FÓRMULA E [E-RACER] – E-PRIX DA CIDADE DO CABO COM VITÓRIA PORTUGUESA COM CERTEZA

António Félix da Costa venceu a primeira corrida do ABB FIA Formula E World Championship na Cidade do Cabo, conquistando sua primeira vitória para o TAG Heuer Porsche Formula E Team, uma audaciosa manobra de ultrapassagem executada no final não dando chance ao piloto da Penske Jean-Éric Vergne de recuperar a primeira posição
A nova geração de carros da Fórmula E pode atingir velocidades máximas de 322 km/h. A Cidade do Cabo é a primeira cidade africana a sediar um Grande Prêmio em 2023
Foto: Fornecido pela Fórmula E

GRID
Classificação#PilotoEquipeTempoGapkm/h
123 Sacha Fenestraz Nissan e.dams1’07.848154.987
27 Maximilian Gunther Maserati Racing1’08.2700.422154.029
337 Nick Cassidy Envision Racing1’08.4650.617153.590
49 Mitch Evans Jaguar Racing1’08.5680.720153.360
525 Jean-Eric Vergne DS Penske1’08.5200.672153.467
694 Pascal Wehrlein Porsche Team1’08.5980.750153.293
716 Sébastien Buemi Envision Racing1’11.9374.089146.177
833 Dan Ticktum NIO Formula E Team1’09.1711.323152.023
917 Norman Nato Nissan e.dams1’09.2631.415151.821
1058 René Rast McLaren1’08.9621.114152.483
1113 Antonio Felix da Costa Porsche Team1’09.4411.593151.432
121 Stoffel Vandoorne DS Penske1’09.5001.652151.303
135 Jake Hughes McLaren1’09.4931.645151.318
1427 Jake Dennis Andretti Autosport1’09.2651.417151.816
1536 Andre Lotterer Andretti Autosport1’09.9752.127150.276
163 Sergio Sette Camara NIO Formula E Team1’10.0832.235150.044
1748 Edoardo Mortara Maserati Racing1’15.7757.927138.774

O campeão da 6ª temporada voltou à forma na corrida anterior em Hyderabad com um terceiro lugar. Mas em uma nova pista que viu Sacha Fenestraz, da Nissan, reivindicar a Pole Position de Julius Baer com a volta mais rápida da história da Fórmula E, com uma velocidade média de 154,987 km/h, a corrida devastadora de Da Costa rendeu uma vitória merecida.

O piloto da Porsche largou em 11º, mas abriu caminho entre os 10 primeiros e chegou aos três primeiros na volta 20. Com o pelotão espremido por um Full Course Yellow na volta 21, os quatro primeiros ficaram divididos por apenas 1,5 segundos. Nick Cassidy, da Envision Racing, superou Sacha Fenestraz e Maximilian Günther (Maserati MSG Racing) na primeira rodada de ativações do MODO DE ATAQUE, indo mais longe antes de optar por seu aumento inicial de 50kW e assumir a liderança.

A mudança de Da Costa para o P1 foi uma das melhores que os fãs de automobilismo já viram. Na volta 24, seu ultrajante passe para roubar a liderança de Cassidy na parte mais complicada da pista – uma difícil combinação de curvas 7, 8 e 9 que foi o local de três quedas no início do fim de semana – o campeão da 6ª temporada deu a volta por fora da Curva 7 e manteve sua posição dentro da Curva 8.

O português abriu espaço o suficiente para assumir seu segundo MODO DE ATAQUE obrigatório e retomar a liderança, mas perdeu o loop de ativação – passando a liderança para o vencedor de Hyderabad, Vergne, uma volta depois. O francês nunca teve vitórias consecutivas até este ponto.

Os ex-companheiros de equipe então lutaram até a bandeira – Vergne tendo conquistado apenas uma de suas 11 vitórias até o momento por mais de dois segundos – e iniciaram uma campanha defensiva vintage para vencer em Hyderabad. A diferença era de meio segundo com as 30 voltas completas e apenas duas adicionadas ao tempo perdido para advertências.

Na volta 21, Da Costa tentou novamente a mesma impressionante manobra de ultrapassagem, desta vez em Vergne – um dos competidores mais difíceis da pista. Como antes, não havia espaço para respirar, mas Da Costa mais uma vez deu a volta por fora da curva 7 para a 8 e 9 e conquistou uma vitória memorável sob forte pressão do JEV.

Enquanto isso, Fenestraz conseguiu que Cassidy subisse a um pódio em potencial, mas, de forma dolorosa, o piloto da Nissan bateu na parede na última volta para cair fora da corrida. Tão perto, mas tão longe para o novato depois de outro impressionante fim de semana de corrida. Cassidy aceitou com gratidão o presente de talheres.

René Rast (NEOM McLaren Formula E Team) subiu para o quarto lugar após um ganho de seis lugares, enquanto Sébastien Buemi (Envision Racing) assumiu a bandeira em quinto. Dan Ticktum garantiu que a NIO 333 Racing marcaria forte novamente com um sexto lugar – dois primeiros seis consecutivos para a equipe anglo-chinesa que começou bem o GEN3.

O atual campeão Stoffel Vandoorne ficou em sétimo, enquanto seu companheiro de equipe subiu ao pódio. Norman Nato (Nissan), André Lotterer (TAG Heuer Porsche Formula E Team) e Jake Hughes (NEOM McLaren Formula E Team) completaram o top 10 e os pontos.

O líder da classificação, Pascal Wehrlein, na irmã Porsche, bateu na traseira do carro Envision Racing de Buemi na primeira volta, resultando em abandono na quinta rodada da temporada de 16 corridas do ABB FIA Formula E World Championship.

A má sorte da equipe Jaguar TCS Racing não diminuiu. O carro danificado de Sam Bird não estava apto para a largada após sua manobra de qualificação, então Mitch Evans foi punido com uma penalidade de drive-through por violação de overpower, tirando-o de um forte quarto lugar na época, no início da corrida.

Jake Dennis, do Avalanche Andretti, subiu até o nono lugar, procurando capitalizar a aposentadoria do líder da classificação Wehrlein, até receber uma penalidade de drive-through por pneus com pressão insuficiente.

Apesar da aposentadoria, Wehrlein ainda lidera o Campeonato Mundial de Pilotos com 80 pontos contra 62 de Jake Dennis. Vergne salta para 50 pontos em terceiro, com da Costa agora em quarto com 46. Porsche lidera Envision Racing 126 pontos a 84 na corrida por equipes .


Foto reprodução
Classificação#PilotoEquipeVoltasTempoGapIntervalkm/hNão terminaramPontos
113 Antonio Felix da Costa Porsche Team3242’25.403132.225
225 Jean-Eric Vergne DS Penske3242’25.6840.2810.281132.219
337 Nick Cassidy Envision Racing3242’27.2111.8081.527132.115
458 René Rast McLaren3242’27.6112.2080.400132.112
516 Sébastien Buemi Envision Racing3242’28.0592.6560.448132.110
633 Dan Ticktum NIO Formula E Team3242’28.6123.2090.553132.08
71 Stoffel Vandoorne DS Penske3242’29.6134.2101.001132.06
817 Norman Nato Nissan e.dams3242’33.9858.5824.372131.84
936 Andre Lotterer Andretti Autosport3242’34.1588.7550.173131.72
105 Jake Hughes McLaren3242’35.87810.4751.720131.71
119 Mitch Evans Jaguar Racing3242’39.58614.1833.708131.5
123 Sergio Sette Camara NIO Formula E Team3242’40.31714.9140.731131.4
1327 Jake Dennis Andretti Autosport3243’04.24938.84623.932130.2
23 Sacha Fenestraz Nissan e.dams3243’13.01647.6138.767——————-3
7 Maximilian Gunther Maserati Racing2027’23.49512 Laps12 Laps——————-
48 Edoardo Mortara Maserati Racing11’33.48631 Laps19 Laps——————-
94 Pascal Wehrlein Porsche Team0——————-

A 6ª rodada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA é o E-Prix Julius Baer São Paulo 2023 no sábado, 25 de março, a primeira vez que a Fórmula E corre no Brasil.

Copyright © 2023 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights