SEPARADOS NO NASCIMENTO…

Fala Vicente Miranda
“Em 1946 com a intenção de atualizar os modelos, William Lyons desenvolveu um novo carro esportivo o XK 120 que foi inspirado pelo modelo do BMW 328, equipado com um motor 6 cilindros DOHC com 3442 cilindradas. Em 1948 no
Earls Court Motor Show, a Jaguar apresentou seu carro mais veloz, o XK120
Roadster com uma velocidade de 120 mph e uma estabilidade excelente, e um “rodar” macio para os padrões da época.

Vejam uma foto de uma BMW 328 especial para a Mille Miglia de 1937…

…e uma de um Jaguar XK 120 Roadster e observem a incrível semelhança das linhas.
Agora os comentários ficam por conta dos frequentadores do boteco”.

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

18 comentários em “SEPARADOS NO NASCIMENTO…

  • 11 de setembro de 2008 em 15:24
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    Mas a josta ficou boa mesmo porque a turma do “Seu Leão” sapecou no motor um cabeçote da Alfa 6C.

    Resposta
  • 11 de setembro de 2008 em 15:24
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    Mas a josta ficou boa mesmo porque a turma do “Seu Leão” sapecou no motor um cabeçote da Alfa 6C.

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  • 11 de setembro de 2008 em 16:18
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    Realmente são muito parecidos, mas o Jaguar é muito mais bonito. Digamos que é uma cópia melhorada da BMW.

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  • 11 de setembro de 2008 em 16:18
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    Realmente são muito parecidos, mas o Jaguar é muito mais bonito. Digamos que é uma cópia melhorada da BMW.

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  • 11 de setembro de 2008 em 16:44
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    E pensar que em 1971, quando tiha meus 18 anos, meu pai não quis me dar um Jaguar XK 120, baratíssimos na época, porque achava que eu faria muita M _ _ _ _ acelerando o carro. Ganhei um VW 1200, que nunca bateu mas apanhou muito, que eu vivia esmerilhando.
    à medida que o tempo passou o valor desses carros subiu vertiginosamente e hoje, pelo menos para mim, são inacessíveis. Uma das minhas últimas tentativas de adquirir um Roadster foi há uns anos atrás, quando tentei pegar um cerro que era de um senhor, que residia próximo a Nova Iguaçu, RJ e colecionou carros a vida inteira. Vendeu o carro para o exterior a US$ 50.000,00 (junto com alguns motores de reserva), na época do dolar a R$ 3,00 , valor esse que não daria para minhas posses de assalariado. Junto também foi um Edsel e acho que uma Suzuki Wankel também. Depois tentei um dos 3 XKs do saudoso amigo Anão (LFG) e estava negociando com ele quando foi assassinado.

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  • 11 de setembro de 2008 em 16:44
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    E pensar que em 1971, quando tiha meus 18 anos, meu pai não quis me dar um Jaguar XK 120, baratíssimos na época, porque achava que eu faria muita M _ _ _ _ acelerando o carro. Ganhei um VW 1200, que nunca bateu mas apanhou muito, que eu vivia esmerilhando.
    à medida que o tempo passou o valor desses carros subiu vertiginosamente e hoje, pelo menos para mim, são inacessíveis. Uma das minhas últimas tentativas de adquirir um Roadster foi há uns anos atrás, quando tentei pegar um cerro que era de um senhor, que residia próximo a Nova Iguaçu, RJ e colecionou carros a vida inteira. Vendeu o carro para o exterior a US$ 50.000,00 (junto com alguns motores de reserva), na época do dolar a R$ 3,00 , valor esse que não daria para minhas posses de assalariado. Junto também foi um Edsel e acho que uma Suzuki Wankel também. Depois tentei um dos 3 XKs do saudoso amigo Anão (LFG) e estava negociando com ele quando foi assassinado.

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  • 11 de setembro de 2008 em 22:22
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    Esse assunto de estilo é assim mesmo .

    Um inventa e os outros copiam ,isso é claro quando a nova idéia pega.

    Nos anos 20 os carros eram praticamente iguais ,acho que entre as mais famosas a Bugatti era a que arriscava mais .

    Esse BMW 328 de 1937 é um belo Roadster e influenciou muito toda uma geração de outras marcas.

    Acho interessante o movimento de estilos que começou no final dos anos 40 ,um período onde o continente americano mais se distanciou do europeu nos desenhos e propostas de um modelo ,mas os pequenos esportivos do velho continente sempre foram um sucesso de vendas e em corridas nos EUA.

    Porem ,dar uma voltinha num MGB não seria uma má idéia .

    Resposta
  • 11 de setembro de 2008 em 22:22
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    Esse assunto de estilo é assim mesmo .

    Um inventa e os outros copiam ,isso é claro quando a nova idéia pega.

    Nos anos 20 os carros eram praticamente iguais ,acho que entre as mais famosas a Bugatti era a que arriscava mais .

    Esse BMW 328 de 1937 é um belo Roadster e influenciou muito toda uma geração de outras marcas.

    Acho interessante o movimento de estilos que começou no final dos anos 40 ,um período onde o continente americano mais se distanciou do europeu nos desenhos e propostas de um modelo ,mas os pequenos esportivos do velho continente sempre foram um sucesso de vendas e em corridas nos EUA.

    Porem ,dar uma voltinha num MGB não seria uma má idéia .

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  • 11 de setembro de 2008 em 22:54
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    O Jaguar XK 120 é um verdadeiro classico.
    Um carro muito bonito apesar de claramente inspirado no BMW 328, equipado com um valente motor de 6 ciindros e que vale a pena lembrar, foi juntamente com MG TD o carro que “mexeu” com os Estados Unidos após a guerra.
    Por causa do sucesso desses dois modelos nos inicio dos anos 50, os americanos correram para lançar o Chevrolet Corvette (1953) e o Ford Thunderbird (1955)carros pequenos(para o padrões americanos) de 2 lugares, com motores potentes.

    Resposta
  • 11 de setembro de 2008 em 22:54
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    O Jaguar XK 120 é um verdadeiro classico.
    Um carro muito bonito apesar de claramente inspirado no BMW 328, equipado com um valente motor de 6 ciindros e que vale a pena lembrar, foi juntamente com MG TD o carro que “mexeu” com os Estados Unidos após a guerra.
    Por causa do sucesso desses dois modelos nos inicio dos anos 50, os americanos correram para lançar o Chevrolet Corvette (1953) e o Ford Thunderbird (1955)carros pequenos(para o padrões americanos) de 2 lugares, com motores potentes.

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  • 11 de setembro de 2008 em 23:15
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    Logo após o lançamento do XK 120 Roadster, a Jaguar lançou o lindíssimo XK 120 FHC (Fixed Head Coupé), fabricado em poucas quantidades. A meu ver ainda mais bonito que o Roadster e o OTS (Open Two Seater).
    Como o XK 120 era um carro não muito confortável de ser guiado, obrigando o motorista a ficar de pernas abertas para acionar freio e embreagem, a mão esquerda roçava o acolchoado da borda da porta quando o motorista virava o volante, etc… a Jaguar lançou o XK 140 nas mesmas versões (Roadster, OTS e FHC), com uma grade um pouco diferente além de pequenos detalhes na carroceria, outra distribuição de peso, com um habitáculo um pouco mais confortável, porém perdendo um pouco do charme. Finalizou a série com o XK 150, sendo os XK 150S de tripla carburação SU disputadíssimos no mercado.

    Resposta
  • 11 de setembro de 2008 em 23:15
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    Logo após o lançamento do XK 120 Roadster, a Jaguar lançou o lindíssimo XK 120 FHC (Fixed Head Coupé), fabricado em poucas quantidades. A meu ver ainda mais bonito que o Roadster e o OTS (Open Two Seater).
    Como o XK 120 era um carro não muito confortável de ser guiado, obrigando o motorista a ficar de pernas abertas para acionar freio e embreagem, a mão esquerda roçava o acolchoado da borda da porta quando o motorista virava o volante, etc… a Jaguar lançou o XK 140 nas mesmas versões (Roadster, OTS e FHC), com uma grade um pouco diferente além de pequenos detalhes na carroceria, outra distribuição de peso, com um habitáculo um pouco mais confortável, porém perdendo um pouco do charme. Finalizou a série com o XK 150, sendo os XK 150S de tripla carburação SU disputadíssimos no mercado.

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  • 12 de setembro de 2008 em 11:25
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    Gente, um detalhe ou outro que não mereça nota 10, não invalida o fato de que, AMBOS são espetaculares.

    Resposta
  • 12 de setembro de 2008 em 11:25
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    Gente, um detalhe ou outro que não mereça nota 10, não invalida o fato de que, AMBOS são espetaculares.

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  • 12 de setembro de 2008 em 21:49
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    E hoje saiu no Best Cars a história do XK:

    www2.uol.com.br/bestcars/cpassado3/jaguar-xk120-1.htm

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  • 12 de setembro de 2008 em 21:49
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    E hoje saiu no Best Cars a história do XK:

    www2.uol.com.br/bestcars/cpassado3/jaguar-xk120-1.htm

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  • 14 de setembro de 2008 em 11:20
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    Se quiserem ver alguns Jaguares clássicos em ação, vejam a demonstração no Grampian Transport Museum, na Escócia, onde podem ser vistos um XK120 (com rodas raiadas), um C Type, um D Type, um MK II e bem ao fginal o emblemático XJ13.

    http://www.youtube.com/watch?v=Lf7Rn_OPAQc

    Vou preparar alguns posts sobre Jaguar, MG, etc e enviar ao Saloma.

    Resposta
  • 14 de setembro de 2008 em 11:20
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    Se quiserem ver alguns Jaguares clássicos em ação, vejam a demonstração no Grampian Transport Museum, na Escócia, onde podem ser vistos um XK120 (com rodas raiadas), um C Type, um D Type, um MK II e bem ao fginal o emblemático XJ13.

    http://www.youtube.com/watch?v=Lf7Rn_OPAQc

    Vou preparar alguns posts sobre Jaguar, MG, etc e enviar ao Saloma.

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