LE MANS – REGRESSO AO CENTENÁRIO: CELEBRAÇÕES HISTÓRICAS E UMA FESTA GRANDIOSA

Uma foto, uma história | Para celebrar devidamente o Centenário das 24 Horas de Le Mans, o Automobile Club de l’Ouest convocou a história durante uma grande cerimónia que teve lugar na sexta-feira, 9 de junho de 2023, na reta das boxes e em frente às bancadas lotadas.

Era sexta-feira, 9 de junho de 2023. O Automobile Club de l’Ouest havia designado esta data para comemorar com grande alarde o Centenário das 24 Horas de Le Mans. Várias comemorações marcaram este dia, começando pelo grande leilão do Centenário . Uma venda espetacular foi organizada pela ACO e pela RM Sotheby’s. Foram colocados à venda 21 carros autênticos que competiram nas 24 Horas de Le Mans. Entre estes carros, uma Ferrari 121 LM de 1955 foi vendida por 5,7 milhões de euros . Mais surpreendentemente, a bandeira tricolor usada para dar a largada em 1965 foi vendida por 330 mil euros (para uma estimativa fixada entre 30 mil e 35 mil euros).

Em seguida, os espectadores portadores de ingressos puderam vivenciar um momento excepcional ao entrar na pista , da curva Tertre Rouge à curva Porsche. O circuito passou então a ser acessível a pé, de bicicleta, de scooter ou de patins.

Carros excepcionais em destaque

A grande família 24 Horas (comissários de pista, voluntários do ACO Club e do evento, funcionários da ACO e prestadores de serviços) foi então recebida na reta dos boxes. Os fiscais de pista, verdadeiros anjos da guarda dos competidores, receberam calorosas ovações do público . Em seguida, os olhos se ergueram para o céu para admirar três viadutos da Patrouille de France.

Uma seleção de carros icônicos da Grande Exposição do Centenário apareceu na reta. Entre esses veículos estavam o Chenard & Walcker “Tank” de 1925, o Cadillac Spyder de 1950 apelidado de “O Monstro”, o Ford GT40 de 1968 e 1969, o Porsche 917 K de 1970, o Matra MS670 de 1972, o Rondeau M379 B. de 1980, o WM P88 de 1988 que estabeleceu o recorde de velocidade na reta de Mulsanne a 405 km/h, o Mazda 787 B de 1991, o Audi R10 TDi de 20068 ou o Toyota GR010 Hybrid de 2021, primeiro hipercarro a vencer o Clássico de Le Mans. 

Alguns desses carros foram confiados a pilotos lendários das 24 Horas , como o nove vezes vencedor Tom Kristensen, o hexacampeão Jacky Ickx, o pentacampeão Derek Bell, além de Alexander Wurz, Rinaldo Capello e Kazuki Nakajima. Duplas lendárias se reuniram para a ocasião. 

Tom K regressou assim ao Audi R8 com o qual conquistou cinco das nove vitórias entre 2000 e 2005. Jacky Ickx estava ao volante do seu Porsche 936.
Esta cerimônia terminou de forma magnífica com uma última piscadela ao passado, obrigado para uma largada inclinada “tipo Le Mans”.

Carros icônicos da Grande Exposição do Centenário apareceram nas retas das arquibancadas durante uma grandiosa cerimônia. Eles então partiram para duas voltas no circuito. Os espectadores presentes puderam vivenciar um momento excepcional, privilegiado e atemporal.

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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