PORSCHE CUP C6 BANK |  Thiago Vivacqua na Carrera, Caio Chaves na Challenge e Neto Carloni na Trophy, esse foi o cenário de domingo

A Porsche Cup C6 Bank fechou a primeira metade do campeonato de sprint de 2025 com três corridas muito movimentadas em Interlagos
Voltas iniciais – Porsche Carrera Cup Foto Rafael Gagliano

Todas vencidas por competidores que já haviam triunfado na temporada. Pela Carrera, Thiago Vivacqua ganhou depois de boa disputa com o uso do Boost. Caio Chaves ganhou na Challenge, ao prevalecer em formidável disputa com Caio Castro. E Neto Carloni mais uma vez converteu pole em vitória na Trophy.

Nas classificações dos campeonatos, mais uma vez a categoria dos carros mais produzidos no mundo exemplifica que a consistência faz a diferença. Miguel Paludo e Caio Chaves são os únicos pilotos da Carrera e da Challenge que frequentaram todos os seis pódios de cada categoria no ano. E cada um lidera a pontuação em sua respectiva divisão. Já Carloni atingiu 100% da pontuação disponível na Trophy, com três vitórias nas três provas do ano.

A primeira passagem da Porsche Cup C6 Bank por Interlagos em 2025 marcou a festa do vigésimo aniversário do maior evento de Gran Turismo da América Latina. Com nada menos que 73 competidores inscritos na etapa e um festival de atrações dentro e fora da pista, a categoria mostrou mais uma vez os atributos de excelência que a caracterizam desde 16 de abril de 2005, quando 12 carros aceleraram pela primeira vez no evento.

Agora a categoria parte para outra de suas tradições: as corridas no exterior. Portugal é o destino das próximas quatro etapas da Carrera e da Challenge, duas delas válidas pelo campeonato de sprint e outras duas pelo de endurance.

O moderno traçado de Portimão, no Algarve, recebe a quarta etapa de sprint nos dias 28 e 29 de julho. Uma semana depois acontece a abertura do certame de corridas longas. Já a próxima etapa da Trophy será novamente em Interlagos, nos dias 2 e 3 de agosto.


Carrera
Lineu Pires fez valer a vantagem de sair na frente e sustentou a ponta com autoridade. Marcos Regadas saltou de oitavo para terceiro em questão de duas curvas, atacando com autoridade por fora no S do Senna. Ele tentou inclusive superar Lucas Salles, que neutralizou a investida. Assim o top5 no fim da primeira volta tinha Pires, Salles, Regadas, Paludo e Hahn. Em 16º, Bruno Campos liderava na Rookie

Na segunda volta, Pires perdeu terreno, caindo para sexto. Salles herdou a liderança, muito acossado por Regadas. Já Vivacqua, com o Boost, passou Paludo no fim da reta. Hahn vinha em quinto, a 2s da batalha envolvendo os quatro primeiros. Na volta seguinte, Paludo tentou dar o troco em Vivacqua com o Boost, mas o #10 se posicionou por dentro na tomada do S do Senna e defendeu a posição.

Após dez minutos de prova e seis voltas completadas, os três primeiros estavam separados por 0.562. Vivacqua, com o Boost, passou Regadas. Mas não conseguiu alcançar Salles, que também havia apertado o botão de potência adicional.

A volta 8 teve todos os ingredientes para entrar na história da temporada. Salles balançou o carro no S do Senna e foi ultrapassado por Vivacqua, Regadas emparelhou com o #70 na reta Oposta e atacou por fora no Lago, com o carro também abanando. Hahn mostrou oportunismo e passou os dois. Paludo mergulhou em um 3-wide e também tentou atacar mas teve a porta fechada. Comparatto mergulhou por dentro no Bico de Pato e subiu para terceiro lugar.

Na tomada do S do Senna seguinte porém, houve contato entre os carros de Regadas e Comparatto. Hahn teve que adotar linha evasiva. O carro de segurança então foi ativado e a ordem na pista indicava Vivacqua, Salles, Paludo, Hahn e Alceu Feldmann (liderando na Sport). Depois de largar em 27º, Marçal Muller já aparecia em nono. Em 17º, Bruno Campos era o primeiro na Rookie.

Na relargada Salles atacou Vivacqua, que defendeu a posição. Feldmann mergulhou de longe e chegou a ganhar duas posições, mas alargou a trajetória, forçando inclusive Hahn a passar por fora da primeira perna do S do Senna outra vez.

Regadas foi punido com drive-thru pelo toque com Comparatto, de modo que seu quinto lugar na pista seria cedido para Antonella Bassani com o cumprimento da sanção. Depois Antonella e Regadas ainda teriam anunciado acréscimo de 20s aos tempos de corrida pelo uso indevido do Boost, de modo que o quinto lugar na pista da pilota do carro #72 também não refletiria a realidade do resultado final.

E mais uma vez o safety-car foi acionado, para resgate de um carro na barreira de pneus.

A prova então relargou para um sprint de duas voltas. Vivacqua, Salles e Paludo, nesta ordem, livraram alguma margem sobre Feldmann. Antonella seguia em quinto na pista, seguida de Hahn e Muller.

Na penúltima volta, Muller e Hahn passaram Antonella e abriram o giro final lado a lado. Já Paludo, passou Salles para ser vice-líder. Mas o #70 com o Boost tentava dar o troco e passou na reta Oposta. Um pouco atrás, Muller foi acossado para fora da pista na tomada do Lago e Antonella, que vinha atrás, acabou coletada ao tomar trajetória evasiva.


Alheio às movimentações atrás, Vivacqua ganhou sua segunda no ano – corrida 2 Foto Magnus Torquato

Salles foi segundo, com Paludo em terceiro liderando o campeonato. Feldmann, em quarto, venceu na Sport e a seguir subiu no pódio da divisão em dobradinha com seu filho, Alceu Neto. Hahn completou o pódio geral em quinto. Em 13º, Bruno Campos ficou com a vitória na Rookie.


Challenge
Como na véspera, Lucas Locatelli encabeçou o pelotão e acabou engolido antes da primeira curva. Caio Castro atacou por dentro e Caio Chaves por fora. Chaves assumiu a liderança, mas, em bela manobra por fora na curva do Lago, Caio Castro passou. Sadak Leite fechou a primeira volta tem terceiro, também favorecido por uma bela largada. Locatelli e Gerson Campos, nesta ordem, completaram o top5. Em um respeitabilíssimo sétimo lugar geral, Rafa Brocchi liderava na Rookie. Já o até então líder do campeonato, Leonardo Herrmann, recolheu para box depois da primeira volta.
Na terceira volta, Brocchi e Daniel Neumann fizeram o segundo setor todo emparelhados e houve toque lateral, com o #2 permanecendo à frente.

A disputa seguiu na volta seguinte e, desta vez, Brocchi ficou com a pior trajetória no Laranjinha, perdendo a liderança da divisão para Neumann e posições também para George Crispim e Mario Delara.

Na volta 6, Chaves se aproximou muito de Caio Castro e a disputa favoreceu a chegada de Sadak Leite pela liderança. O #22 parecia ter menos performance no setor 2, o mais travado da pista, mas sua velocidade em reta era o diferencial para permanecer em primeiro lugar.

Depois de duas voltas com a mesma dinâmica, Chaves estava novamente rápido no miolo e mergulhou na saída do Laranjinha. Os carros resvalaram, o que foi suficiente para Caio Castro abrir a porta e a subsequente mudança de liderança na prova. Locatelli então partiu para ataque ao #22.

Na abertura da volta 11, Caio Castro espalhou a trajetória na tomada do S do Senna e perdeu a posição para o #177. Depois ele perdeu a roda de seu carro na curva do Lago. Caio Castro conseguiu colocar o carro em local seguro, mas sua roda ficou no traçado, determinando a entrada do carro de segurança.


CHALLENGE, chegada Foto Rafael Gagliano

A prova relargou na abertura da volta 13, para dois giros decisivos. A liderança era de Chaves, seguido por Locatelli, Sadak, Gerson e José Moura Neto. Em sétimo, Neumann seguia em primeiro na Rookie.

Não houve mudança no top5, determinando vitória e liderança do campeonato para Chaves, o único com 100% de pódios no ano. Locatelli foi segundo vencendo na Sport. Leite, Gerson e Moura Neto foram para o pódio também. Em nono, Neumann venceu sua quinta em seis corridas da Rookie.


Trophy

Neto Carloni segurou a liderança quando veio a bandeira verde, fazendo valer a vantagem da pole-position. Em quinto, Leticia Bufoni foi atacada na curva do Lago e perdeu posições para Denis Ferrer e Neto Heil. A primeira volta foi concluída com Carloni, Pedro Villela, Gabriel Guper (liderando na Sport), Sergio Laurentys e Ferrer Foto Magnus Torquato

Guper perdeu terreno e, na volta 3, Lucas Lucco assumiu a liderança na Sport com o sexto lugar no geral depois de largar em 12º. E o #777 entrou na zona de pódio no giro seguinte, passando Nicholas Garfinkel.

Na metade da prova, o pega mais vistoso era entre Bufoni e Ferrer. A competidora do carro #13 insinuava ataques nas freadas tanto no fim da reta dos Boxes quanto da Oposta. Mas o #121 era astuto ao tomar a linha interna e deixar o lado sujo da pista para a campeã mundial de skate.

A prova entrou nos cinco minutos finais, com Carloni distante 5s de Villela. Ferrer seguia à frente de Bufoni, bastante pressionado. Garfinkel era quinto, atento a qualquer oportunidade. Em sexo, Lucco liderava na Sport, também bastante acossado por Gabriel Guper.

E a chance de Garfinkel veio na volta 11, com uma manobra bem desenhada sobre Bufoni, iniciando a ultrapassagem no Lago, para concluir na Laranjinha a seguir.

Na última volta, Bufoni deixou a porta aberta para Lucco, que atacou. Mas Guper também viu a brecha e passou os dois. Então no no Bico de Pato Leticia tentou mergulhar por dentro de Lucco e os carros se tocaram.

Carloni ficou com 100% de aproveitamento com tranquilidade para ganhar outra vez. Villela foi segundo, com mais de 10s de desvantagem par ao vencedor. Ferrer, Garfinkel e Guper completaram o pódio nesta ordem, com o último vencendo na Sport. Mesmo com o carro avariado, Lucco conseguiu receber a bandeirada em segundo.

Como a Trophy não corre em Portugal, a próxima etapa da categoria será um evento exclusivo em Interlagos, nos dias 2 e 3 de agosto.


O que os pilotos disseram:

Thiago Vivacqua – “Eu tinha uma promessa para cumprir: meu sogro é do MT e minha namorada também. Felipe, meu manager é do interior do Rio também e eu tinha prometido que iria comemorar com um berrante. Promessa tem que ser cumprida e fico contente com mais uma vitória” Foto Rafael Gagliano


Caio Chaves – “Não tem sentimento melhor depois de um dia complicado ontem quando eu não estava 100%. Hoje com a cabeça no lugar, foco, empilhei boas voltas e bom ritmo de corrida. Retornamos à liderança do campeonato com uma disputa muito boa com o Caio Castro e vamos para Portugal em alta” Foto Rafael Gagliano


Neto Carloni – “Dessa vez a vitória é mais especial, com minha filha e minha esposa aqui em Interlagos” Foto Rafael Gagliano


Alceu Feldmann – “O Boost realmente ajudou muito na corrida, ela ficou muito mais dinâmica. Todas as demais categorias já utilizavam uma ferramenta desse estilo e eu adorei. São Paulo sempre é maravilhoso, o público comparece em peso no autódromo e o evento fica ainda melhor. Nosso final de semana foi difícil, classificamos na pista molhada e os carreras na pista seca, o que deu uma certa diferença no resultado. Larguei em 11° e ontem consegui fazer um sexto lugar, com a inversão de grid larguei do 3º, mas poderia ter sido melhor minha largada. No geral, eu tô feliz com o final de semana e a próxima etapa será uma caixinha de surpresas, a maioria não conhece a pista e deve ser muito emocionante.”


Lucas Locatelli – “Eu estou muito contente com o final de semana inteiro, mas principalmente hoje. Tivemos mais uma vitória na classe Sport e conseguimos o segundo lugar na geral, eu queria mesmo tentar ser mais agressivo que ontem e ter um desempenho melhor, até para começar ter um folga de pontos maior para o segundo colocado. A ideia era ser mais ousado, porém com cautela e não atrapalhar a corrida dos pilotos das outras classes. Tivemos alguns toques ao longo dessa corrida, mas que foram incidentes de corrida e foi tudo muito positivo. Agora é seguir focando no campeonato, a próxima etapa será em Portugal e não conhecemos a pista, então, ainda não temos estratégia definida, mas vamos treinar bastante no simulador para conseguirmos ter o melhor desempenho possível.”


Gabriel Guper – “Achei o espaço no final. Foi uma corrida muito difícil, acabei rodando na segunda volta e caí pra último. Daí consegui ir recuperando e passar os concorrentes. Foi uma baita corrida”


Bruno Campos – “Essa corrida foi muito especial, consegui reverter uma maré de má sorte que vinha das duas etapas. Eu cravava a pole, mas não conseguia traduzir em resultado. Esse final de semana ainda viemos com a novidade do Boost e foi muito divertido na prova, ele trouxe uma diversão a mais pra pista e tornou as ultrapassagens muito mais dinâmicas e fez toda diferença na corrida de hoje.”


Daniel Neumann – “Eu tô muito feliz em como a temporada tem sido. Nosso final de semana não foi fácil, tivemos problemas no carro e na corrida ontem, mas finalizar o dia de hoje com primeiro lugar foi muito bom e estou muito animado para a próxima”


Miguel Paludo – “Estávamos com 50kg a mais, então, éramos o carro mais pesado do grid. Foi uma corrida extremamente difícil e mesmo com o Boost eu sentia uma dificuldade para chegar nos concorrentes que estavam sem o lastro. De forma geral, foi um final de semana muito positivo, ganhamos pontos muito importantes para o campeonato – tanto hoje, quanto ontem. Foi uma prova com muitas disputas e dois safety cara e não consegui utilizar todos os Boost que eu tinha, o que nos prejudicou um pouco, mas acima de tudo o foco era não ter nenhum toque. Escapei de vários acidentes na minha frente e consegui trazer o carro em terceiro. Foi muito positivo para o nosso time, agora como líder do campeonato e agora vamos ter um período para reagrupar e ir para Portugal ainda mais fortes”


Foto Rafael Gagliano

Carrera
1. #10. Thiago Vivacqua 27:39.189

2. #70. Lucas Salles +1.201
3. #7. Miguel Paludo +1.319

Foto Rafael Gagliano

4. #1. Alceu Feldmann (S) +2.111
5. #26. Christian Hahn +3.734
6. #95. Alceu Feldmann Neto (S) +4.366
7. #888. Lineu Pires (S) +5.791
8. #51. Israel Salmen (S) +6.699
9. #100. Sebá Malucelli (S) +7.327
10. #199. Nelson Marcondes (S) +8.373
11. #77. Francisco Horta (S) +8.483
12. #87. Nelson Monteiro (S) +9.107

Foto Rafael Gagliano

13. #33. Bruno Campos (R) +9.665
14. #29. Rodrigo Mello (S) +11.901
15. #80. Rouman Ziemkiewicz (S) +12.790
16. #12. Marco Pisani (R) +12.981
17. #27. Josimar Junior (S) +13.619
18. #9. Edu Guedes (R) +14.385
19. #99. Wagner Pontes (R) +15.374
20. #17. Marcos Regadas (S) +16.881
21. #2. Silvio Morestoni (R) +17.993
22. #25. Paulo Sousa (R) +18.940
23. #11. Flavio Sampaio (R) +19.417
24. #14. Carlos Campos (S) +37.443
25. #544. Marçal Muller -1 volta
26. #72. Antonella Bassani -1 volta
27. #15. Leo Sanchez (R) -1 volta
28. #83. Marco Billi (S) -1 volta
29. #85. Eduardo Menossi (R) -1 volta
30. #21. Miguel Mariotti (S) -2 voltas
DNF
#118. Matheus Comparatto
#24. Gustavo Zanon (S)
#30. Cristian Mohr (S)
(S) Sport
(R) Rookie



Foto Magnus Torquato

Trophy
1. #111. Neto Carloni 22:27.018

2. #12. Pedro Villela +10.533
3. #121. Denis Ferrer +28.489
4. #10. Nicholas Garfinkel +30.342

Foto Magnus Torquato

5. #3. Gabriel Guper (S) +31.977
6. #777. Lucas Lucco (S) +35.121
7. #1. Gustavo Costa (S) +35.876
8. #5. Guilherme Figueiredo (S) +54.678
9. #22. Eldo Umbelino (S) +55.883
10. #7. Adriano Valverde (S) +1:05.246
11. #11. Paulo Reales (S) +1:16.912
12. #51. Rodrigo Arruy (S) +1:37.742
13. #45. Luis Eduardo Lopes (S) +1:41.078
14. #13. Leticia Bufoni -1 volta
15. #84. Fabricio Simões (S) -1 volta
16. #911. Paulo Muzy (S) -1 volta
17. #331. Neto Heil -3 voltas
DNF
#72. Sergio Laurentys
(S) Sport







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Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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