FÓRMULA 1 – FINAL DE SEMANA CLÁSSICO NO GP DA BÉLGICA, COM CHUVA, CHUVA, CHUVA …
O clima desempenhou seu papel no Grande Prêmio da Bélgica de 2023, mas a chuva não conseguiu esfriar a emoção na pista
A sessão de qualificação de sexta-feira já parece ter acontecido há muito tempo. Em condições difíceis, parecia difícil lá fora e Max parecia que poderia sofrer com isso. No final do Q2, Max chegou à última etapa de qualificação ao ficar em P10 – o último lugar. Mas então, no Q3, ele não cometeria o mesmo erro duas vezes e tirou a pole de Charles Leclerc por 1,82s!
A corrida sprint de sábado foi difícil para Checo. No SQ3 ele estava em uma volta rápida e enquanto se dirigia para as últimas curvas ele alcançou um trem de carros rivais esperando para iniciar suas voltas. Ele abriu caminho habilmente no trânsito lento, mas isso claramente atrapalhou seu tempo e ele teve que se contentar com o P8.
Mas as coisas pioraram. Na corrida sprint ele conseguiu avançar duas posições logo no início e estava atacando, quando a roda dianteira esquerda de Lewis Hamilton bateu na lateral do carro de Checo. A colisão abriu um enorme buraco no sidepod do Bull e devido a isso ele começou a cair na tabela de classificação. Depois de tentar, mas perder para outros pilotos, o engenheiro de corrida de Checo, Hugh Bird, comunicou-se pelo rádio para dizer que teriam que aposentar o carro. Alerta de spoiler, seu fim de semana mudou!
O clima muitas vezes desempenha um papel importante em Spa – seria mais incomum se não chovesse em algum momento. A corrida de Sprint de sábado começou atrás do Safety Car devido às condições de chuva, e todos os carros estavam com pneus de chuva com faixa azul. Quando o safety car entrou nos boxes, a maior parte do grid seguiu para trocar pelos pneus intermediários verdes enquanto a pista estava secando. Max ficou de fora para evitar um pitlane lotado, mas sabia que precisava ir aos boxes na volta seguinte. Ele parou e saiu em P2 atrás de Oscar Piastri, mas o Bull manteve a calma e na sexta volta tirou o P1 do estreante da McLaren e desapareceu na distância. Ele venceu por 6,6 segundos e conquistou sua segunda vitória no sprint da temporada.
Resultado Corrida Sprint
- Max Verstappen (RBR) – 8 pontos
- Oscar Piastri (McLaren) – [+6s677] – 7 pontos
- Pierre Gasly (Alpine) – [+10s733] – 6 pontos
- Carlos Sainz (Ferrari) – [+12s648] – 5 pontos
- Charles Leclerc (Ferrari) – [+15s016] – 4 pontos
- Lando Norris (McLaren) – [+16s052] – 3 pontos
- Lewis Hamilton (Mercedes) – [+16s757] – 2 pontos
- George Russell (Mercedes) – [+16s822] – 1 ponto
- Esteban Ocon (Alpine) – [+22s410]
- Daniel Ricciardo (AlphaTauri) – [22s806]
- Lance Stroll (Aston Martin) – [+25s007]
- Alexander Albon (Williams) – [+26s303]
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – [+27s006]
- Kevin Magnussen (Haas) – [+32s986]
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) – [+36s342]
- Logan Sargeant (Williams) – [+37s571]
- Nico Hulkenberg (Haas) – [+37s827]
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – [+39s267]
Abandonaram: – Sergio Pérez (RBR) – Fernando Alonso (Aston Martin)
Corrida (domingo) – Com Max tendo que largar em 6º para a corrida de domingo, havia rumores de incerteza sobre se ele conseguiria ou não sua oitava vitória consecutiva. Mas do ponto de vista de Max, isso nunca esteve em dúvida. Ele conseguiu evitar problemas na colisão na curva um, que fez com que Oscar Piastri e Carlos Sainz abandonassem devido aos danos causados aos seus carros, e subiu para P4 antes do final da volta de abertura.
Na sexta volta ele ultrapassou Lewis Hamilton por dentro, depois Charles Leclerc por fora na nona volta, colocando-o em segundo.Depois de se acomodarem na corrida, Max e Checo sentaram-se em P1 + 2, então parecia um bom dia para a equipe, não importa o que acontecesse. Na volta 17, Max passou por seu companheiro de equipe e a dupla então se acomodou em suas posições pelo resto da corrida. a corrida.
Depois de uma série de sessões de qualificação infelizes, Checo voltou à boa forma e encontrou-se na primeira linha ao lado de Leclerc. Não demorou muito para ele fazer a sua jogada e antes mesmo de o DRS ser ativado, Checo assumiu a liderança do piloto da Ferrari. No final da volta ele estava 1.289s à frente e a partir daí o Mexican Bull estava sólido e controlou o resto da corrida perfeitamente. O seu companheiro de equipa assumiu a liderança na volta 17, mas Checo conseguiu conquistar o P2 e o seu 7º pódio da temporada.
Resultado GP da Bélgica
Pos | Piloto | Tempo | Pts | |
---|---|---|---|---|
1 | M. VerstappenRed Bull·#1 | 1:22:30.450 | 25 | |
2 | S. PerezRed Bull·#11 | +22.305s | 18 | |
3 | C. LeclercFerrari·#16 | +32.259s | 15 | |
4 | L. HamiltonMercedes·#44 | +49.671s | 13 | |
5 | F. AlonsoAston Martin Aramco-Mercedes·#14 | +56.184s | 10 |
6 | G. RussellMercedes·#63 | +63.101s | 8 | |
---|---|---|---|---|
7 | L. NorrisMcLaren·#4 | +73.719s | 6 | |
8 | E. OconAlpine·#31 | +74.719s | 4 | |
9 | L. StrollAston Martin Aramco-Mercedes·#18 | +79.340s | 2 | |
10 | Y. TsunodaAlphaTauri·#22 | +80.221s | 1 | |
11 | P. GaslyAlpine·#10 | +83.084s | 0 | |
12 | V. BottasAlfa Romeo·#77 | +85.191s | 0 | |
13 | G. ZhouAlfa Romeo·#24 | +95.441s | 0 | |
14 | A. AlbonWilliams·#23 | +96.184s | 0 | |
15 | K. MagnussenHaas·#20 | +101.754s | 0 | |
16 | D. RicciardoAlphaTauri·#3 | +103.071s | 0 | |
17 | L. SargeantWilliams·#2 | +104.476s | 0 | |
18 | N. HulkenbergHaas·#27 | +110.450s | 0 | |
19 | C. Sainz Jr.Ferrari·#55 | Não concluiu | 0 | |
20 | O. PiastriMcLaren·#81 | Não concluiu | 0 |
Copyright © 2023 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados