24 HORAS DE LE MANS – BRASIL DÁ CONTINUIDADE À SUA TRADIÇÃO EM LE MANS

História do país na famosa prova de resistência mescla heroísmo, tradição e tragédia

Com uma relevante lista de talentos, o Brasil escreveu seu nome nas 24 Horas de Le Mans de diversas formas. Deste a estreia, em 1935, o país já contou com 34 pilotos na corrida, incluindo diversos jovens promissores e pilotos consagrados. Prova disso é que sua imensa maioria é formada por profissionais contratados por fábricas e equipes para tentar a vitória, e não por gentleman drivers – pilotos com verba pessoal para adquirir uma vaga em equipes subfinanciadas.

No próximo sábado, a partir das 11h (de Brasília), a famosa corrida francesa dá a largada para a sua 89ª edição e terá entre os inscritos seis brasileiros, dois deles tentando a vitória na categoria principal – feito inédito para o país. A prova valerá pela quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

Entre os representantes do Brasil, o mais graduado é André Negrão, piloto da equipe Alpine, na qual divide o cockpit com os franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière. Bicampeão da prova em 2018 e 2019 na categoria LMP2, a segunda da hierarquia do WEC, André tentará vencer na classificação geral, mesmo objetivo de Pipo Derani, que estará a bordo de um novo carro, o americano Glickenhaus SCG 007, ao lado dos pilotos franceses Franck Mailleux e Olivier Pla. Ambos disputam a categoria principal, a Hypercars, criada para atrair as fábricas em uma bem-sucedida jogada do WEC.

”Le Mans é o troféu máximo”

“É curioso como a minha carreira me trouxe até aqui, até esta prova. Eu, como todo brasileiro, sonhava com a Fórmula 1, mas foi aqui, no campeonato de endurance, que eu me achei. E por isso Le Mans, nossa prova mais difícil, é o troféu máximo que eu poderia almejar”, diz André Negrão.

“Durante o ano, todo o nosso trabalho é voltado para essas 24 horas. Aqui é o tudo ou nada. Só de estar lá já é um grande momento na vida de um piloto. Já vi muita gente chorando como criança só por completar a prova. Isso diz muito sobre Le Mans”, completa Negrão, que foi campeão mundial de endurance na supertemporada 2018/2019. Foto Julien Dalfosse_DPPI


Os campeões de Stock Car Daniel Serra, Felipe Fraga e Marcos Gomes foram contratados para tentar a vitória por equipes das categorias GT, ou seja, que utilizam os mais sofisticados super esportivos encontrados nas lojas – mas com preparação especial. Serra utilizará uma Ferrari 488 GTE EVO da equipe oficial da marca italiana, a Ferrari AF Corse. Felipe Fraga estará ao volante de um Aston Martin Vantage AMR da TF Sport. E Gomes pilotará o Aston Martin Vantage AMR da equipe oficial Aston Martin Racing.

O sexto nome é a confirmação mais recente no esquadrão de brasileiros: o ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Nasr reforçará a equipe italiana Risi Competizione como parceiro dos britânicos Ryan Cullen e Oliver Jarvis. Nasr tentará seu primeiro título em Le Mans na categoria LMP2, a bordo de um protótipo Oreca 07 equipado com motor Gibson.

Serra venceu Le Mans duas vezes, em 2017 e 2019, ambas na categoria LMGTE-Pro. Já Fraga foi campeão em 2019 na LMGTE-Am, mas perdeu o título por um erro da equipe no reabastecimento do carro. Gomes é a segunda geração da família a disputar uma prova em Le Mans. Em 1978, seu pai, o também campeão de Stock Car Paulo Gomes, dividiu a pilotagem de um Porsche 935/77 com outros dois brasileiros lendários e no auge de seus talentos: Alfredo Guaraná Menezes e Marinho Amaral. O trio terminou em segundo na categoria Grupo 5, sendo o sétimo carro na classificação geral.

Desde 1935, com a estreia de Bernardo Souza Dantas, o melhor resultado de um brasileiro na classificação geral em Le Mans foi o segundo lugar, com José Carlos Pace (Ferrari, edição de 1973), Raul Boesel (Jaguar, 1991), Lucas Di Grassi (Audi, 2014) e Bruno Senna (protótipo LMP1, 2020). Com três pódios na categoria principal, Di Grassi é o mais bem sucedido.

Riscos nas estradas que fazem parte do traçado

Mas houve momentos de tristeza também. Por utilizar estradas vicinais em seu traçado, Le Mans sempre ofereceu riscos extras devido aos obstáculos urbanos, como muros e postes. Em 1960, Fritz D’Orey foi contratado pela Ferrari para disputar a prova, mas sofreu um sério acidente. Seu carro partiu-se no meio depois de bater contra uma árvore, causando lesões graves, incluindo traumatismo craniano. Depois de oito meses recuperação, o jovem de 22 anos teve sua carreira interrompida.

Três anos mais tarde, Christian Heinz, o “Bino”, liderava sua categoria e estava em terceiro na classificação geral com um Alpine M63 quando seu carro derrapou numa mancha de óleo e chocou-se contra um poste, causando um incêndio. Heinz faleceu na hora, ainda aos 28 anos de idade.

Em 2006, um outro Christian representaria o Brasil em Le Mans. Filho de Wilsinho e sobrinho de Emerson Fittipaldi, Christian Fittipaldi foi batizado em homenagem a Bino, um piloto reconhecido pelo talento e pioneirismo pelos colegas de pista que havia deixado no Brasil. E que se aposentadoria das corridas após Le Mans, voltando-se para a carreira de novos talentos e trazendo carros de ponta da Alpine para disputar provas no Brasil.

Pilotos brasileiros e –ano de participação

1 – Bernardo Souza Dantas – 1935
2 – Hermano da Silva Ramos – 1954, 1956 e 1959
3 – Christian Heinz – 1959 e 1963
4 – Fritz D’Orey – 1960
5 – José Carlos Pace – 1973
6 – Paulo Gomes – 1978
7 – Marinho Amaral – 1978
8 – Alfredo Guaraná Menezes – 1978
9 – Roberto Moreno – 1984
10 – Raul Boesel – 1987, 1988, 1991
11 – Maurizio Sandro Sala – 1989, 1990, 1991, 1992, 1995, 1996
12 – Antonio Hermann de Azevedo – 1993, 1994,1995, 1996, 1997
13 – Thomas Erdos – 1995, 1996, 1997, 1999, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011
14 – Nelson Piquet – 1996 e 1997
15 – André Lara Rezende – 1997
16 – Ricardo Zonta – 1998 e 2008
17 – Jaime Melo – 2004, 2007, 2009, 2010, 2011 e 2012
18 – Nelson Piquet Jr. – 2006, 2016 e 2017
19 – Christian Fittipaldi – 2006, 2007 e 2008
20 – Alexandre Negrão – 2008
21 – Bruno Senna – 2009, 2013, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020
22 – Augusto Farfus – 2010, 2011, 2018, 2019 e 2020
23 – Lucas Di Grassi – 2013, 2014, 2015 e 2016
24 – Fernando Rees – 2014, 2015, 2016 e 2017
25 – Pipo Derani – 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019
26 – Oswaldo Negri Jr. – 2016 e 2020
27 – Rubens Barrichello – 2017
28 – Tony Kanaan – 2017 e 2018
29 – André Negrão – 2017, 2018, 2019 e 2020
30 – Daniel Serra – 2017, 2018, 2019 e 2020
31 – Felipe Nasr – 2018
32 – Rodrigo Baptista – 2019
33 – Felipe Fraga – 2019 e 2020
34 – Marcos Gomes – 2020

Brasil na 24 Horas de Le Mans 2021

Piloto / Categoria / Carro / Equipe

André Negrão / Hypercars / Alpine A480 / Alpine Elf Matmut
Pipo Derani / Hypercars / Glickenhaus SCG 007 / Scuderia Cameron Glickenhaus
Felipe Nasr / LMP2 / Oreca 07-Gibson / Risi Competizione
Daniel Serra / LMGTE-Pro / Ferrari 488 GTE EVO / Ferrari AF Corse
Marcos Gomes / LMGTE-Am / Aston Martin Vantage AMR / Aston Martin Racing
Felipe Fraga / LMGTE-Am / Aston Martin Vantage AMR / TF Sport


Confirmados para disputar a 89ª edição das 24 Horas de Le Mans em 2021

EquipeCarrroPilotos confirmados
Hipercarro – 5 carros
7Toyota Gazoo RacingToyota GR010 Hybrid Mike Conway 
Kamui Kobayashi
 Jose Maria Lopez
8Toyota Gazoo RacingToyota GR010 Hybrid Sebastien Buemi  Kazuki Nakajima
 Brendon Hartley
36Alpine Elf MatmutAlpine A480-Gibson Andre Negrao
 Nicolas Lapierre
 Matthieu Vaxiviere
708Glickenhaus RacingGlickenhaus 007 LMHMailleux F.
Pipo Derani
Pla O.
709Glickenhaus RacingGlickenhaus 007 LMH Ryan Briscoe
Westbrook R.
Dumas R.
LMP2 –
25 carros
1 Richard Mille Racing Oreca 07-GibsonGermany Sophia Floersch
Colombia Tatiana Calderon
 Beitske Visser
17IDEC SportOreca 07-Gibson Kyle Tilley 
Dwight Merriman 
Ryan Dalziel
20 High Class RacingOreca 07-Gibson Dennis Andersen
 Jan Magnussen
TBA
21 DragonSpeedOreca 07-Gibson Ben Hanley
 Henrik Hedman
Colombia Juan Pablo Montoya
22 United AutosportsOreca 07-Gibson Phil Hanson
 Filipe Albuquerque
 Fabio Scherer
23 United Autosports Oreca 07-Gibson Paul di Resta
TBA
TBA
24 PR1/Mathiasen MotorsportsOreca 07-Gibson  Patrick Kelly
TBA
TBA
25G-Drive RacingAurus 01-Gibson John Falb
 Pietro Fittipaldi
 Rui Andrade
26G-Drive RacingAurus 01-Gibson Roman Rusinov
 Franco Colapinto
TBA
28 JOTAOreca 07-Gibson Stoffel Vandoorne
Indonesia Sean Gelael
 Tom Blomqvist
29 Racing Team NederlandOreca 07-Gibson Giedo van der Garde
 Job van Uitert
 Frits van Eerd
30 Duqueine TeamOreca 07-Gibson Tristan Gommendy
 Memo Rojas
 Rene Binder
31Team WRTOreca 07-Gibson Robin Frijns
 Charles Milesi
 Ferdinand Habsburg
32 United AutosportsOreca 07-Gibson Nico Jamin
TBA
TBA
34Inter Europol CompetitionOreca 07-GibsonPoland Jakub Smiechowski
 Renger van der Zande
 Alex Brundle
38 JOTAOreca 07-Gibson Roberto Gonzalez
 Antonio Felix da Costa
 Anthony Davidson
39GraffOreca 07-Gibson Vincent Capillaire
TBA
TBA
41Team WRTOreca 07-GibsonPoland Robert Kubica
 Louis Deletraz 
 Yifei Ye
44ARC BratislavaLigier JS P217-GibsonSlovakia Miro Konopka
TBA
TBA
48 IDEC SportOreca 07-Gibson Paul Lafargue
 Paul-Loup Chatin
 Patrick Pilet
49 High Class RacingOreca 07-Gibson Anders Fjordbach
TBA
TBA
65 Panis RacingOreca 07-Gibson Julien Canal
TBA
TBA
70 Realteam RacingOreca 07-Gibson Loic Duval
 Norman Nato
 Esteban Garcia
74 Racing Team IndiaLigier JS P217-Gibson  Narain Karthikeyan 
  Arjun Maini
TBA
82 Risi CompetizioneOreca 07-Gibson Ryan Cullen
 Oliver Jarvis

Felipe Nasr
GTE Pro –
7 carros
51 AF CorseFerrari 488 GTE James Calado
 Alessandro
Pier GuidiTBA
52 AF CorseFerrari 488 GTE Daniel Serra
 Miguel Molina
TBA
63 Corvette RacingCorvette C8.R Antonio Garcia
 Jordan Taylor
 Nicky Catsburg
64 Corvette RacingCorvette C8.R Nick Tandy
 Tommy Milner
 Alexander Sims
79 WeatherTech RacingPorsche 911 RSR-19  Cooper MacNeil
TBA
TBA
91 Porsche GT TeamPorsche 911 RSR-19 Gianmaria Bruni
 Richard Lietz
TBA
92 Porsche GT TeamPorsche 911 RSR-19 Neel Jani
 Kevin Estre
TBA
GTE Am –
24 carros
18 Absolute RacingPorsche 911 RSR-19Indonesia Andrew Haryanto
 Alessio Picariello
TBA
33 TF SportAston Martin Vantage GTE Ben Keating
 Felipe Fraga
 Dylan Pereira
46 Team Project 1Porsche 911 RSR-19 Dennis Olsen
TBA
TBA
47 Cetilar RacingFerrari 488 GTE Roberto Lacorte
TBA
TBA
54 AF CorseFerrari 488 GTE Giancarlo Fisichella
 Francesco Castellacci
 Thomas Flohr
55 Spirit of RaceFerrari 488 GTE Duncan Cameron
 Matt Griffin 
 Aaron Scott
56 Team Project 1Porsche 911 RSR-19 Matteo Cairoli
 Egidio Perfetti
TBA
57 Kessel RacingFerrari 488 GTE Takeshi Kimura
TBA
TBA
60 Iron LynxFerrari 488 GTE  Claudio Schiavoni 
  Paolo Ruberti
 Raffaele Giammaria
66 JMW MotorsportFerrari 488 GTE Thomas Neubauer
TBA
TBA
69 Herberth MotorsportFerrari 488 GTEGermany  Alfred Renauer
TBA
TBA
71 Inception RacingFerrari 488 GTE Brendon Iribe
 Ollie Millroy
TBA
72 HubAuto RacingPorsche 911 RSR-19 Liam Talbot
TBA
TBA
77 Dempsey-Proton RacingPorsche 911 RSR-19Germany Christian Ried
 Jaxon Evans
 Matt Campbell
80 Iron LynxFerrari 488 GTE Andrea Piccini
 Matteo Cressoni
 Rino Mastronardi
83 AF CorseFerrari 488 GTE  Francois Perrodo
 Nicklas Nielsen
 Alessio Rovera
85 Iron LynxFerrari 488 GTE Rahel Frey
 Manuela Gostner
 Michelle Gatting
86 GR RacingPorsche 911 RSR-19 Michael Wainwright
 Ben Barker
TBA
88 Dempsey-Proton RacingPorsche 911 RSR-19 Julien Andlauer
TBA
TBA
95 TF SportAston Martin Vantage  John Hartshorne
TBA
TBA
98Aston Martin RacingAston Martin Vantage Paul Dalla Lana
Thiin N.
Marcos Gomes
99 Proton CompetitionPorsche 911 RSR Pat Long
TBA
TBA
388 Rinaldi RacingFerrari 488 GTE Pierre Ehret
TBA
TBA
777 D’station RacingAston Martin Vantage Satoshi Hoshino Tomonobu Fujii  Andrew Watson
CARRO INOVADOR
84 Association SRT41Oreca 07-Gibson Takuma Aoki
 Nigel BaillyTBA

Alpine Elf Matmut:

Media
Alpine A480 – Gibson Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com  
Media
Alpine A480 – Gibson / Andre Negrao (BRA) / Nicolas Lapierre (FRA) / Matthieu Vaxiviere (FRA) Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com  

G-Drive Racing:

Media
Aurus 01-Gibson Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com  
Media
Aurus 01-Gibson Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com  

AF Corse:

Media
Ferrari 488 GTE Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com  
Media
Ferrari 488 GTE Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com  

TF Sport:

Media
Aston Martin Vantage GTE Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com  
Media
Aston Martin Vantage GTE Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com  

Risi Competizione:

Media
Oreca 07 Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com

Aston Martin Racing:

Media
Aston Martin Vantage Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com
Media
Aston Martin Vantage Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com

Glickenhaus Racing:

Media
Glickenhaus 007 LMH Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com
Media
Glickenhaus 007 LMH Foto Copyright 2021 Marius Hecker/AdrenalMedia.com

Fonte BestPR Comunicação

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.