BLOGSPORT NA FEI

I Fórum de Automobilismo da FEI

Chegando ao ginásio, local do I Fórum de Automobilismo da FEI, já podia notar a peculiar silhueta do Carcará II, a reencarnação de nosso antigo recordista, dando boas vindas aos presentes. Porém, as cadeiras já estavam vazias. Assim como o palco, por onde passaram, na noite anterior, grandes nomes de nosso automobilismo.

Berlineta Interlagos, equipe Willys (réplica)
No entanto, os protagonistas do evento ainda estavam por lá. No salão, destacavam-se, aos olhos do público, a réplica da carreteira #10, o FD01, a Berlinetta #22, o Mark I #21, o Bino Mark II e a homenagem ao Maverick Berta. Um grid dos sonhos.

Mark I, Equipe Willys(original)
Mas, ao encontrar a Carreteira #18, me senti novamente criança. Hipnotizado pelo aspecto sisudo e pelas marcas da lataria, me aproximei. Assim, para reverenciar cada quilômetro percorrido por aquele amálgama das corridas, toquei a carroceria. Podia sentir, em relevo, as conquistas e as desilusões de Christófaro e seus pares.

Bino MarkII, Equipe Bino (original), o mais vitorioso carro de corridas do Brasil (25 vitórias)
Na saída, um momento especial. Diante do incrível Bird Clemente, como um simples mortal, pedi uma foto. E, durante alguns minutos, pude conversar com aquele que aprendi a admirar através dos volumes comprados no sebo da cidade. Como se o sonho virasse realidade.

Carretera DKW (réplica)
Afinal, esse não é um relato cheio de características técnicas ou detalhes históricos. Trata-se apenas da visão de um apaixonado, saudoso da criatividade e do verdadeiro espírito de competição de nossos pilotos, construtores e equipes. E grande Bird.

Carretera Corvette, Camilo Cristófaro – Lobo do Canindé (original)

Maverick, Históricos V8 5000

Carcará II, recriação Tony Bianco

Copersucar FD-01 (original)

E fechando com Bird Clemente em entrevista e com Felipe do BlogSport, que nos brindou com texto e imagens.
(reprodução)
Saloma

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

84 comentários em “BLOGSPORT NA FEI

  • 18 de maio de 2009 em 16:37
    Permalink

    Grande Saloma…

    Fico muito orgulhoso de ver esse material por aqui… Só tenho a agradecer… Abração

    Felipe

    Resposta
  • 18 de maio de 2009 em 16:37
    Permalink

    Grande Saloma…

    Fico muito orgulhoso de ver esse material por aqui… Só tenho a agradecer… Abração

    Felipe

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 06:54
    Permalink

    Carretera Corvette do Camillo Christofaro, o mais emblemático carro de corridas brasileiro. Só quem a viu correr sabe, quem a viu rasgar a noite em Interlagos com seu ronco espetacular fazendo a arquibancada tremer. Que bom vê-la nas fotos.

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 06:54
    Permalink

    Carretera Corvette do Camillo Christofaro, o mais emblemático carro de corridas brasileiro. Só quem a viu correr sabe, quem a viu rasgar a noite em Interlagos com seu ronco espetacular fazendo a arquibancada tremer. Que bom vê-la nas fotos.

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 07:05
    Permalink

    Saloma:
    Um perguntinha! Por que os Salles, quando restauraram o Mark I e o Bino não colocaram a faixa preta, que o Greco pôs nos carros, em homenagem ao Jim Clark? Durante quase toda a “carreira” os carros andara com ela…

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 07:05
    Permalink

    Saloma:
    Um perguntinha! Por que os Salles, quando restauraram o Mark I e o Bino não colocaram a faixa preta, que o Greco pôs nos carros, em homenagem ao Jim Clark? Durante quase toda a “carreira” os carros andara com ela…

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 08:02
    Permalink

    Cesar…sendo pessoal o que foi feito, acho que preferiram a opção original!

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 08:02
    Permalink

    Cesar…sendo pessoal o que foi feito, acho que preferiram a opção original!

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 08:33
    Permalink

    Cadê a carretera Mickey Mouse que estava prevista sua presenta neste evento?
    Jovino

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 08:33
    Permalink

    Cadê a carretera Mickey Mouse que estava prevista sua presenta neste evento?
    Jovino

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 09:11
    Permalink

    Jovino, tb achei estranho ela não ter participado…porque mesmo sem motor, poderiam colocá-la para a galera ver a verdadeira carretera!

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 09:11
    Permalink

    Jovino, tb achei estranho ela não ter participado…porque mesmo sem motor, poderiam colocá-la para a galera ver a verdadeira carretera!

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 09:30
    Permalink

    Felipão arrasa!

    Parabéns pela postagem!

    Grande abraço.

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 09:30
    Permalink

    Felipão arrasa!

    Parabéns pela postagem!

    Grande abraço.

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 12:10
    Permalink

    Lindas fotos, Felipe – e parabéns pelo seu blog. Ver de novos esses carros, e mais ainda, conversar com nossos ídolos é maravilhoso. O Bird é a simpatia em pessoa – eu o conheci no Blue Cloud de 2007 e foi como a materialização de um sonho. Nunca tinha imaginado abraçar Anisio Campos, Bird Clemente, Toni Bianco e o grande Jorge Lettry. No Blue Cloud de 2008, somaram-se o Marinho, o Jan Balder e o sublime Crispim !!! mas o Jorge Lettry se foi. Depois, no lançamento do livro do Bird Clemente : Entre ases e reis de Interlagos ( recomendo fortemente ) a alegria de conhecer Luizinho Pereira Bueno, Marivaldo Fernandes, Bob Sharp, e tantos outros.
    Ah: obrigado, Felipe, pelos comentários sobre a minha Puma GTI 80 amarelinha.

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 12:10
    Permalink

    Lindas fotos, Felipe – e parabéns pelo seu blog. Ver de novos esses carros, e mais ainda, conversar com nossos ídolos é maravilhoso. O Bird é a simpatia em pessoa – eu o conheci no Blue Cloud de 2007 e foi como a materialização de um sonho. Nunca tinha imaginado abraçar Anisio Campos, Bird Clemente, Toni Bianco e o grande Jorge Lettry. No Blue Cloud de 2008, somaram-se o Marinho, o Jan Balder e o sublime Crispim !!! mas o Jorge Lettry se foi. Depois, no lançamento do livro do Bird Clemente : Entre ases e reis de Interlagos ( recomendo fortemente ) a alegria de conhecer Luizinho Pereira Bueno, Marivaldo Fernandes, Bob Sharp, e tantos outros.
    Ah: obrigado, Felipe, pelos comentários sobre a minha Puma GTI 80 amarelinha.

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 12:10
    Permalink

    Lindas fotos, Felipe – e parabéns pelo seu blog. Ver de novos esses carros, e mais ainda, conversar com nossos ídolos é maravilhoso. O Bird é a simpatia em pessoa – eu o conheci no Blue Cloud de 2007 e foi como a materialização de um sonho. Nunca tinha imaginado abraçar Anisio Campos, Bird Clemente, Toni Bianco e o grande Jorge Lettry. No Blue Cloud de 2008, somaram-se o Marinho, o Jan Balder e o sublime Crispim !!! mas o Jorge Lettry se foi. Depois, no lançamento do livro do Bird Clemente : Entre ases e reis de Interlagos ( recomendo fortemente ) a alegria de conhecer Luizinho Pereira Bueno, Marivaldo Fernandes, Bob Sharp, e tantos outros.
    Ah: obrigado, Felipe, pelos comentários sobre a minha Puma GTI 80 amarelinha.

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 12:10
    Permalink

    Lindas fotos, Felipe – e parabéns pelo seu blog. Ver de novos esses carros, e mais ainda, conversar com nossos ídolos é maravilhoso. O Bird é a simpatia em pessoa – eu o conheci no Blue Cloud de 2007 e foi como a materialização de um sonho. Nunca tinha imaginado abraçar Anisio Campos, Bird Clemente, Toni Bianco e o grande Jorge Lettry. No Blue Cloud de 2008, somaram-se o Marinho, o Jan Balder e o sublime Crispim !!! mas o Jorge Lettry se foi. Depois, no lançamento do livro do Bird Clemente : Entre ases e reis de Interlagos ( recomendo fortemente ) a alegria de conhecer Luizinho Pereira Bueno, Marivaldo Fernandes, Bob Sharp, e tantos outros.
    Ah: obrigado, Felipe, pelos comentários sobre a minha Puma GTI 80 amarelinha.

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 14:21
    Permalink

    Saloma:
    Nos Mark I ela veio depois da vitória nas Mil Milhas, mas o Bino smepre correu com a faixa de luto

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 14:21
    Permalink

    Saloma:
    Nos Mark I ela veio depois da vitória nas Mil Milhas, mas o Bino smepre correu com a faixa de luto

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 16:46
    Permalink

    Saloma sou leitor do blog a mais ou menos 6 meses, e como sou plastimodelista estou com um projeto em mente, “Mark I, Equipe Willys”. Sera que você não conseguiria algumas fotos do carro para mim?

    Abraços
    Gabriel

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 16:46
    Permalink

    Saloma sou leitor do blog a mais ou menos 6 meses, e como sou plastimodelista estou com um projeto em mente, “Mark I, Equipe Willys”. Sera que você não conseguiria algumas fotos do carro para mim?

    Abraços
    Gabriel

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 17:04
    Permalink

    gabriel, essas que sairam pode pegar e vou providenciar em outros angulos…porfavor me cobre!
    abs

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 17:04
    Permalink

    gabriel, essas que sairam pode pegar e vou providenciar em outros angulos…porfavor me cobre!
    abs

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 19:11
    Permalink

    Blz Saloma, Obrigado pela ajuda!

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 19:11
    Permalink

    Blz Saloma, Obrigado pela ajuda!

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 19:17
    Permalink

    Imagine, Samuca. Sou eu quem agradeço pelas palavras. Quanto a Mickey Mouse, também achei que estaria lá. E será que o pessoal libera visitas lá na Arouca??? Queria muito ver o carro de perto…

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 19:17
    Permalink

    Imagine, Samuca. Sou eu quem agradeço pelas palavras. Quanto a Mickey Mouse, também achei que estaria lá. E será que o pessoal libera visitas lá na Arouca??? Queria muito ver o carro de perto…

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 19:48
    Permalink

    Felipe soube que estão fazendo um motor para a barata…espero que se concretize a idéia!

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 19:48
    Permalink

    Felipe soube que estão fazendo um motor para a barata…espero que se concretize a idéia!

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 22:49
    Permalink

    Cesar Costa:
    A faixa preta não seria em homenagem ao Grande Christian “Bino” Heinz, falecido em Le Mans a bordo de uma Alpine?
    Segundo o Bird, foi devido à sua morte prematura que o tambem Grande Greco assumiu na sequencia a gerencia do Depto de competição da Willys, dando continuidade ao trabalho iniciado por ele.
    Segundo tambem o Bird, pilotaço, modelo a todo grupo fantástico de pilotos daquela geração inigualável.

    Resposta
  • 19 de maio de 2009 em 22:49
    Permalink

    Cesar Costa:
    A faixa preta não seria em homenagem ao Grande Christian “Bino” Heinz, falecido em Le Mans a bordo de uma Alpine?
    Segundo o Bird, foi devido à sua morte prematura que o tambem Grande Greco assumiu na sequencia a gerencia do Depto de competição da Willys, dando continuidade ao trabalho iniciado por ele.
    Segundo tambem o Bird, pilotaço, modelo a todo grupo fantástico de pilotos daquela geração inigualável.

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 08:33
    Permalink

    Ceregatti:
    Na época soube que seria uma homenagem ao Jim Clark. Tanto que nas Mil Milhas ganha pelo Mark I, em 67, os carros não tinham as faixas, que surgiram em 68, quando Clark morreu no início do ano. Se fosse uma homenagem ao Bino, elas teriam surgido ainda nas Berlinetas…

    Gabriel:
    Tenho várias fotos do Mark I no meu fotolog (www.fotolog.com/berlineta). Dá uma olhada lá e vê se alguma te serve…

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 08:33
    Permalink

    Ceregatti:
    Na época soube que seria uma homenagem ao Jim Clark. Tanto que nas Mil Milhas ganha pelo Mark I, em 67, os carros não tinham as faixas, que surgiram em 68, quando Clark morreu no início do ano. Se fosse uma homenagem ao Bino, elas teriam surgido ainda nas Berlinetas…

    Gabriel:
    Tenho várias fotos do Mark I no meu fotolog (www.fotolog.com/berlineta). Dá uma olhada lá e vê se alguma te serve…

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 13:58
    Permalink

    Concordo Cerega. O que tenho na memória é a homenagem ao Christian Heinz; putz, não dá pra esquecer, saiu uma notinha no Diario de São Paulo (onde meu pai trabalhava e eu sempre ‘bicava’ atras de noticias do exterior) e chorei pacas a morte dele. Aliás, o Christian Fittipaldi não é Christian a tôa. Enfim, eu não sabia desse evento e estava em Sampa. Ver essas baratas e ouvir os mestres, é a minha cachaça que só faz bem.

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 13:58
    Permalink

    Concordo Cerega. O que tenho na memória é a homenagem ao Christian Heinz; putz, não dá pra esquecer, saiu uma notinha no Diario de São Paulo (onde meu pai trabalhava e eu sempre ‘bicava’ atras de noticias do exterior) e chorei pacas a morte dele. Aliás, o Christian Fittipaldi não é Christian a tôa. Enfim, eu não sabia desse evento e estava em Sampa. Ver essas baratas e ouvir os mestres, é a minha cachaça que só faz bem.

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 19:00
    Permalink

    AGRADEÇO O CARINHO,AO FALAR SOBRE MEU PAI CAMILLO CHRISTÓFARO E, A CARRETERA 18.
    ELA ESTÁ ORIGINALLÍSSIMA,DO JEITINHO QUE ELE DEIXOU,ANTES DE PARTIR.
    OBRIGADA

    WILMINHA

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 19:00
    Permalink

    AGRADEÇO O CARINHO,AO FALAR SOBRE MEU PAI CAMILLO CHRISTÓFARO E, A CARRETERA 18.
    ELA ESTÁ ORIGINALLÍSSIMA,DO JEITINHO QUE ELE DEIXOU,ANTES DE PARTIR.
    OBRIGADA

    WILMINHA

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 19:08
    Permalink

    Ola Saloma. Belas fotos das baratas. Sinto saudades do 21. Gostaria de ve-lo radando nas mãos do Paulo Salles em Interlagos. Era ele que amaciava seus motores e tem grande tarimba para quia-lo. Quanto a faixa de luto, acho que foi em homenagem ao Cacaio apos sua morte em Petropolis.
    Abç a todos. Edu Castro

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 19:08
    Permalink

    Ola Saloma. Belas fotos das baratas. Sinto saudades do 21. Gostaria de ve-lo radando nas mãos do Paulo Salles em Interlagos. Era ele que amaciava seus motores e tem grande tarimba para quia-lo. Quanto a faixa de luto, acho que foi em homenagem ao Cacaio apos sua morte em Petropolis.
    Abç a todos. Edu Castro

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 19:09
    Permalink

    Ola Saloma. Belas fotos das baratas. Sinto saudades do 21. Gostaria de ve-lo radando nas mãos do Paulo Salles em Interlagos. Era ele que amaciava seus motores e tem grande tarimba para quia-lo. Quanto a faixa de luto, acho que foi em homenagem ao Cacaio apos sua morte em Petropolis.
    Abç a todos. Edu Castro

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 19:09
    Permalink

    Ola Saloma. Belas fotos das baratas. Sinto saudades do 21. Gostaria de ve-lo radando nas mãos do Paulo Salles em Interlagos. Era ele que amaciava seus motores e tem grande tarimba para quia-lo. Quanto a faixa de luto, acho que foi em homenagem ao Cacaio apos sua morte em Petropolis.
    Abç a todos. Edu Castro

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 20:07
    Permalink

    Agora todo mundo ficou em dúvida…
    Jim Clark, Christian ou Cacaio?
    Porque não ligam pro Bird e perguntam?
    Querem seu telefone?
    Não dou, não dou e não dou.
    Eu mesmo não ligo pois enchi seu saquinho antes, durante e depois do evento da FEI… Acho que ele não aguenta mais me ver na frente.

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 20:07
    Permalink

    Agora todo mundo ficou em dúvida…
    Jim Clark, Christian ou Cacaio?
    Porque não ligam pro Bird e perguntam?
    Querem seu telefone?
    Não dou, não dou e não dou.
    Eu mesmo não ligo pois enchi seu saquinho antes, durante e depois do evento da FEI… Acho que ele não aguenta mais me ver na frente.

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 23:25
    Permalink

    Saloma,
    Já era tempo das pessoas escreverem corretamente o nome do Lobo do Canindé, CamiLLo (com 2 Ls) Christofaro.

    Resposta
  • 20 de maio de 2009 em 23:25
    Permalink

    Saloma,
    Já era tempo das pessoas escreverem corretamente o nome do Lobo do Canindé, CamiLLo (com 2 Ls) Christofaro.

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 08:39
    Permalink

    O meu “achismo” sobre a faixa, foi levando em conta minha memória “fotogênica”, aos 54 anos movidos a álcool & nicotina, quando sempre sobra margem para uma boa desculpa. Como não tenho telefone do Bird continuo com a minha versão. Pela lógica o Bino morreu ainda na época da Equipe Willys e as faixas surgiram em 68 já na Equipe Ford Willys, exatamente no ano em que morreu o Jim Clark. Me lembro porque a primeira vez que vi as faixas foi em Petrópolis, na corrida em que morreram o Sérgio Cardoso e o Cacaio. Vai daí, em homenagem ao Cacaio é que não foi…

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 08:39
    Permalink

    O meu “achismo” sobre a faixa, foi levando em conta minha memória “fotogênica”, aos 54 anos movidos a álcool & nicotina, quando sempre sobra margem para uma boa desculpa. Como não tenho telefone do Bird continuo com a minha versão. Pela lógica o Bino morreu ainda na época da Equipe Willys e as faixas surgiram em 68 já na Equipe Ford Willys, exatamente no ano em que morreu o Jim Clark. Me lembro porque a primeira vez que vi as faixas foi em Petrópolis, na corrida em que morreram o Sérgio Cardoso e o Cacaio. Vai daí, em homenagem ao Cacaio é que não foi…

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 10:46
    Permalink

    Wilma,

    Estive na oficina de seu pai logo após a viotória nas Mil Milhs de 1966. Fiquei meio que parado, quietinho, um adolescente amante de automobilismo ali, ao lado do lendário Lobo do Canindé, com seu humor, histórias e “fairplay”. Olhava para dentro da oficina e via uma Lancia Aurelia, na calçada uma Mercedes Benz 300 SL (asa de gaivota) de um certo Sr. Simmonsen, etc… Eu ali, impassível para não levar bronca caso entrasse na oficina para ver com os olhos e as mãos os carros de corrida de seu pai, principalmente a carretera. Fiquei ali, ele falando com um amigo de um tio que corria de barco (motonáutica), minutos, meia hora, sei lá, um tempo que para sempre guardo na memória. Saí de lá feliz.
    Sofri como todos os fãs de seu pai quando Celidonio bateu num barranco nos 1500 Km de Interlagos (Março de 1970 ?), quando tudo levava a crer que o Camillão estava poupando o carro para dar o bote na BMW Esquife do Ciro Cayres no fim da madrugada. Saí de Interlagos triste, antes do final da prova.
    Parabéns à família Christofaro por nos presentear com a carretera 18 restaurada, o que enche de alegria os fãs de seu pai, como eu, que vimos esse carro voar em Interlagos e ouvir os sempre muito bem preparados motores Corvette roncando na pista.

    Um abraço,
    Vicente

    PS: como está o Furia-Chrysler?

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 10:46
    Permalink

    Wilma,

    Estive na oficina de seu pai logo após a viotória nas Mil Milhs de 1966. Fiquei meio que parado, quietinho, um adolescente amante de automobilismo ali, ao lado do lendário Lobo do Canindé, com seu humor, histórias e “fairplay”. Olhava para dentro da oficina e via uma Lancia Aurelia, na calçada uma Mercedes Benz 300 SL (asa de gaivota) de um certo Sr. Simmonsen, etc… Eu ali, impassível para não levar bronca caso entrasse na oficina para ver com os olhos e as mãos os carros de corrida de seu pai, principalmente a carretera. Fiquei ali, ele falando com um amigo de um tio que corria de barco (motonáutica), minutos, meia hora, sei lá, um tempo que para sempre guardo na memória. Saí de lá feliz.
    Sofri como todos os fãs de seu pai quando Celidonio bateu num barranco nos 1500 Km de Interlagos (Março de 1970 ?), quando tudo levava a crer que o Camillão estava poupando o carro para dar o bote na BMW Esquife do Ciro Cayres no fim da madrugada. Saí de Interlagos triste, antes do final da prova.
    Parabéns à família Christofaro por nos presentear com a carretera 18 restaurada, o que enche de alegria os fãs de seu pai, como eu, que vimos esse carro voar em Interlagos e ouvir os sempre muito bem preparados motores Corvette roncando na pista.

    Um abraço,
    Vicente

    PS: como está o Furia-Chrysler?

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 11:34
    Permalink

    Que é isso, Wilminha. Somos nós que devemos agradecer ao Camilão por suas contribuiçõs ao automobilismo…

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 11:34
    Permalink

    Que é isso, Wilminha. Somos nós que devemos agradecer ao Camilão por suas contribuiçõs ao automobilismo…

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 17:18
    Permalink

    Colocando os pingos nos ii .

    1) Datas de falecimento
    Christian Heins – 16 de Julho de 1963
    Jim Clark – 7 de Abril de 1968
    Cacaio – Julho ou Agosto de 1968 (dias após a fatídica prova)

    2) Na corrida de Petrópolis (20 de Julho de 1968) os Mark I e bino não ostentavam a faixa preta, vide site Obvio! http://www.obvio.ind.br/Circuito%20de%20Rua%20de%20Petropolis%20-%201968.htm

    3) Conclusão: a faixa preta PODE ter sido colocada em homenagem ao Cacaio.

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 17:18
    Permalink

    Colocando os pingos nos ii .

    1) Datas de falecimento
    Christian Heins – 16 de Julho de 1963
    Jim Clark – 7 de Abril de 1968
    Cacaio – Julho ou Agosto de 1968 (dias após a fatídica prova)

    2) Na corrida de Petrópolis (20 de Julho de 1968) os Mark I e bino não ostentavam a faixa preta, vide site Obvio! http://www.obvio.ind.br/Circuito%20de%20Rua%20de%20Petropolis%20-%201968.htm

    3) Conclusão: a faixa preta PODE ter sido colocada em homenagem ao Cacaio.

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 17:57
    Permalink

    Caro Vicente.
    Belissimo esclarecimento, digno de um perito.
    So falta aconfirmação do Bird

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 17:57
    Permalink

    Caro Vicente.
    Belissimo esclarecimento, digno de um perito.
    So falta aconfirmação do Bird

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 21:33
    Permalink

    Vendo novamente esses carros juntos me veio à mente um pensamento de um poeta, é mais ou menos assim: “Recordar coisas boas é ser feliz duas vezes”.

    Há um outro pensamento, porém, que não concordo, onde diz: “Nos anos 60 éramos felizes e não sabíamos”. Discordo, éramos felizes e sabíamos!

    Esses carros além de belos escreveram as melhores páginas da história do automobilismo brasileiro, sou agradecido ao destino por ter me posto perto deles na pistas, única exceção foi com o Marverick.

    Felipe

    Imagino sua emoção em ver e conhecer esses carros, bem como entrevistar um de meus ídolos Bird Clemente. Meu irmão Sérgio Cardoso e eu fomos às pistas por influência dele e, creio, mais uma porção de gente que como nós, se empolgava em ver sua maestria nas derrapagens controladas.

    Veja se o destino não foi bondoso comigo: na adolescência fui assistir com meu irmão uma corrida no Circuito de Rua da Barra da Tijuca. Lá nos empolgamos com a tocada ímpar do Bird. Depois tive o prazer de conhecê-lo, mais tarde tive a honra de participar de algumas corridas onde o Mestre também participou, sendo que numa delas ele me disse que foi a que considerava como a melhor de sua carreira, há uns dois meses atrás tive a honraria de receber de presente seu livro recém lançado. E, na semana passada, Bird me surpreende com mais uma de suas generosidades: envia-me de presente um DVD sobre ele.
    São por essas e outras que sempre agradeço ao Universo por me surpreender com tantas coisas boas. AVE BIRD! Que seu Anjo da Guarda continue te protegendo e, receba meu, não vou dizer sincero, porque você sabe que são, voto que tenha vida longa pra contar suas histórias e continuar proporcionando tanta alegria aos seus semelhantes.

    WILMINHA

    Fico feliz em saber que a lendária carretera 18 está originalíssima.
    Deixa eu te contar um grande susto que seu pai, de brincadeira, me deu uma vez.
    Acho que esse foi um dos maiores sustos que tomei em uma corrida.
    Estava correndo com uma Alfa Giulia as Mil Milhas em 1967, aí em Interlagos. Era início de madrugada, tudo escuro, vinha no final da reta, olhei pelo retrovisor e tudo escuro.
    Deduzindo que não vinha ninguém atrás, fiz tranquilamente a tomada pra entrar na curva 3, quando do nada surge um clarão atrás com aquele monte de faróis, um barulho ensurdecedor e sou ultrapassado por dentro, pela Carretera 18 de seu pai.
    Ele de brincadeira havia apagado os faróis na reta e vinha se guiando por minha lanterna, entendeu?

    Não a conheci, mas por tudo de bom que seu pai já fez, te desejo toda sorte do mundo e que se orgulhe bastante dele.

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 21:33
    Permalink

    Vendo novamente esses carros juntos me veio à mente um pensamento de um poeta, é mais ou menos assim: “Recordar coisas boas é ser feliz duas vezes”.

    Há um outro pensamento, porém, que não concordo, onde diz: “Nos anos 60 éramos felizes e não sabíamos”. Discordo, éramos felizes e sabíamos!

    Esses carros além de belos escreveram as melhores páginas da história do automobilismo brasileiro, sou agradecido ao destino por ter me posto perto deles na pistas, única exceção foi com o Marverick.

    Felipe

    Imagino sua emoção em ver e conhecer esses carros, bem como entrevistar um de meus ídolos Bird Clemente. Meu irmão Sérgio Cardoso e eu fomos às pistas por influência dele e, creio, mais uma porção de gente que como nós, se empolgava em ver sua maestria nas derrapagens controladas.

    Veja se o destino não foi bondoso comigo: na adolescência fui assistir com meu irmão uma corrida no Circuito de Rua da Barra da Tijuca. Lá nos empolgamos com a tocada ímpar do Bird. Depois tive o prazer de conhecê-lo, mais tarde tive a honra de participar de algumas corridas onde o Mestre também participou, sendo que numa delas ele me disse que foi a que considerava como a melhor de sua carreira, há uns dois meses atrás tive a honraria de receber de presente seu livro recém lançado. E, na semana passada, Bird me surpreende com mais uma de suas generosidades: envia-me de presente um DVD sobre ele.
    São por essas e outras que sempre agradeço ao Universo por me surpreender com tantas coisas boas. AVE BIRD! Que seu Anjo da Guarda continue te protegendo e, receba meu, não vou dizer sincero, porque você sabe que são, voto que tenha vida longa pra contar suas histórias e continuar proporcionando tanta alegria aos seus semelhantes.

    WILMINHA

    Fico feliz em saber que a lendária carretera 18 está originalíssima.
    Deixa eu te contar um grande susto que seu pai, de brincadeira, me deu uma vez.
    Acho que esse foi um dos maiores sustos que tomei em uma corrida.
    Estava correndo com uma Alfa Giulia as Mil Milhas em 1967, aí em Interlagos. Era início de madrugada, tudo escuro, vinha no final da reta, olhei pelo retrovisor e tudo escuro.
    Deduzindo que não vinha ninguém atrás, fiz tranquilamente a tomada pra entrar na curva 3, quando do nada surge um clarão atrás com aquele monte de faróis, um barulho ensurdecedor e sou ultrapassado por dentro, pela Carretera 18 de seu pai.
    Ele de brincadeira havia apagado os faróis na reta e vinha se guiando por minha lanterna, entendeu?

    Não a conheci, mas por tudo de bom que seu pai já fez, te desejo toda sorte do mundo e que se orgulhe bastante dele.

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 23:06
    Permalink

    Sidney,
    Truque do grande Lobo do Canindé para não ser notado na aproximação no retão. Vi muitas provas noturnas em Interlagos em que muita gente apagava os faróis ao sair da Curca 2 e descia o retão num apagão geral. Os caras só acendiam os faróis na freiada e tomada da 3.
    Lembra-se daquela prova aqui no Rio (a única vez em que a carretera veio ao Rio) em que o Camillo fez tempo melhor que o Mario Olivetti de Porsche 910? Para espanto do público presente a carretera parou na primeira volta, não se sabe porque, visto que o motor vinha estava aparentemente perfeito. E um detalhe interessante, existe uma foto numa AutoEsporte (ou Quatro Rodas) da época em que o fotógrafo foi muito feliz ao clicar momentos após a largada em que o Camillo sorria para o Olivetti, com um ar de superioridade mecânica, de um carro construído e preparado na sua oficina sobre um protótipo alemão.

    Wilminha,
    Agora a família Christófaro fica nos devendo apresentar o Furia-Chrysler, mas só o fato de nos mostrar de novo a lendária Carretera-Corvette, como disse antes, o mais emblemático carro de corridas brasileiro, já me dou por feliz.

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 23:06
    Permalink

    Sidney,
    Truque do grande Lobo do Canindé para não ser notado na aproximação no retão. Vi muitas provas noturnas em Interlagos em que muita gente apagava os faróis ao sair da Curca 2 e descia o retão num apagão geral. Os caras só acendiam os faróis na freiada e tomada da 3.
    Lembra-se daquela prova aqui no Rio (a única vez em que a carretera veio ao Rio) em que o Camillo fez tempo melhor que o Mario Olivetti de Porsche 910? Para espanto do público presente a carretera parou na primeira volta, não se sabe porque, visto que o motor vinha estava aparentemente perfeito. E um detalhe interessante, existe uma foto numa AutoEsporte (ou Quatro Rodas) da época em que o fotógrafo foi muito feliz ao clicar momentos após a largada em que o Camillo sorria para o Olivetti, com um ar de superioridade mecânica, de um carro construído e preparado na sua oficina sobre um protótipo alemão.

    Wilminha,
    Agora a família Christófaro fica nos devendo apresentar o Furia-Chrysler, mas só o fato de nos mostrar de novo a lendária Carretera-Corvette, como disse antes, o mais emblemático carro de corridas brasileiro, já me dou por feliz.

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 23:14
    Permalink

    Vicente, quase 100% que a foto é da 4Rodas…

    Resposta
  • 21 de maio de 2009 em 23:14
    Permalink

    Vicente, quase 100% que a foto é da 4Rodas…

    Resposta
  • 22 de maio de 2009 em 19:30
    Permalink

    Idade é triste, né? Eu jurava por todos os juros, que havia visto na corrida de Petrópolis as faixas de luto, mas pelas fotos da Obvio elas não estavam lá, pelo menos nos Mark I. Vai daí acho que o Vicente está certo. É mais provável que tenha sido em homenagem ao Cacaio, embora eu tenha lido na época, que era em homenagem ao Jim Clark.
    Já quanto a carretera do Camillo eu “disconcordo” do Vicente. Ela veio mais de uma vez correr no Rio. Só não sei se nos Mil km da Guanabara ou nos 500 km do Rio. Eu jurava também que havia sido nos Mil Km, mas Mestre Joca me disse que ele não correu nesta prova, mas me lembro dele freando depois da Lola T70 no final do retão e nesta época o Olivetti ainda estava de GTA…

    Resposta
  • 22 de maio de 2009 em 19:30
    Permalink

    Idade é triste, né? Eu jurava por todos os juros, que havia visto na corrida de Petrópolis as faixas de luto, mas pelas fotos da Obvio elas não estavam lá, pelo menos nos Mark I. Vai daí acho que o Vicente está certo. É mais provável que tenha sido em homenagem ao Cacaio, embora eu tenha lido na época, que era em homenagem ao Jim Clark.
    Já quanto a carretera do Camillo eu “disconcordo” do Vicente. Ela veio mais de uma vez correr no Rio. Só não sei se nos Mil km da Guanabara ou nos 500 km do Rio. Eu jurava também que havia sido nos Mil Km, mas Mestre Joca me disse que ele não correu nesta prova, mas me lembro dele freando depois da Lola T70 no final do retão e nesta época o Olivetti ainda estava de GTA…

    Resposta
  • 23 de maio de 2009 em 00:32
    Permalink

    Amigo Sidney, concordo totalmente:
    “Bird Clemente é o cara”
    Tive a felicidade de, acompanhando minha filha, fazer uma “exclusiva” com ele em sua casa, um dia antes do evento da FEI.
    E no dia seguinte, ser o primeiro a chegar e dos últimos a sair.
    Gênios não envelhecem, ficam encantados.
    Abraços saudosos.

    Resposta
  • 23 de maio de 2009 em 00:32
    Permalink

    Amigo Sidney, concordo totalmente:
    “Bird Clemente é o cara”
    Tive a felicidade de, acompanhando minha filha, fazer uma “exclusiva” com ele em sua casa, um dia antes do evento da FEI.
    E no dia seguinte, ser o primeiro a chegar e dos últimos a sair.
    Gênios não envelhecem, ficam encantados.
    Abraços saudosos.

    Resposta
  • 23 de maio de 2009 em 19:26
    Permalink

    Embaixador Claudio Ceregatti

    Li a entrevista de sua filha num link que o Flávio havia deixado lá, achei maravilhosa. Como diz o ditado:”Filha de peixe, peixinho é”.

    Ia deixar um comentário, mas reprimi-me, devido escrever muito e parecer que estava puxando seu saco.

    Dê meus sinceros parabéns a ela e, por favor, peça que ela também lhe dê muitos, pela boa educação que você passou pra ela.
    Abraços saudosos

    Resposta
  • 23 de maio de 2009 em 19:26
    Permalink

    Embaixador Claudio Ceregatti

    Li a entrevista de sua filha num link que o Flávio havia deixado lá, achei maravilhosa. Como diz o ditado:”Filha de peixe, peixinho é”.

    Ia deixar um comentário, mas reprimi-me, devido escrever muito e parecer que estava puxando seu saco.

    Dê meus sinceros parabéns a ela e, por favor, peça que ela também lhe dê muitos, pela boa educação que você passou pra ela.
    Abraços saudosos

    Resposta
  • 28 de maio de 2009 em 18:18
    Permalink

    E ai saloma conseguiu as fotos para mim?

    Abraços

    Resposta
  • 28 de maio de 2009 em 18:18
    Permalink

    E ai saloma conseguiu as fotos para mim?

    Abraços

    Resposta
  • 13 de abril de 2010 em 17:17
    Permalink

    EU VIVI ESSA ÉPOCA DOURADA, ONDE OS CARROS FEITOS EM FUNDOS DE QUINTAIS COMPETIAM COM MAQUINAS ESTRANGEIRAS E DE APOIO TOTAL DE FABRICAS.
    EU NAS RUAS DE JACAREPAGUÁ CARBUREI MUITO MEU FUSCA E GORDINI8 PARA LARGAR NO CIRCUITO ANTIGO DA BARRA.
    A CARRETERA DO LOBO ERA MUITO DIFICIL CONDUZIR, POIS ERA ORIUNDA DE UM CHEVROLET 40 DE QUASE 2 TONELADAS, TINHA QUE TER MUITO BRAÇO, MAS, AS EQUIPES DE FABICA .. TINHAM TUDO A MÃO.
    NA ÉPOCA SOMENTE HAVIAMDUAS FABRICAS DE RODAS DE MAGNÉSIO E CARRÍSSIMAS.. O RESTO INVERTIA AS RODAS OU ALARGAVAM EM TORNEARIAS…
    PNEUS CINTURATTOS DE CANELA FINA OU COMUNS TORNEADOS PARA PERDER BORRACHA..
    MAS, O BICHO PEGAVA NA PISTA E AS CORES ,RONCOS, DERRAPAGENS, FREIADAS OU DISPUTAS DE RETÃO A GALERA IA A LOUCURA…
    BONS TEMPOS, HOJE MAQUINAS IMPORTADAS , STOCK SEM GRAÇA, CORRIDAS FECHADAS E O POVO NÃO TEM OPORTUNIDADE DE IR PARA A PISTA ,
    ONDE FORAM PARAR AS DIVISÕES DO AUTOMOBILISMO QUE TANTO ERA DIVULGADO NAS RADIOS, OU TV.
    ONDE ESTAM AQUELE PUBLICO QUE ENCHIA O AUTÓDROMO.. OS GOVERNANTES IGUAIS AO CEZAR MAIA MATOU DE VEZ E O RIO VIROU NADA, ATÉ AS ESCOLAS DE COMPETIÇÃO SUMIRAM, O CHEIRO E RONCO DOS MOTORES RASGANDO RETAS E CURVAS N OCHIADO DE PNUES FICARAM NESSE TRABALHO LINDO QUE VEJO E COISA VELHA NO MUSEU!!!

    Resposta
  • 13 de abril de 2010 em 17:17
    Permalink

    EU VIVI ESSA ÉPOCA DOURADA, ONDE OS CARROS FEITOS EM FUNDOS DE QUINTAIS COMPETIAM COM MAQUINAS ESTRANGEIRAS E DE APOIO TOTAL DE FABRICAS.
    EU NAS RUAS DE JACAREPAGUÁ CARBUREI MUITO MEU FUSCA E GORDINI8 PARA LARGAR NO CIRCUITO ANTIGO DA BARRA.
    A CARRETERA DO LOBO ERA MUITO DIFICIL CONDUZIR, POIS ERA ORIUNDA DE UM CHEVROLET 40 DE QUASE 2 TONELADAS, TINHA QUE TER MUITO BRAÇO, MAS, AS EQUIPES DE FABICA .. TINHAM TUDO A MÃO.
    NA ÉPOCA SOMENTE HAVIAMDUAS FABRICAS DE RODAS DE MAGNÉSIO E CARRÍSSIMAS.. O RESTO INVERTIA AS RODAS OU ALARGAVAM EM TORNEARIAS…
    PNEUS CINTURATTOS DE CANELA FINA OU COMUNS TORNEADOS PARA PERDER BORRACHA..
    MAS, O BICHO PEGAVA NA PISTA E AS CORES ,RONCOS, DERRAPAGENS, FREIADAS OU DISPUTAS DE RETÃO A GALERA IA A LOUCURA…
    BONS TEMPOS, HOJE MAQUINAS IMPORTADAS , STOCK SEM GRAÇA, CORRIDAS FECHADAS E O POVO NÃO TEM OPORTUNIDADE DE IR PARA A PISTA ,
    ONDE FORAM PARAR AS DIVISÕES DO AUTOMOBILISMO QUE TANTO ERA DIVULGADO NAS RADIOS, OU TV.
    ONDE ESTAM AQUELE PUBLICO QUE ENCHIA O AUTÓDROMO.. OS GOVERNANTES IGUAIS AO CEZAR MAIA MATOU DE VEZ E O RIO VIROU NADA, ATÉ AS ESCOLAS DE COMPETIÇÃO SUMIRAM, O CHEIRO E RONCO DOS MOTORES RASGANDO RETAS E CURVAS N OCHIADO DE PNUES FICARAM NESSE TRABALHO LINDO QUE VEJO E COISA VELHA NO MUSEU!!!

    Resposta
  • 13 de abril de 2010 em 17:17
    Permalink

    EU VIVI ESSA ÉPOCA DOURADA, ONDE OS CARROS FEITOS EM FUNDOS DE QUINTAIS COMPETIAM COM MAQUINAS ESTRANGEIRAS E DE APOIO TOTAL DE FABRICAS.
    EU NAS RUAS DE JACAREPAGUÁ CARBUREI MUITO MEU FUSCA E GORDINI8 PARA LARGAR NO CIRCUITO ANTIGO DA BARRA.
    A CARRETERA DO LOBO ERA MUITO DIFICIL CONDUZIR, POIS ERA ORIUNDA DE UM CHEVROLET 40 DE QUASE 2 TONELADAS, TINHA QUE TER MUITO BRAÇO, MAS, AS EQUIPES DE FABICA .. TINHAM TUDO A MÃO.
    NA ÉPOCA SOMENTE HAVIAMDUAS FABRICAS DE RODAS DE MAGNÉSIO E CARRÍSSIMAS.. O RESTO INVERTIA AS RODAS OU ALARGAVAM EM TORNEARIAS…
    PNEUS CINTURATTOS DE CANELA FINA OU COMUNS TORNEADOS PARA PERDER BORRACHA..
    MAS, O BICHO PEGAVA NA PISTA E AS CORES ,RONCOS, DERRAPAGENS, FREIADAS OU DISPUTAS DE RETÃO A GALERA IA A LOUCURA…
    BONS TEMPOS, HOJE MAQUINAS IMPORTADAS , STOCK SEM GRAÇA, CORRIDAS FECHADAS E O POVO NÃO TEM OPORTUNIDADE DE IR PARA A PISTA ,
    ONDE FORAM PARAR AS DIVISÕES DO AUTOMOBILISMO QUE TANTO ERA DIVULGADO NAS RADIOS, OU TV.
    ONDE ESTAM AQUELE PUBLICO QUE ENCHIA O AUTÓDROMO.. OS GOVERNANTES IGUAIS AO CEZAR MAIA MATOU DE VEZ E O RIO VIROU NADA, ATÉ AS ESCOLAS DE COMPETIÇÃO SUMIRAM, O CHEIRO E RONCO DOS MOTORES RASGANDO RETAS E CURVAS N OCHIADO DE PNUES FICARAM NESSE TRABALHO LINDO QUE VEJO E COISA VELHA NO MUSEU!!!

    Resposta
  • 13 de abril de 2010 em 17:17
    Permalink

    EU VIVI ESSA ÉPOCA DOURADA, ONDE OS CARROS FEITOS EM FUNDOS DE QUINTAIS COMPETIAM COM MAQUINAS ESTRANGEIRAS E DE APOIO TOTAL DE FABRICAS.
    EU NAS RUAS DE JACAREPAGUÁ CARBUREI MUITO MEU FUSCA E GORDINI8 PARA LARGAR NO CIRCUITO ANTIGO DA BARRA.
    A CARRETERA DO LOBO ERA MUITO DIFICIL CONDUZIR, POIS ERA ORIUNDA DE UM CHEVROLET 40 DE QUASE 2 TONELADAS, TINHA QUE TER MUITO BRAÇO, MAS, AS EQUIPES DE FABICA .. TINHAM TUDO A MÃO.
    NA ÉPOCA SOMENTE HAVIAMDUAS FABRICAS DE RODAS DE MAGNÉSIO E CARRÍSSIMAS.. O RESTO INVERTIA AS RODAS OU ALARGAVAM EM TORNEARIAS…
    PNEUS CINTURATTOS DE CANELA FINA OU COMUNS TORNEADOS PARA PERDER BORRACHA..
    MAS, O BICHO PEGAVA NA PISTA E AS CORES ,RONCOS, DERRAPAGENS, FREIADAS OU DISPUTAS DE RETÃO A GALERA IA A LOUCURA…
    BONS TEMPOS, HOJE MAQUINAS IMPORTADAS , STOCK SEM GRAÇA, CORRIDAS FECHADAS E O POVO NÃO TEM OPORTUNIDADE DE IR PARA A PISTA ,
    ONDE FORAM PARAR AS DIVISÕES DO AUTOMOBILISMO QUE TANTO ERA DIVULGADO NAS RADIOS, OU TV.
    ONDE ESTAM AQUELE PUBLICO QUE ENCHIA O AUTÓDROMO.. OS GOVERNANTES IGUAIS AO CEZAR MAIA MATOU DE VEZ E O RIO VIROU NADA, ATÉ AS ESCOLAS DE COMPETIÇÃO SUMIRAM, O CHEIRO E RONCO DOS MOTORES RASGANDO RETAS E CURVAS N OCHIADO DE PNUES FICARAM NESSE TRABALHO LINDO QUE VEJO E COISA VELHA NO MUSEU!!!

    Resposta
  • 21 de junho de 2010 em 10:56
    Permalink

    eu trabalhei 20 anos
    com camilinho.
    quando eu entrei no site
    comecei chorar so de ver
    a carreteira me lembro
    dos amigos que eu deixei.
    tenho saudades deles.
    pensamento do camilinho
    que me ensinou muito o’que
    eu sei fazer.

    Resposta
  • 21 de junho de 2010 em 10:56
    Permalink

    eu trabalhei 20 anos
    com camilinho.
    quando eu entrei no site
    comecei chorar so de ver
    a carreteira me lembro
    dos amigos que eu deixei.
    tenho saudades deles.
    pensamento do camilinho
    que me ensinou muito o’que
    eu sei fazer.

    Resposta
  • 8 de maio de 2011 em 21:20
    Permalink

    ola wilma. conheci pessoalmente a 18 quando da inauguraçao de taruma. seu pai deu um show. antes,muito antes eu ja era fa do camillo, tenho muitas fotos da 18 que saiam na imprensa na epoca inclusive me correspondi com ele em 1974 eele me enviou uma carta e algumas fotos que guardo ate hoje como um trofeu.na ocasiao contei que meu pai havia sido mecanico de carreteras e nos passou todo o seu entusiasmo com aqueles carros maravilhosos e que eu pretendia montar uma carretera num momento oportuno. finalmente em 2006 consegui realizar meu sonho.e uma chevrolet 1939 encurtada 38 cm e rebaixada a carroceria 20 cm. tem motor corvette com 4 carburadores duplos e pneus enormes na traseira mais ou menos como seu pai me orientou naquela carta. ficou muito bonita. inclusive participei do encontro de carreteras que teve em passo fundo em 2007 e ela foi mostrada no programa auto esporte. se quiser me passar seu email te mando algumas fotos de minha carretera e copia da carta de seu pai. saudaçoes.

    Resposta
  • 8 de maio de 2011 em 21:20
    Permalink

    ola wilma. conheci pessoalmente a 18 quando da inauguraçao de taruma. seu pai deu um show. antes,muito antes eu ja era fa do camillo, tenho muitas fotos da 18 que saiam na imprensa na epoca inclusive me correspondi com ele em 1974 eele me enviou uma carta e algumas fotos que guardo ate hoje como um trofeu.na ocasiao contei que meu pai havia sido mecanico de carreteras e nos passou todo o seu entusiasmo com aqueles carros maravilhosos e que eu pretendia montar uma carretera num momento oportuno. finalmente em 2006 consegui realizar meu sonho.e uma chevrolet 1939 encurtada 38 cm e rebaixada a carroceria 20 cm. tem motor corvette com 4 carburadores duplos e pneus enormes na traseira mais ou menos como seu pai me orientou naquela carta. ficou muito bonita. inclusive participei do encontro de carreteras que teve em passo fundo em 2007 e ela foi mostrada no programa auto esporte. se quiser me passar seu email te mando algumas fotos de minha carretera e copia da carta de seu pai. saudaçoes.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights