ZAGATO JAGUAR XK 140 S.E. Coupe 1957

Falando de Zagato, Nelson Cintra, manda para o boteco essa curiosa história de um único modelo, personalizado pela Zagato no corpo do Jaguar XK 140. Que fazemos um breve relato aqui…

“E foi durante o período do pós-guerra, a Jaguar e seu fundador, William Lyons, queriam acrescentar mais prestígio para a empresa. Começando com o desenvolvimento dos motores do Jaguar XK, seguindo uma tedência esportiva é seria o melhor nas competições por muitos anos.
Para o Jaguar XK, fizeram uma produção a parte de ferramental na construção de seus motores. E para época era um carro conceito e atrente para o público. No lançamento, o XK120 Roadster roubou as atenções no Salão de Londres com o seu design revolucionário, 160 cavalos e a denominação 120, refletia a velocidade final da barata, 192 km/h. Finalmente, o XK120 foi colocado em produção, e se tornou líder da fábrica em vendas.
No entanto, o legado dos XK, não terminaria com XK120 roadster. Posteriormente venceu Le Mans em 1953, 55, 56 e 57. Ao longo deste período vitorioso, o Jaguar XK120 foi atualizado para XK140, incluindo motores mais potentes e maiores espaço interior. Isso culminou com o XK150, com 265 cv.

Jaguar, ao estilo italiano.

De todos os Jaguar XK, poucos receberam carroçarias personalizadas, e menos ainda “made in” Itália. No entanto, um revendedor italiano da “Modiano Zagato” encomendou um XK140 para ser personalizado.

Durante a construção, foi pedido que o veículo seguisse os padrões de máxima performance e luxo. Seu interior seria de padrões de luxo e escolhido o acabamento de camurça. Mesmo na Ferrari 250 Zagato, a partir do qual este Jaguar empresta alguns traços, o interior de camurça nunca foi encomendado.

O final foi tão surpreendente, que “Modiano” decidiu mostrar sua a versão “XKZ” no Salão de Paris de 1957. Posteriormente foi feito um estudo para o Zagato Jaguar XK 150 S.E. Coupe 1958…

(apresentado no Salão de Genebra em 1958). O projeto não foi para frente e ficou no papel.

Décadas depois o colecionador americano, de clássicos, Scott Gauthier, encontrou e comprou o Jaguar ZK140 Zagato que estava jogado em uma garagem no estado da Flórida, EUA. A restauração começou em Itália e foi concluída em 2003, e foi apresentado em “Pebble Beach” também em 2003. Gauthier foi condecorado com o segundo lugar no concurso, e desde então tem desfrutado da barata nos seus desfiles de final de semana, embora com o único penâlti na restauração, lhe faltam os pára-choques originais de alumínio”. Mais detalhes técnicos AQUI
(reprodução)
Saloma/Nelson Cintra

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

36 comentários em “ZAGATO JAGUAR XK 140 S.E. Coupe 1957

  • 26 de maio de 2009 em 18:13
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    Lindo carro…imaginem na época !
    Lembra levemente as linhas do Karmann-Ghia, mas não tem nada a ver. Motor dianteiro, tamanho, etc…
    Parabéns pela “reportagem”

    Alfredo

    Resposta
  • 26 de maio de 2009 em 18:13
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    Lindo carro…imaginem na época !
    Lembra levemente as linhas do Karmann-Ghia, mas não tem nada a ver. Motor dianteiro, tamanho, etc…
    Parabéns pela “reportagem”

    Alfredo

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  • 27 de maio de 2009 em 09:24
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    Isso não é mais um carro, é uma jóia.

    Resposta
  • 27 de maio de 2009 em 09:24
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    Isso não é mais um carro, é uma jóia.

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  • 27 de maio de 2009 em 12:51
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    Esse carro é mais uma prova que gênios erram, o Jaguar original é muito mais harmonioso do que essa coisa toda torta e mal acabada. A frente além de estranha ainda tem um parachoques feito na Barra Funda. A Zagato fez carros legais, mas tinha como política a ousadia e fez grandes carros e grandes abortos, no caso esse é um deles.

    Resposta
  • 27 de maio de 2009 em 12:51
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    Esse carro é mais uma prova que gênios erram, o Jaguar original é muito mais harmonioso do que essa coisa toda torta e mal acabada. A frente além de estranha ainda tem um parachoques feito na Barra Funda. A Zagato fez carros legais, mas tinha como política a ousadia e fez grandes carros e grandes abortos, no caso esse é um deles.

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  • 27 de maio de 2009 em 13:19
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    Foram feitos 2 carros. O segundo, sobre o chassis do XK150, está desparecido…

    Resposta
  • 27 de maio de 2009 em 13:19
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    Foram feitos 2 carros. O segundo, sobre o chassis do XK150, está desparecido…

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  • 27 de maio de 2009 em 16:00
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    Saloma,

    Nós aqui do Veteran Car Club do Brasil – RJ, que volta e meia brincamos num blog informal e criamos uma espécie de quiz histórico, por e-mail, com o título Mistery Car. Já rolou muita coisa interessante e esse Jaguar Zagato foi um deles.
    Um carro interessante que rolou no nosso blog informal foi o Cadillac Ghia, modelo que só foram fabricadas apenas duas unidades, uma das quais presente de casamento de Ali Khan para Rita Hayworth. Acesse o site abaixo:

    http://jalopnik.com/cars/retro/cadillac-ghia-italian-design-of-an-american-classic-119142.php

    Faça uma busca por imagens no Google que aparecem várias fotos.

    Um abraço,
    Vicente

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  • 27 de maio de 2009 em 16:00
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    Saloma,

    Nós aqui do Veteran Car Club do Brasil – RJ, que volta e meia brincamos num blog informal e criamos uma espécie de quiz histórico, por e-mail, com o título Mistery Car. Já rolou muita coisa interessante e esse Jaguar Zagato foi um deles.
    Um carro interessante que rolou no nosso blog informal foi o Cadillac Ghia, modelo que só foram fabricadas apenas duas unidades, uma das quais presente de casamento de Ali Khan para Rita Hayworth. Acesse o site abaixo:

    http://jalopnik.com/cars/retro/cadillac-ghia-italian-design-of-an-american-classic-119142.php

    Faça uma busca por imagens no Google que aparecem várias fotos.

    Um abraço,
    Vicente

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  • 27 de maio de 2009 em 16:08
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    Como disse antes, o carro em tela é uma jóia. No entanto talvez Zagato tenha desenhado o carro todo e deixou a frente para o final, tomou um porre e não foi tão feliz como nos outros ângulos do automóvel em questão.
    No fundo, no fundo, eu acho o Jaguar XK120 FHC (Fixed Head Coupé) – original de fábrica – um dos mais belos carros já desenhados em todos os tempos. Os XKs 140 e 150 não chegam perto da harmonia das linhas dos XK120 (fechado e aberto).

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  • 27 de maio de 2009 em 16:08
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    Como disse antes, o carro em tela é uma jóia. No entanto talvez Zagato tenha desenhado o carro todo e deixou a frente para o final, tomou um porre e não foi tão feliz como nos outros ângulos do automóvel em questão.
    No fundo, no fundo, eu acho o Jaguar XK120 FHC (Fixed Head Coupé) – original de fábrica – um dos mais belos carros já desenhados em todos os tempos. Os XKs 140 e 150 não chegam perto da harmonia das linhas dos XK120 (fechado e aberto).

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  • 27 de maio de 2009 em 17:03
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    Zagato e Ghia tinham um caso….
    Isso ai é um Karmann Ghia anabolizado.
    :-)))))
    :-))))))))))

    Resposta
  • 27 de maio de 2009 em 17:03
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    Zagato e Ghia tinham um caso….
    Isso ai é um Karmann Ghia anabolizado.
    :-)))))
    :-))))))))))

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  • 27 de maio de 2009 em 17:46
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    Vicente…aqui só vem cabra bão!

    Resposta
  • 27 de maio de 2009 em 17:46
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    Vicente…aqui só vem cabra bão!

    Resposta
  • 27 de maio de 2009 em 20:06
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    Saloma e Nelson,

    Acessem o site: http://www.supercars.net/cars/2980.html

    “Jaguar, Italian Style.

    Of all the XK-powered Jaguars, very few received custom coachwork, and even less were bodied in Italy. However, Italian dealer Guido Modiano commissioned Zagato to rebody one of his bent XK140s. During the build, Zagato was ordered to build the car to high standards which was reflected by it’s fully suede interior. Even in the Ferrari 250 Zagatos, from which this Jaguar lends some traits, suede was never ordered.

    Zagato’s final form was so striking, Modiano decided to showcase his ‘XKZ’ at the 1957 Paris Auto Salon. Afterwards a brochure was made up for Zagato XK150 conversions of which one car was completed and shown at the 1958 Geneva Auto Show. Unfortunately, the second car marked the end of the project, and within the coming years both Anglo-Italian Jags were lost, one never to return.

    Decades later Scott Gauthier, found and bought the once lost ZK140 Zagato from a service garage in Florida. He says it was mostly complete, but in boxes which included the suede upholstery. Restoration commenced in Italy and was completed in time for the 2003 Pebble Beach Concours. Gauthier took second in class, and has since enjoyed driving the car many miles, albeit without the original aluminum bumpers.”

    Isso mostra que o Zagato Jaguar XK150 saiu do papel e encerrou a série de dois carros, um XK 140 (em tela) e um XK150 (vide folder), supostamente perdido.

    Resposta
  • 27 de maio de 2009 em 20:06
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    Saloma e Nelson,

    Acessem o site: http://www.supercars.net/cars/2980.html

    “Jaguar, Italian Style.

    Of all the XK-powered Jaguars, very few received custom coachwork, and even less were bodied in Italy. However, Italian dealer Guido Modiano commissioned Zagato to rebody one of his bent XK140s. During the build, Zagato was ordered to build the car to high standards which was reflected by it’s fully suede interior. Even in the Ferrari 250 Zagatos, from which this Jaguar lends some traits, suede was never ordered.

    Zagato’s final form was so striking, Modiano decided to showcase his ‘XKZ’ at the 1957 Paris Auto Salon. Afterwards a brochure was made up for Zagato XK150 conversions of which one car was completed and shown at the 1958 Geneva Auto Show. Unfortunately, the second car marked the end of the project, and within the coming years both Anglo-Italian Jags were lost, one never to return.

    Decades later Scott Gauthier, found and bought the once lost ZK140 Zagato from a service garage in Florida. He says it was mostly complete, but in boxes which included the suede upholstery. Restoration commenced in Italy and was completed in time for the 2003 Pebble Beach Concours. Gauthier took second in class, and has since enjoyed driving the car many miles, albeit without the original aluminum bumpers.”

    Isso mostra que o Zagato Jaguar XK150 saiu do papel e encerrou a série de dois carros, um XK 140 (em tela) e um XK150 (vide folder), supostamente perdido.

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  • 29 de maio de 2009 em 22:30
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    O carro é maravilhoso ,adoro o estilo dos esportivos dos anos 60 ,e Zagato foi um dos melhores dessa epoca ,acho seus carros encorpados ,combinava com um esportivo.

    Resposta
  • 29 de maio de 2009 em 22:30
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    O carro é maravilhoso ,adoro o estilo dos esportivos dos anos 60 ,e Zagato foi um dos melhores dessa epoca ,acho seus carros encorpados ,combinava com um esportivo.

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  • 29 de maio de 2009 em 22:58
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    Os carros dos anos 50/60,incluindo,é claro,os esportivos,são muito mais belos que os de hoje,que não tem personalidade.Atualmente falta criatividade no design.

    Resposta
  • 29 de maio de 2009 em 22:58
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    Os carros dos anos 50/60,incluindo,é claro,os esportivos,são muito mais belos que os de hoje,que não tem personalidade.Atualmente falta criatividade no design.

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  • 30 de maio de 2009 em 11:35
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    O carro é lindo, como muitos já diseram aqui, eu adoraria tê-lo na minha garagem MAS, se eu fosse Guido Modiani (vide comentário meu acima), pediria a Zagato para redesenhar a frente e os parachoques, e pediria uma maior harmonia na continuidade das linhas dos paralamas e lanternas na traseeia do belo puro-sangue. Apesar do carro ser lindo, repito, nesse detalhe da traseira, parece que as lanternas foram aproveitadas.
    Se compararmos, por exemplo, com alguns carros desenhados por outros carrozzieri (vide Cadillac Ghia de 1953 http://jalopnik.com/cars/retro/cadillac-ghia-italian-design-of-an-american-classic-119142.php ), vemos que Ghia foi mais feliz em vários ângulos.

    Resposta
  • 30 de maio de 2009 em 11:35
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    O carro é lindo, como muitos já diseram aqui, eu adoraria tê-lo na minha garagem MAS, se eu fosse Guido Modiani (vide comentário meu acima), pediria a Zagato para redesenhar a frente e os parachoques, e pediria uma maior harmonia na continuidade das linhas dos paralamas e lanternas na traseeia do belo puro-sangue. Apesar do carro ser lindo, repito, nesse detalhe da traseira, parece que as lanternas foram aproveitadas.
    Se compararmos, por exemplo, com alguns carros desenhados por outros carrozzieri (vide Cadillac Ghia de 1953 http://jalopnik.com/cars/retro/cadillac-ghia-italian-design-of-an-american-classic-119142.php ), vemos que Ghia foi mais feliz em vários ângulos.

    Resposta
  • 30 de maio de 2009 em 19:05
    Permalink

    continuando ……
    Do comentário de autoria de @ (vide acima), Ghia também fez carrocerias para Jaguar XK, sendo que a desenvolvida para XK120 ( http://www.coachbuild.com/index.php?option=com_gallery2&Itemid=50&g2_itemId=15542 ) , a meu ver , é muito mais bonita que a desenvolvida para o XK140 ( http://www.coachbuild.com/index.php?option=com_gallery2&Itemid=50&g2_itemId=26701 ).
    O carro de Zagato é lindo MAS não é Branca de Neve. Os XK´s 120, 140 e 150 Fixed Head Coupé de fábrica, asssim como o desenhos de Ghia para o XK120, foram mais felizes.

    Resposta
  • 30 de maio de 2009 em 19:05
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    continuando ……
    Do comentário de autoria de @ (vide acima), Ghia também fez carrocerias para Jaguar XK, sendo que a desenvolvida para XK120 ( http://www.coachbuild.com/index.php?option=com_gallery2&Itemid=50&g2_itemId=15542 ) , a meu ver , é muito mais bonita que a desenvolvida para o XK140 ( http://www.coachbuild.com/index.php?option=com_gallery2&Itemid=50&g2_itemId=26701 ).
    O carro de Zagato é lindo MAS não é Branca de Neve. Os XK´s 120, 140 e 150 Fixed Head Coupé de fábrica, asssim como o desenhos de Ghia para o XK120, foram mais felizes.

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