COPA TRUCK – MISSION ZERO, PROJETO DO PILOTO FELIPE GIAFFONE, O RAIO X DO TRUCK HÍBRIDO ELÉTRICO

A partir da temporada 2023, a Copa Truck abriu espaço para projetos alinhados com a transição energética buscando a redução de emissões.

O híbrido elétrico com Felipe Giaffone e o híbrido gás com Roberval Andrade já saíram do papel e foram montados, sendo que o híbrido elétrico já iniciou seus testes em Goiânia na etapa 1. No entanto, existe uma regra bem clara: o equipamento só pode ser utilizado nos dois treinos de sexta-feira, sendo proibido o uso de qualquer kit no sábado e no domingo, até que eles possam ser observados e eventualmente liberados para uso em competição.

Foi o que aconteceu em Goiânia. O caminhão híbrido elétrico que fez testes na sexta-feira, não foi liberado para usar o kit no sábado e domingo. Portanto venceu a prova em Goiânia na configuração de um bruto normal: alimentado a diesel e sem o kit elétrico que foi retirado do caminhão.

Os promotores e a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) ainda não possuem dados suficientes sobre a performance, vantagens e desvantagens deste novo equipamento para poder estabelecer regras de equalização para liberar o uso dos kits em classificação e corridas.

“Existem muitas dúvidas sobre o tema e muita gente achando que o caminhão no modo híbrido venceu a corrida em Goiânia e teve vantagem sobre os demais. Nós apoiamos e incentivamos todos os projetos, mas eles só poderão competir quando tivermos um equilíbrio de performance justo e correto entre eles e os caminhões tradicionais. Enquanto isso não acontece, os pilotos poderão desenvolver esses kits somente nos treinos da sexta-feira”, comenta Carlos Col, promotor do campeonato.


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Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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