ÚLTIMA PROVA DE RUA EM SALVADOR, 1972

Em agosto, a Stock Car reinaugura as provas de rua em Salvador. O GP Bahia de Stock Car que acontecerá no dia 9, trás perspectivas interessantes. Com certeza vai ter público saindo pelo ladrão, típico das provas de rua e a Federação de Automobilismo da Bahia-FAB, junto com a Vicar, de Carlos Col, apostam no sucesso total da prova.
E a partir daí, que volto a exatos 37 anos com a última prova de rua, em Salvador, em 1972…Mas será que a prova usará trechos do antigo circuito de rua da terrinha? Será? Vamos lá!

As corridas de rua sempre foram um aperitivo a mais para a galera ver e curtir de perto, sem gastos extras, seus ídolos. O circuito baiano na cidade de Salvador, não ficaria atrás. Tinha 3.090 metros de piso desgastado pela mal conservação e cheio de imprevistos, como todo bom circuito de rua que se preza.
Provas longas e curtas se fizeram presente no circuito, e uma delas foi a terceira prova do Torneio Norte e Nordeste de Automobilismo. Prova com 40 voltas pelo circuito, mas que esteve marcada pelas falhas na organização. Uma delas foi a redução das voltas de 30 para 40, isso porque teve um atraso de 1h15m, isto é, o que era para largar às 10 horas só aconteceu por volta das 11h15m.
Ação determinada pelo comissário desportivo, José Lago, que sob alegação de que o seguro da prova expiraria às 12h30m. As provas de rua tinham um seguro, que às vezes não ficava bem explicado como eram seus procedimentos, já que estava incluído nas inscrições…
O palco para se ter um tremendo confusão estava montado, tempo chuvoso, lama acumulada em diversos pontos do circuito, falta de policiamento, bombeiros, ambulância e asfalto com imperfeições. Com os treinos sendo iniciados, Arialdo Pinho, com o protótipo Volks 1,700cc, baixou o recorde do circuito que até então era de 1m38s do paulista Fredy O’Hara, para 1m35s, com média de 117 km/h. Mas na prova, a melhor volta foi de 1m41s.

Arialdo Pinho, Roberto Fiúza e Luís Bastos no pelotão da frente…reparem o estado da pista!

Dada a largada, 14 carros foram para o pega pelo circuito, Arialdo, Roberto Fiúza e Luís Barros partiram na frente, mas tomando a ponta, Arialdo soube tirar proveito do menor peso da sua barata já na primeira curva, a do Calabar de Cima. Já na décima volta, abriria uma boa vantagem sobre o segundo colocado, seu companheiro de equipe, Roberto Fiúza que era perseguido de perto pelo baiano Luís Bastos. Mas, como sempre o show, são as disputas pelas posições intermediárias. E isso se deu entre Rômulo Cavalcanti, Volks de numeral 4, que largou em nono e já estava em quinto disputando o quarto lugar com Otavio Cravo e seu protótipo Volks muito bem acertado. Após tentar por várias vezes, sempre na mesma curva do Chame-Chame, onde por sinal havia lama “pra dédéu”, terminou conseguindo na décima-sétima volta. Passou e deixou um “mar de lama” para seu concorrente e espectadores. Foi um banho só!
Mas as emoções estavam guardadas para o final da prova, Arialdo ao passar pelos boxes, alertou sua equipe que seu carro começa a ter problemas mecânicos e enquanto isso Luís Bastos assumia o segundo lugar e baixava a bota para pegar Arialdo. Na última volta, forçou demais seu Puma 2.200cc, tentando ao máximo chegar no primeiro, mas não conseguiu e fez a volta mais rápida da prova, 1m41s, com a média horária de 111.60 km/h.

A classificação final ficou assim, para carros da Divisão 3, 4 e 5…
1 – Arialdo Pinho – VW 1700 #3 – Equipe Macepin,30 voltas em 54m, com a média horária de 105,29 km/h(CE)
2 – Luís Bastos – Puma 2200 #72 – Equipe Pepsi-Cola,30 voltas em 54m10s(BA)
3 – Roberto Fiúza – Prot. Karman-Ghia 1700 #34 – equipe Macepin, 30 voltas em 54m15s(CE)
4 – Rômulo Cavalcanti – VW 1900 #4 – Equipe CDV – 29 voltas(PE)
5 – Carlos Medrado – VW 1900 #57 – Equipe Catur Motor – 29 voltas(BA)…

Galera notaram a particularidade dos nomes das curvas em Salvador, e quem se lembrar das outras comentem aqui pra nós…
É isso…
(reprodução/4Rodas)
Saloma

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

32 comentários em “ÚLTIMA PROVA DE RUA EM SALVADOR, 1972

  • 10 de julho de 2009 em 19:37
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    Oi Luiz ,tinha um piloto Baiano chamado “Lulu Geladeira ” e acho que meu amigo Freddy O`Hara correu esta prova .

    Resposta
  • 10 de julho de 2009 em 19:37
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    Oi Luiz ,tinha um piloto Baiano chamado “Lulu Geladeira ” e acho que meu amigo Freddy O`Hara correu esta prova .

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  • 11 de julho de 2009 em 10:16
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    O Lulu tinha uma Puma que foi, se não estiver enganado preparada pelo Jorge Letry.

    Resposta
  • 11 de julho de 2009 em 10:16
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    O Lulu tinha uma Puma que foi, se não estiver enganado preparada pelo Jorge Letry.

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  • 11 de julho de 2009 em 12:53
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    Parece do Freddy um Lorena escondido na terceira ou quarta fila .

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  • 11 de julho de 2009 em 12:53
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    Parece do Freddy um Lorena escondido na terceira ou quarta fila .

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  • 11 de julho de 2009 em 13:07
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    O Freddy O`Hara não participou do Festival de Novatos, junto com vc!

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  • 11 de julho de 2009 em 13:07
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    O Freddy O`Hara não participou do Festival de Novatos, junto com vc!

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  • 11 de julho de 2009 em 22:50
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    Parabéns pelo blog, sensacional!

    Quero lembrar que não é uma reinauguração de provas de rua de Salvador. A Renault Speed Show correu lá se eu não me engano em 2004 (ou 2003?).

    Foi recorde de público, com cerca de 200 mil pessoas (segundo a organização).

    Abraço!

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  • 11 de julho de 2009 em 22:50
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    Parabéns pelo blog, sensacional!

    Quero lembrar que não é uma reinauguração de provas de rua de Salvador. A Renault Speed Show correu lá se eu não me engano em 2004 (ou 2003?).

    Foi recorde de público, com cerca de 200 mil pessoas (segundo a organização).

    Abraço!

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  • 12 de julho de 2009 em 07:54
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    Não me lembrava dessa prova em Salvador. Foi no dia 20 de novembro de 2003, nos cerca de 2.500 metros do traçado montado na Cidade Baixa, ao lado da Baía de Todos os Santos. E a realização das provas, ficava com o Pedro Paulo Diniz, se não me engano…

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  • 12 de julho de 2009 em 07:54
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    Não me lembrava dessa prova em Salvador. Foi no dia 20 de novembro de 2003, nos cerca de 2.500 metros do traçado montado na Cidade Baixa, ao lado da Baía de Todos os Santos. E a realização das provas, ficava com o Pedro Paulo Diniz, se não me engano…

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  • 12 de julho de 2009 em 18:58
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    Neste dia quase fui preso pois o limpador de pára-brisa do KG do Roberto Fiúza quebrou e a saída foi ir para o curva do antigo super mercado Paes Mendonça,onde os carros praticamente paravam dada a quantidade de lama, e jogar um balde d’água. Até aí tudo bem só que o Sargento que estava na área não gostou da idéia e me mandou de volta para o box (que era improvisado em uma pequena pracinha bem ao lado) me proibindo de voltar para lá.
    Bons tempos!

    Um dos motivos que esta foi a última corrida realizada na Av. Centenário é que a prova reservada a estreantes e novatos foi cancelda e alguns dos incritos fizeram um racha na então quase desabitada Av. ACM!

    Mas a última corridade ru realizada em Salvador ocorreu a uns quatro ou cinco anos atrás em um circuíto montado na cidade baixa para que a Fórmula Renault e a Copa Clio se apresentasse.

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  • 12 de julho de 2009 em 18:58
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    Neste dia quase fui preso pois o limpador de pára-brisa do KG do Roberto Fiúza quebrou e a saída foi ir para o curva do antigo super mercado Paes Mendonça,onde os carros praticamente paravam dada a quantidade de lama, e jogar um balde d’água. Até aí tudo bem só que o Sargento que estava na área não gostou da idéia e me mandou de volta para o box (que era improvisado em uma pequena pracinha bem ao lado) me proibindo de voltar para lá.
    Bons tempos!

    Um dos motivos que esta foi a última corrida realizada na Av. Centenário é que a prova reservada a estreantes e novatos foi cancelda e alguns dos incritos fizeram um racha na então quase desabitada Av. ACM!

    Mas a última corridade ru realizada em Salvador ocorreu a uns quatro ou cinco anos atrás em um circuíto montado na cidade baixa para que a Fórmula Renault e a Copa Clio se apresentasse.

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  • 12 de julho de 2009 em 18:59
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    O Lulu Geldeira nesta prova trabalhava como preparador e chefe de equipe do José Luiz Bastos que chegou na segunda posição.

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  • 12 de julho de 2009 em 18:59
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    O Lulu Geldeira nesta prova trabalhava como preparador e chefe de equipe do José Luiz Bastos que chegou na segunda posição.

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  • 12 de julho de 2009 em 19:02
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    Uma característica do Lorena do Fredy O’hara é que sempre em uma das primeiras voltas ele jogava o pára-brisa fora.

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  • 12 de julho de 2009 em 19:02
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    Uma característica do Lorena do Fredy O’hara é que sempre em uma das primeiras voltas ele jogava o pára-brisa fora.

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  • 15 de julho de 2009 em 15:09
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    Oi Luiz , atrasadissímo , o Freddy era mais velho que eu , quem corria de Lorena em EN , era o Jacob Kourozan e o Edo . No final de 1971 o Edo já piloto de competição correu as 12 Horas de Interlagos junto com o Freddy e chegaram em 6º lugar . Por sinal uma bela colocação .

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  • 15 de julho de 2009 em 15:09
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    Oi Luiz , atrasadissímo , o Freddy era mais velho que eu , quem corria de Lorena em EN , era o Jacob Kourozan e o Edo . No final de 1971 o Edo já piloto de competição correu as 12 Horas de Interlagos junto com o Freddy e chegaram em 6º lugar . Por sinal uma bela colocação .

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  • 12 de agosto de 2009 em 15:20
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    Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo(s) pelo blog , muito bom mesmo, porém gostaria de tecer alguns esclarecimentos sobre a pista da Av.Centenário como também sobre esta última corrida em 1972.
    1- Na materia em questão fala-se que o piso da avenida era desgastado pela má conservação , o que não é verdade pois a Centenário era uma avenida nova com o asfalto completamente liso, falo isto pois corri grande parte das corridas la disputadas e tenho amplo material fotografico que pode comprovar.
    2- Com relação a esta última corrida de 1972, o que houve foi uma verdadeira tromba d’agua cuja enxurrada trouxe uma enorme quantidade de barro e detritos para a pista , o que causou o atrazo e quase cancelamento da prova, dai talvez tenha ficado esta má impressão sobre o pavimento e a organização.
    Com relação à organização das provas na Bahia,se comparar com os padrões de hoje, eram sim um pouco desorganizadas, mas não muito diferente das provas realizadas no resto do país àquela época.
    Obrigado pela atenção e se precisar de esclarecimentos ou fotos sobre as corridas na Bahia eu terei o maior prazer em ajudar.
    Abraços

    Resposta
  • 12 de agosto de 2009 em 15:20
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    Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo(s) pelo blog , muito bom mesmo, porém gostaria de tecer alguns esclarecimentos sobre a pista da Av.Centenário como também sobre esta última corrida em 1972.
    1- Na materia em questão fala-se que o piso da avenida era desgastado pela má conservação , o que não é verdade pois a Centenário era uma avenida nova com o asfalto completamente liso, falo isto pois corri grande parte das corridas la disputadas e tenho amplo material fotografico que pode comprovar.
    2- Com relação a esta última corrida de 1972, o que houve foi uma verdadeira tromba d’agua cuja enxurrada trouxe uma enorme quantidade de barro e detritos para a pista , o que causou o atrazo e quase cancelamento da prova, dai talvez tenha ficado esta má impressão sobre o pavimento e a organização.
    Com relação à organização das provas na Bahia,se comparar com os padrões de hoje, eram sim um pouco desorganizadas, mas não muito diferente das provas realizadas no resto do país àquela época.
    Obrigado pela atenção e se precisar de esclarecimentos ou fotos sobre as corridas na Bahia eu terei o maior prazer em ajudar.
    Abraços

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  • 12 de agosto de 2009 em 15:29
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    Mauricio, vamos fazer uma matéria longa sobre os circuitos baianos. Podemos separá-las em partes, como seu teor de importância! Aguardo retorno…;
    abs

    Resposta
  • 12 de agosto de 2009 em 15:29
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    Mauricio, vamos fazer uma matéria longa sobre os circuitos baianos. Podemos separá-las em partes, como seu teor de importância! Aguardo retorno…;
    abs

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  • 13 de agosto de 2009 em 12:04
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    Ok,conte comigo, no que puder eu ajudo , como disse anteriormente, tenho algum material fotografico sobre as corridas locais bem como algumas reportagens de jornais da época.
    abraços

    Resposta
  • 13 de agosto de 2009 em 12:04
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    Ok,conte comigo, no que puder eu ajudo , como disse anteriormente, tenho algum material fotografico sobre as corridas locais bem como algumas reportagens de jornais da época.
    abraços

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  • 13 de agosto de 2009 em 12:08
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    Mauricio…vou layoutar as idéias e entro em contato com vc. Enquanto isso, vc poderia colocar em ordem o material…e em arquivo digital!

    Resposta
  • 13 de agosto de 2009 em 12:08
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    Mauricio…vou layoutar as idéias e entro em contato com vc. Enquanto isso, vc poderia colocar em ordem o material…e em arquivo digital!

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  • 14 de agosto de 2009 em 11:48
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    Bom dia Luiz,eu tenho sempre contato com grande parte do pessoal daqui que correu na Centenario, nós somos como uma grande familia, levamos as vezes um bom tempo sem se encontrar mas sempre existe aquela grande amizade e alegria ao se reencontrar.Recentemente alguns de nós estivemos juntos na homenagem a Lulu(vide arquivo de fotos da Stock car e matéria do Globoesporte), e até comentei com o Luis Carlos (filho de Lulu),e o Mario Monteiro, que eu estava tentando reunir todo o material possivel para tentar resgatar a história do automobilismo em Salvador, mas de uma forma correta pois a grande maioria das matérias que tenho lido é imprecisa, e com erros e omissões e o pouco que escrevem refere-se apenas a Lulu, (mais do que justo pois o “velho” foi como um mestre de grande valor para uma geração de novos pilotos quando ele ja tinha uns 20 anos de pista,correndo ate com Jaguar e Ferrari, em pleno Farol da Barra e o unico que teve alguma projeção a nivel nacional), quando na verdade existem varios outros pilotos de valor que arriscaram suas vidas dando vedadeiros shows na velha Centenario com suas árvores e postes por segundo,sem ao menos ter seus nomes lembrados.
    Então veio esta ideia de resgatar este passado de provas locais,regionais e até mesmo nacionais que só uns poucos viciados em automobilismo e historia,conseguem lembrar ate hoje.
    Grande parte do meu material ja esta digitalizada, mas vou cair em campo para começar a recolher o que puder.
    Um grande abraço.

    Resposta
  • 14 de agosto de 2009 em 11:48
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    Bom dia Luiz,eu tenho sempre contato com grande parte do pessoal daqui que correu na Centenario, nós somos como uma grande familia, levamos as vezes um bom tempo sem se encontrar mas sempre existe aquela grande amizade e alegria ao se reencontrar.Recentemente alguns de nós estivemos juntos na homenagem a Lulu(vide arquivo de fotos da Stock car e matéria do Globoesporte), e até comentei com o Luis Carlos (filho de Lulu),e o Mario Monteiro, que eu estava tentando reunir todo o material possivel para tentar resgatar a história do automobilismo em Salvador, mas de uma forma correta pois a grande maioria das matérias que tenho lido é imprecisa, e com erros e omissões e o pouco que escrevem refere-se apenas a Lulu, (mais do que justo pois o “velho” foi como um mestre de grande valor para uma geração de novos pilotos quando ele ja tinha uns 20 anos de pista,correndo ate com Jaguar e Ferrari, em pleno Farol da Barra e o unico que teve alguma projeção a nivel nacional), quando na verdade existem varios outros pilotos de valor que arriscaram suas vidas dando vedadeiros shows na velha Centenario com suas árvores e postes por segundo,sem ao menos ter seus nomes lembrados.
    Então veio esta ideia de resgatar este passado de provas locais,regionais e até mesmo nacionais que só uns poucos viciados em automobilismo e historia,conseguem lembrar ate hoje.
    Grande parte do meu material ja esta digitalizada, mas vou cair em campo para começar a recolher o que puder.
    Um grande abraço.

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