EMILIO ZAMBELLO- GRANDE PILOTO DA ÉPOCA DE OURO DO NOSSO AUTOMOBILISMO
Emilio Virginio Zambello nasceu em Padova, no norte da Itália em 1926.
Após a guerra, Zambello comerciava com motos americanas recuperadas, que ficaram na Europa. Por lá participou de provas de bicicleta, e também de moto. Em 1950 migra para a Brasil, com 23 anos de idade. No início trabalhou na Atlantic, e lá conheceu o amigo Ruggero Peruzzo, que trabalhava como mecânico. No final de 1951, montam juntos uma oficina mecânica, na Av. Sen. Queiroz, esquina com a Rua 25 de Março no centro de SP, a qual deram o nome de “Garage Fulgor”.
Peruzzo cuidava da parte mecânica, e Zambello cuidava da compra de peças. Conheceu Ângelo Juliano, que tinha uma loja de peças na Av. São João, e que era frequentada pelos pilotos de corrida. Passaram a preparar os carros de pilotos como Celso Lara Barberis, Ico Ferreira e Godofredo Vianna Filho. Zambello ficou com a incumbência de testar os carros de corrida em Interlagos, e amaciar os motores.
Testando os carros, Zambello percebeu que os seus tempos, eram tão bons como os dos pilotos profissionais. Preparam na oficina um Fiat 600, e Zambello começou a correr com ele em 1954. Fez 3 corridas com este carro, e depois com SIMCA e Fiat com motores 1.100 e 1.200.
Para 1957 montaram uma carreteira Fiat “Fulgor”, que teve grande sucesso na categoria Turismo até 2.000. Para a “II Mil Milhas Brasileiras”, importaram um cabeçote Stanguellini, e correu em dupla com o sócio Ruggero Peruzzo. Chegaram em 10º lugar. Em sociedade com Peruzzo montam uma loja de peças a “Auto Peças Fulgor”.
Em 1958 corre algumas provas, e em dupla com Peruzzo de Cisitália 202, participam dos “500 Km de Interlagos” e chegam em 1º na categoria. Na “III Mil Milhas” correm de Fiat Stanguellini e chegam em 21º lugar (o Fiat não era páreo para as carreteiras).
Em 1959 corre duas provas com bom resultado, e corre em dupla com Peruzzo a “IV Mil Milhas”, com SIMCA 1.221cc e chegam em 5º lugar.
Em 1960 corre novamente a “V Mil Milhas” em dupla com Peruzzo, de Fiat, e chegam em 16º lugar.
Em 1961 compra uma Maserati 450S de Henrique Cassini, com o motor quebrado. Zambello foi a Itália, e comprou um motor novo para o carro. Corre o “IV 500 Km de Interlagos”, com a nova Maserati, em dupla com Peruzzo, e Celso Lara Barberis, e com mais um carro: uma Maserati 300S, que foi emprestada de José Gimenez Lopes. Ainda em 1961 corre a “VI Mil Milhas” de Alfa Giulietta em dupla com Peruzzo, chegam em 15º.
Em 1962 conhece em uma corrida, Piero Gancia, que seria seu parceiro em diversas provas com FNM JK.
Em 1963 participa de 7 provas, com bons resultados. Nas “II° 500 Milhas de Porto Alegre”, corre em dupla com Marivaldo Fernandes de Berlineta (uma das poucas corridas com carro não Italiano). Ainda neste ano vende a sua parte na sociedade com Peruzzo, e abre em 1964 junto com Piero Gancia, a Jolly revendedora dos carros da marca Alfa Romeo (e depois Ferrari). No mesmo ano criam a equipe Jolly-Gancia. Giuseppe Perego, e Ruggero Peruzzo, passam a ser preparadores do carros da equipe.
A equipe tornou-se uma das de maior sucesso, nos anos 60, onde os melhores pilotos da época passaram por lá. Em 1966 nas “24 Horas de Interlagos” a bordo de uma Giulia, e em dupla com Ubaldo César Lolli, chegam em 1º. Na inauguração do Autódromo de Pinhais no Paraná, na “I° 4 Horas de Curitiba”, chega novamente em 1º.
Em 1970 vence o “VI Mil Km de Brasília”. Em dupla com Piero Gancia, de FNM JK chegam em 5º na geral no “IV 24 Horas de Interlagos”. Em 1971 participa de sua última corrida como piloto, no “XII 500 Km de Interlagos”.
Pouco depois os carros importados foram proibidos de correr, pelas novas regras, e assim terminou a Equipe Jolly-Gancia. As Alfas não podiam mais correr na categoria.
A equipe acabou, mas a loja não fechou, e continuaram vendendo as Alfas até 1975. Montaram também uma metalúrgica “Jolly”. Foi vice-presidente do Automóvel Clube Paulista em 1990, e assumiu a presidência em 1996, com a morte de Ângelo Juliano. Nos deixou em 2014 aos 88 anos de idade.
Fontes de referência: Sites Nobres do Grid, Bandeira Quadriculada, Mocambo Blog do Jovino, Internet
Por Leonarde Pavani – administrador da página “OS PRECURSORES” e colunista do site Conexão Saloma.