PRÉ-TEMPORADA – PORSCHE CUP EM INTERLAGOS – 8 MIL KM PARA A CARRERA CUP E GT3 CUP

Roncaram alto em Interlagos na pré-temporada da Porsche Cup os motores dos Carreras e GT3 Cup. Experimentaram pista seca e molhada, mobilizando 40 carros; 40 pilotos e 40 jogos de pneus.

Para começar foi cumprido um rigoroso protocolo de prevenção ao Covid-19, com todos os profissionais presentes ao autódromo devidamente testados bem como o pessoal de mídia.


Carro promocional da temporada 2021
Foto Luca Bassani


Para dar conta de tamanha demanda, a equipe da Porsche Cup encarou os ensaios para a abertura do calendário como mais uma etapa regular, com a dinâmica da categoria sendo levada a 100%; saídas e entradas de boxes movimentadas em ritmo frenético, com equipes extraindo o máximo “checking down total”.

O resultado dos dois dias foram mais de 8 mil km percorridos pelo circuito de Interlagos, que será palco da primeira etapa Sprint com caras novas e pilotos mudando de categoria.



Fora da pista o panorama também foi movimentado com sessão de fotos oficiais e o media day –dinâmica de atendimento à imprensa credenciada em uma série de entrevistas exclusivas a exemplo do realizado nas 500 Milhas de Indianápolis e All-Star game da NBA, em que pilotos das categorias distintas fazem um círculo posicionados de forma que a mídia tenha acesso direto e rápido.


A grande novidade do ano na categoria é o retorno para TV aberta, com exibição das corridas ao vivo na Band. Isso motivou ajustes no cronograma tradicional das etapas de sprint da Porsche Cup. Agora, em vez de quatro corridas aos sábados, serão duas no sábado e duas no domingo, com o final de semana lotado de emoção.

Na primeira etapa: novatos no grid da GT3 Cup quanto no da Carrera Cup

Subiram para os carros da geração “991-2” protagonistas da GT3 Cup em 2020, casos do campeão Nelson Marcondes, Chico Horta e Georgios Frangulis. O ex-campeão da classe Challenge, Cristiano Piquet, que retorna a categoria, é outro para a lista que tem ainda o estreante Alessander Lenzi, multicampeão de jet-ski.

A fila das caras novas da GT3 Cup é puxada por Caio Castro, que passou por um programa de treinamento de pilotagem desde o meio da temporada 2020. Lineu Pires, Edson dos Reis, Guilherme Bottura, Raijan Mascarello, Paulo Sousa e Nasser Aboultaif também farão em três semanas suas estreias.

Dener Pires, promotor da Porsche Cup“A pré-temporada começou em alta. Isso demonstra que os pilotos estão levando muito a sério o esporte e a categoria. Praticamente todos passaram por Interlagos nos últimos dois dias –em outros anos tivemos 40% ou 50% do grid apenas. Arrisco falar que dessa vez tivemos mais de 90% de comparecimento, todos preocupados em buscar seus tempos mesmo em se tratando de um treino em que o compromisso é aprimorar a tocada. Outro resultado legal é encerrar o dia sem nenhum acidente e nenhum problema grave nos carros, ilustrando também o nível dos pilotos e sua consciência em procurar com segurança os limites dos carros.”



Werner Neugebauer“Muito bom estar de volta aqui na Porsche Cup, matar a saudade de acelerar esse carro. Dei umas 30 voltas nessa pré-temporada, com objetivo de voltar ao ritmo e entender as mudanças no carro depois do check-up que foi feito em todos os carros da categoria. Muito empolgado para 2021 e não vejo a hora de poder acelerar pra valer.”

Nelson Marcondes“2020 foi um ano mágico. Consegui quatro títulos e estive sempre entre os três primeiros em quase todas as corridas. Aí quando acabou a temporada e fomos avaliar o projeto para 2021, depois dos quatro títulos o Dener me chamou e avaliamos que a subida para os 4.0 era o movimento natural, para continuar em evolução como piloto, agora na principal divisão do evento. É incrível a oportunidade de ser estreante de novo e estou muito motivado para o início do ano.”

Nelson Monteiro – “Eu tenho para mim uma missão na 3.8, digo porque nas três temporadas que participei cheguei ao final na última corrida com chance de ser campeão. Tenho sempre comigo que a parceria dos patrocinadores e a entrega de resultados fazem voce conseguir evoluir sempre e agradeço a Monte Bravo como patrocinador máster, a Josécar Autopeças e a Suspentécnica, por estarem ao meu lado. Em 2021 vamos na briga pelo título da 3.8 e a tomada de decisão com a chegada do novo 992 em 2022 será a evolução normal na categoria.”

Georgios Frangulis“Carro novo é bem diferente. Achei que poderia ser mais fácil a adaptação, mas quanto mais difícil mais legal. Durante os treinos fui me entendendo com os freios e no fim estava virando tempos parecidos com os do pessoal que corre na Carrera Sport há mais tempo.”

Chico Horta“Depois de andar no carro 4.0 eu me senti um principiante de novo. É uma sensação de guiada muito legal, pois embora tanto o 3.8 quanto o 4.0 sejam Porsches de corrida, na pilotagem tem uma boa diferença, pelo freio ABS e a maior potência. Gostei demais do carro novo, é muito bacana e diferente. Vai ter um período de adaptação naturalmente, mas estou muito feliz com o desafio.”

Paulo Totaro – “Estamos muito contentes em voltar e estávamos sentindo falta desse clima gostoso e alegre da Porsche Cup. Com macacão e pintura novas, então, torna tudo ainda mais especial.”

Márcio Mauro – “Foi um dia bastante produtivo dentro e fora das pistas, que só aumentou a nossa vontade de correr. Agora é contar os dias até o início da temporada.”

Rodrigo Mello – “Realmente foi uma alegria enorme o ano de 2020, uma evolução sustentável dos anos anteriores e estar perto dos profissionais é um grande aprendizado e estímulo. Cada ano é um ano, cada história é uma história e vou encarar a temporada de 2021 do zero e o fato de ser bi-campeão não me dá nenhum título de vantagem e entrando gente nova na categoria, competente e rápida vamos encarar com serenidade e muito trabalho. E na Endurance venho em dupla com Nelsinho Piquet, com isso, deixo de ter um concorrente para ter um aliado, pois ele foi imbatível no ano passado e mereceu o título. Nós dois já fomos campeões do Endurance e seria incrível escrevermos juntos nosso nome na história desse campeonato incrível.”

Rouman Ziemkiewicz – “Espero em 2021 continuar com minha evolução, sempre disputando o campeonato e respeitando os adversários e vai ser um ano fantástico para nós pilotos, para a categoria e para o público mesmo acompanhando à distância na telinha terão fortes emoções. E com dupla formada com Casagrande na Endurance vamos para cima do “overall”.”

Marçal Müller – “Em 2020 tivemos uns percalços pelo caminho, tudo que acontece na pista vem de experiência e importante que terminei o campeonato bem. Fui competitivo nas últimas etapas e pretendo começar com o pé direito, e conseguir o terceiro título da categoria.”

Andre Gaidzinski – “Início 2021 com boas perspectivas em face de 2020 com seis pódios e no quarto ano na categoria vamos brigar pelo título da sprint com seis etapas/12 corridas e pelos pódios a cada etapa na 3.8 com um carro que estamos desde 2018. Para eu que vim de categorias de fórmula foi difícil mudar o setup na cabeça mas hoje entendendo o conjunto estou bem otimista para fazer um bom campeonato em 2021.”

Caio Castro“Sinto que já pertenço totalmente ao grid da categoria e agora a ansiedade começa a tomar conta de uma forma real, para a contagem regressiva. Em menos de um mês estaremos correndo – e não vejo a hora depois de tantos treinos.”

Lineu Pires“É meu primeiro ano na Porsche e nunca havia corrido. Tenho 21 anos e devo ser um dos mais novos no grid. Tenho contato com simuladores desde pequeno e, no ano de pandemia resolvi praticar o esporte. Acabei gostando e tenho treinado toda semana de kart para aprimorar a pilotagem e tentar competir com adversários que fazem isso desde a infância.  Sei que como novato meu objetivo será evoluir prova a prova. Lógico que vou tentar ganhar, mas se conquistar pódios já ficarei muito satisfeito.”

Porsche Cup apresenta o calendário da temporada 2021

A temporada da Porsche Cup mantém o formato consagrado nos últimos anos, com seis jornadas de sprint e três de endurance.

A alteração mais significativa foi a introdução de corridas do campeonato de sprint aos domingos, para assegurar a pilotos e patrocinadores uma melhor exposição na TV.

Depois da pré-temporada vem a etapa de abertura, em março em Interlagos. Depois o campeonato de sprint prossegue por Curitiba (abril) e Goiânia (maio). Em julho os carros viajam para Portugal, onde acontece uma etapa de sprint e a abertura do campeonato de endurance no intervalo de uma semana.

De volta ao Brasil, a categoria alternará etapas de sprint e endurance, passando por Velocitta e Goiânia. Há duas opções de data e ainda falta definir a praça da etapa final do campeonato de sprint em novembro. Já o de endurance terá seu capítulo decisivo novamente em Interlagos, com a tradicional prova de 500 km.

Calendário Porsche Cup – 2021

Largada em Interlagos Foto Victor Eleuterio

Etapa 1 – SPRINT – 20 e 21 de março – Interlagos

Etapa 2 – SPRINT – 17 e 18 de abril – Curitiba

Etapa 3 – SPRINT – 29 e 30 de maio – Goiânia

Etapa 4 – SPRINT – 16 e 17 de julho – Portugal

Etapa 5 – ENDURANCE – 24 de julho – Portugal

Etapa 6 – SPRINT– 11 e 12 de setembro – Velocitta

Etapa 7 – ENDURANCE – 16 de outubro – Goiânia

Etapa 8 – SPRINT– 6 e 7 de novembro ou 13 e 14 de novembro – praça a definir

Etapa 9 – ENDURANCE – 4 de dezembro – Interlagos

As entrevista em vídeos estão no canal do youtube:
Luiz Salomão [clique aqui]


Etapa de abertura da Porsche Cup em 2021 é adiada

Evento aconteceria em Interlagos nos dias 20 e 21 de março e será reagendado

A regressão de todo o Estado de São Paulo para a fase vermelha no plano de prevenção ao contágio de Covid-19 obrigou a Porsche Cup a adiar sua etapa de abertura da temporada 2021, originalmente marcada para Interlagos nos dias 20 e 21 de março.

Desde a adoção de medidas mais restritivas em todo o Estado de São Paulo na semana passada, a organização da Porsche Cup manteve contatos regulares com administradores de autódromos, autoridades desportivas e sanitárias, com o objetivo de viabilizar a etapa inaugural.

Mas infelizmente o estágio atual da pandemia impossibilitou a manutenção do evento em Interlagos na data inicialmente prevista ou realizar em outra pista.

Como aconteceu em 2020, a Porsche Cup reafirma seu compromisso de entregar aos torcedores, pilotos e patrocinadores da categoria todas as corridas anunciadas para a temporada 2021. A data de reposição da etapa de Interlagos será anunciada posteriormente.

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.