ENDURANCE BRASIL |  Temporada de 2025 aberta em Interlagos com rodada dupla e com estreia de supercarros

Fim de semana inaugural do campeonato com provas no sábado e domingo e presença do Porsche Club promovido pela Stuttgart Porsche, apoiadora oficial do Endurance Brasil
Templo do automobilismo brasileiro sedia rodada dupla de abertura do campeonato
(Bruno Terena/MS2 Comunicação)

Enfim chegou a hora: Endurance Brasil inicia sua temporada 2025. O palco não poderia ser mais protegido: o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O templo do automobilismo brasileiro viu uma nova fase do show dos carros mais rápidos do país, que embarca numa nova fase de crescimento com ampliação das possibilidades de transmissão, grade de largada repleta de novidades e com promessa de expansão e um formato novo e mais dinâmico para as provas.



Neste ano, as categorias P1 (voltada aos protótipos, com inspiração na classe FIA LMP3), GT3 e GT4 (seguindo as regulamentações da FIA) foram mantidas. A novidade é o retorno da categoria GT3 Light, voltada para os veículos desta concepção fabricada até 2012. A diretoria da Associação de Pilotos de Endurance (APE) também está reforçada: a partir de 2025, a presidência passa a ser ocupada por Marco Pisani, com Henrique Assunção como vice-presidente e um grupo de oito competidores com suporte e atuação ativa junto aos principais mandatários.

“A Associação e a categoria enxergam 2025 como o início de uma nova fase para todos”, destacou Pisani. “Revisamos regulamentos e acordos com apoiadores, patrocinadores e parceiros de mídia e outras áreas para garantir a melhor experiência possível aos pilotos, equipes, incentivadores e aos nossos fãs. Teremos corridas mais equilibradas, dinâmicas e um modelo mais sustentável e atraente a todos que fazem o show dos carros mais rápidos do país se tornarem realidade”, completou o presidente, que projeta uma grade de até 26 carros ao longo da temporada.

Em 2025, o Endurance Brasil terá oito etapas, mas o número de fins de semana de competição foi limitado para seis. Desta forma, as provas realizadas nos autódromos de Interlagos e do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), estão programadas para receber rodadas duplas, com provas em dias consecutivos de três horas de duração, cada. As demais tentativas, agendadas para Cascavel (PR), Brasília (DF), Santa Cruz do Sul (RS) e Velopark, em Nova Santa Rita (RS), manterão a duração de quatro horas.

Os eventos serão transmitidos ao vivo pelo YouTube, nos canais da própria categoria e dos novos parceiros do Acelerados, que possui quase três milhões de fãs em suas plataformas digitais e garantirá também exibição na modalidade FastTV, nas SmartTV da Samsung e TCL. A categoria ainda terá uma parceria inédita em sua história para transmissão em TV aberta. O acordo, com a RedeTV!, prevê a exibição de um programa de uma hora de duração no fim da semana seguinte a cada etapa, mostrando o que de melhor aconteceu dentro da pista.


A sessão classificatória na sexta-feira definil o grid para as duas corridas da rodada dupla do fim de semana, que abre a temporada 2025, AJR de Scheer/Jimenez/Kuhn larga na frente em Interlagos; Porsches de Stuttgart comandam grid em GT3 e GT4.

Oswaldo Scheer, Sérgio Jimenez e Ernani Kuhn terão a honra de largar na frente nas duas primeiras etapas do Endurance Brasil em 2025. O trio do protótipo AJR #26, da equipe Mottin Racing, cravou na sexta-feira (9) a pole position para as duas provas da dupla que marcaram a abertura do campeonato, no fim de semana, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). A grade da primeira prova, que ocorre no sábado (10), foi definida pela melhor média de voltas rápidas de cada carro, enquanto o ranking com a segunda melhor média de cada bólido determinou a grade para a corrida derradeira, agendada para o domingo (11).

Nos dois dias, os protótipos brasileiros, que conquistaram todas as pole positions em 2024, gabaritaram a primeira fila, já que Scheer/Jimenez/Kuhn, nas duas oportunidades, serão acompanhados do AJR #128, que tem Sarin Carlesso e o estreante Matheus Morgatto. A dupla compete pela equipe JLM Racing e se colocou à frente dos protótipos Sigma P1 e Ligier JS P320, vencedores das duas últimas edições do Endurance Brasil na classe P1 e na classificação geral.

As provas de sábado e domingo terão as mesmas pole position nas classes GT3 e GT4 – e serão da mesma marca e da mesma equipe: a Stuttgart Motorsport. Pela GT3, o trio formado por Marcel Visconde, Marçal Müller e Ricardo Maurício garantiu a posição de honra pelos dois dias. Já na GT4, os atuais bicampeões, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, saíram na frente com seu novo carro, um Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport, em busca da manutenção da hegemonia na categoria.

As classes de GTs terão novidades no grid para o fim da semana: na GT3, além de Porsche e Mercedes AMG GT3, o destaque é o novo Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2, de Galba Accioly Filho e Guilherme Salas. Pela GT4, a Stuttgart será representada por quatro Porsche 718 Cayman com 14 pilotos, enquanto a Eurobike Motorsport estreará seu novo BMW M4 GT4, que chegou durante o fim de semana a Interlagos e será pilotado pelo clã Henry e Enzo Visconde e por Kim Camelo.

Trio formado por Jimenez/Scheer/Kuhn garantiu duas pole position em Interlagos
(Bruno Terena/MS2 Comunicação)

1) Oswaldo Scheer*/Ernani Kuhn/Sergio Jimenez (#26 AJR/Mottin Racing – P1) – 1:27.163

2) Sarin Carlesso/Matheus Morgatto (#128 AJR/JLM Racing – P1) – 1:28.396

3) Gaetano Di Mauro/Guilherme Bottura/Arthur Pavie (#117 Ligier JS P320/BTZ Motorsport – P1) – 1:28.878

4) Flávio Abrunhoza*/André Moraes Jr./Daniel Lancaster (#22 Ligier JS P320/GForce Autosport – P1) – 1:28.891

5) Emilio Padrón*/Fernando Ohashi (#11 Sigma P1/Tech Force – P1) 1:28.891

6) David Muffato/Pedro Queirolo (#35 AJR/TMG Racing – P1) – 1:29.095

7) Marco Pisani/Gustavo Kiryla/Renan Guerra (#31 Ligier JS P320/GForce Autosport – P1) – 1:29.338

8) Lucas Foresti/Victor Foresti (#42 Ligier JS P320/Foresti Sports – P1) – 1:29.600

9) Fernando Poeta/Andersom Toso/Claudio Ricci/Cole Loftsgaard (#18 Ligier JS P320/FTR Motorsport – P1) – 1:29.844

10) Adriano Buzaid/Fernando Gorayeb (#88 Ligier JS P320/Foresti Sports – P1) – 1:30.060

Porsche 911 GT3 de Müller/Maurício/Visconde comandando o grid nos dois dias no GT3
(Bruno Terena/MS2 Comunicação)

11) Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (#55 Porsche 911 GT3/Stuttgart Motorsport – GT3) – 1:33.325

12) Reginaldo Nappi/Danilo Dirani (#10 Mercedes AMG GT3/GForce Autosport – GT3) – 1:34.548

13) Galba Accioly Filho/Guilherme Salas (#85 Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2/GForce Autosport – GT3) – 1:35.011

14) Sérgio Ribas*/Guilherme Ribas (#63 Mercedes AMG GT3/Tech Force – GT3) – 1:35.466

Quartiero e o parceiro Hellmeister saem na frente na busca pelo tricampeonato da
(Bruno Terena/MS2 Comunicação)

15) Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (#21 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport – GT4) – 1:41.322

16) Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa (#44 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport – GT4) – 1:42.436

17) Luiz Souza/Bruno Bonifácio/Ramon Alcaraz (#718 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport – GT4) – 1:42.594

18) Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo (#64 BMW M4 GT4/Eurobike-MC Tubarão – GT4) – 1:42.760

19) Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues* (#982 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport – GT4) – 1:43.710

20) Henrique Assunção/Christian Rocha (AJR #75/FTR Motorsport – P1) – S/Tempo

*Pilotos aptos ao Troféu Legends

1) Oswaldo Scheer*/Ernani Kuhn/Sergio Jimenez (#26 AJR/Mottin Racing – P1) – 1:27.476

2) Sarin Carlesso/Matheus Morgatto (#128 AJR/JLM Racing – P1) – 1:28.929

3) Flávio Abrunhoza*/André Moraes Jr./Daniel Lancaster (#22 Ligier JS P320/GForce Autosport – P1) – 1:28.941

4) Emilio Padrón*/Fernando Ohashi (#11 Sigma P1 /Tech Force – P1) – 1:29.030

5) Gaetano Di Mauro/Guilherme Bottura/Arthur Pavie (#117 Ligier JS P320/BTZ Motorsport – P1) – 1:29.036

6) Marco Pisani/Gustavo Kiryla/Renan Guerra (#31 Ligier JS P320/GForce Autosport – P1) – 1:29.502

7) David Muffato/Pedro Queirolo (#35 AJR/TMG Racing – P1) – 1:29.568

8) Fernando Poeta/Andersom Toso/Claudio Ricci/Cole Loftsgaard (#18 Ligier JS P320/FTR Motorsport – P1) – 1:29.928

9) Adriano Buzaid/Fernando Gorayeb (#88 Ligier JS P320/Foresti Sports – P1) – 1:30.164

10) Lucas Foresti/Victor Foresti (#42 Ligier JS P320/Foresti Sports – P1) – 1:31.032

11) Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (#55 Porsche 911 GT3/Stuttgart Motorsport – GT3) – 1:33.470

12) Reginaldo Nappi/Danilo Dirani (#10 Mercedes AMG GT3/GForce Autosport – GT3) – 1:34.596

13) Galba Accioly Filho/Guilherme Salas (#85 Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2/GForce Autosport – GT3) – 1:35.387

14) Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (#21 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport – GT4) – 1:41.775

15) Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa (#44 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport – GT4) – 1:42.657

16) Luiz Souza/Bruno Bonifácio/Ramon Alcaraz (#718 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport – GT4) – 1:42.737

17) Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo (#64 BMW M4 GT4/Eurobike-MC Tubarão – GT4) – 1:42.886

18) Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues* (#982 Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart Motorsport – GT4) – 1:44.014

19) Henrique Assunção/Christian Rocha (AJR #75/FTR Motorsport – P1) – S/Tempo

20) Sérgio Ribas*/Guilherme Ribas (#63 Mercedes AMG GT3/Tech Force – GT3) – S/Tempo


O trio formado por Guilherme Bottura, Gaetano Di Mauro e Arthur Pavie liderou o Ligier #117 para a vitória em uma prova com alguns acidentes e muita chuva. Gaetano assumiu a liderança depois de duas belas ultrapassagens no S do Senna, primeiro sobre o AJR #128 da dupla Sarin Carlesso e Matheus Morgatto e depois sobre Renan Guerra em outro Ligier, o número #31. Renan Guerra ainda estava com ação para lutar pela vitória, mas com menos de 5 minutos para o final, a noite já havia caído em São Paulo e a chuva voltou a apertar, trazendo o Safety Car definitivo que cerrou a corrida.

Na categoria GT3, muita disputa durante toda a corrida entre o Porsche 911R #55 da equipe Stuttgart, capitaneado pelo trio Marcel Visconde, Marçal Muller e Ricardo Mauricio e o Lamborghini Huracán GT3 Evo2 #85, carro que estreou muito bem nas mãos de Guilherme Salas e Galba Accioly Filho. Os dois carros protagonizaram ótimas disputas, mas no final o Porsche levou a melhor e venceu, seguido do Lamborghini #85 e do Mercedes AMG GT3 #10 da dupla Reginaldo Nappi e Danilo Dirani.

A GT4 foi dominada pela equipe Stuttgart, que com 4 carros 718 GT4 Clubsport, que protagonizou disputas interessantes pela liderança, mas os atuais campeões Jacques Quartiero e Allan Hellmeister do carro #21 seguram a pressão do trio do #718, Bruno Bonifácio, Ramon Alcaraz e Luiz Felipe Souza, para vencer e sair na frente na disputa pelo título de 2025. Na terceira posição o #44 do Giuliano Bertuccelli, Luiz Landi e Enrico Pedrosa.


Com o novo carro recém-chegado da Alemanha, pilotos Henry Visconde, Enzo Visconde e Kim Camelo conquistaram dois quintos lugares na categoria GT4 na rodada dupla do  fim de semana em Interlagos (SP).

A temporada 2025 do Endurance Brasil começou com desafios e novidades para a Eurobike, que estreou oficialmente a nova BMW M4 Evo GT4 #64 na rodada dupla válida pela primeira etapa do campeonato, disputadas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), nos dias 10 e 11 de maio. Preparada pela equipe MC Tubarão, de Campo Bom (RS), o carro fez sua primeira performance em solo brasileiro e fechou o fim de semana com dois quintos lugares na categoria GT4, com os pilotos Henry Visconde, Enzo Visconde e Kim Camelo.

A BMW chegou da Alemanha apenas na noite de quinta-feira (9), quando também foram realizados os primeiros testes no circuito de Interlagos. A partir daí, a equipe trabalhou intensamente para colocar o carro na pista em tempo hábil para a abertura da temporada. Durante a corrida de sábado, foi finalizado ainda o amaciamento completo do motor, o que marcou as primeiras voltas mais competitivas da nova máquina. O carro é equipado com motor biturbo de quatro litros e seis cilindros, com 450cv. 

“O carro é espetacular. Foi um fim de semana de muito aprendizado. Nosso foco agora é evoluir rapidamente com a BMW M4, entender seus limites e ajustar os detalhes que fazem a diferença em corridas de longa duração”, destacou Carlos G. de Andrade (Né), chefe da equipe MC Tubarão. Fotos Rafa Catelan/Divulgação

Apesar do esforço e da boa performance inicial, as duas corridas foram marcadas por falhas elétricas que afetaram o desempenho da BMW M4 #64. Os problemas já estão sendo analisados com suporte direto da BMW Motorsport, na Alemanha, em busca de total confiabilidade para os próximos desafios do campeonato. A próxima etapa do Endurance Brasil está marcada para o dia 21 de junho, no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), e a expectativa é de que o carro chegue ainda mais forte.


Um drama do início ao fim: assim foi a segunda etapa do Endurance Brasil em 2025, disputada neste domingo (11) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A prova teve pista seca, molhada e molhada, vencedores inéditos, vitórias decididas ou confirmadas na última volta e doses acentuadas de emoção e adrenalina durante as 3h20min de duração da disputa.

Os grandes vitoriosos do dia foram Emílio Padron e Fernando Ohashi. A dupla conquistou sua primeira vitória a bordo de um protótipo Sigma P1 G5, que foi a primeira conquista da equipe Tech Force. Pela GT3, o Porsche 911 GT3 R de Ricardo Maurício/Marçal Müller/Marcel Visconde confirmaram a varrida do fim de semana na última volta. A Stuttgart Motorsport confirmou o domínio entre os GTs com triunfo também no GT4, onde Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa venceram pela primeira vez.

Vencedores entre os protótipos, Emílio Padron e Fernando Ohashi realizaram uma atuação estratégica. Eles entraram nos boxes logo na primeira volta para tirar os pneus de chuva e colocar os slicks para aproveitar a aceleração acelerada da pista. Pouco depois, a chuva voltou e o Padron chegou a rodar, mas sem bater. Na reta final da prova, Ohashi foi certo: como o regulamento prévio que a prova durava três horas, 20 minutos e uma volta, ele esperou o cronômetro zerar para cruzar a linha de chegada e receber a placa de última volta, reduzindo a duração da prova em uma volta e economizando combustível suficiente para vencer.


Padron e Ohashi deram mostrar na estratégia e venceram pela primeira vez com Sigma
(Bruno Terena/MS2 Comunicação)

A vitória foi emblemática, pois ambos são considerados senhores motoristas, ou seja, sem formação profissional de pilotagem. Padron também é um dos pilotos aptos ao Troféu Legends, para pilotos com graduação Bronze e mais de 60 anos de idade. “Esse é o nosso ‘Japa Tsunami’! Fazia tempo que batíamos na travessia, o carro quebrava… mas agora deu tudo certo. Estamos em primeiro lugar!”, comemorou Padron. O duelo pela vitória foi marcado por uma batalha tática e de protótipos nacionais, entre o Sigma e o AJR de Sarin Carlesso/Matheus Morgatto, que chegou no segundo lugar.

A batalha no GT3 foi cheia de alternativas. Com as inúmeras alternâncias da pista nas condições molhadas e secas na primeira metade da corrida, a batalha pela vitória foi imprevisível entre Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2 (Galba Accioly Fº/Guilherme Salas), Mercedes AMG GT3 (Reginaldo Nappi/Danilo Dirani) e Porsche 911 GT3 R (Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller). Na última volta, um painel seco da Mercedes garantiu a vitória e os 100% da Stuttgart Motorsport no fim da semana.

“Não estava previsto essa segunda vitória. Ela aconteceu”, destacou Marcel Visconde. “Eu já estive do outro lado e sei como é, em uma volta, mudar o cenário. Essa é a beleza do Endurance. Se tiver chance, tem que ir até o fim, sem tirar o pé, pois tudo pode acontecer. A gente sabe muito bem como são as coisas no dia a dia e essa categoria podem muito bem proporcionar coisas assim imprevisíveis”, frisou.

A Stuttgart teve um fim de semana com 100% de aproveitamento também na classe GT4. Se na prova do sábado (10) o triunfo foi de Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, a conquista neste domingo foi de Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa, no outro Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport da equipe. Uma vitória inédita para o trio, que disputou seu primeiro fim de semana de competição.

“Estamos muito felizes. Deu tudo certo hoje, foi um fim de semana maravilhoso. O carro estava ótimo e só temos a agradecer a equipe e a todos”, destacou Bertuccelli. “Vencer em Interlagos, na nossa casa, em São Paulo… não tem como não ficar feliz. O Enrico, estreando, fez uma super tocada e está de parabéns”, completou Landi.


Vitória foi muito comemorada por Ohashi e Padron, vencedor também do Legends
(Bruno Terena/MS2 Comunicação)

1) Emilio Padron*/Fernando Ohashi (#11 Sigma P1 /Tech Force – P1) – 111 voltas

2) Sarin Carlesso/Matheus Morgatto (#128 AJR/JLM Racing – P1) – 11s029

3) Adriano Buzaid/Fernando Gorayeb (#88 Ligier JS P320/Foresti Sports – P1) – 1min19s412

4) Flávio Abrunhoza*/André Moraes Jr./Daniel Lancaster (#22 Ligier JS P320/GForce Autosport – P1) – 1min22s630

5) Marco Pisani/Gustavo Kiryla/Renan Guerra (#31 Ligier JS P320/GForce Autosport – P1) – a 1 volta

6) Fernando Poeta*/Andersom Toso/Claudio Ricci/Cole Loftsgaard (#18 Ligier JS P320/FTR Motorsport – P1) – a 2 voltas

Stuttgart teve fim de semana com 100% de aproveitamento no GT3
(Bruno Terena/MS2 Comunicação)

7) Marcel Visconde*/Marçal Müller/Ricardo Maurício (#55 Porsche 911 GT3/Stuttgart Motorsport – GT3) – a 5 voltas

8) Reginaldo Nappi/Danilo Dirani (#10 Mercedes AMG GT3/GForce Autosport – GT3) – a 6 voltas

Bertuccelli/Landi/Pedrosa venceram pela primeira vez juntos no GT4
(Bruno Terena/MS2 Comunicação)

9) Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa (#44 Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport/Stuttgart Motorsport – GT4) – a 8 voltas

10) Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (#21 Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport/Stuttgart Motorsport – GT4) – a 8 voltas

11) Galba Accioly Filho/Guilherme Salas (#85 Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2/GForce Autosport – GT3) – a 9 voltas

12) Luiz Souza/Bruno Bonifácio/Márcio Mauro (#718 Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR/Stuttgart Motorsport – GT4) – a 9 voltas

13) Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues* (#982 Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR/Stuttgart Motorsport – GT4) – a 10 voltas

14) Enzo Visconde/Kim Camelo (#64 BMW M4 GT4/Eurobike-MC Tubarão – GT4) – a 13 voltas

Não completaram:
15) Lucas Foresti/Victor Foresti/Rafa Martins (#42 Ligier JS P320/Foresti Sports – P1)
16) Ernani Kuhn/Sergio Jimenez (#26 AJR/Mottin Racing – P1)
17) Gaetano Di Mauro/Guilherme Bottura/Arthur Pavie (#117 Ligier JS P320/BTZ Motorsport – P1)
18) Henrique Assunção/Christian Rocha (AJR #75/FTR Motorsport – P1)

Não largaram:
David Muffato/Pedro Queirolo (#35 AJR/TMG Racing – P1)
Sérgio Ribas*/Guilherme Ribas (#63 Mercedes AMG GT3/Tech Force – GT3)


Seria impossível a Stuttgart Motorsport conseguir resultados ainda melhores na rodada dupla de abertura do Endurance Brasil 2025, realizada nos dias 10 e 11 de maio no autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo. O Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller triunfou na classe GT3 nas duas provas – na segunda, assumindo a liderança na última volta. Na GT4, domínio dos Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport: eles ocuparam os quatro primeiros lugares nas duas corridas, com vitórias de Jacques Quartiero/Alan Hellmeister na primeira e de Giuliano Bertuccelli/Enrico Pedrosa/Luiz Landi na segunda.



A chuva proporcionou emoções extras nas duas corridas, ambas com 3h20min de duração. A de sábado teve pista molhada em praticamente todos os momentos. As voltas finais aconteceram em regime de safety car devido à falta de luz natural (a bandeira quadriculada foi mostrada às 17h35, quando já estava quase noite em Interlagos) e ao aumento da chuva. O Porsche 911 GT3 R levou a melhor depois de muitas disputas com o Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2 de Guilherme Salas/Galba Accioly Filho. Na GT4, os quatro carros de Stuttgart se alternaram nas primeiras posições e a vitória ficou com Jacques Quartiero/Alan Hellmeister, os atuais campeões da classe, à frente de Ramon Alcaraz/Bruno Bonifacio/Luiz Souza, de Bertuccelli/Pedrosa/Landi. Os estreantes Márcio Kumruian/Marcelo Figueiredo/Rogério Rodrigues, todos egressos de track days e provas Flying Lap como as do Porsche Club Brasil, terminaram em quarto lugar.

No domingo, as inúmeras alternâncias de asfalto entre molhado e seco na primeira metade da corrida tornaram imprevisível a batalha pela vitória entre o Porsche 911 GT3 R de Visconde/Maurício/Müller, o Lamborghini de Accioly/Salas e o Mercedes AMG GT3 Reginaldo Nappi/Danilo Dirani. Na última volta, um painel seco da Mercedes garantiu a vitória e os 100% da Stuttgart Motorsport no fim da semana. Na GT4, o Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister, um dos poucos a apostar em largar nos pneus slick, destacado-se na fase inicial da corrida. Pilotado por Hellmeister, andou durante um bom tempo entre os seis primeiros colocados na classificação geral, à frente de todos os carros das classes GT e de vários protótipos da classe P1, o mais potente do Endurance Brasil. Na bandeirada, a vitória no GT4 ficou para o carro idêntico de Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa, à frente de Quartiero/Hellmeister e do carro de Bonifácio, Souza e Márcio Mauro, substitutos de Alcaraz na segunda prova. Kumruian/Figueiredo/Rodrigues repetiram o quarto lugar da véspera.

“Não estava previsto essa segunda vitória. Ela aconteceu”, destacou Marcel Visconde. “Eu já estive do outro lado e sei como é, em uma volta, mudar o cenário. Essa é a beleza do Endurance. Se tiver chance, tem que ir até o fim, sem tirar o pé, pois tudo pode acontecer. A gente sabe muito bem como são as coisas no dia a dia e essa categoria podem muito bem proporcionar coisas assim imprevisíveis”, frisou. Visconde também exaltou o resultado da Stuttgart Motorsport no fim de semana: “Não teria como ser melhor. É a melhor sensação possível. Fico muito contente não apenas pelos resultados, mas pela alegria das pessoas e pela satisfação dos que entraram agora na categoria”.

Visconde, Mauricio e Müller venceram no sábado e repetiram a dose no domingo
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

Primeira prova (10 de maio)
Classe GT3
1) 55-Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
2) 85-Guilherme Salas/Galba Accioly Filho (Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2)
3) 10-Reginaldo Nappi/Danilo Dirani (Mercedes-Benz AMG GT3)
4) 63-Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes-Benz AMG GT3)

Pódio da primeira prova da classe GT4 (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

Classe GT4
1) 21-Jacques Quartiero/Allan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
2) 718-Bruno Bonifácio/Ramon Alcaraz/Luiz Souza (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
3) 44-Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
4) 982-Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
5) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M4 GT4)

Segunda prova (11 de maio)
Classe GT3
1) 55-Marçal Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R)
2) 10-Reginaldo Nappi/Danilo Dirani (Mercedes-Benz AMG GT3)
3) 85-Galba Accioly Filho/Guilherme Salas (Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2)

Pódio da segunda prova da classe GT4 (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

Classe GT4
1) 44-Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
2) 21-Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
3) 718-Bruno Bonifácio/Márcio Mauro/Luiz Souza (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
4) 982-Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
5) 64-Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M4 GT4)

Sobre a Stuttgart Porsche – A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente a sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro, mais a Porsche Store Itaim e o Stuttgart Service | Body & Paint, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca (o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos), ambos em São Paulo. Ainda em 2025, a Stuttgart iniciará as operações do Porsche Center Blumenau, em Santa Catarina. O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência na Porsche no Brasil. Comemoração do Stuttgart Motorsport
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)


Copyright © 2025 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights