STOCK CAR – BRB Stock Car Pro Series em uma nova era em sua história e no automobilismo brasileiro e Felipe Fraga fez as honras em Intrelagos

Na pista, deu Eurofarma RC com dobradinha completada por Gaetano Di Mauro e Guilherme Salas fechando o pódio
A nova era SUV da BRB Stock Car começou!
(Rafael Gagliano/BRB Stock Car)

Vamos voltar um pouco para dizer que o resultado da Etapa 1 foi “grandioso”. A nova era com a estreia da geração SUV de carros da BRB Stock Car Pro Series, categoria que abriu a temporada 2025 no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Depois de 45 anos com modelos do tipo sedan, a Pro Series passa a competir com uma geração de carros mais alinhada com as tendências da indústria automotiva global, apontando para um futuro baseado em tecnologia, segurança e sustentabilidade, mas sem perder as principais características do seu DNA: equilíbrio e imprevisibilidade.
Chevrolet, Toyota e Mitsubishi vão medir forças nesta nova fase do esporte com os modelos Tracker, Corolla Cross e Eclipse Cross, respectivamente. Se a bordo dos sedans a BRB Stock Car tornou-se referência de competitividade e excelência no automobilismo em nível nacional e global, a geração dos SUVs (sigla em inglês para Veículos Utilitários Esportivos) chega para adicionar a esse cenário a vanguarda da tecnologia e conectividade, além de levar o fã a um novo patamar de interação e imersão na categoria.
Foram anos de pesquisa e desenvolvimento para a construção do projeto SNG01, sigla de Stock New Generation. Encabeçada pela AudaceTech — braço de tecnologia automotiva e eletrônica do Grupo Veloci, controlador da Stock Car – a iniciativa tem ampla participação da indústria nacional e internacional por meio de parcerias sólidas estabelecidas com ArcelorMittal, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Magna Compósitos, Tractian, MTR Performance Parts, ESPAS, Fueltech, Hipper Freios e Cobreq, entre outros. 
O sistema de conectividade 5G foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm Snapdragon, que promete ser uma atração à parte. Movido a gasolina Petrobras Podium e calçado pelos pneus fornecidos pela Hankook Tire, o SNG01 passou por mais de 10 mil quilômetros de testes e finalmente vai acelerar nas mãos dos principais pilotos do Brasil neste fim de semana.
Concebido especialmente para o projeto, o aço DP980R fornecido pela ArcelorMittal deixou os carros da revolução na BRB Stock Car consideravelmente mais leves. Com 1.100 kg, os novos carros tiveram redução de 250 kg em relação aos modelos que estiveram em ação até o ano passado. Além do novo chassi, o bólido conta também com um motor mais leve e sustentável, turboalimentado, de quatro cilindros em linha e 2,1 litros, que promete surpreender o público com um ronco impressionante. 
Destaque também para um sistema completamente inovador de direção, com volantes de última geração fornecidos pela holandesa Grid Engineering, asa móvel inspirada na Fórmula 1 — abrindo a perspectiva de ultrapassagens ainda mais frequentes — e um arcabouço de conectividade 5G que permitirá ao fã acompanhar as corridas em câmeras 360º exclusivas do carro do seu piloto preferido, além de ouvir as comunicações de rádio e desfrutar de recursos que estarão disponíveis no aplicativo oficial da BRB Stock Car, o Paddock Fan.

Video contando um pouco do que foi o planejamento e engajamento de empresas parceiras no projeto:


A sessão classificatória inaugural da nova geração mostrou carros muito mais rápidos, força da Mitsubishi em seu regresso e festa para o mais jovem vencedor e campeão da categoriaA história segue sendo escrita no Autódromo de Interlagos neste fim de semana. A primeira classificação da BRB Stock Car Pro Series com a nova geração SUV de carros da categoria foi realizada na tarde deste sábado (3) e viu o sorriso de Felipe Fraga como o primeiro piloto a conquistar a pole position. Novamente em Interlagos, onde o paraense criado no Tocantins escreveu seu nome na história como o mais jovem vencedor e campeão da BRB Stock Car, Fraga marca época novamente na inauguração de uma fase revolucionária no automobilismo brasileiro, agora correndo com a Eurofarma RC.

Foi uma sessão que, entre as marcas, teve a Mitsubishi como a grande força. De volta ao grid da BRB Fórmula 4 Brasil depois de 17 anos, a marca dos três diamantes liderou todos os segmentos da classificação: no Q1, com Nelsinho Piquet entre os pilotos do primeiro grupo e Gaetano Di Mauro no G2; Ricardo Zonta no Q2 e com Felipe Fraga na definição do pole position.

Fraga virou 1min36s922 em sua melhor passagem para faturar a posição de honra pela 14ª vez em sua trajetória na categoria. O piloto do novo Mitsubishi Eclipse Cross #88 da Eurofarma RC comemorou com o Troféu Pole Position Snapdragon e exaltou o trabalho do seu novo time e todo o esforço da BRB Stock Car nesta nova era que se inicia oficialmente em 2025.



“É muito legal! A pole position de hoje foi muito especial, a primeira com esse carro. Tem um sabor especial. Mas não dá para desmerecer o talento de toda a rapaziada, já que a maioria enfrentou problemas. Mas estou muito feliz, o ‘Meinha’ [Rosinei Campos, chefe de equipe] entregou um grande carro, e é um grande prazer estar com a Eurofarma. Sensacional estrear aqui e na pole com esse carro novo e esse time maravilhoso”, declarou.
“Estou empolgado. É difícil começar um projeto novo, e estou sempre ao lado da categoria. É difícil mesmo. Mas estou tão feliz por tudo, por estar nessa equipe, e sei que vai dar tudo certo. Nosso carro estava impecável, até porque o Gaetano estava voando. Deu tudo certo para mim e nossa equipe hoje, então só agradecer à Eurofarma por me ter a bordo desta nave, e que continue assim amanhã”, complementou o dono da tarde em Interlagos. Felipe Fraga e Rosinei Campos, o Meinha: uma aliança promissora
(Luca Bassani)


Ricardo Zonta (Mitsubishi Eclipse Cross da RCM Motorsport) foi o segundo colocado na classificação, a 0s146 do tempo de Fraga, e vai dividir a primeira fila neste domingo em Interlagos. Maior campeão em atividade na categoria, Cacá Bueno (Chevrolet Tracker da Scuderia Chiarelli) fez grande classificação e vai largar em terceiro, lado a lado com outro gigante da BRB Stock Car, Thiago Camilo (Toyota Corolla Cross da Ipiranga Racing), enquanto o experiente Allam Khodair, que em 2025 completa 20 anos na competição, garantiu o quinto lugar com o Eclipse Cross da Blau Motorsport. Felipe Baptista, agora em casa nova com a CAR Racing KTF, posicionou mais um Mitsubishi, em sexto lugar. Lucas Foresti, com o Chevrolet Tracker da A.Mattheis Vogel, foi o sétimo, enquanto Gaetano Di Mauro (Eclipse Cross da Eurofarma RC) parte da oitava posição. Destaque também para a dupla que alia juventude e experiência na Full Time Gazoo Racing. Em sua estreia na BRB Stock Car, o gaúcho Arthur Gama vai largar em nono com Corolla Cross, lado a lado com João Paulo Oliveira, de volta ao automobilismo brasileiro.


Mitsubishi na frente — O segmento que abriu a primeira sessão classificatória da nova era da BRB Stock Car Pro Series começou com a Mitsubishi na frente. O Eclipse Cross pilotado por Nelson Piquet Jr. cravou 1min37s179 para ser o mais rápido do primeiro grupo, 0s059 melhor que Felipe Fraga, que havia registrado o melhor tempo do último treino livre em Interlagos. Pentacampeão, Cacá Bueno foi o terceiro, à frente de Bruno Baptista e Lucas Foresti, seguidos por quatro Toyota Corolla: Zezinho Muggiati, Arthur Gama, Cesar Ramos e Denis Navarro, enquanto o atual (e tri) campeão, Gabriel Casagrande foi o décimo.


Gaetano Di Mauro foi uma das forças da classificação deste sábado
(Luca Bassani)

A melhor volta do Q1 ficou para Gaetano Di Mauro, um dos grandes nomes dos treinos livres da BRB Stock Car. Com 1min37s134, o novo piloto da Eurofarma RC liderou a tabela de tempos para o grupo 2 e ficou a 0s174 de Felipe Baptista, segundo colocado. Ricardo Zonta foi o terceiro, com 1min37s360.

Thiago Camilo avançou para o Q2 em quarto, seguido por Allam Khodair. De volta à categoria para fazer sua primeira temporada completa, Vicente Orige foi o sexto, seguido por Rubens Barrichello e o estreante João Paulo de Oliveira. Arthur Leist e Daniel Serra, com o tricampeão agora na Blau Motorsport, concluíram a relação dos pilotos que continuaram na classificação.

O movimentado Q2 refletiu novamente a velocidade dos novos carros da BRB Stock Car. Ricardo Zonta foi o primeiro piloto a andar na ‘casa’ de 1min36s a bordo do Mitsubishi Eclipse Cross da RCM Motorsport, deixando Gaetano Di Mauro para trás por 0s184. O paulista foi superado já na bandeira quadriculada por Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli), que quebrou o que seria uma sequência de cinco pilotos com carros Mitsubishi nas cinco primeiras posições.

Avançaram também Allam Khodair (Blau Motorsport), Felipe Fraga (Eurofarma RC), Felipe Baptista (CAR Racing KTF), Thiago Camilo (Ipiranga Racing) e Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) passaram para a definição real da pole position em Interlagos.


Felipe Fraga faz a festa com o Troféu Pole Position Snapdragon em Interlagos
(Luca Bassani)

Fraga abre nova era na frente — Os oito melhores do Q2 entraram na luta para uma conquista histórica na BRB Stock Car. Quem assumiu a ponta foi Felipe Fraga, confirmando a força da Eurofarma RC e da Mitsubishi neste início de nova geração ao virar 1min36s922, o tempo mais rápido do fim de semana até agora.
Ricardo Zonta chegou bem perto, ficou a 0s146 da marca de Fraga, e subiu para segundo ao desbancar Cacá Bueno. Na volta final, Thiago Camilo garantiu o quarto lugar, enquanto Allam Khodair buscou a quinta posição no grid. Felipe Baptista vai largar em sexto, à frente de Lucas Foresti e Gaetano Di Mauro, sétimo e oitavo colocados, respectivamente.


Um dia especial — Levando em conta a introdução da nova geração de carros da BRB Stock Car, a Vicar implementou um formato inédito de etapa neste fim de semana visando proporcionar mais tempo de pista aos pilotos e equipes para adaptação técnica, oferecendo período adicional para refinamento das configurações mecânicas e eletrônicas.
A mudança permitirá que pilotos e equipes extraiam o máximo de conhecimento e potencial dos novos carros, o que resultará em maior equilíbrio e segurança. Da mesma forma, os fãs presentes ao autódromo ou que acompanharem as transmissões terão a chance de testemunhar o desenvolvimento técnico desta nova geração, que promete ser um verdadeiro divisor de águas no automobilismo nacional.


BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
Etapa 1, Interlagos, grid de largada

1º – Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min36s922
2º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min37s068
3º – Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min37s528
4º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min37s598
5º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min37s661
6º – Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min37s669
7º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), 1min37s669
8º – Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min55s672

Eliminados no Q2
9º – Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min37s545
10º – João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min37s555
11º –  Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min37s594
12º – Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min37s729
13º – Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min37s754
14º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min37s779
15º – Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 1min37s995
16º – Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min38s216
17º – Vicente Orige (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s286
18º – Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min38s358
19º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min39s267
20º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), sem tempo 

Eliminados no Q3
21º – Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 1min38s033
22º – Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min38s392
23º – Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 1min38s550
24º – Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 1min38s570
25º – Helio Castroneves (RTR Sport Team/Chevrolet Tracker), 1min38s595
26º – Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min38s643
27º – Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min38s679
28º – Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min38s806
29º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min40s795
30º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min43s775
31º – Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 2min43s046


Uma corrida histórica — Cercada de expectativa, a primeira largada da geração SUV de carros da BRB Stock Car Pro Series teve Felipe Fraga na pole com o Mitsubishi Eclipse Cross da Eurofarma RC. Da primeira à última volta, o mais jovem vencedor e campeão da categoria adotou uma pilotagem segura que o levou a um mais um grande feito alcançado na sua carreira em Interlagos. O piloto conquistou sua 21ª vitória e subiu ao pódio pela 40ª vez na Pro Series.

Gaetano Di Mauro provou a força do conjunto Mitsubishi Eclipse Cross e Eurofarma RC para completar a dobradinha da equipe liderada pelo multicampeão Rosinei Campos, o ‘Meinha’, um dos únicos profissionais presentes em todas as corridas da história da BRB Stock Car, depois de ter escalado com propriedade o pelotão após ter largado do oitavo lugar.

A terceira colocação ficou com o último vencedor da era Sedan. Guilherme Salas empreendeu grande reação em meio aos infortúnios dos seus oponentes e, também com muito desempenho do seu Chevrolet Tracker da Cavaleiro Valda, saiu de 21º no grid para completar o pódio, marcando sua estreia na equipe baseada em Guarulhos (SP).

Felipe Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross da CAR Racing KTF) travou disputa direta nas voltas finais com Lucas Foresti (Tracker da A.Mattheis Vogel) e João Paulo Oliveira (Toyota Corolla Cross da Full Time Gazoo Racing). Em uma sequência com três marcas e três equipes diferentes, o jovem de 22 anos terminou na quarta posição, à frente de Foresti e JP. Horas depois, Oliveira foi punido em razão de um incidente e teve acrescidos 20s ao seu tempo de prova, caindo para 13º lugar.

Companheiro de equipe de Salas e maior vencedor em atividade entre os pilotos da BRB Stock Car em Interlagos, Ricardo Maurício abriu seu novo ciclo na categoria, agora na Cavaleiro Valda, finalizando a prova no sexto lugar com o Chevrolet Tracker #90, seguido por Denis Navarro, que volta à categoria com o Toyota Corolla da Full Time Cavaleiro. Bruno Baptista, a bordo do Mitsubishi Eclipse Cross da RCM Motorsport, foi o oitavo colocado, terminando à frente de Rafael Suzuki, que largou em 30º e foi o maior escalador da etapa ao subir 21 posições. Por sua vez, Rubens Barrichello fechou o top-10.

A corrida entregou muitas batalhas por posição, várias com duelos lado a e grande quantidade de ultrapassagens. A tarde também foi significativa para pilotos que, em que pese o fato de não terem chegado à bandeirada final, apresentaram performances de respeito. Allam Khodair, por exemplo, andou durante boa parte da prova entre os três primeiros antes de perder ritmo nas últimas voltas. O atual e tricampeão, Gabriel Casagrande, chegou a andar em oitavo após ter largado em 20º, mas enfrentou perda de potência do motor e teve de recolher. Quem também flertou com bons pontos foram os estreantes Arthur Gama e Rafael Reis, que mostraram porque merecem estar em meio aos principais pilotos do automobilismo brasileiro.

Destaque também para Helio Castroneves, que fez sua primeira corrida como titular na BRB Stock Car. O quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis estreou com o Chevrolet Tracker preparado pela RTR Sport Team, mostrou resiliência em meio à adaptação ao novo carro e ao estilo de competição da categoria e finalizou a prova em 15º, garantindo assim seu primeiro ponto na Pro Series.


Dobradinha da Eurofarma RC nesta tarde de início de nova era em Interlagos
(Rafael Gagliano/BRB Stock Car)

A festa do pódio — Em fim de semana praticamente perfeito, Felipe Fraga exaltou sua nova equipe, por quem já havia tido a chance de correr em substituição a Daniel Serra também em Interlagos, na temporada 2022, e agora atuando como titular.
“Nosso fim de semana foi muito bom. Só agradecer à Eurofarma RC, que me deu um carro maravilhoso. Conseguimos fazer a pole, ganhar a corrida, fazer a melhor volta com o Gaetano… Nem tenho o que falar. Já sabia que a equipe sempre foi muito boa. Foi minha segunda prova com eles, e o trabalho é realmente diferenciado, todo mundo muito calmo, centrado, organizado, enfim. Só posso agradecer a Deus, ao ‘Meinha’, a todo mundo que me acolheu na equipe, e agora é trabalhar muito para colher vários frutos durante o ano. Está todo mundo de parabéns. Vamos trabalhar muito e agora focar em Cascavel, que será muito divertido com esse novo carro da Stock Car”, disse o dono da tarde em São Paulo.

Gaetano Di Mauro também destacou o trabalho desempenhado pela Eurofarma RC para fechar o fim de semana com dobradinha. “Estou muito feliz com o resultado de hoje, com 1-2 para nosso time. Só posso agradecer a todos pelo carro. Foi sensacional. Quero também dar os parabéns ao Fraga, pela corrida dele. Tentei de tudo, mas larguei um pouquinho mais atrás, tive de gastar um pouco mais meu carro no começo da prova, mas estou muito feliz. Acho que a Eurofarma RC mostrou que, independente da geração do carro e do momento, é a melhor equipe. Só agradecer a todos e vamos lá. É o início de uma nova era”.


Guilherme Salas conquistou um pódio inesperado e manteve boa fase
(Rafael Gagliano/BRB Stock Car)

O pódio foi concluído por Salas, que revelou ter ficado surpreso com a terceira colocação. “Pra falar a verdade, o objetivo hoje nem era esse, mas sim completar a corrida. Mas desde o começo vi que o carro estava muito bom. E aí, pensei: ‘Hoje é possível’. Vim no meu ritmo, andando em quarto, e no fim das contas consegui. Só posso agradecer à Cavaleiro Valda pelo carro que me deram nessa estreia com eles”.

Em razão do sistema de pontuação adotado excepcionalmente para a etapa deste fim de semana e que premiou os 15 primeiros colocados, Felipe Fraga lidera o campeonato com 15 pontos somados, seguido por Gaetano, com 14, e Salas, com 13. Entre as equipes, a Eurofarma RC comanda a tabela com 29 pontos.


Fraga cruzou a linha de chegada com pouco mais de 0s2 para Gaetano Di Mauro
(Rafael Gagliano/BRB Stock Car)

BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
Etapa 1, Interlagos, corrida, resultado final

1º – Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 31 voltas em 53min02s298
2º – Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 0s221
3º – Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 13s235
4º – Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 19s155
5º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 19s716
6º – Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 20s988
7º – Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 23s443
8º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 24s458
9º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 29s989
10º – Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 32s455
11º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 33s664
12º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 33s839
13º – João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 40s313
14º – Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 41s237
15º – Helio Castroneves (RTR Sport Team/Chevrolet Tracker)m a 42s022
16º – Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 44s218
17º – Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 45s601
18º – Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 47s213
19º – Vicente Orige (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1min03s293
20º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1 volta
21º – Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 1 volta
22º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 1 volta
23º – Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 3 voltas
24º – Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 7 voltas

Não completaram

Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 13 voltas
Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 14 voltas
Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 14 voltas
Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 15 voltas
Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 16 voltas
Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), a 17 voltas
Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 22 voltas


Copyright © 2025 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights