STOCK CAR PRO SERIES – QUE DIA, QUE FINAL DE SEMANA, QUE EMOÇÃO, UM FINAL DE CAMPEONATO A ALTURA DA CATEGORIA!

Incidentes com finalistas Matías Rossi, Daniel Serra e Gabriel Casagrande fizeram Rubens Barrichello alcançar a glória em uma decisão histórica em Interlagos e zerar as contas com a pista

Se fosse um filme, a Super Final BRB teria todos os componentes de um grande drama. Quatro pilotos largaram no domingo (11/12 – atentem pelo numeral) no Autódromo Interlagos competindo pelo título da temporada 2022 da Stock Car Pro Series.

Mas incidentes tiraram de combate, pela ordem, Matías Rossi, na Corrida 1, e Daniel Serra e Gabriel Casagrande, na Corrida 2, que se enroscaram logo depois da largada na segunda perna do S do Senna. O paranaense Gabriel Casagrande estava na disputa pelo bicampeonato da Stock Car, mas uma desclassificação de toque em Daniel Serra o impediu que o piloto da equipe AMattheis Vogel brigasse pelo título até o final. Após o quarto lugar conquistado na corrida 1, quando largou na oitava colocação, Casagrande esteve em uma disputa lado a lado com Daniel Serra na largada mas acabou sendo punido por um toque que tirou Daniel da corrida 2.


“Eu acho que eu estava certo, mas os comissários estão aí para julgar e eu só tenho que aceitar. O saldo do ano foi positivo com toda certeza, muito aprendizado, muitas coisas boas vividas dentro da equipe com o Matías (Rossi), com os engenheiros e mecânicos. Acho que nós realizamos muito e conquistamos muita coisa juntos”, diz Casagrande.
(Rodrigo Guimarães/RF1)


Rubens Barrichello também teve seu carro avariado após confusão também no mesmo episódio dos três carros juntos no S do Senna, mas conseguiu seguir na pista. Daniel teve o carro avariado com o toque de Casagrande e foi para os boxes e abandonou.

Minutos depois, tão logo soube pelo rádio da exclusão de Casagrande da Corrida 2, Rubinho foi às lágrimas dentro do carro antes mesmo do término da etapa e comemorou a conquista do bicampeonato. Barrichello agora é o piloto mais velho a alcançar o título da principal categoria do automobilismo na América do Sul, com 50 anos, 6 meses e 18 dias.


© 2022 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

Corrida 1 – Felipe Baptista foi um dos grandes nomes deste domingo em Interlagos. Depois de conquistar sua primeira pole na Stock Car no último sábado, o jovem paulista de 19 anos foi além e se tornou o 75º vencedor diferente na categoria, faturando seu primeiro triunfo, e com propriedade, liderando a Corrida 1 quase de ponta a ponta com o Chevrolet Cruze da KTF.

Rubens Barrichello teve disputa direta com Gabriel Casagrande na Corrida 1
(Magnus Torquato/Stock Car)

© 2022 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

Daniel Serra, que ainda estava na luta pelo título, finalizou em segundo com o Cruze da Eurofarma-RC, já demonstrando que o título seria disputado à unha na corrida2, enquanto Rubens Barrichello foi o terceiro tentando não entrar em disputas mais ferrenhas com os adversários, deixando para a corrida 2 o tudo ou nada.

Felipe Baptista venceu pela primeira vez na Stock Car ao faturar a corrida 1
(Luís França/P1 Media Relations)

Matías Rossi, que estava na luta pelo título, ficou pelo caminho após um incidente durante o pit-stop e que envolveu também Denis Navarro (Cavaleiro Sports). Em sua despedida pela A.Mattheis Vogel, o argentino acabou punido em 20s e deu adeus ao sonho de ser campeão.


Foi com vitória e um enorme sorriso no rosto que Felipe Baptista terminou, sua temporada de estreia na Stock Car. “É difícil descrever. Foi um fim de semana muito incrível. Na classificação, consegui fazer voltas maravilhosas, praticamente perfeitas. Na corrida, consegui manter o ritmo, especialmente depois do pit-stop, que foi muito bom. Pena pelo Matías, queria que ele estivesse brigando um pouco mais, mas corridas são assim. Ano que vem espero estar lutando com todos eles. Só tenho de agradecer a todo mundo, a todos os patrocinadores, por todo o apoio, e agora vamos tentar lutar pelo título no ano que vem”.

Stock Car Pro Series, Super Final BRB, Interlagos, corrida 1:

1º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 18 voltas em 33min12s370
2º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 2s063
3º – Rubens Barrichello  (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 3s701

4º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), a 5s410
5º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 7s462
6º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 8s068
7º – Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), a 8s769
8º – César Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 9s089
9º – Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 10s493
10º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 10s716
11º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 11s212
12º – Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), a 15s254
13º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 24s018
14º – Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 25s350
15º – Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze), a 25s442
16º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 28s127
17º – Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), a 29s288
18º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 30s019
19º – Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 36s754
20º – Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 47s697
21º – Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), a 49s023
22º – Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing/Toyota Corolla), a 1min16s762
23º – Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 1min31s554
24º – Rodrigo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze), a 1 volta
25º – Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 3 voltas
26º – Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze), a 4 voltas

Não completaram
Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla), a 9 voltas
Tuca Antoniazi  (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 11 voltas
Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 12 voltas
Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 12 voltas
Thiago Vivacqua (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 14 voltas
Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 14 voltas


Largada, S do Senna e o incidente capital da decisão do título de 2022, corrida 2
(Magnus Torquato/Stock Car)

Corrida 2 – Início conturbado por conta dos incidentes envolvendo vários pilotos, entre eles Barrichello, Serra e Casagrande. Barrichello tocou no carro de Serra na segunda perna do S do Senna e rodou. Ainda foi atingido pelo carro de Rafael Suzuki, mas conseguiu voltar aos boxes e trocar um pneu para retornar à corrida. No toque com Serra, o piloto da Eurofarma-RC, também na disputa pelo título, acabou esbarrando em outro postulante à taça, Gabriel Casagrande, que ao voltar para o traçado bateu no carro do adversário. Daniel Serra abandonou a corrida com os danos, e por isso Casagrande acabou sendo excluído da prova pelos comissários desportivos.

Ricardo Maurício (Eurofarma-RC) consolidou-se como o maior vencedor da temporada. Com uma performance muito forte, o tricampeão não deu chances a ninguém e faturou seu quinto triunfo em 2022 e o 35º na carreira, sendo assim o terceiro piloto em atividade com mais vitórias na Stock Car, chegando a 35 conquistas, ficando a duas de empatar com Cacá Bueno e Thiago Camilo. Ricardinho também igualou as sete vitórias de Cacá e Camilo em Interlagos. Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing) e César Ramos (Ipiranga Racing) completaram o pódio.

Pela segunda vez seguida, Maurício termina a temporada com vitória, sendo novamente muito importante para outro título da Eurofarma-RC. “Tivemos um início de campeonato com muitos problemas, mas depois crescemos: duas poles, cinco vitórias no ano, terminando 2022 novamente como o maior vencedor, e feliz pela equipe e pelo 11º título. Só tenho a agradecer por estar aqui em mais um ano, pelas vitórias, por estar competitivo. Vamos começar, se Deus quiser, com pé direito no ano que vem”. (Luís França/P1 Media Relations)

Stock Car Pro Series, Super Final BRB, Interlagos, corrida 2:

1º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 17 voltas em 32min33s830
2º – Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing/Toyota Corolla), a 0s599
3º – César Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 4s561

4º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 5s196
5º – Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), a 9s606
6º – Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 10s277
7º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 10s709
8º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 11s323
9º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 12s132
10º – Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze), a 13s868
11º – Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 17s712
12º – Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze), a 17s715
13º – Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), a 35s116
14º – Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 1min02s384
15º – Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 1 volta
16º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 1 volta
17º – Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), a 1 volta
18º – Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), a 2 voltas
19º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 3 voltas
20º – Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 4 voltas

Não completaram
Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 6 voltas
Rodrigo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze), a 12 voltas
Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla), a 13 voltas
Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 16 voltas
Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 16 voltas
Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 16 voltas
Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 16 voltas
Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 17 voltas
Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 17 voltas
Thiago Vivacqua (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), não largou
Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), não largou

Excluído
Gabriel Casagrande, (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), desclassificado


O que Barrichelo entregou de resultados na Stock car em 2022, são uma numerologia mágica, senaõ vejamos.

Rubens Barrichello, aos 50 anos de idade, torna-se o mais velho campeão da história da Stock Car. Ele quebra um recorde que já durava 20 anos, quando Ingo Hoffmann conquistou seu 12º e último título, em 2002, aos 49 anos, sete meses e 27 dias de idade. Rubinho levantou o troféu de campeão neste domingo aos 50 anos, seis meses e 18 dias.

Ele diz que já considera tatuar no braço um número “cabalístico”: 50s111. Foi o tempo de sua pole position em Goiânia, na segunda etapa. Os números representam sua idade e o número de seu Toyota Corolla. “Eu vou pensar ainda, porque aquela pole de Goiânia que eu virei 50s111 deve ficar tatuada no meu braço”. Naquela etapa, Barrichello tornou-se o segundo piloto a vencer as duas corridas da mesma etapa no mesmo dia.

O piloto da Full Time, que por vários anos manteve o recorde do maior número de largadas na Fórmula 1, diz que “acertou as contas” com Interlagos. Barrichello só tem uma vitória nesta pista em sua carreira: ainda na Fórmula 3, em 1989. Passou perto várias vezes na Fórmula 1, especialmente quando correu pela Ferrari, mas Interlagos parecia um amor não correspondido.

“Hoje eu posso ter a gratidão que Interlagos está devolvendo um grande pedaço meu. Um grande pedaço para zerarmos nossas contas. Sempre amei Interlagos e Interlagos sempre me amou, essa é a realidade. Mas sempre houve alguns pormenores, principalmente o de 2003, quando eu estava nessa condição e ver meu carro ligar porque colocaram gasolina (no GP do Brasil de 2003, Barrichello liderava com a Ferrari e a equipe errou o cálculo do combustível. Rubinho abandonou a corrida, na liderança, por pane seca. Depois da prova, os técnicos da equipe abasteceram o carro e ele ligou, confirmando a hipótese do abandono por falta de combustível). Essa foi uma que doeu, e hoje ela está sendo zerada. Eu só posso agradecer. É muita gratidão”, lembrou.

“Fui sendo informado o tempo todo (do abandono de Daniel Serra e da exclusão de Gabriel Casagrande) pelo rádio. Mas quando ele (Maurício Ferreira, chefe da Full Time) me contou, não senti nenhuma felicidade. Eu estava muito forte na corrida 1, cheguei muito próximo. E para a corrida 2 eu tinha a sensação de ter economizado um pouco mais de gasolina e poderia ultrapassar. Mas eu não poderia deixar de lutar em nenhum momento, e foi o que eu fiz. A minha missão cumprida foi que, apesar dos problemas, eu me dediquei a continuar na prova e inclusive até a linha de chegada, porque se eu precisasse, eu estava ali firme e forte”, comentou.

Goiânia – A campanha de Barrichello na Stock Car em 2022 não começou da maneira mais positiva. Correndo com o filho Dudu na Corrida de Duplas, o #111 não completou nenhuma das duas provas da primeira etapa, mas a recuperação começou a ser construída já no segundo encontro, em Goiânia, quando ele fez a pole e venceu as duas provas disputadas no circuito oval da capital de Goiás.

Rio de Janeiro, Vellocitta, Velopark, Interlagos – Novo abandono, por acidente, mas no Velocitta o piloto anotou dois segundos lugares. Na etapa dupla do Velopark, um sexto, um quarto, um 14º e um 10º lugares. Na sétima, em Interlagos, um 13º e um 22º lugares, para depois ser oitavo e quinto no Velocitta.

Santa Cruz do Sul (RS), Goiânia, Interlagos – Um segundo lugar e mais uma vitória, e na etapa dupla de Goiânia Barrichello pavimentou o caminho que o levou do terceiro lugar na tabela para a liderança do campeonato ao conquistar um quinto e um oitavo lugar. Em Interlagos, confirma seu segundo título com um terceiro e um 11º (Olha ele de novo aí na vida de Rubinho).

“Tenho troféus bonitos. Mas nada, nada se compara ao dia que Interlagos devolveu tudo para mim. Sempre foi uma questão de amor, sempre foi uma luta, e eu estou aqui para deixar uma marca de amor. Nada vai pagar a forma como foi hoje: meu pai, minha mãe aqui, meus filhos, a luta… Foi até a linha de chegada. Obrigado a todos que torceram”, finalizou o campeão de 2022 da Stock Car Pro Series. (Luís França/P1 Media Relations)


Classificação final da temporada 2022 da Stock Car:

1º – Rubens Barrichello, 330 pontos
2º – Daniel Serra, 316
3º – Gabriel Casagrande, 307
4º – Matías Rossi, 268
5º – Ricardo Zonta, 262
6º – Ricardo Maurício, 257
7º – Bruno Baptista, 251
8º – Nelson Piquet Jr., 232
9º – César Ramos, 230
10º – Thiago Camilo, 216
11º – Gaetano Di Mauro, 199
12º – Guilherme Salas, 187
13º – Rafael Suzuki, 172
14º – Átila Abreu, 169
15º – Galid Osman, 165
16º – Diego Nunes, 157
17º – Allam Khodair, 148
18º – Julio Campos, 148
19º – Felipe Lapenna, 146
20º – Felipe Baptista, 126
21º – Marcos Gomes, 123
22º – Tony Kanaan, 102
23º – Cacá Bueno, 99
24º – Felipe Massa, 98
25º – Sergio Jimenez, 96
26º – Pedro Cardoso, 93
27º – Denis Navarro, 86
28º – Lucas Foresti, 80
29º – Rodrigo Baptista, 44
30º – Gianluca Petecof, 42
31º – Felipe Fraga, 25
32º – Andrés Jakos, 23
33º – Julián Santero, 19
34º – Tuca Antoniazi, 18
35º – Gabriel Robe, 11
36º – Beto Monteiro, 7
37º – Thiago Vivacqua, 4
38º – Gustavo Frigotto, 3
39º – Diego Azar, 1
40º – Renato Braga, 0
41º – Raphael Teixeira, 0
42º – André Moraes Jr., 0

*pontuação extraoficial


A Stock Car agora se prepara para a temporada 2023, a 44ª da sua história. Promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou as praças que comporão o calendário da temporada 2023. Ao todo, serão 12 datas, com início em Goiânia, em dois de abril. A Super Final BRB será novamente disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, em 17 de dezembro. E Brasília retorna à programação da categoria.
Interlagos será o principal cenário da competição em 2023, ao sediar três etapas, a exemplo do que aconteceu em 2022. Goiânia e o Velocitta — autódromo localizado em Mogi Guaçu, interior de São Paulo —, receberão duas rodadas do campeonato no ano que vem. O início do novo campeonato está marcado para começar em 2 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. E se preparem para uma Stock Car com mudanças significativas.

Stock Car Pro Series, temporada 2023, calendário:
1ª etapa – 2 de abril – Goiânia
2ª etapa – 23 de abril – Interlagos
3ª etapa – 21 de maio – Rio Grande do Sul
4ª etapa – 18 de junho – Brasília ou Paraná
5ª etapa – 9 de julho – Interlagos
6ª etapa – 6 de agosto – Velocitta
7ª etapa – 27 de agosto – Goiânia
8ª etapa – 17 de setembro – Rio Grande do Sul
9ª etapa – 8 de outubro – local a confirmar
10ª etapa – 29 de outubro – Velocitta
11ª etapa – 26 de novembro – Brasília
12ª etapa – 17 de dezembro – Interlagos



A Vicar Promoções Desportivas e a Pirelli anunciaram nesta segunda-feira (12/12) que não renovarão o acordo de fornecimento de pneus para as categorias Stock Car Pro Series, Stock Series e BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA. A decisão, tomada em comum acordo entre as duas empresas, encerrará o vínculo entre a fabricante e as categorias no final de 2022.


Entra a Hankook Tire como fornecedora exclusiva de pneus para Stock Car Pro Series, Stock Series e Fórmula 4 Brasil

A principal fabricante mundial de pneus, Hankook Tire, anunciou que passa a patrocinar e fornecer pneus exclusivamente para a maior competição de automobilismo do Brasil, a Stock Car Pro Series, além da categoria de acesso Stock Series e o BRB Fórmula 4 Brasil Credenciado pela FIA.

Como fornecedora oficial e parceira da Vicar, promotora das categorias Stock Car Pro Series, Stock Series e Fórmula 4 Brasil, a Hankook Tire equipará exclusivamente os carros da Stock com os pneus Hankook Ventus F200 e Hankook Z207. Como um pneu slick de alta tecnologia para pistas secas, o Ventus F200 oferece desempenho direcional otimizado, incluindo excelente durabilidade e aderência. Para uso em superfícies molhadas, o Ventus Z207 evita efetivamente a aquaplanagem, promovendo a estabilização direcional, além de oferecer desempenho de drenagem maximizada.

“Nossa participação na Stock Car Pro Series Brasil tem um significado especial porque entendemos o que esta categoria significa para os fãs de automobilismo no Brasil, bem como na região da América Latina,” diz Alex Inho Choi, presidente da Hankook Tire Latin America S.A. Ele acrescenta: “Por meio deste patrocínio, esperamos ajudar a nutrir a cultura do automobilismo na região e também usá-lo como uma plataforma para demonstrar a excelência em desempenho e confiabilidade de nossos pneus”.
Julianelli, Alex Choi (Hankook), Carlos Lee (Hankook) e Fabio Aires (Vicar) (Duda Bairros/Stock Car)

“Estamos muito felizes com essa parceria, uma vez que a Hankook, além de ser a principal fabricante de pneus do mundo, é reconhecida pela qualidade de seus produtos de competição em várias categorias de ponta do automobilismo internacional”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora das categorias. “Outro ponto fundamental é que essa parceria vai além das pistas. Nossa rede de lojas, a Stock Auto Service, é um forte player no varejo de pneus automotivos e a Hankook também será protagonista em nossa rede através desta nova parceria”, completa o executivo. “A chegada da Hankook comprova o potencial de negócios e vendas que proporciona a sinergia entre a maior categoria do Brasil e a nossa rede de lojas”, diz Fabio Aires, CEO da Stock Auto Service. “É um modelo de negócio inédito no país e um link perfeito para os conceitos de esportividade, tecnologia e qualidade que toda a indústria busca salientar através do automobilismo”, continua Aires.

A Hankook Tire atualmente fornece pneus de corrida para mais de 70 competições globais de automobilismo ou equipes em todo o mundo, dedicando-se à expansão da cultura do esporte. Entre outros acordos, a Hankook foi designada como fornecedora oficial exclusiva e parceira de tecnologia da ABB FIA Formula E World Series, a competição de corrida de veículos elétricos mais prestigiada do mundo, a partir da temporada 2022/23, quando os carros de corrida Gen3 são introduzidos.


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Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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