PORSCHE CUP BRASIL – LINHA DE CHEGADA – PREMIAÇÃO E O PÓDIO DAS CATEGORIAS

Na Porsche Carrera Cup, Paludo e Feldmann vencem em Interlagos e Nelson Marcondes ganha a primeira bateria na GT3 Cup e Marco Billi triunfa na segunda.

A trégua de mais de 150 dias longe das pistas a Porsche Cup retorna a Interlagos para sua segunda etapa de 2020, com um nível de excelência e de segurança para todos os envolvidos no evento, pilotos, equipes e profissionais.

Miguel Paludo repetiu a vitória da primeira corrida e fechou a etapa como o maior pontuador e se isolou na liderança do campeonato, agora com 76 pontos. Alceu Feldmann levou na segunda depois de muita disputa. O novo vice-líder é Feldmann (com 70), seguido por Lico Kaesemodel (60).

A GT3 Cup também teve um repeteco de vencedor: Nelson Marcondes levou a primeira corrida tanto no geral quanto na classe Sport. Na segunda uma punição por queima de largada o impediu de repetir o pódio duplo e manter a liderança nos dois campeonatos. Ele figura no topo da tabela de pontos na classe de entrada, com 36 pontos. Leva cinco de vantagem sobre Eduardo Menossi, piloto que teve duas grandes apresentações no sábado depois de um quali complicado na véspera.

Marco Billi venceu a segunda bateria da GT3 Cup. Foi sua primeira vitória em evento de sprint e a segunda nas últimas três reuniões da Porsche Cup, uma vez que ele integrou a tripulação vencedora da corrida de 500 km que encerrou a temporada 2019. No processo, Billi assumiu o primeiro lugar no campeonato. Ele tem 64 pontos, dois de vantagem sobre Zeca Feffer.

Na classe 4.0 Sport as disputas foram intensas da primeira largada até a última curva da segunda bateria. Retornando em grande estilo à categoria, Eduardo Azevedo ganhou a primeira corrida. Na segunda deu Maurizio Billi na pista, mas após a bandeirada os comissários julgaram que sua manobra para ultrapassar Rodolfo Toni na última passagem pela Junção foi irregular, aplicando 20s de punição e com isso a vitória ficou mesmo com o piloto do carro #52. Toni lidera o campeonato da divisão, com 35 pontos, cinco de margem sobre Rodrigo Mello e Fran Lara, que vêm empatados a seguir.


Distanciamento social foi palavra chave desde o planejamento do evento

O sistema de credenciamento usou inovador mecanismo de escaneamento facial e mensuração da temperatura corporal por meio de câmeras para garantir acesso ao paddock.

Os seletos convidados tiveram à disposição um drive-in para acompanhar as corridas em um telão de dentro de seus carros, com direito a guiar seus Porsche na pista entre as corridas.

Mas a principal novidade veio na premiação das provas da Carrera Cup: a organização realizou uma inovadora cerimônia de pódio, com os pilotos estacionando seus carros em plena reta de Interlagos e erguendo os troféus sobre o teto dos carros de competição.

Ao longo dos cinco meses entre a etapa de abertura do campeonato e a deste sábado, a Porsche Cup manteve contato permanente com as autoridades sanitárias de diversos estados, bem como o corpo médico da CBA. A meta era entregar um evento 100% seguro. Foram realizados, por exemplo, mais de 400 testes PCR para detecção de covid19. Nenhum resultou positivo.

A experiência bem-sucedida permitiu à categoria confirmar o restante das datas do evento em 2020. Serão entregues as três corridas de endurance e 13 provas de sprint -uma a mais do inicialmente planejado para a temporada que celebras os 15 anos do maior campeonato de Gran Turismo da América Latina.


Corridas – Carrera Cup

Corrida 1

Assim como na GT3 Cup, que abriu a programação do sábado, a Carrera Cup também largou sob regime de safety car, e todos os carros do grid tinham pneus Michelin para pista molhada. Depois de duas voltas, o safety car entrou nos boxes, e, após a bandeira verde, os cinco primeiros conservaram suas posições de largada, com Lico Kaesemodel à frente de Miguel Paludo. O único ataque efetivo foi de Marçal Müller em cima de Christian Hahn, mas sem concretizar a manobra.

O destaque da primeira volta sob bandeira verde foi Alceu Feldmann, passando a linha de chegada em oitavo após superar JP Mauro e Luca Seripieri. Já Rouman Ziemkievicz, que vinha liderando na Sport, deu uma escapada e cedeu a liderança a Fran Lara, que terminou a volta em 12º no geral.

Na sexta volta, continuava intensa a pressão de Paludo em Kaesemodel, até que Miguel fez melhor a Junção, subiu emparelhado com Lico e colocou por dentro no “S” do Senna para fazer a ultrapassagem, mesmo abrindo um pouco a trajetória. Enquanto isso, Hahn tentou a mesma manobra sobre Enzo Elias, sem sucesso, e Alceu superou Werner Neugebauer.

Paludo e Kaesemodel lado a lado em disputa pela liderança Foto Luca Bassani

Em seguida, Feldmann continuou sua escalada, ganhando a posição de Pedro Aguiar. Paludo abriu 1s5 sobre Lico, enquanto Hahn tentava o ataque sobre Elias. Na nona volta, a disputa da prova era entre Feldmann e Müller, mas o atual campeão de Sprint vendia caro a posição. Já Elias saiu da briga ao levar o carro aos boxes.

Na décima volta, Hahn ultrapassou Kaesemodel na Reta Oposta. O piloto Shell tentou o “X”, mas o competidor da Blau sustentou a posição. Logo atrás, Alceu passou por Müller.

Na passagem seguinte, faltando quatro minutos para a abertura da última volta, o safety car foi acionado. Os cinco primeiros no geral eram Paludo, Hahn, Kaesemodel, Feldmann e Müller. Em décimo no geral e liderando na Sport, vinha Eduardo Azevedo, à frente de Fran Lara e Maurizio Billi. JP Mauro entrou nos boxes com um pneu furado.

A quadriculada veio sob safety-car, selando a segunda vitória de Paludo no ano. Em sua estreia na Carrera Cup, Hahn terminou em segundo, à frente de Lico, Alceu e Marçal em quinto. Eduardo Azevedo venceu na Sport em décimo no geral, à frente de Fran Lara, Maurizio Billi, Rodolfo Toni e Rouman Ziemkievicz.


Pódio da primeira bateria da Carrera Cup Foto Victor Eleuterio

Resultado

1 Miguel Paludo 24:38.343

2 Christian Hahn +0.756

3 Lico Kaesemodel +0.855

4 Alceu Feldmann +0.916

5 Marçal Muller +3.534

6 Pedro Aguiar +4.307

7 Werner Neugebauer +5.096

8 Luca Seripieri +5.660

9 Ricardo Baptista +7.413

10 Eduardo Azevedo* +8.982

11 Fran Lara* +9.532

12 Maurizio Billi* +10.224

13 Rodolfo Toni* +10.983

14 Rouman Ziemkiewicz* +11.921

15 Rodrigo Mello* +1 volta

16 Enzo Elias +1 volta

17 Pedro Boesel +2 voltas

18 JP Mauro + 3 voltas

(*) Classe Sport


Corrida 2

Com a pista seca, a largada foi dada normalmente, ou seja, sem o safety car na pista. Marçal Müller fez uma excelente largada e ultrapassou Pedro Aguiar. Alceu Feldmann ficou em terceiro, seguido por Lico Kaesemodel. Miguel Paludo também fez ótima largada e superou Christian Hahn. Ainda na primeira volta, Eduardo Azevedo rodou, e Fran Lara, que tentava uma outra manobra, acabou tocado. Ambos conseguiram voltar à pista.


Largada da bateria 2 Carrera Cup Foto Luca Bassani

Na segunda volta, Kaesemodel mergulhou por dentro de Feldmann no Bico de Pato e assumiu o terceiro lugar. Alceu tentou o troco sobre Lico na reta oposta, mas este sustentou a posição pela Descida do Lago e Laranjinha. Mas Feldmann finalmente recuperou a posição no Bico de Pato. Mais atrás, Hahn passou reto e perdeu duas posições. Na classe Sport, Rouman Ziemkiewicz tentou passar Rodolfo Toni no “S” do Senna, mas rodou no processo e obrigou Maurizio Billi a ir para a área de escape a fim de evitar o contato como carro atravessado.

Na abertura da sétima volta, Feldmann atacou Aguiar no “S” do Senna, mas as posições foram mantidas, e Kaesemodel e Paludo entraram nessa briga. Atrás deles, Werner Neugebauer e Enzo Elias, que havia largado em 16º, disputavam o sexto lugar. A 11 minutos do fim, Alceu finalmente passou ao segundo lugar, e Pedro também foi superado por Kaesemodel, no Laranjinha; Paludo tentou pegar uma carona mas não conseguiu. Müller já abria mais de 1s5 na liderança.

A disputa entre Werner e Enzo continuou. O piloto do carro #73 chegou a fazer a ultrapassagem, mas levou o “X”. Elias insistiu e finalmente superou o adversário, na 11ª volta. Christian Hahn aproveitou e encostou neles, mas não conseguiu a ultrapassagem. No Laranjinha, Paludo induziu Aguiar e subiu para quarto.

A seis minutos do fim, Feldmann colou definitivamente em Müller e tentou a ultrapassagem no fim da reta oposta. Na classe Sport, a briga pela liderança também estava indefinida, com Rodolfo Toni em 12º no geral liderando à frente de Maurizio Billi, com menos de meio segundo de diferença entre eles.

Werner Neugebauer e o estreante da etapa Christian Hahn Foto Luca Bassani

Enzo Elias passou Pedrinho Aguiar na abertura da volta 13, mas houve troco na reta oposta, e Elias deu uma escapada. Werner, Hahn e Luca Seripieri aproveitaram para ganhar uma posição cada. Ao mesmo tempo, Paludo encostou em Kaesemodel na disputa pelo terceiro lugar, e Feldmann seguiu a pressão em Müller.

Kaesemodel e Paludo em disputa Foto Luca Bassani

Feldmann assume a liderança Foto Luca Bassani

Faltando dois minutos, Feldmann mergulhou com tudo no “S” do Senna e assumiu a liderança. Alceu deu uma espalhada e quase permitiu o troco a Marçal. Com a disputa, Kaesemodel e Paludo encostaram nos dois, proporcionando uma espetacular disputa entre quatro pilotos pela vitória. No minuto final, Paludo finalmente passou Lico, também no “S” do Senna. Na Sport, Toni seguia pressionado por Billi na batalha pela liderança.


Os quatro primeiros colocados da corrida 2 Carrera Cup Foto Luca Bassani

Paludo ainda tentou atacar Müller na última volta, mas não conseguiu a ultrapassagem, e isso permitiu a Feldmann respirar na liderança. Alceu conquistou sua segunda vitória na temporada, seguido por Müller, Paludo, Kaesemodel e Aguiar, que fechou o pódio em quinto.

Na disputa pela vitória na classe Sport, Billi tentou uma manobra na última volta sobre Toni na Junção, mas houve o contato entre os carros. Mesmo com a suspensão dianteira direita danificada, Billi cruzou em primeiro, à frente de Toni, Rodrigo Mello, Rouman Ziemkiewicz e Fran Lara. Mas o competidor do carro #34 foi penalizado com acréscimo de 20s ao seu tempo de volta assim caindo para quinto lugar na classe – a vitória ficou com Toni.

Rodolfo Toni em ação Foto Luca Bassani

Maurizio Billi Foto Luca Bassani

Pódio da segunda bateria Carrera Cup Foto Luca Bassani

Resultado

1 Alceu Feldmann 27:59.427

2 Marçal Muller +0.879

3 Miguel Paludo +0.974

4 Lico Kaesemodel +2.278

5 Pedro Aguiar +6.036

6 Werner Neugebauer +6.889

7 Enzo Elias +8.916

8 JP Mauro +11.301

9 Luca Seripieri +12.072

10 Pedro Boesel +12.162

11 Rodolfo Toni* +42.319

12 Rodrigo Mello* +42.375

13 Rouman Ziemkiewicz* +42.668

14 Fran Lara* +53.789

15 Maurizio Billi* **+58.724

16 Christian Hahn + 1 volta

17 Ricardo Baptista – DNF

18 Eduardo Azevedo* – DNF

(*) Classe Sport

** Punido em 20s pelos comissários desportivos


Corridas – GT3 Cup

Corrida 1

Depois da placa de cinco minutos para a volta de apresentação, a chuva apertou, e todos os pneus foram trocados no grid para compostos de pista molhada. A direção de prova ainda determinou a largada atrás do safety-car.

Após duas voltas sob intervenção do carro de segurança pilotado por Ricardo Landi, a bandeira verde foi agitada, e Chico Horta sustentou a liderança, e os nove primeiros seguraram suas posições.

Nelson Marcondes colou em Chico Horta na quinta volta e conseguiu a ultrapassagem no fim da reta oposta. Urubatan Jr tentou pegar uma carona para também superar Horta, mas este segurou o segundo lugar no Laranjinha.

Na sexta volta, Tom Valle saiu da pista aparentemente após um contato e, com isso, o safety car voltou à pista. Marcondes liderava no geral e na classe Sport, à frente de Chico Horta, Urubatan Jr, Lucas Salles e Cristian Mohr.


Nelson Marcondes e Chico Horta Foto Luca Bassani

O safety car deixou a pista na abertura da décima volta, a 3m30 do fim. Nelson Marcondes sustentou a liderança, mas Horta foi atacado por Urubatan durante toda a reta oposta. Eles fizeram a curva lado a lado na Descida do Lago, e Chico rodou após passar sobre a zebra molhada. Horta atravessou a pista e bateu, mas tirou seu carro da posição perigosa no muro, e a corrida seguiu sem nova neutralização do safety car.

Naquele momento, os cinco primeiros eram Marcondes, Urubatan, Salles, Márcio Mauro e Cristian Mohr. Em décimo no geral e segundo na Sport, vinha Eduardo Menossi, seguido por Georgios Frangulis, Leo Sanchez, em bela recuperação largando de último, e Ricardo Fontanari, na última posição do pódio.

A vitória ficou mesmo com Marcondes, que cruzou a linha de chegada quatro segundos à frente de Urubatan, e este ficou três segundos à frente de Salles. Mauro ficou em quarto após largar em 17º, e Marco Billi alcançou na volta final o último lugar no pódio na geral.


Nelson Marcondes venceu a primeira bateria da GT3 Cup Foto Victor Eleuterio

Marcondes também venceu na Sport, à frente de Menossi, o oitavo no geral, imediatamente à frente de Sanchez, um dos destaques da prova. Em décimo no geral, Frangulis foi o quarto na classe, e Ayman Darwich fechou o pódio da categoria, em 11º no geral.

Após a bandeirada, os comissários puniram Urubatan Jr com o acréscimo de 20 segundos ao seu tempo de prova. Com isso, ele caiu para nono. Lucas Salles herdou o segundo lugar, com Marcio Mauro, Marco Billi e Zeca Feffer completando os cinco primeiros.


Pódio geral GT3 Foto reprodução

Resultado

1 Marcondes* 27:11.937

2 Lucas Salles +7.675

3 Marcio Mauro +13.182

4 Marco Billi +15.714

5 Zeca Feffer +21.202

6 Cesar Urnhani +21.280

7 Eduardo Menossi* +22.863

8 Leo Sanchez* +23.066

9 Urubatan Junior** +24.585

10 Georgois Frangulis* +25.190

11 Ayman Darwich* +26.611

12 Ramon Alcaraz +30.835

13 Paulo Totaro* +33.364

14 Nelson Monteiro +41.376

15 André Gaidzinski* +45.907

16 Ricardo Fontanari* +51.756

17 Bruno Campos* +1:00.296

18 Cristian Mohr +1 volta

19 Francisco Horta +1 volta

20 Tom Valle – DNF

(*) Classe Sport

** Punido em 20s pelos comissários desportivos


Corrida 2

Com a inversão de seis posições no grid determinada por sorteio, a pole ficou com Cesar Urnhani, seguido por Zeca Feffer, enquanto Nelson Marcondes largou em sexto. Os carros largaram com pneus slicks, mas com a pista ainda tendo alguma unidade. A direção de prova determinou largada atrás do safety car.

Depois de três voltas sob regime de safety car, Nelsinho Marcondes fez uma grande manobra por fora, avançando de sexto para quarto no “S” do Senna.Leo Sanchez foi tocado e bateu no muro, o que levou o safety car de volta à pista. Os cinco primeiros eram Urnhani, Feffer, Marco Billi, Nelson Marcondes e Marcio Mauro.


Na relargada, Feffer assumiu a liderança à frente de Billi, Marcondes, Mauro e Urnhani Foto Luca Bassani

Na oitava volta, Billi passou ao primeiro lugar após superar Zeca no “S” do Senna. Marcondes tentou atacar na reta oposta, mas Feffer sustentou o segundo lugar.

Marcio Mauro surpreendeu Nelson Marcondes no Bico de Pato e tomou a posição com uma grande manobra. Mal posicionado, Nelson também foi ultrapassado por Urnhani. Na décima passagem, a briga mais interessante era entre Lucas Salles, Ayman Darwich e Nelson Monteiro, com esses dois últimos superando o carro #7.

Na volta 13, Feffer ainda tentava buscar Billi, enquanto Mauro se defendia de Urnhani no “S” do Senna. Marcondes aproveitou a briga para passar por fora na Descida do Lago, mas Cesar não desistiu e retomou a posição antes do Laranjinha. Logo atrás, Monteiro e Darwich vinham lado a lado no trecho entre a Junção e o “S” do Senna, e Darwich tentou sem sucesso a manobra por fora.

Na última volta surgiu a informação de que Marcondes seria punido com o acréscimo de 20 segundos ao seu tempo de prova por queima de largada. A disputa seguiu até a bandeirada, e Nelson passou Urnhani, que perdeu um pouco de ação e foi ameaçado por Monteiro.


Marco Billi vence sua primeira na Sprint Foto Luca Bassani

Marco Billi alcançou sua primeira vitória numa corrida de Sprint, seguido por Zeca Feffer, Marcio Mauro, Nelson Monteiro e Cesar Urnhani. Em oitavo, Ayman Darwich conquistou a vitória na classe Sport.


Ayman Darwich no alto do pódio Foto Luca Bassani

Resultado

1 Marco Billi 27:18.052

2 Zeca Feffer +1.153

3 Marcio Mauro +2.780

4 Nelson Monteiro +4.665

5 Cesar Urnhani +4.997

6 Lucas Salles +6.572

7 Urubatan Junior +6.676

8 Ayman Darwich* +6.924

9 Eduardo Menossi* +13.608

10 Francisco Horta +19.852

11 Cristian Mohr +20.348

12 André Gaidzinski* +20.625

13 Paulo Totaro* +20.754

14 Nelson Marcondes* +24.189

15 Ricardo Fontanari* +29.786

16 Bruno Campos* +36.183

17 Georgois Frangulis* +40.887

18 Ramon Alcaraz** +56.543

19 Leo Sanchez* – DNF

20 Tom Valle – DNF

(*) Classe Sport

** Punido em 20s pelos comissários desportivos


Campeonatos

Carrera Cup

1. Miguel Paludo 76
2. Alceu Feldmann 70
3. Lico Kaesemodel 60
4. Werner Neugebauer 48
5. Enzo Elias 47
6. Marçal Muller 42
7. Pedro Boesel 32
Pedro Aguiar 32
9. Luca Seripieri 29
10. JP Mauro 24
11. Rodolfo Toni 20
Christian Hahn 20
13. Fran Lara 17
Ricardo Baptista 17
15. Maurizio Billi 16
16. Rodrigo Mello 15
17. Rouman Ziemkiewicz 10
18. Eduardo Azevedo 7

GT3 Cup

1. Marco Billi 64
2. Zeca Feffer 62
3. Nelson Marcondes 58
4. Lucas Salles 48
5. Urubatan Jr 39
6. Nelson Monteiro 38
7. Ayman Darwich 36
8. Eduardo Menossi 34
Marcio Mauro 34
10. Paulo Totaro 27
Cesar Urnhani 27
12. Francisco Horta 24
13. Ramon Alcaraz 22
14. SangHo Kim 14
Leonardo Sanchez 14
16. Georgios Frangulis 13
17. André Gaidzinski 10
18. Guilherme Reischl 6
19. Cristian Mohr 5
20. Ricardo Fontanari 1

4.0 Sport

1. Rodolfo Toni 35
2. Rodrigo Mello 30
Fran Lara 30
4. Maurizio Billi 28
5. Rouman Ziemkiewicz 22
6. Eduardo Azevedo 12

3.8 Sport

1. Nelson Marcondes 36
2. Eduardo Menossi 31
3. Ayman Darwich 30
4. Paulo Totaro 26
5. André Gaidzinski 17
6. Leonardo Sanchez 15
7. Georgios Frangulis 13
8. SangHo Kim 11
9. Ricardo Fontanari 6
10. Bruno Campos 2


Calendário atualizado 2020

19.set – Endurance 1 – Velocitta

26.set – Sprint rodada tripla – Velocitta

17.out – Sprint rodada tripla – Goiânia

24.out – Endurance 2 – Goiânia

14.nov – Sprint rodada tripla – Interlagos

6.dez – Endurance 3 – Interlagos

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Um comentário em “PORSCHE CUP BRASIL – LINHA DE CHEGADA – PREMIAÇÃO E O PÓDIO DAS CATEGORIAS

  • 18 de agosto de 2020 em 09:00
    Permalink

    Belíssimas imagens e ótima matéria. Parabéns pela bela cobertura Salomão . Abraço

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.