HISTÓRICO – JIM CLARK – 50 ANOS DEPOIS
O escocês Jim Clark, que morreu há 50 anos hoje (7 de abril) é um dos maiores pilotos de todos os tempos. Esse é seu mês!
Jim Clark também era conhecido por sua versatilidade: venceu o British Touring Car Championship em 1964 e a Indianapolis 500 em 1965, terminou em terceiro nas 24 Horas de Le Mans em 1960 e também participou do RAC e até da NASCAR.
1958: Clark conhece Colin Chapman
No Boxing Day, em 1958, competiu contra o fundador da Lotus, Colin Chapman (com Clark na foto acima) em uma corrida de GT em Brands Hatch. O impressionante ritmo de Clark impressionou Chapman e, em 1959, o Scotsman era um piloto da Lotus.
1960: Grand Prix debut!
1962: Primeira vitória no campeonato
A primeira vitória de Clark no Campeonato do Mundo aconteceu no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Dirigindo um Lotus-Climax, Clark bateu o amigo de longa data e rival Graham Hill por 44,1 segundos. Clark ganharia mais duas corridas naquele ano, terminando em segundo atrás de Hill na classificação do campeonato.
1963: Sucesso em casa no ano do título
Clark e Lotus dominaram em 1963, com o escocês vencendo sete das 10 corridas para conquistar uma pontuação máxima no campeonato (uma vez que as pontuações perdidas foram contabilizadas). Sua quarta vitória da temporada aconteceu no Grande Prêmio da Inglaterra em Silverstone.
1964: Tin-top títulos bem
Clark não apenas competiu na Fórmula 1. Ele também ganhou o Campeonato Britânico de Carros de Turismo de 1964 com uma Lotus-Cortina. Na foto #70 (à direita) em Snetterton.
1965: Clark e Chapman
Clark com seu chefe de equipe e mentor, o fundador da Lotus, Colin Chapman, uma parceria perfeita!!
1965: Vencendo em Indianápolis
O Indianapolis 500 tem sido o evento mais importante de monopostos nos Estados Unidos, e durante décadas foi dominado por pilotos e equipes locais. Clark e Lotus mudaram tudo isso e provocaram uma revolução no processo.
Os monopostos americanos ainda eram em grande parte máquinas com motor dianteiro, mas quando Clark dirigiu um Lotus-Ford com motor traseiro nas 500 milhas de Indianápolis em 1963, seu ritmo demonstrou o potencial de mudar o motor para trás. Ele retornou em 1964 e terminou em segundo, antes de finalmente conquistar a vitória com uma exibição dominante em 1965.
Clark, que pulou o Grande Prêmio de Mônaco para correr no Brickyard, apelido do Indianapolis Motor Speedway, se tornou o primeiro não-americano a vencer na Indy desde o italiano-britânico Dario Resta em 1916.
1966: De lado nos saloons
O tocada de Clark era lendária – demonstrado aqui por esta derrapada maravilhosamente controlada em uma Lotus-Cortina durante uma corrida de carros em Snetterton.
1966: No Rally RAC
Clark não competiu apenas nos circuitos: em 1966, pilotou uma Lotus-Cortina apoiada pela Ford no Rally RAC. Co-pilotado por Brian Melia, e com treinamento do rally grande Roger Clark (sem parentesco), Clark venceu várias etapas e mostrou ritmo forte, mas foi forçado a se aposentar depois de capotar no final do evento.
1968: Sua vitória final em Grande Prémio
A 25ª e última vitória do tricampeonato mundial de Clark aconteceu no Grande Prêmio da África do Sul de 1962, realizado em Kyalami no dia 1º de janeiro.
O escocês começou a corrida na pole position, com seu companheiro de equipe na Lotus-Ford Graham Hill e Jackie Stewart juntando-se a ele na fila da frente de três carros. Stewart rapidamente assumiu a liderança no início, mas Clark rapidamente se colocou a frente e terminou em primeiro com seu companheiro Hill em segundo.
A corrida também foi a final do campeonato mundial de Clark antes de sua morte em Hockenheim em abril daquele ano.
Os números de Jim Clark:
Temporada | Equipe | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | Pontos | Classificação |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1968 | Team Lotus | Lotus 49 | Ford Cosworth V8 | AFS 1º | 9 | 11º | ||||||||||
1967 | Team Lotus | Lotus 43 | BRM H16 | AFS Ret | 41 | 3º | ||||||||||
Lotus 33 | Climax V8 | |||||||||||||||
Lotus 49 | Ford Cosworth V8 | HOL 1º | BEL 2º | FRA Ret | GBR 1º | ALE Ret | CAN Ret | ITA 3º | EUA 1º | MEX 1º | ||||||
1966 | Team Lotus | Lotus 33 | Climax V8 | MON Ret | BEL Ret | FRA DNS | GBR 4º | HOL 3º | ALE Ret | 16 | 6º | |||||
Lotus 43 | BRM H16 | ITA Ret | EUA 1º | MEX Ret | ||||||||||||
1965 | Team Lotus | Lotus 33 | Climax V8 | AFS 1º | BEL 1º | GBR 1º | HOL 1º | ALE 1º | ITA 10º | EUA Ret | MEX Ret | 54 | 1º | |||
Lotus 25 | FRA 1º | |||||||||||||||
1964 | Team Lotus | Lotus 25 | Climax V8 | MON 4º | HOL 1º | BEL 1º | FRA Ret | GBR 1º | ITA Ret | 32 | 3º | |||||
Lotus 33 | ALE Ret | AUT Ret | EUA 7º | MEX 5º | ||||||||||||
1963 | Team Lotus | Lotus 25 | Climax V8 | MON 8º | BEL 1º | HOL 1º | FRA 1º | GBR 1º | ALE 2º | ITA 1º | EUA 3º | MEX 1º | AFS 1º | 541 (73) | 1º | |
1962 | Team Lotus | Lotus 25 | Climax V8 | HOL 9º | MON Ret | BEL 1º | FRA Ret | GBR 1º | ALE 4º | ITA Ret | EUA 1º | AFS Ret | 30 | 2º | ||
1961 | Team Lotus | Lotus 21 | Climax L4 | MON 10º | HOL 3º | BEL 12º | FRA 3º | GBR Ret | ALE 4º | ITA Ret | EUA 7º | 11 | 7º | |||
1960 | Team Lotus | Lotus 18 | Climax L4 | HOL Ret | BEL 5º | FRA 5º | GBR 16º | POR 3º | EUA 16º | 8 | 10º |
↑1 Nos descartes
As vitórias na Fórmula 1:
- Grande Prêmio da Bélgica de 1962 (Spa-Francorchamps)
- Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1962 (Aintree)
- Grande Prêmio dos EUA de 1962 (Watkins Glen)
- Grande Prêmio da Bélgica de 1963 (Spa-Francorchamps)
- Grande Prêmio dos Países Baixos de 1963 (Zandvoort)
- Grande Prêmio da França de 1963 (Reims)
- Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1963 (Aintree)
- Grande Prêmio da Itália de 1963 (Monza)
- Grande Prêmio do México de 1963 (Autódromo Hermanos Rodríguez)
- Grande Prêmio da África do Sul de 1963 (East London)
- Grande Prêmio dos Países Baixos de 1964 (Zandvoort)
- Grande Prêmio da Bélgica de 1964 (Spa-Francorchamps)
- Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1964 (Brands Hatch)
- Grande Prêmio da África do Sul de 1965 (East London)
- Grande Prêmio da Bélgica de 1965 (Spa-Francorchamps)
- Grande Prêmio da França de 1965 (Clermont-Ferrand)
- Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1965 (Silverstone)
- Grande Prêmio dos Países Baixos de 1965 (Zandvoort)
- Grande Prêmio da Alemanha de 1965 (Nürburgring)
- Grande Prêmio dos EUA de 1966 (Watkins Glen)
- Grande Prêmio dos Países Baixos de 1967 (Zandvoort)
- Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1967 (Silverstone)
- Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1967 (Watkins Glen)
- Grande Prêmio do México de 1967 (Autódromo Hermanos Rodríguez)
- Grande Prêmio da África do Sul de 1968 (Kyalami)
Outros resultados:
24 Horas de Le Mans
Ano | Equipe | Co-pilotos | Carro | Classe | Voltas | Pos. | Class Pos. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1959 | Border Reivers | Sir John Whitmore | Lotus Elite Mk.14 | GT 1.5 | 257 | 10º | 2º |
1960 | Border Reivers | Roy Salvadori | Aston Martin DBR1/300 | S 3.0 | 306 | 3º | 3º |
1961 | Border Reivers | Ron Flockhart | Aston Martin DBR1/300 | S 3.0 | 132 | DNF | DNF |
500 Milhas de Indianápolis
Ano | Número do carro | Largada | Velocidade da Classificação | Resultado | Voltas completadas | Voltas lideradas | Chassi |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1963 | 92 | 5 | 149,750 milhas por hora (240 999 km/h) | 2 | 200 | 28 | Lotus-Ford 29/3 |
1964 | 6 | 1 | 158,828 milhas por hora (255 609 km/h) | 24 | 47 | 14 | Lotus-Ford 34/3 |
1965 | 82 | 2 | 160,729 milhas por hora (258 668 km/h) | 1 | 200 | 190 | Lotus-Ford 38/1 |
1966 | 19 | 2 | 164,114 milhas por hora (264 116 km/h) | 2 | 200 | 66 | Lotus-Ford 38/4 |
1967 | 31 | 16 | 163,213 milhas por hora (262 666 km/h) | 31 | 35 | 0 | Lotus-Ford 38/7 |
Total | 682 | 298 |
12 Horas de Sebring
Reprodução/wikipedia/www.autocar.co.uk/consultas:
- Grand Prix History – Hall of Fame , Jimmy Clark
- Jim Clark Memorial at Hockenheim www.users.globalnet.co.uk
- Jim Clark em português www.jimclark.k6.com.br
- «Jim Clark Indy 500 Race Stats»