500 KM DE SÃO APULO – 39° EDIÇÃO RETORNA PARA O AUTÓDROMO INTERNACIONAL AYRTON SENNA-LONDRINA

Fim de semana quente no automobilismo brasileiro, os 500km de São Paulo retornam ao Autódromo Internacional de Londrina (PR) enfrentando adversidades de um forte calor e 40 graus
O calor foi um dos adversários dos participantes dos 500 Km de São Paulo, domingo, em Londrina Foto Cláudio Kolodziej-Divulgação

O promoter Silvio Zambello dos 500 KM e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA)  e fez parte da programação da 3ª e penúltima etapa do Campeonato Paranaense de Marcas e Pilotos, no final de semana de 15 a 17 de setembro.


Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas jogando golfe, campo de golfe e texto que diz "YOKOHAMA 500"
Com as reformas em Interlagos para a Fórmula 1, Silvio Zambello teve a opção dos 500 Km de São Paulo em Londrina. “Conversamos com o Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense, e fomos bem acolhidos. Vamos refazer a parceria de 2021, quando realizamos os 500 Km junto com as 500 Milhas de Londrina, sempre com o apoio da Federação do Paraná”, destaca Silvio Zambello Foto Claudio Kolodziej

A prova 500 Km de São Paulo deste ano teve a disputa das categorias Turismo 1.6 (8 válvulas e 16 válvulas ), Turismo 2.1 Aspirado, Turismo Força Livre,  Protótipos P3 (8 válvulas), Protótipos P2 (16 válvulas) e seria o lançamento da categoria Historic GT Race.

Nos treinos livres de sexta a tarde e sobe forte calor, prometia um final de semana quente em Londrina, as equipes começando os trabalhos já em vista da superação no domingo, saiam para a pista com atenção máxima nos ponteiros dos graus e na temperatura dos pneus.

A classificação foi determinada pela astúcia das equipes, principalmente pela Equipe “LT Team” que deixou para os segundos finais para marcar a pole em cima da Equipe Absoluta Racing, diferença de segundos.

O trio paranaense da equipe LT Team, formado pelos pilotos Leandro Totti, Luiz Bley Júnior e Luiz César Júnior, garantiu a pole com Leandro Totti, com o tempo de 1m14s047.

A primeira fila foi completada pelo trio Ney Faustini/Ney de Sá Faustini/Mauro Kern, que saiu na segunda colocação, com o tempo de 1m14s88. O terceiro lugar no grid estavam o trio Leandro Guerra/Lucas Locatelli/Rodrigo Conti, com 1m15s329.

Grid de largada dos 500 de São Paulo

Bley Júnior, Totti e Luiz César garantiram a pole com uma vantagem de 0s841
Foto Cláudio Kolodziej-Divulgação

1º) Leandro Totti/Luiz Ernesto Bley Júnior/Luiz César Júnior (P1), 1m14s047

2º) Ney Faustini/Ney de Sá Faustini/Mauro Kern (P1), 1m14s888

3º) Leandro Guerra/Lucas Locatelli/Rodrigo Conti (P2), 1m15s329

4º) Carlos Tinoco Júnior/Ricardo Furquin/Yuri Antunes/Carlos Antunes Filho (P2), 1m19s051

5º) Edras Soares/Juarez Soares/Esdras Suares (P2), 1m22s391

6º) Pedro Selmer/Jorge Selmer (P3), 1m26s157

7º) Alejandro Gignetti/Luiz Abbade/Rodrigo Taborda (P3), 1m28s055

8º) Vinicius Lira/Fábio Esteves/Eduardo Teieira/Martin Salvati, (T2.0) 1m28s336

9º) Otávio Carmacio/Rafael Kasai (T2.0), 1m29s155

10º) José Carlos Tinoco/Ricardo Furquin/Iuri Antunes/Carlos Antunes Filho (P1), 1m34s375


A CORRIDA
Dada a largada, pulou para comandar o ritmo Mauro Kern do trio formado junto com os pilotos Ney Faustini e Neyzinho Faustini, com o protótipo da Absoluta Racing, virando em 1m19/1m18 Fotos Humberto Da Silva Fotografia

Em seguida vieram as disputas nas categorias P2/P3 e T 2.0. No início o prototipo da dupla Pedro Selmer/Jorge Selmer (SC) deu uma parada rápida, mas voltando na briga pela categoria P3 com o trio formado por Alejandro Gignetti/Luiz Abbade/Rodrigo Taborda (Arg/SP/PR).

Na T 2.0 não podia ser diferente, com a alternancia entre o Celta #17 da dupla  Otávio Carmacio/Raul Casai (SP) e o #111 do quarteto formado por Vinicius Lira/Fábio Esteves/Eduardo Teieira/Martin Salvati (SP) com a Pickup DTM que lutaram até o fim, dois pneus furados e uma escapada de pista.

Na P2 foram alternância em cima de alternãncia, prevalecendo a constância do trio Edras Soares/Juarez Soares/Esdras Suares (SP), da Itapira Racing, cariosamente chamados de “Caipiras Voadores”!

Na P1, nenhum terminou, mas chegaram ao pódio. E ficou na categoria maior a volta mais rápida dos 500 KM, 1:18.382 para o protótipo da Absoluta Racing com Mauro Kern na volta 22.

A prova foi encerrada com bandeirada vermelha, faltando 24 voltas ou 23 minutos para o limite máximo de quatro horas.

Foram duas bandeiras vermelhas na prova. A primeira ocasionada pelo acidente do protótipo 71 dos pilotos Tinoco, Furquin, Iuri e Carlos Antunes. Na relargada, o sistema de cronometragem apresentou problemas, obrigando a nova bandeirada vermelha. Depois de vários esforços, o sistema não pode ser reestabelecido e por isso os comissários desportivos toram a decisão de encerrar a prova, já que se tinha completado mais de 90% das voltas previstas.


Esdras, Edras e Juarez Soares, vitória em família nos 500 Km de São Paulo em Londrina
Foto Cláudio Kolodziej-Divulgação

Resultado dos 500 Km de São Paulo – 39ª edição

Pódio dos 500 Km de São Paulo Foto Cláudio Kolodziej-Divulgação

1º) Edras Soares/Juarez Soares/Esdras Suares (SP), P2, 140 voltas

2º) José Carlos Tinoco/Ricardo Furquin/Iuri Antunes/Carlos Antunes Filho (SP), P2, 138 voltas

3º) Otávio Carmacio/Rafael Kasai (SP), T2.0, 128 voltas

4º) Pedro Selmer/Jorge Selmer (SC), P3, 128 voltas

5º) Vinicius Lira/Fábio Esteves/Eduardo Teieira/Martin Salvati SP), (T2.0), 117 voltas

6º) Alejandro Gignetti/Luiz Abbade/Rodrigo Taborda (Arg/SP/PR), P3, 93 voltas

7º) Leandro Guerra/Lucas Locatelli/Rodrigo Conti (SP), P2, 87 voltas

8º) Carlos Tinoco Júnior/Ricardo Furquin/Yuri Antunes/Carlos Antunes Filho (SP), P2, 69 voltas

9º) Ney Faustini/Ney de Sá Faustini/Mauro Kern (SP), P1, 53 voltas

10º) Leandro Totti/Luiz Ernesto Bley Júnior/Luiz César Júnior (SP), P1, 32 voltas


Resultado da categoria P1

1º) Carlos Tinoco Júnior/Ricardo Furquin/Yuri Antunes/Carlos Antunes Filho (SP), 69 voltas
2º) Ney Faustini/Ney de Sá Faustini/Mauro Kern (SP), 53 voltas
3º) Leandro Totti/Luiz Ernesto Bley Júnior/Luiz César Júnior (SP), 32 voltas

Resultados da categoria P2

1º) Edras Soares/Juarez Soares/Esdras Suares (SP), 140 voltas
2º) José Carlos Tinoco/Ricardo Furquin/Iuri Antunes/Carlos Antunes Filho (SP), 138 voltas
3º) Leandro Guerra/Lucas Locatelli/Rodrigo Conti (SP), 87 voltas

Resultado da categoria P3

1º) Pedro Selmer/Jorge Selmer (SC), 128 voltas
2º) Alejandro Gignetti/Luiz Abbade/Rodrigo Taborda (Srg/SP/PR, 93 voltas

Resultado da categoria T2.0

1º) Otávio Carmacio/Rafel Kasai (SP), 128 voltas
2º) Vinicius Lira/Fábio Esteves/Eduardo Teieira/Martin Salvati SP), 117 voltas

A 39ª edição dos 500 Km de Paulo teve promoção e organização de Silvio Zambello, supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e patrocínio dos Pneus Yokohama e Rede Pit-Stop.


DROPS
  • Porta-voz da equipe, o patriarca Edras Soares destacou que tudo deu certo para sua família. “Largamos em quinto, o entrosamento de todos na equipe foi fundamental para a vitória. Superamos as dificuldades dos treinos, quando tivemos quebras. Na corrida não tivemos problemas. Temos que agradecer ao excelente trabalho da Motocar na preparação do carro, que correspondeu 100%. Agora é comemorar. Foi uma vitória de família”, frisa Edras. Edras e seus filhos têm bons motivos para comemorar em Londrina. Eles foram vice-campeões dos 500 Km de São Paulo em 2021, quando a prova também foi disputada no Norte do Paraná. Este ano eles se sagraram campeões da categoria P3 nas Mil Milhas, em São Paulo
  • Carlos Tinoco Júnior/Ricardo Furquin/Yuri Antunes/Carlos Antunes Filho começaram a corrida impondo um ritmo de 1:18 acompanhando os líderes, tiveram problemas chegaram a liderar a corrida
  • Celta #17 veio todo renovado e ainda seria uma incógnita na corrida, mas desempenhou seu papel mantendo um ritmo constante e firme, chegando a vitória na categoria T 2.0
  • O #111 foi valente, o asfalto quente sacrificou os pneus traseiros, furando em sequência , uma escapada de pista fez uma parada inesperada de box nas suas 117 voltas
  • #20, a dupla pai e filho Jorge e Pedro Selmer, mostraram que estão muito bem acertados e por pouco não alcançaram o terceiro lugar na geral, com o término inesperado da corrida por conta do sistema de cronometragem em não ser reestabelecido
  • Leandro Guerra/Lucas Locatelli/Rodrigo Conti apesar dos problemas que vinham desde os treinos, demonstraram que não se redem e conseguiram colocar um ritmo forte de classificação ao final da corrida com 1:19 fora o susto ao final numa saída de pit começou uma fumaça nas laterias que depois viram ser água caindo sobre as partes quentes do motor
  • Para a LT Team, foi um final de semana a ser esquecido com três carros, sendo um totalmente destruído na treinos/classificação; o pole #74 teve problemas mas chegando em terceiro na P1 e o #75 foi até o final mesmo tendo paradas obrigatórias aos boxes, chegou em segundo na P3

Copyright © 2023 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights