifestar sobre o assunto. Pois eu mesmo já cedi ao Paulo, meu conteporãneo de Petrópolis, imagens para seus livros…e outros livros tb foram presenteados com imagens cedidas por mim tb. É assim, um ajudando o outro na formação dessa cultura tão esquecida do nosso automobilísmo.
    abs
    LS

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 10:06
    Permalink

    Vamos por partes.
    Eu acho que se veio sem crédito(tenho certeza que sim,pois o Saloma enche o saco sobre as fontes)acabou a história.
    se eu tenho um livro,bato foto de uma página e mando eu surrupiei???
    Eu COMPREI a merda do livro e faço com ele o que bem entender.
    Só não ponho aqui o material das Deka 4 cilindros por que prometi ao FG que ele ia ver antes.
    Agora o resto,mostra para esse animal que somos “independentes”fazemos chover aqui e se não gostou,como Vitão e o Dú já falaram….VÃO PARA A PQP!!!!!
    A maleta está lá,famos começar Saloma???

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 10:06
    Permalink

    Vamos por partes.
    Eu acho que se veio sem crédito(tenho certeza que sim,pois o Saloma enche o saco sobre as fontes)acabou a história.
    se eu tenho um livro,bato foto de uma página e mando eu surrupiei???
    Eu COMPREI a merda do livro e faço com ele o que bem entender.
    Só não ponho aqui o material das Deka 4 cilindros por que prometi ao FG que ele ia ver antes.
    Agora o resto,mostra para esse animal que somos “independentes”fazemos chover aqui e se não gostou,como Vitão e o Dú já falaram….VÃO PARA A PQP!!!!!
    A maleta está lá,famos começar Saloma???

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 11:08
    Permalink

    Achei sensacional esta discussão!!!!
    1. achei um cara que eu não conhecia, o Ronald Resny, que pelo jeito tem várias histórias para contar;
    2. fiquei sabendo de um monte de detalhes sobre a Formula-Ve que eu desconhecia. A historia do Ciai contada pelo Vicente mostar o que era automobilismo esportivo no final de 60. Amor, carinho, dedicação, criatividade, adaptação. E até os pilotos e construtores eram amigos, e se divertiam muito. Voces conseguem imaginar um piloto de uma categoria importante de hoje(como a F-Ve era na epoca), com aquele sorriso e alegria que o Emerson está nas fotos, antes ou depois de um aprova????
    3. parece que achamos outro Fitti-Ve…. pelo menos uma pista…. Quem vai procurar?

    Só posso agradecer ao Saloma este espaço, unde como ele mesmo diz, um monte da “Matuzas” se encontram e colocam para fora sua experiencia, sua vivencia, seu jeito divertido, seu jeito ranzinza, e no final a gente se diverte, brigando, elogiando, aprendendo, descobrindo coisa velhas novas.

    A unica duvida que para mim permanece é a primeira foto: O que é que o Fitti-Ve e o Karmann-Guia estavam fazendo juntos, e para onde estavam indo ou vindo?????

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 11:08
    Permalink

    Achei sensacional esta discussão!!!!
    1. achei um cara que eu não conhecia, o Ronald Resny, que pelo jeito tem várias histórias para contar;
    2. fiquei sabendo de um monte de detalhes sobre a Formula-Ve que eu desconhecia. A historia do Ciai contada pelo Vicente mostar o que era automobilismo esportivo no final de 60. Amor, carinho, dedicação, criatividade, adaptação. E até os pilotos e construtores eram amigos, e se divertiam muito. Voces conseguem imaginar um piloto de uma categoria importante de hoje(como a F-Ve era na epoca), com aquele sorriso e alegria que o Emerson está nas fotos, antes ou depois de um aprova????
    3. parece que achamos outro Fitti-Ve…. pelo menos uma pista…. Quem vai procurar?

    Só posso agradecer ao Saloma este espaço, unde como ele mesmo diz, um monte da “Matuzas” se encontram e colocam para fora sua experiencia, sua vivencia, seu jeito divertido, seu jeito ranzinza, e no final a gente se diverte, brigando, elogiando, aprendendo, descobrindo coisa velhas novas.

    A unica duvida que para mim permanece é a primeira foto: O que é que o Fitti-Ve e o Karmann-Guia estavam fazendo juntos, e para onde estavam indo ou vindo?????

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 11:21
    Permalink

    Eric, passa a mala no domingão, e colocamos pra quebrar!
    Mario, sem tempo não pesquiso, mas vou verificar nos alfarrabos o que aconteceu na época mencionada…

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 11:21
    Permalink

    Eric, passa a mala no domingão, e colocamos pra quebrar!
    Mario, sem tempo não pesquiso, mas vou verificar nos alfarrabos o que aconteceu na época mencionada…

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 11:40
    Permalink

    Assim será feito!!!!!!!!!!!!
    Domingo I’ll be there!!!!!!

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 11:40
    Permalink

    Assim será feito!!!!!!!!!!!!
    Domingo I’ll be there!!!!!!

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 12:20
    Permalink

    Opa o negócio aqui tava bom !

    Polêmicas as vezes são boas para que se ponha os pingos- “is” !

    Meio de Gaiatamente aproveito para fazer uma pergunta meio sem importância, mas na primeira foto os carros não estão descendo a estrada Grajaú-Jacarepaguá ?

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 12:20
    Permalink

    Opa o negócio aqui tava bom !

    Polêmicas as vezes são boas para que se ponha os pingos- “is” !

    Meio de Gaiatamente aproveito para fazer uma pergunta meio sem importância, mas na primeira foto os carros não estão descendo a estrada Grajaú-Jacarepaguá ?

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 12:28
    Permalink

    Galera, a interrogação sobre o trajeto da primeira foto persisti. Quem pode elucidar a bagaça é Ronald Rezny. Fizemos nossa parte em relação aos créditos, portanto aguardamos a resposta sobre o trajeto da foto 1…

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 12:28
    Permalink

    Galera, a interrogação sobre o trajeto da primeira foto persisti. Quem pode elucidar a bagaça é Ronald Rezny. Fizemos nossa parte em relação aos créditos, portanto aguardamos a resposta sobre o trajeto da foto 1…

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 12:33
    Permalink

    Até esqueci de comentar sobre a foto do KG e do Fitti-Vê juntos. O local, com certeza é a av. Niemeyer, no sentido Leblon-S.Conrado (a curva à esquerda é a segunda depois do Mirante), que era o único caminho para o autódromo na época(não havia o tunel ainda). Se não me engano houve um festival em que aconteceram corridas de F-Vê e de Turismo. E esta pick-up já apreceu por aqui: lembram da foto em que o Fittiporsche estava sendo retirado da garagem pela primeira vez? Ela puxava a carreta!

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 12:33
    Permalink

    Até esqueci de comentar sobre a foto do KG e do Fitti-Vê juntos. O local, com certeza é a av. Niemeyer, no sentido Leblon-S.Conrado (a curva à esquerda é a segunda depois do Mirante), que era o único caminho para o autódromo na época(não havia o tunel ainda). Se não me engano houve um festival em que aconteceram corridas de F-Vê e de Turismo. E esta pick-up já apreceu por aqui: lembram da foto em que o Fittiporsche estava sendo retirado da garagem pela primeira vez? Ela puxava a carreta!

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 12:58
    Permalink

    Felipe W,

    Trata-se da Av. Niemeyer, sentido Leblon-São Conrado, pouco antes da curva que logo após a pista passa pela rocha cortada, antes da pequena reta que passa em frente ao Sheraton.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 12:58
    Permalink

    Felipe W,

    Trata-se da Av. Niemeyer, sentido Leblon-São Conrado, pouco antes da curva que logo após a pista passa pela rocha cortada, antes da pequena reta que passa em frente ao Sheraton.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 13:10
    Permalink

    Confirmando o post de número quatro…
    “…avenida Niemeyer em direção a São Conrrado…”, que conhece não se esquece.
    abs
    LS

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 13:10
    Permalink

    Confirmando o post de número quatro…
    “…avenida Niemeyer em direção a São Conrrado…”, que conhece não se esquece.
    abs
    LS

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 13:19
    Permalink

    Puxa vida, vocês são demais……
    Estes “Matuzas” matam todas (como é bom a gente já ter vivido bastante!!!!!!) …….
    Agora só falta alguém ter uma foto daquele Fitti pendurado na churrasqueira que o “M” falou….

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 13:19
    Permalink

    Puxa vida, vocês são demais……
    Estes “Matuzas” matam todas (como é bom a gente já ter vivido bastante!!!!!!) …….
    Agora só falta alguém ter uma foto daquele Fitti pendurado na churrasqueira que o “M” falou….

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 13:56
    Permalink

    Saloma,Sempre leio mas quase nunca comento aqui no blog (prefiro aprender…)…. Morei uns bons tempos no Rio (nos tempos bons…) e quem conhece não esquece a Niemeyer MESMO, afinal poucos metros à frente, na curva à esquerda é só seguir reto e subir para o VIP’S!!!! Quantas histórias, que saudades!!!! By the way o Vip’s ainda existe???PS: quanto a discussão sobre “direitos autorais”, como diria Nick B, ME POUPE!!!Abs,Marcelo Foresti

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 13:56
    Permalink

    Saloma,Sempre leio mas quase nunca comento aqui no blog (prefiro aprender…)…. Morei uns bons tempos no Rio (nos tempos bons…) e quem conhece não esquece a Niemeyer MESMO, afinal poucos metros à frente, na curva à esquerda é só seguir reto e subir para o VIP’S!!!! Quantas histórias, que saudades!!!! By the way o Vip’s ainda existe???PS: quanto a discussão sobre “direitos autorais”, como diria Nick B, ME POUPE!!!Abs,Marcelo Foresti

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 15:15
    Permalink

    Luca,
    Obrigado pela correção,é mesmo o Chico Picciuto…pisei na bola, acontece!
    Quanto à presença do KG-Porsche, não consigo me lembrar de nenhuma prova na época, em que os dois tivessem corridos na mesma data (em provas diferentes, é claro).
    Daí, fiquei com a pulga atrás da orelha: me lembrei que o Sidney Cardoso me contou que quando ele comprou da Dacon o KG-Porsche que era do Môco, quem foi entregar o carro foi o Wilsinho Fittipaldi, ali pelo finalzinho de 67.
    Será ? Sei não, sei não…

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 15:15
    Permalink

    Luca,
    Obrigado pela correção,é mesmo o Chico Picciuto…pisei na bola, acontece!
    Quanto à presença do KG-Porsche, não consigo me lembrar de nenhuma prova na época, em que os dois tivessem corridos na mesma data (em provas diferentes, é claro).
    Daí, fiquei com a pulga atrás da orelha: me lembrei que o Sidney Cardoso me contou que quando ele comprou da Dacon o KG-Porsche que era do Môco, quem foi entregar o carro foi o Wilsinho Fittipaldi, ali pelo finalzinho de 67.
    Será ? Sei não, sei não…

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 15:18
    Permalink

    Joca…bem lembrado. Foi assim que Sidney falou da entrega da barata. Quase um sedex…

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 15:18
    Permalink

    Joca…bem lembrado. Foi assim que Sidney falou da entrega da barata. Quase um sedex…

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 15:49
    Permalink

    Joaquim e Saloma , também lembro déssa história do Sidney ( que por sinal anda sumido ) , mas o KG da foto não é êsse , à não ser que êle tenha comprado o dos Fittipa , pois êsse não é azul , deve ser laranja e tem o Sticker da Bardahl na tampa trazeira como o do Wilsinho . O nº tambèm está estranho , parece um 1 , o espelho da pick up tampa o outro , mas não é 7 nem 77 . MISSTÉÉÉÉÉÉRIO !!!!!!!!
    O Sidney mata éssa charada …
    Abs.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 15:49
    Permalink

    Joaquim e Saloma , também lembro déssa história do Sidney ( que por sinal anda sumido ) , mas o KG da foto não é êsse , à não ser que êle tenha comprado o dos Fittipa , pois êsse não é azul , deve ser laranja e tem o Sticker da Bardahl na tampa trazeira como o do Wilsinho . O nº tambèm está estranho , parece um 1 , o espelho da pick up tampa o outro , mas não é 7 nem 77 . MISSTÉÉÉÉÉÉRIO !!!!!!!!
    O Sidney mata éssa charada …
    Abs.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 15:59
    Permalink

    Boa Luca, é o laranjão e o detalhe do numeral tb chamou atenção…

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 15:59
    Permalink

    Boa Luca, é o laranjão e o detalhe do numeral tb chamou atenção…

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 16:09
    Permalink

    O numeral não é 7 (Emerson), nem 77 (Wilsinho), nem 2 (Moco). Dá para ver um número que aparentemente é de 2 dígitos e o algarismo 1. Se acessarem a página da Obvio!, verão:

    “A chegada consagradora da Escuderia Dacon com os Karmann-Ghia/Porsches 77 em primeiro, pilotado por Wilson Fittipaldi e José Carlos “Môco” Pace, o 7 em segundo pilotado por Emerson Fittipaldi e Francisco “Chiquinho” Lameirão e o 12 em terceiro, pilotado por Rodolpho Costa e Lian Duarte nos 1.000 Kilometros de Brasília, maio 1967.

    E agora?????

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 16:09
    Permalink

    O numeral não é 7 (Emerson), nem 77 (Wilsinho), nem 2 (Moco). Dá para ver um número que aparentemente é de 2 dígitos e o algarismo 1. Se acessarem a página da Obvio!, verão:

    “A chegada consagradora da Escuderia Dacon com os Karmann-Ghia/Porsches 77 em primeiro, pilotado por Wilson Fittipaldi e José Carlos “Môco” Pace, o 7 em segundo pilotado por Emerson Fittipaldi e Francisco “Chiquinho” Lameirão e o 12 em terceiro, pilotado por Rodolpho Costa e Lian Duarte nos 1.000 Kilometros de Brasília, maio 1967.

    E agora?????

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 16:14
    Permalink

    continuando …..

    Ailton e João “Jiquica” Varanda de petrópolis também compraram KG-Porsche da Dacon.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 16:14
    Permalink

    continuando …..

    Ailton e João “Jiquica” Varanda de petrópolis também compraram KG-Porsche da Dacon.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 16:42
    Permalink

    Não sou bom para datas e sequer períodos, mas lembro que o primeiro KG-Porsche era meio vermelho com faixas brancas e correu no Rio com o Chico Landi. O carro ainda era de lata e não de fibra.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 16:42
    Permalink

    Não sou bom para datas e sequer períodos, mas lembro que o primeiro KG-Porsche era meio vermelho com faixas brancas e correu no Rio com o Chico Landi. O carro ainda era de lata e não de fibra.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 16:46
    Permalink

    O que mais me impressiona é a foto 4. Do Émerson sorrindo com o mesmo semblante de dias atrás na GT3.
    Quantos anos se passaram desta foto e dele na GT3 ?
    O Marcelo mandou legal, resumiu a parada.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 16:46
    Permalink

    O que mais me impressiona é a foto 4. Do Émerson sorrindo com o mesmo semblante de dias atrás na GT3.
    Quantos anos se passaram desta foto e dele na GT3 ?
    O Marcelo mandou legal, resumiu a parada.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 18:08
    Permalink

    Acredite quem quiser, mas já andei num Fitti-Vê desses e no local menos provável. Calma, moçada, não sou tão antigo assim…
    Explico: lá por 78, em Belém do Pará, conheci um militar carioca, Antonio Respício, que começou a correr de kart com o pessoal. Gente muito boa, tinha um Fitti F-Vê que rebocara num Puma desde o RJ pela Belém Brasilia.
    Um dia, resolvemos botar o bicho pra andar, no estacionamento do Ceasa. Só deu pra usar 2a. e 3a. marchas (invertidas, por sinal, o motorzinho era um 1300 cc, dois Solex 32, uns 65 HP), mas a diversão foi garantida.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 18:08
    Permalink

    Acredite quem quiser, mas já andei num Fitti-Vê desses e no local menos provável. Calma, moçada, não sou tão antigo assim…
    Explico: lá por 78, em Belém do Pará, conheci um militar carioca, Antonio Respício, que começou a correr de kart com o pessoal. Gente muito boa, tinha um Fitti F-Vê que rebocara num Puma desde o RJ pela Belém Brasilia.
    Um dia, resolvemos botar o bicho pra andar, no estacionamento do Ceasa. Só deu pra usar 2a. e 3a. marchas (invertidas, por sinal, o motorzinho era um 1300 cc, dois Solex 32, uns 65 HP), mas a diversão foi garantida.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 18:15
    Permalink

    Zullino,
    Em 1967 os KG-Porsche já usavam carrocerias de fibra de vidro.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 18:15
    Permalink

    Zullino,
    Em 1967 os KG-Porsche já usavam carrocerias de fibra de vidro.

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 20:42
    Permalink

    Esse Saloma e essa cambada…que show!!!
    Mal posso esperar por domingo…café será trocado por chopp antes da primeira volta…rss
    Marcelo Foresti…vc é aquele da Proudfoot???
    Apareceça…
    Abrs
    Sergio Falque

    Resposta
  • 22 de agosto de 2008 em 20:42
    Permalink

    Esse Saloma e essa cambada…que show!!!
    Mal posso esperar por domingo…café será trocado por chopp antes da primeira volta…rss
    Marcelo Foresti…vc é aquele da Proudfoot???
    Apareceça…
    Abrs
    Sergio Falque

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 00:19
    Permalink

    Mario,
    Sobre o Fitti-na-parede, já dei a dica. Posso acrescentar que a fazenda Campos Elísios, junto com a Sto.Antônio e a Guaritá, foram vendidas para a mesma pessoa. O antigo dono era o Sr. Marcos Vieira da Cunha. Lembro também que o encarregado era o Olímpio Werneck (será que é parente do Filipe W ?).
    Para o pessoal do RJ, acho que vale a garimpagem !

    Vicente,
    Bota o 914 na estrada ! A subida por Conservatória é um belo passeio ! E a recompensa pode ser boa !

    Joaquim,
    Eu também andei muuuuito com os Fitti Vê da escolinha ! Tá aí uma categoria que deveria ser eterna ! BBB, bom, bonito e barato. Se o cabra não batesse, fazia o campeonato inteiro com 1 motor e 1 jg de pneus ! Era + barato do que o kart !

    Abraços a todos !

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 00:19
    Permalink

    Mario,
    Sobre o Fitti-na-parede, já dei a dica. Posso acrescentar que a fazenda Campos Elísios, junto com a Sto.Antônio e a Guaritá, foram vendidas para a mesma pessoa. O antigo dono era o Sr. Marcos Vieira da Cunha. Lembro também que o encarregado era o Olímpio Werneck (será que é parente do Filipe W ?).
    Para o pessoal do RJ, acho que vale a garimpagem !

    Vicente,
    Bota o 914 na estrada ! A subida por Conservatória é um belo passeio ! E a recompensa pode ser boa !

    Joaquim,
    Eu também andei muuuuito com os Fitti Vê da escolinha ! Tá aí uma categoria que deveria ser eterna ! BBB, bom, bonito e barato. Se o cabra não batesse, fazia o campeonato inteiro com 1 motor e 1 jg de pneus ! Era + barato do que o kart !

    Abraços a todos !

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 01:44
    Permalink

    a proxima etapa da f1 vou sair de sete lagoas e vou no encontro da turma em sp pois o papo e mil
    com relacao ao ciai,eu tinha uma rd 350 que deu piti no carburador e estava condenado por todos os mecanicos do rio nos idos 1977.um colega das porraloquices da epoca comentou de um italaino doido da praca da bandeira atraz da leopoldina qu era expert em carburas e este sr remanufaturou o carb da rd que andava feito cao chupando manga
    eu andava na av brasil em velocidade de piper e tenho testemunha viva que atesta os feitos porraloquisticos dos 18 anos
    saudades nao tem idade
    jc sete lagoas

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 01:44
    Permalink

    a proxima etapa da f1 vou sair de sete lagoas e vou no encontro da turma em sp pois o papo e mil
    com relacao ao ciai,eu tinha uma rd 350 que deu piti no carburador e estava condenado por todos os mecanicos do rio nos idos 1977.um colega das porraloquices da epoca comentou de um italaino doido da praca da bandeira atraz da leopoldina qu era expert em carburas e este sr remanufaturou o carb da rd que andava feito cao chupando manga
    eu andava na av brasil em velocidade de piper e tenho testemunha viva que atesta os feitos porraloquisticos dos 18 anos
    saudades nao tem idade
    jc sete lagoas

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 07:15
    Permalink

    Outra curiosidade, aproveitando a dica do Mr. M:
    O Respício também pendurou seu Fitti-Vê na parede de sua casa em Jacarepaguá, parece que era o destino dos Fitti.
    Esta moda foi iniciada com o Jo Bonnier que pendurou seu McLaren M7A de F-1 na parede, lá por 68, eu creio.
    Acho que o Christian Fittipaldi fez o mesmo com um Arrows.
    Quem me dera eu tivesse ao menos meu velho Mini SS para fazer o mesmo…

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 07:15
    Permalink

    Outra curiosidade, aproveitando a dica do Mr. M:
    O Respício também pendurou seu Fitti-Vê na parede de sua casa em Jacarepaguá, parece que era o destino dos Fitti.
    Esta moda foi iniciada com o Jo Bonnier que pendurou seu McLaren M7A de F-1 na parede, lá por 68, eu creio.
    Acho que o Christian Fittipaldi fez o mesmo com um Arrows.
    Quem me dera eu tivesse ao menos meu velho Mini SS para fazer o mesmo…

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 08:25
    Permalink

    Joaquim,

    Existe um militar, de sobrenome Respício, aqui no Rio que construiu uma réplica muito boa de Porsche Carrera, possui um Malzoni (ou Puma ex-DKW) muito desfigurado e há anos trabalha numa réplica Ferrari F40, equipada com motor Chevy V6 americano.

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 08:25
    Permalink

    Joaquim,

    Existe um militar, de sobrenome Respício, aqui no Rio que construiu uma réplica muito boa de Porsche Carrera, possui um Malzoni (ou Puma ex-DKW) muito desfigurado e há anos trabalha numa réplica Ferrari F40, equipada com motor Chevy V6 americano.

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 15:35
    Permalink

    Jose Carlos, se eu falar que já colocamos Raio-X, chapa de raio-x no lugar das palhetas vc. acredita?
    Hj. tá mais fácil, tem umas RD rodando com ignição de Kart, pistão sem saia e de um anel só.
    Velhos tempos, onde como rato de oficina aprendi muito com o Balestrieri, o Gualtiero, e o Sarachú.
    ¨os feitos porraloquisticos dos 18 anos”?
    Cara, o blig do FG e o Blog do Saloma são terapia de graça, e tipo terapia regressiva.
    O Saloma é o recepcionista, e o Joaquim o Terapeuta.
    Como o Joaquim não tem CRM, foi a Minardi Jóca.
    Coisa de Médico Psiquiatra maluco tirando uma dos clientes. Querendo garantir a volta do paciente.
    Pois creio que fomos pacientes, certo Vitão ahhahahahah!

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 15:35
    Permalink

    Jose Carlos, se eu falar que já colocamos Raio-X, chapa de raio-x no lugar das palhetas vc. acredita?
    Hj. tá mais fácil, tem umas RD rodando com ignição de Kart, pistão sem saia e de um anel só.
    Velhos tempos, onde como rato de oficina aprendi muito com o Balestrieri, o Gualtiero, e o Sarachú.
    ¨os feitos porraloquisticos dos 18 anos”?
    Cara, o blig do FG e o Blog do Saloma são terapia de graça, e tipo terapia regressiva.
    O Saloma é o recepcionista, e o Joaquim o Terapeuta.
    Como o Joaquim não tem CRM, foi a Minardi Jóca.
    Coisa de Médico Psiquiatra maluco tirando uma dos clientes. Querendo garantir a volta do paciente.
    Pois creio que fomos pacientes, certo Vitão ahhahahahah!

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 16:01
    Permalink

    M,
    Eu sou um antigomobilista que usa normalmente o carro antigo ao invés de só ficar passando flanela e silicone nos pneus. Já fui a Petrópolis, Itaipava, Águas de Lindóia, São Lourenço, etc, tanto com o 914 quanto com o MG. Sem contar as provas do tipo Classic Endurance no que restou do Autódromo do Rio. Daqui a duas semanas vou a Teresópolis com o 914.

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 16:01
    Permalink

    M,
    Eu sou um antigomobilista que usa normalmente o carro antigo ao invés de só ficar passando flanela e silicone nos pneus. Já fui a Petrópolis, Itaipava, Águas de Lindóia, São Lourenço, etc, tanto com o 914 quanto com o MG. Sem contar as provas do tipo Classic Endurance no que restou do Autódromo do Rio. Daqui a duas semanas vou a Teresópolis com o 914.

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 20:57
    Permalink

    Joaquim,
    Este negócio de pendurar carros na parede, no meu caso, na década de 70, pendurei a primeira moto que tive que foi uma BSA de 75 cc ou 90cc, não me lembro direito, mas ela tinha um problema crônico de quebrar uma tal de chaveta e aí eu resolvi colocá-la pendurada na parede do meu quarto.
    Tenho um kart mini 74 e outro 99 e estou pensando em montar um deles e pendurar aqui na minha sala.
    Jovino

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 20:57
    Permalink

    Joaquim,
    Este negócio de pendurar carros na parede, no meu caso, na década de 70, pendurei a primeira moto que tive que foi uma BSA de 75 cc ou 90cc, não me lembro direito, mas ela tinha um problema crônico de quebrar uma tal de chaveta e aí eu resolvi colocá-la pendurada na parede do meu quarto.
    Tenho um kart mini 74 e outro 99 e estou pensando em montar um deles e pendurar aqui na minha sala.
    Jovino

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 23:39
    Permalink

    Detalhes…
    Na foto 1…”Equipe Fittipaldi indo para o Rio participar da Etada de Fórmula “V” 1967″, e o KG de intruso?
    Foto 5…”Roger Resny e o Fórmula “V” em Interlagos 1967″
    Essas legendas foram tiradas, depois de garimpagem na web, e onde todos podem ver o restante das fotos enviadas para uma penca de internautas, mas sem mencionar o autor, no link abaixo:
    http://gtett.blogspot.com/search?updated-max=2008-05-08T11%3A23%3A00-07%3A00&max-results=10
    É isso…
    LS

    Resposta
  • 23 de agosto de 2008 em 23:39
    Permalink

    Detalhes…
    Na foto 1…”Equipe Fittipaldi indo para o Rio participar da Etada de Fórmula “V” 1967″, e o KG de intruso?
    Foto 5…”Roger Resny e o Fórmula “V” em Interlagos 1967″
    Essas legendas foram tiradas, depois de garimpagem na web, e onde todos podem ver o restante das fotos enviadas para uma penca de internautas, mas sem mencionar o autor, no link abaixo:
    http://gtett.blogspot.com/search?updated-max=2008-05-08T11%3A23%3A00-07%3A00&max-results=10
    É isso…
    LS

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 00:27
    Permalink

    to achando que vou pendurar um malzoni na parede da casa rural pra lembrar das corridas em 68 quando eu tinha 11 anos e era piolho do jacarepagua caledonia e via os malzoni andando na frente de cachorros grande
    meu mestre e executor dos meus projetos atuais foi o construtor do espingarda que posteriormente virou alfazonni.meu amigo adilson hoje mora em sete agoas e estamos finalizando uma 2002 com motor powertec 2.2 que ficou porreta no lugar do motor alemao de injecao mecanica que soltou uma biela a 160 por hora e abriu um buraco no bloco
    adilson e uma lenda viva e pra se ter ideia este cara era o mecanico do mario olivetti na porsche 908
    vou levar ele comigo a sp no proximo meeting
    a ultima do adilson foi os retoques e finalmentes do malzoni do sr carlos andre que nao conheco mas sei dos seus servicos neste bolido que e um sucesso
    proximo projeto sera um unimog com motor de l200 pois o mercedes engine nao ta aguentando o tranco
    ao colega vic miranda eu comprei uma 944 ai de petro e reformei originalmente e vou a bh todo mes pra por gas na goela do 2.5 mpfi 1983,mesmo com caixa automatica e muito show de carro pois .platinum metalico original carreca tabaco no interior rodas ats e perfil baixo nitto
    prezado vic miranda,tem um integrante do blog que se chama dinho amaral,seria ele filho ou parente do milton amaral
    to em 7l sou do rio da pavuna,ex flagger do rio motor,porem moro em minas desde 1980 ,mesmo assim trabalhei em 11 gpbrasil de f1 como flagger master do posto 13 de jpagua
    proxima semana estarei no rio.caro vic miranda e todos meu email e
    braslate@uai.com.br
    estou em sete lagoas mg a dispor
    jose carlos

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 00:27
    Permalink

    to achando que vou pendurar um malzoni na parede da casa rural pra lembrar das corridas em 68 quando eu tinha 11 anos e era piolho do jacarepagua caledonia e via os malzoni andando na frente de cachorros grande
    meu mestre e executor dos meus projetos atuais foi o construtor do espingarda que posteriormente virou alfazonni.meu amigo adilson hoje mora em sete agoas e estamos finalizando uma 2002 com motor powertec 2.2 que ficou porreta no lugar do motor alemao de injecao mecanica que soltou uma biela a 160 por hora e abriu um buraco no bloco
    adilson e uma lenda viva e pra se ter ideia este cara era o mecanico do mario olivetti na porsche 908
    vou levar ele comigo a sp no proximo meeting
    a ultima do adilson foi os retoques e finalmentes do malzoni do sr carlos andre que nao conheco mas sei dos seus servicos neste bolido que e um sucesso
    proximo projeto sera um unimog com motor de l200 pois o mercedes engine nao ta aguentando o tranco
    ao colega vic miranda eu comprei uma 944 ai de petro e reformei originalmente e vou a bh todo mes pra por gas na goela do 2.5 mpfi 1983,mesmo com caixa automatica e muito show de carro pois .platinum metalico original carreca tabaco no interior rodas ats e perfil baixo nitto
    prezado vic miranda,tem um integrante do blog que se chama dinho amaral,seria ele filho ou parente do milton amaral
    to em 7l sou do rio da pavuna,ex flagger do rio motor,porem moro em minas desde 1980 ,mesmo assim trabalhei em 11 gpbrasil de f1 como flagger master do posto 13 de jpagua
    proxima semana estarei no rio.caro vic miranda e todos meu email e
    braslate@uai.com.br
    estou em sete lagoas mg a dispor
    jose carlos

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 08:59
    Permalink

    Jose Carlos,
    Sei que você é do Rio. Vou enviar meu e-mail com telefones.
    O jovem Dinho Amaral é filho de outro antigomobilista, o Alfredo Amaral. Dinho vem de Alfredinho. Pai e filho, gente finísima.
    Quanto ao Porsche do Mario Olivetti, o carro era um 910. Estive com o Mario num rally de clássicos no ano passado.

    M,
    Havia um Fitti-Vê aqui no Rio, mas foi vendido ao Paulo Trevisan, num pacote junto com um KG-Porsche Dacon. Dificilmente alguém guardaria esses carros na sua forma original. Acho que alguns foram alargados e transformados em protótipos ou simplesmente sucateados. O Ciai-Vê ainda sobreviveu alguns anos transformado em buggy.

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 08:59
    Permalink

    Jose Carlos,
    Sei que você é do Rio. Vou enviar meu e-mail com telefones.
    O jovem Dinho Amaral é filho de outro antigomobilista, o Alfredo Amaral. Dinho vem de Alfredinho. Pai e filho, gente finísima.
    Quanto ao Porsche do Mario Olivetti, o carro era um 910. Estive com o Mario num rally de clássicos no ano passado.

    M,
    Havia um Fitti-Vê aqui no Rio, mas foi vendido ao Paulo Trevisan, num pacote junto com um KG-Porsche Dacon. Dificilmente alguém guardaria esses carros na sua forma original. Acho que alguns foram alargados e transformados em protótipos ou simplesmente sucateados. O Ciai-Vê ainda sobreviveu alguns anos transformado em buggy.

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 14:44
    Permalink

    M,
    Concordo que a Formula-Vê não deveria desaparecer. Seria o milagroso remédio para os que, como eu, não tiveram recursos para passar do kart para o automobilismo.

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 14:44
    Permalink

    M,
    Concordo que a Formula-Vê não deveria desaparecer. Seria o milagroso remédio para os que, como eu, não tiveram recursos para passar do kart para o automobilismo.

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 17:48
    Permalink

    Já que o assunto Fitti Vê gerou tanto interesse e saudosismo vou te propor o seguinte Saloma: Vamos selecionar SEIS frequentadores do blog(você tem passe livre) para andar no Fitti do Museu no Autódromo de Guaporé(10 voltas cada) que fica aqui perto de Passo Fundo,e nós levaríamos mais dois fórmulas provavelmente o VW 1300 e o Kaimann Fiat que também são ótimos de andar.Quem quiser baixar o sarrafo não tem problema e quem quiser andar soft também. Aqui entraremos com os carros ,aluguel de pista,macacão e capacete para quem quiser.Seria programa de um dia e almoçaríamos lá em Guaporé.Teria que ser na metade de dezembro ou em janeiro ,com data a confirmar.A minha sugestão seria para os 3 maiores opinadores dentro do blog(o Joaquim já entrou nesta) e 3 sorteados ,ou sei lá que critério voce poderia usar.Ah! tem vôo diário pela OceanAir de SP-Congonhas a P.Fundo.

    Resposta
  • 24 de agosto de 2008 em 17:48
    Permalink

    Já que o assunto Fitti Vê gerou tanto interesse e saudosismo vou te propor o seguinte Saloma: Vamos selecionar SEIS frequentadores do blog(você tem passe livre) para andar no Fitti do Museu no Autódromo de Guaporé(10 voltas cada) que fica aqui perto de Passo Fundo,e nós levaríamos mais dois fórmulas provavelmente o VW 1300 e o Kaimann Fiat que também são ótimos de andar.Quem quiser baixar o sarrafo não tem problema e quem quiser andar soft também. Aqui entraremos com os carros ,aluguel de pista,macacão e capacete para quem quiser.Seria programa de um dia e almoçaríamos lá em Guaporé.Teria que ser na metade de dezembro ou em janeiro ,com data a confirmar.A minha sugestão seria para os 3 maiores opinadores dentro do blog(o Joaquim já entrou nesta) e 3 sorteados ,ou sei lá que critério voce poderia usar.Ah! tem vôo diário pela OceanAir de SP-Congonhas a P.Fundo.

    Resposta
  • 25 de agosto de 2008 em 02:19
    Permalink

    Amigos
    Que saudade de participar dos blogs…
    Finalmente consegui voltar hoje e… Fiquei surpreso ao me deparar com essas fotos!!!
    Acho que posso contribuir para a elucidação do Karmann-Ghia e a do Fitti-Vê aberto no Rio.

    Sumi devido a três motivos:
    1- Obras em casa, pedreiros com maquitas e marteladas a partir das 08:00h.
    2- Nosso amigo Joaquim me arrumou uma empreitada onde tive que scanear CENTENAS de fotos para um amigo dele que está montando um GPL Legends e escolheu o Autódromo do Rio no ano de 67 para isso. Foram várias fotos da reta e várias de todas curvas, ufa!
    3- Scaneando coisas também para o Mássimo Pedrazzi.

    Bem, vamos às fotos:

    Assim como alguns já falaram também me parece que é a Av. Niemeyer.

    Quanto ao Karmann-Ghia, Joaquim, você teve um pequeno lapso de memória. Quem me entregou o Karmann-Ghia do Moco foi o Roberto da Dacon que também trabalhou com o Greco na Willys, tenho foto do dia da entrega.

    O dia dessa foto aí se tornou inesquecível pra mim, por sinal já havia te falado sobre esse dia, mas é lógico que a gente não consegue guardar tudo.
    Vamos lá:
    Essa foto foi tirada entre as 1000 Milhas de 1967, que foi realizada em 3 de dezembro deste ano e a Prova Luso-Brasileira, Almirante Tamandaré, realizada em 16 de dezembro também de 1967.

    Wilsinho estava levando o Karmann-Ghia pra meu irmão Sérgio Cardoso – que disputou com ele a V Etapa do Campeonato Carioca de Automobilismo, onde liderou até a 28 volta de uma corrida de 30, quando o motor soltou-se esticando o cabo do acelerador e ele foi fora na Ferradura, por sinal, tenho uma foto do Sérgio com o Aílton Varanda e o “Passarinho”, mecânico de Aílton que cedeu-o ao Sérgio nessa prova.
    Na foto “Passarinho” está desconsolado, sendo vaiado pelos assistentes, lembra-se Trevisan? Aquela foto flagrante que te enviei foi justamente dessa corrida.

    Quanto ao Fitti-Vê aberto ele estava indo para treinar para a corrida preliminar da Luso-Brasileira que foi de Fórmula Vê. Foi nessa que faleceu o Ricardo Moretti e também foi nela que Emerson passou Ricardo Achcar com bandeira branca e deu aquela confusão toda.

    Vou repetir para os amigos o porquê de não me esquecer desse dia da entrega do Karmann-Ghia:

    Estava em casa quando Wilsinho ligou pra lá dizendo que em 40 minutos estaria no Autódromo pra nos entregar o Karman-Ghia.

    Acontece que Sérgio havia saído e naquela época nem se pensava em celular.

    Resultado, fui lá receber o carro.

    Wilsinho falou: – “Liga” (gira paulista que não conhecia) entra aí e vamos dar uma volta pra você ver como o carro está ótimo!
    Ok, falei e fui agachado no chão – não havia banco de carona.
    Ele saiu acelerando a 1 marcha que ia até 108 Km, colocou a segunda e … Soltou uma roda!!!!
    Os mecânicos foram até lá, ganharam um esporr. e colocaram a roda de novo conferindo o aperto de todas.
    Aí quem sofreu fui eu, imagine-se na carona agachado daquele jeito e na volta seguinte com o carro já embalado e Wilsinho freando depois da placa de 50 metros…

    Bem gente taí minha contribuição, felizmente paguei minhas dívidas com as fotos do Ítalo, amigo de Joaquim, e estou de volta no boteco pra bater papo.

    Saloma, essa foto que falei é bem interessante, estou te enviando caso queira publicar, o Trevisan já tem.
    Abraços pra todos.

    Resposta
  • 25 de agosto de 2008 em 02:19
    Permalink

    Amigos
    Que saudade de participar dos blogs…
    Finalmente consegui voltar hoje e… Fiquei surpreso ao me deparar com essas fotos!!!
    Acho que posso contribuir para a elucidação do Karmann-Ghia e a do Fitti-Vê aberto no Rio.

    Sumi devido a três motivos:
    1- Obras em casa, pedreiros com maquitas e marteladas a partir das 08:00h.
    2- Nosso amigo Joaquim me arrumou uma empreitada onde tive que scanear CENTENAS de fotos para um amigo dele que está montando um GPL Legends e escolheu o Autódromo do Rio no ano de 67 para isso. Foram várias fotos da reta e várias de todas curvas, ufa!
    3- Scaneando coisas também para o Mássimo Pedrazzi.

    Bem, vamos às fotos:

    Assim como alguns já falaram também me parece que é a Av. Niemeyer.

    Quanto ao Karmann-Ghia, Joaquim, você teve um pequeno lapso de memória. Quem me entregou o Karmann-Ghia do Moco foi o Roberto da Dacon que também trabalhou com o Greco na Willys, tenho foto do dia da entrega.

    O dia dessa foto aí se tornou inesquecível pra mim, por sinal já havia te falado sobre esse dia, mas é lógico que a gente não consegue guardar tudo.
    Vamos lá:
    Essa foto foi tirada entre as 1000 Milhas de 1967, que foi realizada em 3 de dezembro deste ano e a Prova Luso-Brasileira, Almirante Tamandaré, realizada em 16 de dezembro também de 1967.

    Wilsinho estava levando o Karmann-Ghia pra meu irmão Sérgio Cardoso – que disputou com ele a V Etapa do Campeonato Carioca de Automobilismo, onde liderou até a 28 volta de uma corrida de 30, quando o motor soltou-se esticando o cabo do acelerador e ele foi fora na Ferradura, por sinal, tenho uma foto do Sérgio com o Aílton Varanda e o “Passarinho”, mecânico de Aílton que cedeu-o ao Sérgio nessa prova.
    Na foto “Passarinho” está desconsolado, sendo vaiado pelos assistentes, lembra-se Trevisan? Aquela foto flagrante que te enviei foi justamente dessa corrida.

    Quanto ao Fitti-Vê aberto ele estava indo para treinar para a corrida preliminar da Luso-Brasileira que foi de Fórmula Vê. Foi nessa que faleceu o Ricardo Moretti e também foi nela que Emerson passou Ricardo Achcar com bandeira branca e deu aquela confusão toda.

    Vou repetir para os amigos o porquê de não me esquecer desse dia da entrega do Karmann-Ghia:

    Estava em casa quando Wilsinho ligou pra lá dizendo que em 40 minutos estaria no Autódromo pra nos entregar o Karman-Ghia.

    Acontece que Sérgio havia saído e naquela época nem se pensava em celular.

    Resultado, fui lá receber o carro.

    Wilsinho falou: – “Liga” (gira paulista que não conhecia) entra aí e vamos dar uma volta pra você ver como o carro está ótimo!
    Ok, falei e fui agachado no chão – não havia banco de carona.
    Ele saiu acelerando a 1 marcha que ia até 108 Km, colocou a segunda e … Soltou uma roda!!!!
    Os mecânicos foram até lá, ganharam um esporr. e colocaram a roda de novo conferindo o aperto de todas.
    Aí quem sofreu fui eu, imagine-se na carona agachado daquele jeito e na volta seguinte com o carro já embalado e Wilsinho freando depois da placa de 50 metros…

    Bem gente taí minha contribuição, felizmente paguei minhas dívidas com as fotos do Ítalo, amigo de Joaquim, e estou de volta no boteco pra bater papo.

    Saloma, essa foto que falei é bem interessante, estou te enviando caso queira publicar, o Trevisan já tem.
    Abraços pra todos.

    Resposta
  • 25 de agosto de 2008 em 06:24
    Permalink

    Sidney, guardo boas lembranças do “Passarinho” e sua Deka branca…a prova que fez de estreantes no Rio e deu cada rodada. Lembra, ele tambem era mecânico da galera de Petrópolis, do Giovani e do Fuka nos Malzoni e Deka…
    e Joca, entrando no mundo dos “Games”…he…he…
    LS

    Resposta
  • 25 de agosto de 2008 em 06:24
    Permalink

    Sidney, guardo boas lembranças do “Passarinho” e sua Deka branca…a prova que fez de estreantes no Rio e deu cada rodada. Lembra, ele tambem era mecânico da galera de Petrópolis, do Giovani e do Fuka nos Malzoni e Deka…
    e Joca, entrando no mundo dos “Games”…he…he…
    LS

    Resposta
  • 25 de agosto de 2008 em 17:18
    Permalink

    Sidney, meu amigo,

    Obrigado pelo testemunho, realmente confundi as bolas, mas sabia que o KG-Porsche tinha algo a ver com os Cardoso, só não sabia ser o Sérgio.
    Lembro-me que vc contou esta história do Wilsinho pilotando e você do lado, só não me recordava era que o KG em questão era o do Sérgio.
    Mas valeu a “corrigida de derrapagem” e obrigado por toda a ajuda prestada ao Ítalo.
    Um grande abraço e saudades dos nossos papos…

    Resposta
  • 25 de agosto de 2008 em 17:18
    Permalink

    Sidney, meu amigo,

    Obrigado pelo testemunho, realmente confundi as bolas, mas sabia que o KG-Porsche tinha algo a ver com os Cardoso, só não sabia ser o Sérgio.
    Lembro-me que vc contou esta história do Wilsinho pilotando e você do lado, só não me recordava era que o KG em questão era o do Sérgio.
    Mas valeu a “corrigida de derrapagem” e obrigado por toda a ajuda prestada ao Ítalo.
    Um grande abraço e saudades dos nossos papos…

    Resposta
  • 26 de agosto de 2008 em 20:37
    Permalink

    Antes de responder ao Saloma e Joaquim deixa só falar uma coisinha pra todos que havia me esquecido, o Karmann-Ghia que foi para o Sérgio levado pelo Wilsinho tinha o # 7 anteriormente. Wilsinho antes de levar – lá de SP – ligou pra nós e perguntou se não queria que pintasse logo o # 13 que era do Sérgio. Concordamos, foi por isso que ficou aquele enigma todo pra vocês que, felizmente, pra mim que participei de perto da história ficou fácil desvendar pra vocês.

    Saloma

    É isso aí, na época o diretor de trânsito no Rio era o Celso Franco que gostava muito de automobilismo e era figurinha carimbada nas corridas do Autódromo – tenho até uma foto dele com toda nossa equipe.

    Bem, como na época da gestão dele estava havendo muitos pegas nas ruas com acidentes, ele resolveu deixar a rapaziada correr no Autódromo do Rio desde que com os carros equipados com “Santantônio” nas preliminares.

    Numa dessas o “Passarinho” correu com um DKW #2 e deu muitas rodadas no S. Tenho as fotos, pena que foram passadas de slides para vídeo e a qualidade não está boa.

    Você não pode imaginar a grande amizade que foi formada reciprocamente com o “Passarinho” e meu irmão, os dois se adoravam. Quando acabar de responder aqui, vou explicar aquela fotos onde eles aparecem junto que você já colocou.

    Pois é Saloma, o Joca agora está virando garoto de vídeo-game, ha,ha,ha.

    Joca

    Essas derrapagens também dou toda hora, nesses blogs com alto nível a gente vai acumulando um número enorme de informação que, é lógico, acabamos por não reter tudo.

    Cheguei atrasado pelos motivos que já descrevi e li tudo que você tem escrito e fiquei babando com seu conhecimento sobre a Lola e tudo mais. Meus sinceros PARABÉNS!!!

    Já te falei pessoalmente, mas quero deixar público que que nunca conheci uma pessoa com tanto conhecimento sobre automobilismo como você.

    E mais, seu papo é delicioso. Quando ficamos conversando contigo não sentimos as horas passarem. Quem ainda não conversou pessoalmente contigo não imagina o quanto você é agradável e apesar de todo esse conhecimento é a simplicidade em pessoa, característica comum ao grandes.

    O Ítalo já fez algumas coisas tem me mostrado e está ficando lindo, por sorte ele tem um amigo que é ilustrador da revista Isto É que o está auxiliando com as imagens que envio em fotos e faz os desenhos, como por exemplo as placas da Esso indicadoras dos metros de aproximação da curva Sul, os boxes, a arquibancada do S,etc. Está ficando lindo.
    Abraço pra todos

    Resposta
  • 26 de agosto de 2008 em 20:37
    Permalink

    Antes de responder ao Saloma e Joaquim deixa só falar uma coisinha pra todos que havia me esquecido, o Karmann-Ghia que foi para o Sérgio levado pelo Wilsinho tinha o # 7 anteriormente. Wilsinho antes de levar – lá de SP – ligou pra nós e perguntou se não queria que pintasse logo o # 13 que era do Sérgio. Concordamos, foi por isso que ficou aquele enigma todo pra vocês que, felizmente, pra mim que participei de perto da história ficou fácil desvendar pra vocês.

    Saloma

    É isso aí, na época o diretor de trânsito no Rio era o Celso Franco que gostava muito de automobilismo e era figurinha carimbada nas corridas do Autódromo – tenho até uma foto dele com toda nossa equipe.

    Bem, como na época da gestão dele estava havendo muitos pegas nas ruas com acidentes, ele resolveu deixar a rapaziada correr no Autódromo do Rio desde que com os carros equipados com “Santantônio” nas preliminares.

    Numa dessas o “Passarinho” correu com um DKW #2 e deu muitas rodadas no S. Tenho as fotos, pena que foram passadas de slides para vídeo e a qualidade não está boa.

    Você não pode imaginar a grande amizade que foi formada reciprocamente com o “Passarinho” e meu irmão, os dois se adoravam. Quando acabar de responder aqui, vou explicar aquela fotos onde eles aparecem junto que você já colocou.

    Pois é Saloma, o Joca agora está virando garoto de vídeo-game, ha,ha,ha.

    Joca

    Essas derrapagens também dou toda hora, nesses blogs com alto nível a gente vai acumulando um número enorme de informação que, é lógico, acabamos por não reter tudo.

    Cheguei atrasado pelos motivos que já descrevi e li tudo que você tem escrito e fiquei babando com seu conhecimento sobre a Lola e tudo mais. Meus sinceros PARABÉNS!!!

    Já te falei pessoalmente, mas quero deixar público que que nunca conheci uma pessoa com tanto conhecimento sobre automobilismo como você.

    E mais, seu papo é delicioso. Quando ficamos conversando contigo não sentimos as horas passarem. Quem ainda não conversou pessoalmente contigo não imagina o quanto você é agradável e apesar de todo esse conhecimento é a simplicidade em pessoa, característica comum ao grandes.

    O Ítalo já fez algumas coisas tem me mostrado e está ficando lindo, por sorte ele tem um amigo que é ilustrador da revista Isto É que o está auxiliando com as imagens que envio em fotos e faz os desenhos, como por exemplo as placas da Esso indicadoras dos metros de aproximação da curva Sul, os boxes, a arquibancada do S,etc. Está ficando lindo.
    Abraço pra todos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights