DIÁRIOS DO HUGO #10

CORRIDAS TARDIAS
Por Hugo Borghi

“When you’re racing, it’s life. Anything that happens before or after is just waiting.”Steve McQueen

TRINTA E DOIS ANOS DEPOIS

Somente agora, ao escrever estas “memórias velozes” noto que, apesar de nunca ter participado de competições automobilísticas, de certa forma sempre estive muito próximo delas, ou então, de pessoas diretamente envolvidas…
Passados pouco mais de trinta anos, sempre acompanhando as corridas pela televisão e revistas especializadas, me deparo, por mero acaso, com o site do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos enquanto passeava pela internet numa dessas madrugadas de insônia. Um site muito bem feitinho que tinha até um filme “on board” de duas voltas rápidas em Interlagos.

Assisti ao filminho, pelo menos, umas 20 vezes seguidas!

Daí, pensei comigo mesmo…“Sabe do que mais? Isso aí que o rapaz faz, eu também faço!”
Fui dormir com aquilo na cabeça.
No dia seguinte, de pura farra, mandei um e-mail para o site pedindo mais informações. Telefonou-me prontamente o Nélson Carvalho, presidente, e ex-campeão da categoria, que muito gentilmente respondeu às minhas (várias) perguntas, e ainda por cima, me convidou para assistir a próxima prova da categoria dali a duas semanas.
A primeira pergunta que fiz à ele, foi: “Será que um sujeito beirando os 60 pode ainda correr?” “Claro que sim!”, respondeu de imediato. “Você não seria o único”, acrescentou.
Fiquei logo, mesmo não sabendo bem porque, todo animado.
Duas semanas depois me vi entrando na pista de Interlagos pelo portão 7, passando no túnel sob a pista, enquanto motores roncavam forte por sobre minha cabeça, rasgando a reta. Entrei no paddock, onde mecânicos, funcionários, pilotos e curiosos, andavam de um lado para o outro atarefados. E o cheiro? O barulho? Que delícia!
E puxa vida, como estava bonito o autódromo! Era a primeira vez que pisava lá, depois do encurtamento do traçado.
De repente, fiquei completamente arrepiado. Nem eu mesmo sabia (ou me lembrava) que gostava tanto daquela coisa toda!
Procurei pela salinha da Marcas e Pilotos, e me apresentei ao Nélson. Fui extremamente bem-recebido. Assisti as provas do dia e o Nélson me apresentou aos preparadores Saúva, Arias, Fukuda, Guerra, Della Barba, Sidney da Guichaco, Junior da HG Motorsport, Luís da Phoenix e Ney da RPM. Com eles conversei sobre carros, preparação e custos, por simples curiosidade. Mais tarde fiquei perambulando pelos boxes, e fui parar, por acaso, no box 21 da categoria Superclassic que nem sabia que existia.
Ao entrar ali, me senti imediatamente em casa! Logo na entrada, um lindo DKW branco. Mais na frente, um JK. Ao lado dele, dois KG com pintura igual a da Dacon, e um Puma vermelho. Mais no fundo, um Fiat Topolino 1938, um 147 amarelo, e um Fusca…

Meu Deus! Era como uma viagem mágica no tempo!
A impressão que tive foi de que o relógio havia parado naquele dia em que fomos, ainda moleques, pela primeira vez ao Autódromo de Jacarepaguá.
Os carros estavam todos impecavelmente restaurados, e com cara de serem bastante competitivos. Me impressionou o capricho nos mínimos detalhes da grande maioria deles. Os pilotos, alguns acima dos 40, e até 50 anos, conversavam animadamente. Um clima ótimo. Era isso que eu, mesmo sem me dar conta, procurava! Além do que, e fator importantíssimo, era também a categoria mais em conta dentre todas. Voltei para o Rio cheio de idéias mirabolantes na cabeça, e um sorriso bobo na cara…
Fui mais quatro vezes a São Paulo, exclusivamente para assistir às etapas restantes do campeonato de 2006, e me entrosando com a turma da equipe LF Competições, o pessoal do famoso box 21. O Luiz Finotti com anos de pista, e o filho Luiz Carlos “Nenê” Finotti, campeão da categoria em 2004, e competentíssimo chefe da equipe de competição, foram me detalhando os passos e os recursos necessários para montar, preparar, e manter um carro da Superclassic. Uma categoria que aceita somente carros fabricados até 1979, aspirados, e usando pneus radiais.
Bem, e agora? Vamos ou não vamos embarcar nessa aventura?
Que eu estava completamente “fisgado”, não havia a menor dúvida, mas faltava ainda verificar um detalhe importante, fundamental:
Será que eu dava mesmo pra aquilo? Tinha que descobrir!
Havia um jeito simples…
Procurei no Google por escolas de pilotagem, e me resolvi pela Interlagos, do Toninho de Souza que utiliza dez Fiat Palio do Brasileiro de Marcas, com 130 cv, e pneus slick em suas aulas. Carros bastante semelhantes aos da Superclassic em desempenho.
Arrisquei, e encomendei um capacete Bell Pro-4 para meu cunhado Frederico “Ico” Rapôso que mora nos EUA, e me dei de Natal um macacão. Apesar da escolinha fornecer todo o equipamento para o aluno-piloto, imaginei que talvez não tivessem um macacão do meu tamanho. Quanto ao capacete, poderia vendê-lo com facilidade. Assim que os recebi, em meados de janeiro de 2007, liguei para o Toninho e marcamos a primeira aula para dali a duas semanas, uma quarta-feira, às 7h00, no box n°. 2 de Interlagos.
Se desse para a coisa, ótimo. Se não desse, botava minha viola no saco, e ia embora…
Hugo Borghi

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

40 comentários em “DIÁRIOS DO HUGO #10

  • 7 de abril de 2009 em 10:13
    Permalink

    Da para viajar na narrativa …

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 10:13
    Permalink

    Da para viajar na narrativa …

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 13:25
    Permalink

    …e aí Hugo?…conta mais…………………….

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 13:25
    Permalink

    …e aí Hugo?…conta mais…………………….

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 13:26
    Permalink

    e aí Hugo?……conta mais!……….

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 13:26
    Permalink

    e aí Hugo?……conta mais!……….

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 14:29
    Permalink

    O filminho que assistí umas 20 vezes foi:
    You Tube Hot Lap Interlagos Brazil
    Duas voltas do piloto R. Kraft com um Gol.

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 14:29
    Permalink

    O filminho que assistí umas 20 vezes foi:
    You Tube Hot Lap Interlagos Brazil
    Duas voltas do piloto R. Kraft com um Gol.

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 18:01
    Permalink

    Continua!!!!!
    Continua!!!!!

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 18:01
    Permalink

    Continua!!!!!
    Continua!!!!!

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 19:01
    Permalink

    Ola Hugo. Gostei da iniciação. Como foi a 3 etapa da superclassic neste fim de semana. A barata aguentou? Abç Edu Castro

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 19:01
    Permalink

    Ola Hugo. Gostei da iniciação. Como foi a 3 etapa da superclassic neste fim de semana. A barata aguentou? Abç Edu Castro

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 21:30
    Permalink

    EDU CASTRO;
    Que nada amigo… Tive que viajar a trabalho na sexta e só voltei no sábado a noite. Perdi essa!
    Pelo o que o Nenê falou (ele levou o carro pra pista e deu um monte de voltas na quinta) parece que está ótimo. Vamos ver na próxima!
    Abração.

    Resposta
  • 7 de abril de 2009 em 21:30
    Permalink

    EDU CASTRO;
    Que nada amigo… Tive que viajar a trabalho na sexta e só voltei no sábado a noite. Perdi essa!
    Pelo o que o Nenê falou (ele levou o carro pra pista e deu um monte de voltas na quinta) parece que está ótimo. Vamos ver na próxima!
    Abração.

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 00:00
    Permalink

    Emocionante!Que belo texto!!

    Incrivel como passar pelo portão sete e logo passar embaixo da reta é especial ,como se fosse um portal magico .

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 00:00
    Permalink

    Emocionante!Que belo texto!!

    Incrivel como passar pelo portão sete e logo passar embaixo da reta é especial ,como se fosse um portal magico .

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 00:55
    Permalink

    esperando o resto da história….

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 00:55
    Permalink

    esperando o resto da história….

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 09:18
    Permalink

    Até aqui, histórias maravilhosas. Povos, pessoas, cidades, culturas, aventuras, terras, ares e mares.
    A partir de agora, vem a parte sublime: Toda essa vida rica de experiencias, todos esses anos te colocaram aqui, frente a frente com o perigo de ser feliz.
    Não deixe escapar a oportunidade, Hugo.

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 09:18
    Permalink

    Até aqui, histórias maravilhosas. Povos, pessoas, cidades, culturas, aventuras, terras, ares e mares.
    A partir de agora, vem a parte sublime: Toda essa vida rica de experiencias, todos esses anos te colocaram aqui, frente a frente com o perigo de ser feliz.
    Não deixe escapar a oportunidade, Hugo.

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 09:55
    Permalink

    JONNY’O:
    Tens razão. Existe qq. coisa de especial naquele túnel.Sempre qu eu olho o que está escrito no muro, o que leio é: “Racing, an experience like no other…”

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 09:55
    Permalink

    JONNY’O:
    Tens razão. Existe qq. coisa de especial naquele túnel.Sempre qu eu olho o que está escrito no muro, o que leio é: “Racing, an experience like no other…”

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 10:05
    Permalink

    FRANCIS HENRIQUE TRENNEPOHL:

    Obrigado!
    Vcs., meus amigos, dão tanta força para isso, que eu já estou até achando que talvez seja possível! Hehehehe…
    Vou ficar no aguardo por patrocinadores/editores que se interessem na publicação. Se alguém souber de algum…
    Abração.

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 10:05
    Permalink

    FRANCIS HENRIQUE TRENNEPOHL:

    Obrigado!
    Vcs., meus amigos, dão tanta força para isso, que eu já estou até achando que talvez seja possível! Hehehehe…
    Vou ficar no aguardo por patrocinadores/editores que se interessem na publicação. Se alguém souber de algum…
    Abração.

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 10:19
    Permalink

    CLAUDIO CEREGATTI:

    Bem, para vcs. pacientes e fieis amigos que aguentaram firme a leitura de todo esse “preâmbulo” maluco até aqui, vou tentar agora, na parte das corridas, esmiuçar bem as sensações e detalhes que senti, e tudo que aprendi, para que se coloquem junto comigo, atrás do volante da Brasinha. Vamo que vamo!

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 10:19
    Permalink

    CLAUDIO CEREGATTI:

    Bem, para vcs. pacientes e fieis amigos que aguentaram firme a leitura de todo esse “preâmbulo” maluco até aqui, vou tentar agora, na parte das corridas, esmiuçar bem as sensações e detalhes que senti, e tudo que aprendi, para que se coloquem junto comigo, atrás do volante da Brasinha. Vamo que vamo!

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 13:37
    Permalink

    Saloma , agora saindo um pouco do assunto , bem que você podia fazer um post sobre as diferenças do boxer/fusca , boxer/Porsche 356 …

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 13:37
    Permalink

    Saloma , agora saindo um pouco do assunto , bem que você podia fazer um post sobre as diferenças do boxer/fusca , boxer/Porsche 356 …

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 13:53
    Permalink

    Hugo estamos aquardando a continuação ….
    grande abraço

    Resposta
  • 8 de abril de 2009 em 13:53
    Permalink

    Hugo estamos aquardando a continuação ….
    grande abraço

    Resposta
  • 9 de abril de 2009 em 00:22
    Permalink

    Amigo Hugo,

    legal mais esse capítulo. Até eu que já li quase todos estou sedento pelos próximos. Sabe que eu também vi esse vídeo onboard umas 50 vezes antes de entrar na pista? Muito bacana mesmo.

    Grande abraço e parabéns mais uma vez,

    Rogério Tranjan
    Passat #44, vulgo Trovão Azul

    Resposta
  • 9 de abril de 2009 em 00:22
    Permalink

    Amigo Hugo,

    legal mais esse capítulo. Até eu que já li quase todos estou sedento pelos próximos. Sabe que eu também vi esse vídeo onboard umas 50 vezes antes de entrar na pista? Muito bacana mesmo.

    Grande abraço e parabéns mais uma vez,

    Rogério Tranjan
    Passat #44, vulgo Trovão Azul

    Resposta
  • 9 de abril de 2009 em 08:43
    Permalink

    ROGÉRIO TRANJAN:
    Imagino que outras pessoas tb. tenham se motivado com esse filminho. Era o caso da FASP fazer uma matéria assim, com filme on board, dicas de escolinhas, tira dúvidas, depoimentos, e outras informações que atraíssem mais pilotos. Mas conhecendo aquele povo…
    Espero que os textos que vem por aí, sirvam um pouquinho para isso.
    Estavas bonitão no pódio, hein? Parabéns.
    Abração.

    Resposta
  • 9 de abril de 2009 em 08:43
    Permalink

    ROGÉRIO TRANJAN:
    Imagino que outras pessoas tb. tenham se motivado com esse filminho. Era o caso da FASP fazer uma matéria assim, com filme on board, dicas de escolinhas, tira dúvidas, depoimentos, e outras informações que atraíssem mais pilotos. Mas conhecendo aquele povo…
    Espero que os textos que vem por aí, sirvam um pouquinho para isso.
    Estavas bonitão no pódio, hein? Parabéns.
    Abração.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights