TRANS-AM – TEMPORADA DE 1970, O ÍNICIO QUE TODOS NÃO ESPERARAVAM

Em 1970, a Trans-Am tinha status.

Mas também teve o inevitável tumulto da pré-temporada. Por causa de uma greve do UAW, a Chevrolet e a Pontiac estavam atrasadas para conseguir carros suficientes para homologar algumas peças. Nem Jim Hall nem Jerry Titus podiam usar seus spoilers traseiros, nem Titus poderia usar o capô “shaker” do Firebird. Os Camaros para Jerry Thompson e Tony DeLorenzo chegaram tão atrasados ​​que nunca chegaram a Monterey.

A Ford fez com que a Holley produzisse um carburador gigante com quatro entradas dispostas em linha, em vez de no padrão quadrado mais familiar. A SCCA recusou-se a permitir que Bud Moore o usasse porque não estava disponível para o público em geral. Moore também havia removido os faróis do Mustang e colocado aberturas de ventilação dos freios nos orifícios dos faróis. A SCCA também não o deixaria fazer isso.



Não importou muito. Os Mustang ” na cor “laranja brilhante” [acima] se classificaram em primeiro e terceiro para o percurso cênico de 3 km de Laguna Seca, com Donohue na primeira fila ao lado de Parnelli Jones e o Barracuda de Gurney ao lado de Follmer. Na sequência Sam Posey no Challenger e Ed Leslie no Camaro, Titus de Firebird e Swede Savage de Barracuda, depois Jim Hall de Camaro e Milt Minter de Camaro. Antes de uma única corrida ter sido disputada, o grid de Laguna Seca era um bom indicador de como a temporada de 1970 iria se desenvolver.


Parnelli Jones #15 Bud Moore Engineering Ford Mustang Boss 302 seguido por Mark Donohue #6 Penske Racing Sunoco Javelin com Swede Savage #42 All American Racers Plymouth Barracuda ao fundo Foto reprodução

Foto reprodução

Parnelli Jones liderou seguido de Mark Donohue até que uma rodada de pit stops [acima] deixou Mark de Javelin ganhar a posição. A partir de George Follmer e Swede Savage todos estavam a algumas voltas atrás dos líderes, Milt Minter duas voltas atrás, Sam Posey três voltas atrás, Jerry Titus quatro voltas atrás. Um conjunto de pilotos oficiais e privados.


#16 George Follmer / Ford Mustang Boss 302 e #48 Dan Gurney / Plymouth Barracuda
Foto reprodução

Jerry Titus de Pontiac Firebird na corrida Laguna Seca Trans Am, Califórnia, abril de 1970 Foto Dave Friedman

Equipe Penske-American Motors em 1970, correndo com os Javelins competiam de igual para igual com os Mustangs Bud Moore Foto reprodução

Entre os que pararam pelo meio do caminho estavam Craig Fisher de Firebird, Ed Leslie com quebra no diferencial, Dan Gurney com uma transmissão estourada, Peter Revson com uma suspensão quebrada e Jim Hall, fora depois de 3 voltas com uma transmissão estourada também.

O óbvio estava mostrado mas que antes foi passado ao largo, que a maioria das equipes havia subestimado radicalmente o que seria necessário para ganhar o campeonato Trans-Am em 1970, e que eles estariam tentando recuperar o atraso durante toda a temporada. Na verdade, as únicas equipes que podiam se sentir confiantes eram a Moore e a Penske – que recomeçaram exatamente onde estavam no final de 1969 – e Roy Woods, que estava vencendo as fábricas como equipe privada.


RESULTADO DA PROVA DE LAGUNA SECA – TRANS-AM/1970:

Parnelli Jones – Ford Mustang Boss 302 Foto reprodução
Pos.No.PilotoCarroEquipeVoltas
1st15Parnelli JonesFord Mustang Boss 302Bud Moore90
2nd6Mark DonohueAMC JavelinPenske Racing90
3rd16George FollmerFord Mustang Boss 302Bud Moore89
4th42Swede SavagePlymouth BarracudaAll-American Racers89
5th69Milt MinterChevrolet CamaroAmerican Racing Associates88
6th77Sam PoseyDodge ChallengerAutodynamics87
7th8Jerry TitusPontiac FirebirdT-G Racing86
8thCraig MurrayChevrolet Camaro84
9thJoe ChamberlainChevrolet Camaro81
10th44John SilvaChevrolet Camaro80
11thJerry OliverChevrolet Camaro78
12thWes DawnFord Mustang74
NÃO TERMINARAM:
No.PilotoCarroEquipeVoltas
Craig FisherPontiac Firebird60
2Ed LeslieChevrolet CamaroChaparral Cars59
Bob WestChevrolet Camaro43
Hugh HarnChevrolet Camaro33
48Dan GurneyPlymouth BarracudaAAR21
9Peter RevsonAMC JavelinPenske Racing20
Frank SearchChevrolet Camaro13
Bob KennettFord Mustang5
1Jim HallChevrolet CamaroChaparral Cars3
Resultados das etapas da Trans-Am/1970:



Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.