ROLEX E O AUTOMOBILISMO

Com a aproximidade das “6 horas de São Paulo” vamos falar um pouco da marca que é uma das principais forças por trás dos melhores eventos, pilotos e equipes, como as 24 Horas de Le Mans,a histórica Tour d’Elegance de Pebble Beach, a Rolex previlegia o mundo da alta velocidade como uma parceira importante.
Histórico da marca…
As raízes desta aliança remontam ao começo do século 20, quando a Rolex foi fundada por Hans Wilsdorf (abaixo), um visionário com um extraordinário espírito de empreendedorismo.
Hans Wilsdorf_Founder of Rolex
“We want to be the first in the field and Rolex should be seen as the one and only–the best.” –Hans Wilsdorf (1914)
Num tempo dominado pelo relógio de bolso, Mr Wilsdorf anteviu a importância de oferecer um relógio de pulso preciso a um público cada vez maior de pessoas que prezavam pela mobilidade e encampou um desafio enorme.
Rolex Registration #1908
Em 1908, Hans Wilsdorf registou o nome da Rolex como marca para Wilsdorf & Davis Ltd., e na imagem acima é o registro oficial de 02 de julho de 1908.
Em 1910, um relógio de pulso Rolex recebeu o primeiro certificado concedido a esse tipo de relógio pelo Official Watch Rating Centre de Bienne, na Suíça.
Rolex #1915
Em 1926, a Rolex criou o Rolex Oyster, o primeiro relógio de pulso a prova d’água do mundo, graças a um case equipado com um sistema engenhoso com a patente Rolex.
Rolex Hermetic #1924
“The Hermetically-Sealed Case”
Para testar sua invenção, Hans Wilsdorf equipou Mercedes Gleitze com um Oyster durante a travessia que a nadadora fez do canal da Mancha (abaixo).
Rolex Oyster_Mercedes-Gleitze #1926
O Rolex saiu da água em perfeitas condições depois de mais de 10 horas submerso e a jovem inglesa passou a ser a primeira embaixadora Rolex – uma testemunha do desempenho incontestável do relógio. Abaixo o Rolex com a gravação da nadadora, 1927.
Mercedes Watch Rolex Oyster #1927
Propagandas de época do Rolex Oyster #1927…
Rolex Oyster Advertorial
A Rolex melhorou o Oyster em 1931, com a invenção e patenteamento do primeiro mecanismo que eliminava a necessidade de se dar corda no mecanismo, com um rotor que foi chamado de Perpetual, o precursor dos sistemas usados atualmente.
Com Hans Wilsdorf no comando, a Rolex continuou a usar o mundo real como um campo de testes para o Oyster, demonstrando sua confiabilidade nas condições mais extremas em terra, nos ares, nas profundezas do oceano ou no topo do monte Everest. Por estar associada a tantas conquistas, a Rolex se tornou uma referêcia de precisão, robustez e confiabilidade ao redor do planeta.
Enquanto isso a Rolex evoluía, assim como seus produtos, em uma busca constante pela perfeição. Como parte desta evolução, os relógios Rolex – desenhados pelos melhores nomes da indústria e fabricados com os materiais da mais da mais alta qualidade – tornaram-se símbolos de elegância e prestígio.
Desta maneira, a Rolex procurou se associar com atividades que, como ela mesma, são motivadas pela paixão, excelência e precisão. Naturalmente, a Rolex caminhou em direção ao mundo dos esportes a motor, formando uma aliança que remonta ao final da década de 1950, quando a marca foi parceira pela primeira vez do Daytona International Speedway.
Rolex e automobilismo…
Entre 1924 e 1935 o britânico Malcolm Campbell, competiu em provas de recorde de velocidade em terra e batendo nove vezes e usando um Rolex Oyster no pulso, que chamou a atenção de Hans Wilsdorf que pediu a permissão para divulgar esse fato. Campbell concordou, mas se recusou a aceitar qualquer patrocínio, tornando Campbell o primeiro Embaixador Esportivo da Rolex.
Malcolm Campbell_Rolex #1933
Em Daytona Beach em Em 22 de fevereiro de 1933, Sir Malcolm(abaixo), estabelecendo outro recorde mundial de velocidade em Daytona Beach, Flórida, EUA, desta vez ele alcançou 272,46 MPH (435,94 KPH).
Malcolm Campbell Daytona Beach_Rolex #1933
Em homenagem à grande corrida disputada no International Speedway, a Rolex colocou o nome “Daytona” no dial de seu famoso Cosmograph Daytona. Desde então, a presença da marca Rolex nas corridas automobilísticas só aumentou.
Rolex Daytona #1937
A Rolex está no nome das Rolex 24 em Daytona, na Florida desde 1992 e cronometrista oficial desde 2001 das 24 Horas de Le Mans, a mais antiga corrida de resistência no mundo automobilístico.
Por sua forte aliança com as 24 Horas de Le Mans, a Rolex orgulhosamente patrocina o FIA World Endurance Championship, uma série internacional de eventos lançada em 2012 e que compreende oito corridas em quatro continentes.
A Rolex tem o orgulho de patrocinar o Goodwood Revival, corrida de carros construídos antes de 1966, e também a Rolex Monterey Motorsports Reunion, nos Estados Unidos, que leva mais de 600 carros para o circuito californiano Mazda Raceway Laguna Seca, em Monterey.
A Rolex também patrocina eventos que celebram a beleza dos carros históricos e não apenas sua performance. Entre eles está o Beach Concours d’Elegance, nos EUA, lançado em 1950 para exibir os mais inovadores modelos do período. Atualmente, esta prestigiada competição, que acontece anualmente em Pebble Beach, na Califórnia, reúne os mais impressionantes automóveis vintage. A Rolex é cronometrista oficial do evento desde 1997.
Neste grupo também entra a Pebble Beach Tour d’Elegance presented by Rolex, que foi criado em 1997 para demonstrar a elegância dos automóveis em movimento.
Rolex Monterey Motorsports Reunion #2007
A Rolex tornou-se patrocinador e passou a fazer parte do evento em 2007 (acima).
A afinidade da Rolex com os esportes a motor se estende a duas figuras chaves do automobilismo: Sir Jackie Stewart, da Escócia, um dos maiores pilotos de sua geração…
Jackie Stewart_Rolex
…e o dinamarquês Tom Kristensen (abaixo), recordista de vitórias nas 24 Horas de Le Mans, com oito títulos.
Tom Kristensen_Rolex
Movida por uma paixão pela excelência e uma grande admiração pelos esportes a motor, a Rolex, relojoaria suíça líder mundial, está comprometida a cultivar os fortes laços que unem esses dois prestigiados universos em sua busca conjunta pela perfeição.
(reprodução/Alex Bocage de Almeida-KEY PARTNERS (KPMS)- www.rolexmagazine.com)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *