BIMOTOR, A FERA PARANAENSE

e seu domador!
Por Vicente Miranda

Em 1967, antes mesmo dos irmãos Fittipaldi terem construído um Fusca com carroceria de fibra de vidro equipado com 2 motores 1600 cm3 acoplados entre-eixos, o inventivo mecânico Deoclides Carpenedo construiu um exótico protótipo Bimotor para corridas na cidade paranaense de Cascavel, o qual possuía 2 motores DKW, um à frente, outro atrás na posição entre-eixos, independentes, assim sendo o carro tinha 2 pedais de acelerador, 1 de embreagem para acionamento hidráulico simultâneo dos 2 sistemas e 1 de freio, sendo que a transmissão ficava a cargo de 2 caixas de câmbio VW. O chassi era basicamente de DKW com as devidas modificações para abrigar o motor traseiro. Como os motores DKW não propiciaram a performance esperada, o traseiro foi substituído por um VW 1600 cm3, e a parte traseira do chassi modificada para abrigar a nova mecânica. Amante de automobilismo, Carpenedo convidava pilotos para participar de competições no Paraná e no Paraguai conduzindo seu carro.
No início dos anos 70 a publicação de uma foto numa revista especializada, em que aparecia o Bimotor numa corrida no Paraná, deixou todo mundo de queixo caído. Causava espanto o fato do carro ter 4 pedais. As pessoas ficavam boquiabertas pensando como alguém poderia ter destreza suficiente para, além de frear e debrear, acelerar e trocar marcha em dobro.

Motor DKW na dianteira e VW na traseira.

Diversos pilotos passaram pelo cockpit do bólido paranaense, alguns se acidentaram na tentativa de buscar tempo com a estranha máquina, tanto que diversas versões do carro existiram, até que em 1971 o bravo piloto cascavelense, Valdir Favarin, foi convidado e domou a fera que, nessa época, apresentava uma configuração bem diferente, o motor dianteiro era um VW 1600 cm3, e o traseiro um Simca V8 de 2600 cm3…

Motor VW na dianteira e Simca V8 na traseira.

Certa vez, conversando com Valdir, perguntei-lhe sobre a questão da sincronização de giro nas rodas. Ele me respondeu: “Não tem problema nenhum, se as dianteiras girarem um pouquinho mais que as traseiras ou vice-versa, tudo acaba se acertando … É como se você estivesse empurrando um carro para pegar no tranco, se vem alguém até mais fraco ou mais forte que você, é sempre uma ajuda, que é sempre bem-vinda, e o carro acaba embalando mais”.
Fiquei mudo com a resposta de simplicidade franciscana para uma complexidade mecânica. Continuando, o bate-papo ao telefone, ele disse: “era um carro perigoso de dirigir, era muito passarinheiro, e em 1971 fui convidado para correr com o Bimotor, o que era o sonho dos pilotos paranaenses da época, mas muitos tinham medo …. e foi só pegar o jeito de pisar nos 2 aceleradores ao mesmo tempo e passar as marchas das 2 caixas junto, pegando as 2 alavancas, que ficavam bem juntinhas, ao mesmo tempo e engatar as marchas”.

Favarin ao final de uma prova com o Bimotor VW- Simca V8.

Valdir Favarin correu com o Bimotor até 1974 e durante esse período, mais uma versão surgiu, em que o motor VW dianteiro foi substituído por um Corcel de Fórmula Ford, porque o regime de velocidade imposto pelo conjunto motor fazia com que o VW passasse de giro. Colheu ótimos resultados, disputando palmo-a-palmo com carros velocíssimos como os protótipos Avallone, na verdade carros Lola fabricados no Brasil, modernos, providos do que de melhor havia de tecnologia na época, motores V8 como Chrysler 318 e Ford 302 e 6 cilindros de Opala, nas mãos da elite do automobilismo da época, gente como Antonio Carlos Avallone, Nilson Clemente, Pedro Victor DeLamare, Jan Balder, Pedro Muffato, Francisco Lameirão, EltonRohnelt, etc. E muitos desses monstros sagrados foram batidos por Favarin a bordo do Bimotor.

Motor Corcel de Formula Ford na dianteira e Simca V8 na traseira.

Diferentemente do que acontece com a maioria dos carros de corrida brasileiros que terminam seus dias nos ferros-velhos, o Bimotor paranaense está sendo reconstruído, numa nova versão provida de 2 motores VW, sendo que agora o motor traseiro está posicionado atrás do eixo traseiro, como pode ser visto na foto abaixo, em que também aparece Deoclides Carpenedo, orgulhoso ao lado da sua criação.

Dois motores VW – em construção.

Anotem as diversas versões do carro:
1) DKW na dianteira e DKW na traseira (entre-eixos)
2) DKW na dianteira e VW na traseira (entre-eixos)
3) VW na dianteira e VW na traseira (entre-eixos)
4) VW na dianteira e Simca V8 na traseira (entre-eixos)
5) Ford Corcel na dianteira e Simca V8 na traseira (entre-eixos)
6)VW na dianteira e VW na traseira (em construção)

Valdir, o piloto que mais sucesso obteve com o carro em destaque nessa matéria, pilotou o Bimotor até 1974, e depois continuou participando de provas de esporte-protótipos com um Manta-Chrysler construído obtendo ótimas colocações, e carros de Turismo. Participou de 266 corridas desde 1969 a 2001, conquistou um bicampeonato na Argentina em 1978 e 1979, foi 2 vezes Vice-Campeão Brasileiro de Esporte-Protótipo (Divisão 4 – classe acima de 2000 cm3) em 1974 e 1975, e Pentacampeão Paranaense, colecionando 166 troféus.

Luiz Vicente Miranda – É Engenheiro. Mecânico, antigomobilista, dono de dois carros esportivos europeus, um MGB Roadster 1967 e um Porsche 914 1974, entusiasta de esportes a motor, ex-kartista e motociclista por quase três décadas, sempre com máquinas inglesas, como Triumph, HRD-Vincent, Norton e BSA.
(Agradeço a Valdir Favarin o fornecimento do material que me permitiu escrever essa matéria, as inúmeras conversas ao telefone, colaborando assim na preservação da história do nosso automobilismo. A ele, minha amizade, respeito e admiração pela sua história no automobilismo brasileiro.)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

36 comentários em “BIMOTOR, A FERA PARANAENSE

  • 25 de março de 2009 em 13:23
    Permalink

    Vi, pessoalmente, esta traquitana motorizada, durante algum 1000 KM de Brasília( não me lembro o ano), quando ela tinha motor DKW na frente e VW atrás.
    Ótima lembrança essa, pois quando eu contava muita gente não acreditava nisso. Acho que eu tenho até alguma foto, vou procurar.
    Saudações,
    Edmundo Gonzaga

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 13:23
    Permalink

    Vi, pessoalmente, esta traquitana motorizada, durante algum 1000 KM de Brasília( não me lembro o ano), quando ela tinha motor DKW na frente e VW atrás.
    Ótima lembrança essa, pois quando eu contava muita gente não acreditava nisso. Acho que eu tenho até alguma foto, vou procurar.
    Saudações,
    Edmundo Gonzaga

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 15:27
    Permalink

    Achei muito show esse carro,cada vez mais eu gosto da historia do nosso automobilismo brasileiro,super criativo,parabens pela reportagem!!!

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 15:27
    Permalink

    Achei muito show esse carro,cada vez mais eu gosto da historia do nosso automobilismo brasileiro,super criativo,parabens pela reportagem!!!

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 17:26
    Permalink

    Para pilotar essa,no bom sentido,”trapizonga”, sómente um “doido”.Parabéns ao Deoclides por mais essa “loucura” maravilhosa.

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 17:26
    Permalink

    Para pilotar essa,no bom sentido,”trapizonga”, sómente um “doido”.Parabéns ao Deoclides por mais essa “loucura” maravilhosa.

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 17:36
    Permalink

    tem algo de errado nesta informação
    Eu vi este carro correndo em Curitiba com o Muffato como piloto.Era uma porcaria .teve que desligar o motor de dkw para andar ..em ultimo
    Dizer que andava com Avallone ,Heve …é bricadeira.
    Ouvi o fabricante dizer +cada motor da 150 km/h portanto chega a 300 por hora.oO cara nunca estudou nada
    desculpe colocar desta maneira mas….
    Favarin correu de Manta Dodge etc num campeonato fraco aqui do Paraná
    Tem que ter mais pesquisa
    abraço
    Edison

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 17:36
    Permalink

    tem algo de errado nesta informação
    Eu vi este carro correndo em Curitiba com o Muffato como piloto.Era uma porcaria .teve que desligar o motor de dkw para andar ..em ultimo
    Dizer que andava com Avallone ,Heve …é bricadeira.
    Ouvi o fabricante dizer +cada motor da 150 km/h portanto chega a 300 por hora.oO cara nunca estudou nada
    desculpe colocar desta maneira mas….
    Favarin correu de Manta Dodge etc num campeonato fraco aqui do Paraná
    Tem que ter mais pesquisa
    abraço
    Edison

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 19:26
    Permalink

    a uns anos atraz fui ver umas primes do rally das gerais e tinha um crazy dog com um prototipo off road com 2 motores ap ,no meu entender e mais facil pilotar uma nave endeavour do que aquela trapizonga
    ate agora eu nao entendi porque de 2 motores
    carro de seis rodas,duas caixas eu consigo captar a mensagem mas 2 motores
    na vespera da f1 passada fui a sp na garagem do marcos da kremer e vi um prototipo com 2 v8 mas nao acredito em solucoes fantasticas
    mas nao podemos desprezar as experiencias pois elas fazem parte do nosso prazer
    e vamos sujar a mao,estou comecando a colocar um 4100 a gasolina em um unimog 404
    o que vc acha
    jc sete lagoas

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 19:26
    Permalink

    a uns anos atraz fui ver umas primes do rally das gerais e tinha um crazy dog com um prototipo off road com 2 motores ap ,no meu entender e mais facil pilotar uma nave endeavour do que aquela trapizonga
    ate agora eu nao entendi porque de 2 motores
    carro de seis rodas,duas caixas eu consigo captar a mensagem mas 2 motores
    na vespera da f1 passada fui a sp na garagem do marcos da kremer e vi um prototipo com 2 v8 mas nao acredito em solucoes fantasticas
    mas nao podemos desprezar as experiencias pois elas fazem parte do nosso prazer
    e vamos sujar a mao,estou comecando a colocar um 4100 a gasolina em um unimog 404
    o que vc acha
    jc sete lagoas

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 20:10
    Permalink

    Prezado Edison,
    Muffato pilotou o carro depois foi a vez de Favarin que me forneceu farta documentação, inclusive de uma prova no Paraná que o carro embolou com outros mais evoluídos, por assim dizer. A partir de 1974 Favarin correu de Manta-Chrysler.

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 20:10
    Permalink

    Prezado Edison,
    Muffato pilotou o carro depois foi a vez de Favarin que me forneceu farta documentação, inclusive de uma prova no Paraná que o carro embolou com outros mais evoluídos, por assim dizer. A partir de 1974 Favarin correu de Manta-Chrysler.

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 20:40
    Permalink

    Coisa de doido!

    Acho que não disseram pra ele que não dava certo, ele foi lá e fez!…

    Parece a mesma história do besouro. Nenhum especialista em aerodinâmica diz que aquele inseto pode voar, mas ele voa, uai…..

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 20:40
    Permalink

    Coisa de doido!

    Acho que não disseram pra ele que não dava certo, ele foi lá e fez!…

    Parece a mesma história do besouro. Nenhum especialista em aerodinâmica diz que aquele inseto pode voar, mas ele voa, uai…..

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 22:52
    Permalink

    Jose Carlos,
    Toda e qualquer experiência automobilística, bizarra ou não, deve ser registrada para tentarmos resgatar um pouco da nossa história em 4 rodas.
    Imagine o quanto de interessante deve ser a história do Caçador de Estrelas, o motor DKW de 4 cilindros (1 motor + 1/3) testado por Newton Alves num Malzoni que acabou sendo preterido por um “normal” de 3 cilindros.
    Cá entre nós, utilizar 2 motores com algum esforço entendo, mas 2 motores diferentes, é dose para elefante. Mas os caras fizeram e a coisa andou.

    Resposta
  • 25 de março de 2009 em 22:52
    Permalink

    Jose Carlos,
    Toda e qualquer experiência automobilística, bizarra ou não, deve ser registrada para tentarmos resgatar um pouco da nossa história em 4 rodas.
    Imagine o quanto de interessante deve ser a história do Caçador de Estrelas, o motor DKW de 4 cilindros (1 motor + 1/3) testado por Newton Alves num Malzoni que acabou sendo preterido por um “normal” de 3 cilindros.
    Cá entre nós, utilizar 2 motores com algum esforço entendo, mas 2 motores diferentes, é dose para elefante. Mas os caras fizeram e a coisa andou.

    Resposta
  • 26 de março de 2009 em 09:09
    Permalink

    Vicente,eu tenho as fotos do DKW 4 cilindros.Montando no malzoni e tudo mais….estão com o FG.

    Resposta
  • 26 de março de 2009 em 09:09
    Permalink

    Vicente,eu tenho as fotos do DKW 4 cilindros.Montando no malzoni e tudo mais….estão com o FG.

    Resposta
  • 26 de março de 2009 em 15:03
    Permalink

    Eric,
    Sensacional você ter fotos do DKW 4 cilindros. Se puder, envie-me por e-mail.
    Imagine que o Newtinho ainda tem o coletor para 2 Webers horizontais e me disse que foi complicadíssimo conseguir estanqueidade nas câmaras de água com a tecnologia de soldagem disponível na época. Disse também que o motor tinha muito torque, tanto que, em testes no Alto da Boa Vista, as curvas que ele fazia em segunda com o Malzoni equipado com motor 3 cilindros, com o de 4 cilindros fazia em terceira.
    Se eu fosse um dekamaníaco até que me aventuraria a fazer um brinquedo desses.

    Resposta
  • 26 de março de 2009 em 15:03
    Permalink

    Eric,
    Sensacional você ter fotos do DKW 4 cilindros. Se puder, envie-me por e-mail.
    Imagine que o Newtinho ainda tem o coletor para 2 Webers horizontais e me disse que foi complicadíssimo conseguir estanqueidade nas câmaras de água com a tecnologia de soldagem disponível na época. Disse também que o motor tinha muito torque, tanto que, em testes no Alto da Boa Vista, as curvas que ele fazia em segunda com o Malzoni equipado com motor 3 cilindros, com o de 4 cilindros fazia em terceira.
    Se eu fosse um dekamaníaco até que me aventuraria a fazer um brinquedo desses.

    Resposta
  • 28 de março de 2009 em 21:19
    Permalink

    caro luiz
    sera que ainda tem espaco no grupo do jpagua endurance do dia 4
    se tiver vaga to pensando em por a 944 na estrada
    caso positivo me chame 31 99861166
    se puder me ajudar me informe pois nao tenho fone do dinho amaral
    tenho que comprar um capacete e ajustar o lobo tedesco pra encarar a br3
    jc sete lagoas

    Resposta
  • 28 de março de 2009 em 21:19
    Permalink

    caro luiz
    sera que ainda tem espaco no grupo do jpagua endurance do dia 4
    se tiver vaga to pensando em por a 944 na estrada
    caso positivo me chame 31 99861166
    se puder me ajudar me informe pois nao tenho fone do dinho amaral
    tenho que comprar um capacete e ajustar o lobo tedesco pra encarar a br3
    jc sete lagoas

    Resposta
  • 28 de março de 2009 em 21:35
    Permalink

    Dinho veja o comentário do Zé Carlos…vou lhe mandar um email para vc entrar em contato com o cabra, certo mano!
    abs

    Resposta
  • 28 de março de 2009 em 21:35
    Permalink

    Dinho veja o comentário do Zé Carlos…vou lhe mandar um email para vc entrar em contato com o cabra, certo mano!
    abs

    Resposta
  • 29 de março de 2009 em 18:42
    Permalink

    grato,o dinho ja me passou o fone da secretaria,amanha vou alinhar e colocar os 2 nittos e cair na br3 na quinta.dificil vai ser depois de 11 gps como bandeirinhas e a mais de 10 anos sem pisar no templo carioca eu pisar no tapete onde tive varios sonhos e ideias de um futuro que se tracou muito proximo do que imaginava
    vou la e vamos ver no que vai dar
    jc sete lagoas

    Resposta
  • 29 de março de 2009 em 18:42
    Permalink

    grato,o dinho ja me passou o fone da secretaria,amanha vou alinhar e colocar os 2 nittos e cair na br3 na quinta.dificil vai ser depois de 11 gps como bandeirinhas e a mais de 10 anos sem pisar no templo carioca eu pisar no tapete onde tive varios sonhos e ideias de um futuro que se tracou muito proximo do que imaginava
    vou la e vamos ver no que vai dar
    jc sete lagoas

    Resposta
  • 22 de novembro de 2009 em 18:43
    Permalink

    VALDIR FAVARIN, E SUA HISTÓRIA AUTOMOBILISTICA; QUE EM 16/11/69 PARTICIPOU DA 1º CORRIDA, COM UM FUSCA 1.300 COM MOTOR 1.600, O MOTOR ESTE ÉRA DO MEU FUSCÃO TAXI, QUE NOS DIAS DE CORRIDA,NÓS TIRAVA O MOTOR DO TAXI COLOCAVAMOS NO FUSQUINHA, E PARTICIPAVA DAS CORRIDAS,E COM APENAS 2 ANOS DE CORRIDAS, EM MEADOS DE 71 FUI CONVIDADO POR DEOCLIDES CARPENEDO, P/ MIM CORRER COM O BI MOTOR,P/ MIM FOI UMA SORPRESA. AÇEITEI O CONVITE E FOMOS A PISTA APRENDER COMO PILOTAR UM CARRO . C/ 2 MOTORES 1.600 VW, UM PUXA E OUTRO EMPURA, DUAS MECANICAS COMPLÉTAS, UMA EM CADA TRAÇÃO, DUAS ALAVANCAS DE CAMBIO, E DOIS ACELERADORES, EMBREAGE EDRAULICA, UM PEDAL DEBREANDO OS DOIS AO MESMO TEMPO, TANTO ANDA EM CONJUNTO, COMO INDEPENDENTE, NO CASO DE FUNDIR UM MOTOR, POE EM SE EM PONTO MORTO, E CONTINUA COM O OUTRO, ÉRA UM POUCO DIFICIL NO COMEÇO, MAIS LOGO PEGUEI O JEITO, NO ANO SEGUINTE TROCAMOS OS 2 MOTORES, ATRAS COLOCAMOS UM MOTOR V 8. DE CINCA, E NA FRENTE UM MOTOR FORD CORCEL 1.6, AI SIM. PASSAMOS A GANHAR CORRIDAS E MUITOS 2º LUGARES, NA INAUGURAÇÃO DA NOSSA PISTA ASFALTADA EM 22/04/73, MESMO COM 8 AVALONES, VALDIR C/ SEU BI MOTOR CHEGOU O FINAL DA PRÓVA EM 2º LUGAR, PERDENDO APENAS P/ O AVALONE N° 20 PILOTADO PELO SEU COMPADRE PEDRO MUFFATO. EM JUNHO DE 74, VALDIR DESISTIO DO BI MOTOR POR TER COMPRADO O MANTA DE JACI PIAN, C/ MOTOR V 8, E COM ELE DISPUTOU O CAMPEONATO BRASILEIRO, E FOI VIÇE CAMPEÃO EM 74 E 75, E EM 78 E 79 FOI BI CAMPEÃO NA ARGENTINA. DEPOIS COMO A DIVISÃO 4 FOI ESTINTA, VALDIR PASSOU A CORRER, EM VARIAS CATEGORIAS. C/ FORMULA FORD BRASILEIRO E PARANAENSE, ESTOC CAR PR. FORMULA A. VW. E MUITOS OUTROS, EM CAMPEONATOS DE MARCAS, E TAMBEM COM UM PROTÓTIPO AUDI CATEGORIA ENDURANSE, E ASSIM FORAM 36 ANOS DE COMPETIÇÃO, UM TOTAL DE 273 CORRIDAS, E 170 TROFÉUS, COM 5 TITULOS DE CAMPEÃO NO PR. 2 VIÇE BRESILEIRO E 2 TITULO DE CAMPEÃO NA ARGENTINA. EM 2005 PROCUREI O VELHO AMIGO DEOCLIDES CARPENEDO, P/ VER COMO ESTAVA O LENDARIO BI MOTOR DOS ANOS 70. E NUM COMUM ACORDO RESOLVEMOS FAZER UMA REFORMA NO VELHO BI MOTOR QUE CARPENEDO INVENTOU E CONSTRUIU EM 1.968, MAIS ACONTECEU QUE POR O MÊSMO ESTAR MUITO DETONADO PELA FERRUGEM, FICAVA MAIS FACIL NÓS CONSTRUIR OUTRO, COMO DEUCLIDES JÁ TINHA A IDÉIA, PASSAMOS A COMPRAR OS MOTORES, OS CAMBIOS E OS 2 CHACI, SENDO UM TRASEIRO DE COMBE,E O DIANTEIRO DE DKV, QUE FOMOS AGRACIADOS PELA AUTO LATAS.DEPOIS DOS 2 CHACI EMENDADOS, PELO TRABALHO DE CARPENEDO EO MECANICO RONI, CONTRATAMOS O CHAPEADOR GERSON, INDICADO PELO ES PILOTO PEIXINHO, MAURO LUIZ TURCATEL,P/ CONSTRUIR A CARENAGEM, DEPOIS CARPENEDO FOI OBRIGADO A ABANDONAR OS TRABALHOS NO BI MOTOR POR PROBLEMAS DE SAUDE. AI CONTRATAMOS ENTÃO O MECANICO EVALDO BEILNER POPULAR BAXINHO, P/ CONCLUIR OQUE AINDA FALTAVA, PEDAIS, ALAVANCAS, SUPORTES DE MOTORES, FICXAÇÃO DO SETOR, FREIOS, EMBREAGENS, SUSPEÇÃO, E RETIFICAR OS MOTORES E REVISAR OS CAMBIOS, DEPOIS A INSTALAÇÃO ELÉTRICA E PINTURA,FICOU A CARGO DA ATLANTA AUTO ELÉTRICA ,E GRASAS A DEUS , LEVAMOS 5 ANOS DE TRABALHO E MUITA CORRERIA , MAIS AGORA O NOVO BI MOTOR ESTA PRONTO, E ASSIM A HISTÓRIA DO BI MOTOR EO BI MOTOR VAI FICAR GUARDADO P/ SEMPRE, COM VALDIR FAVARIN PILOTO, E DE0CLIDES CARPENEDO O INVENTOR. QUEREMOS AGRADECER, A AUTO LATAS, E O SR. DARCI DO FERRO VELHO WEBER, EO SR. ARMANDO VOLPATO,EO SR, NILSON DA ATLANTA, PELAS COLABORAÇÃO, E FAVORECIMENTO, DE AJUDAS EM PEÇAS. BEM COMO O NATALICIOI POPULAR TUTA, QUE AJUDOU O BAXINHO NA C ONSTRUÇÃO FINAL. SEM MAIS É O QUE EU TINHA P/ INFORMAR AOS AMIGOS E PARENTES E AMANTES DO AUTOMOBILISMO, RELATÓRIO ESTE , FOI LEMBRADO LEMBRADO E ESCRITO PELO PROPRIO VALDIR FAVARIN
    .
    VICENTE MIRANDA EU TENHO AS FOTOS DO NOVO BI MOTOR PARA TE MANDAR SÓ QUE PERDI SEU EMAIL; O MEU É valdirlucafavarin@hotmail.com

    Resposta
  • 22 de novembro de 2009 em 18:43
    Permalink

    VALDIR FAVARIN, E SUA HISTÓRIA AUTOMOBILISTICA; QUE EM 16/11/69 PARTICIPOU DA 1º CORRIDA, COM UM FUSCA 1.300 COM MOTOR 1.600, O MOTOR ESTE ÉRA DO MEU FUSCÃO TAXI, QUE NOS DIAS DE CORRIDA,NÓS TIRAVA O MOTOR DO TAXI COLOCAVAMOS NO FUSQUINHA, E PARTICIPAVA DAS CORRIDAS,E COM APENAS 2 ANOS DE CORRIDAS, EM MEADOS DE 71 FUI CONVIDADO POR DEOCLIDES CARPENEDO, P/ MIM CORRER COM O BI MOTOR,P/ MIM FOI UMA SORPRESA. AÇEITEI O CONVITE E FOMOS A PISTA APRENDER COMO PILOTAR UM CARRO . C/ 2 MOTORES 1.600 VW, UM PUXA E OUTRO EMPURA, DUAS MECANICAS COMPLÉTAS, UMA EM CADA TRAÇÃO, DUAS ALAVANCAS DE CAMBIO, E DOIS ACELERADORES, EMBREAGE EDRAULICA, UM PEDAL DEBREANDO OS DOIS AO MESMO TEMPO, TANTO ANDA EM CONJUNTO, COMO INDEPENDENTE, NO CASO DE FUNDIR UM MOTOR, POE EM SE EM PONTO MORTO, E CONTINUA COM O OUTRO, ÉRA UM POUCO DIFICIL NO COMEÇO, MAIS LOGO PEGUEI O JEITO, NO ANO SEGUINTE TROCAMOS OS 2 MOTORES, ATRAS COLOCAMOS UM MOTOR V 8. DE CINCA, E NA FRENTE UM MOTOR FORD CORCEL 1.6, AI SIM. PASSAMOS A GANHAR CORRIDAS E MUITOS 2º LUGARES, NA INAUGURAÇÃO DA NOSSA PISTA ASFALTADA EM 22/04/73, MESMO COM 8 AVALONES, VALDIR C/ SEU BI MOTOR CHEGOU O FINAL DA PRÓVA EM 2º LUGAR, PERDENDO APENAS P/ O AVALONE N° 20 PILOTADO PELO SEU COMPADRE PEDRO MUFFATO. EM JUNHO DE 74, VALDIR DESISTIO DO BI MOTOR POR TER COMPRADO O MANTA DE JACI PIAN, C/ MOTOR V 8, E COM ELE DISPUTOU O CAMPEONATO BRASILEIRO, E FOI VIÇE CAMPEÃO EM 74 E 75, E EM 78 E 79 FOI BI CAMPEÃO NA ARGENTINA. DEPOIS COMO A DIVISÃO 4 FOI ESTINTA, VALDIR PASSOU A CORRER, EM VARIAS CATEGORIAS. C/ FORMULA FORD BRASILEIRO E PARANAENSE, ESTOC CAR PR. FORMULA A. VW. E MUITOS OUTROS, EM CAMPEONATOS DE MARCAS, E TAMBEM COM UM PROTÓTIPO AUDI CATEGORIA ENDURANSE, E ASSIM FORAM 36 ANOS DE COMPETIÇÃO, UM TOTAL DE 273 CORRIDAS, E 170 TROFÉUS, COM 5 TITULOS DE CAMPEÃO NO PR. 2 VIÇE BRESILEIRO E 2 TITULO DE CAMPEÃO NA ARGENTINA. EM 2005 PROCUREI O VELHO AMIGO DEOCLIDES CARPENEDO, P/ VER COMO ESTAVA O LENDARIO BI MOTOR DOS ANOS 70. E NUM COMUM ACORDO RESOLVEMOS FAZER UMA REFORMA NO VELHO BI MOTOR QUE CARPENEDO INVENTOU E CONSTRUIU EM 1.968, MAIS ACONTECEU QUE POR O MÊSMO ESTAR MUITO DETONADO PELA FERRUGEM, FICAVA MAIS FACIL NÓS CONSTRUIR OUTRO, COMO DEUCLIDES JÁ TINHA A IDÉIA, PASSAMOS A COMPRAR OS MOTORES, OS CAMBIOS E OS 2 CHACI, SENDO UM TRASEIRO DE COMBE,E O DIANTEIRO DE DKV, QUE FOMOS AGRACIADOS PELA AUTO LATAS.DEPOIS DOS 2 CHACI EMENDADOS, PELO TRABALHO DE CARPENEDO EO MECANICO RONI, CONTRATAMOS O CHAPEADOR GERSON, INDICADO PELO ES PILOTO PEIXINHO, MAURO LUIZ TURCATEL,P/ CONSTRUIR A CARENAGEM, DEPOIS CARPENEDO FOI OBRIGADO A ABANDONAR OS TRABALHOS NO BI MOTOR POR PROBLEMAS DE SAUDE. AI CONTRATAMOS ENTÃO O MECANICO EVALDO BEILNER POPULAR BAXINHO, P/ CONCLUIR OQUE AINDA FALTAVA, PEDAIS, ALAVANCAS, SUPORTES DE MOTORES, FICXAÇÃO DO SETOR, FREIOS, EMBREAGENS, SUSPEÇÃO, E RETIFICAR OS MOTORES E REVISAR OS CAMBIOS, DEPOIS A INSTALAÇÃO ELÉTRICA E PINTURA,FICOU A CARGO DA ATLANTA AUTO ELÉTRICA ,E GRASAS A DEUS , LEVAMOS 5 ANOS DE TRABALHO E MUITA CORRERIA , MAIS AGORA O NOVO BI MOTOR ESTA PRONTO, E ASSIM A HISTÓRIA DO BI MOTOR EO BI MOTOR VAI FICAR GUARDADO P/ SEMPRE, COM VALDIR FAVARIN PILOTO, E DE0CLIDES CARPENEDO O INVENTOR. QUEREMOS AGRADECER, A AUTO LATAS, E O SR. DARCI DO FERRO VELHO WEBER, EO SR. ARMANDO VOLPATO,EO SR, NILSON DA ATLANTA, PELAS COLABORAÇÃO, E FAVORECIMENTO, DE AJUDAS EM PEÇAS. BEM COMO O NATALICIOI POPULAR TUTA, QUE AJUDOU O BAXINHO NA C ONSTRUÇÃO FINAL. SEM MAIS É O QUE EU TINHA P/ INFORMAR AOS AMIGOS E PARENTES E AMANTES DO AUTOMOBILISMO, RELATÓRIO ESTE , FOI LEMBRADO LEMBRADO E ESCRITO PELO PROPRIO VALDIR FAVARIN
    .
    VICENTE MIRANDA EU TENHO AS FOTOS DO NOVO BI MOTOR PARA TE MANDAR SÓ QUE PERDI SEU EMAIL; O MEU É valdirlucafavarin@hotmail.com

    Resposta
  • 17 de setembro de 2010 em 21:40
    Permalink

    Ilmo. Sr. Vicente Miranda,

    Li o seu comentário sobre a Relojaria na Rua Tutoia. Sergio e Fausto são os meus amigos há mais de 30 anos, desde 1976, quando comprei uma Triumph 650 em S.Paulo. Sergio & Fausto estavam fabricando a HRD. O falecido Ronnie Kopenhagen, era um grande amigo também e tinha várias motos, BSA, HRD etc e o Rolls Silver Ghost. Paulo Kopenhagen tinha um Jaguar XJ6 (não conhecia) era primo de Ronnie. Hoje só tenho uma BSA 500, Landau Performance de 350 hp e o Dodge de 650 hp, todos fabricados por mim. Estou no FaceBook, o melhor lugar para comunicarmos. Espero notícias suas.

    Resposta
  • 17 de setembro de 2010 em 21:40
    Permalink

    Ilmo. Sr. Vicente Miranda,

    Li o seu comentário sobre a Relojaria na Rua Tutoia. Sergio e Fausto são os meus amigos há mais de 30 anos, desde 1976, quando comprei uma Triumph 650 em S.Paulo. Sergio & Fausto estavam fabricando a HRD. O falecido Ronnie Kopenhagen, era um grande amigo também e tinha várias motos, BSA, HRD etc e o Rolls Silver Ghost. Paulo Kopenhagen tinha um Jaguar XJ6 (não conhecia) era primo de Ronnie. Hoje só tenho uma BSA 500, Landau Performance de 350 hp e o Dodge de 650 hp, todos fabricados por mim. Estou no FaceBook, o melhor lugar para comunicarmos. Espero notícias suas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights