PORSCHE XP PRIVATE CUP BRASIL – CATEGORIA INVESTE EM EMOÇÃO E AGREGA FANS DA MARCA
Interlagos tem a particularidade de fazer que os tempos nos quali sejam apertados, a sessão teve marcas muito próximas. Nada menos que oito pilotos ficaram separados por apenas 1s. O desempenho de competidores das classes Sport e Trophy muito próximos aos dos mais experientes pilotos que aceleram apenas no geral.
Líder do campeonato, Marçal Müller carro #544 representando as cores da Equívoco na Carrera Cup registrou o melhor tempo do treino livre em 1:36.362. O terceiro mais veloz foi Fran Lara, uma posição à frente do também competidor da Sport Renan Pizii. Em oitavo e nono lugares, figuravam dois pilotos da classe Trophy, respectivamente Georgios Frangulis e Nelson Marcondes.
A sessão da GT3 Cup também foi bastante acirrada, terminando no fim de tarde em São Paulo com temperatura bem mais baixa, assim os carros de motor 3.8 andaram rápido, com destaque para o líder do treino, Cristian Mohr #3. Ele foi o único competidor a baixar de 1:39s, cravando 1:38.869 nos cinco minutos finais. Desbancou a respeitável marca de Caio Castro, 1:39.334. O estreante do carro #22 fechou o dia em segundo lugar no geral e na liderança da classe Sport. O melhor Trophy da sexta-feira foi Edu Guedes #9, em 11º no geral.
A GT3 Cup registrou os seis primeiros separados por 1s nos tempos. À exceção de Mohr, que impôs vantagem de 0.465 sobre seu mais próximo perseguidor, entre o tempo de Caio Castro e o de André Gaidzinski, oitavo no geral, o intervalo foi inferior a 1s.
Após os treinos classificatórios estava preperado o cenário para as corridas da etapa 3 que aconteceram no início da tarde de sábado. No domingo as provas do grid invertido teve início às 13h20.
As corridas de sábado
As poles foram conseguidas na manhã de sábado, e ficaram assim:
Carrera Cup
Carros equipados com pneus oficiais da categoria, Michelin para pista molhada, sem chuva no início da prova, mas a direção de prova determinou largada sob safety-car.
A bandeira verde veio na abertura da segunda volta e Marçal Müller sustentou a liderança, seguido por Paludo, Feldmann, Eloi e Pizii.
Na quarta volta novamente foi acionado o carro de segurança, para resgate do Porsche #77 da área de escape da curva do Sol. As mudanças entre os ponteiros foram as ultrapassagens de Pizii, Enzo e Fran Lara sobre Khouri.
Mais atrás, o destaque era a escalada de Werner Neugebauer. O piloto do carro #8 foi excluído da tomada de tempo e largou de 23º e último no grid. Com apenas uma volta de bandeira verde realizada, ele já aparecia em 16º.
Na abertura da quinta volta o safety-car recolheu para box, com inúmeros carros buscando trechos úmidos para resfriar os pneus Michelin para piso molhado.
Cristiano Piquet passou Georgios Frangulis pelo nono lugar e logo partiu para o ataque sobre Rouman Ziemkiewicz.
Marçal rendia mais que Paludo nas retas, mas o hexacampeão pressionava muito no trechos mais travado de Interlagos. Chegou a emparelhar duas vezes, mas sem concretizar a manobra na volta 7. Feldmann e Pizii, favorecidos pelo duelo entre os primeiros, chegaram também para a briga na frente do pelotão.
Imediatamente atrás, Fran Lara passou Enzo Elias e assumiu o quinto lugar.
Na abertura da volta 9, Cristiano Piquet e Ziemkiewicz se tocaram duas vezes no S do Senna em batalha pelo oitavo posto. Com isso Pedro Aguiar e Werner Neugebauer atacaram o carro #19.
Piquet ficou espremido entre Aguiar e Werner e acabou rodando [acima], ficando atravessado na pista. Franco Giaffone, com muito reflexo, conseguiu evitar a batida em T.
Desde o início, Pizii liderava na Sport enquanto Müller seguia reinando no geral –e catapultado pela melhor volta da prova na 11ª passagem.
Na penúltima volta a diferença entre os dois primeiros era de 1.6s. As principais disputas eram pelo terceiro lugar, com Pizii pressionando Feldmann, e pelo sexto lugar, com Eloi atacando Enzo Elias. Em oitavo após formidável recuperação, Werner acompanhava de perto.
Marçal Müller venceu novamente com direito a Grand Chelem. Paludo e Feldmann fecharam o top3. O pódio foi completado pelos destaques da Sport, Pizii e Lara. Neugebauer ainda encontrou tempo para avançar ao sétimo lugar na volta final, coroando uma boa prova de recuperação. Em 11º, Giaffone prevaleceu na Trophy.
Depois da cerimônia de pódio, Müller sorteou o número 8, determinando a respectiva inversão de grid e a pole de domingo para Eloi Khouri.
Resultados–Carrera Cup
- #544 Marçal Müller 27:37.612
- #7 Miguel Paludo +1.136
- #1 Alceu Feldmann +4.768
- #16 Renan Pizii* +6.132
- #3 Francisco Lara* +9.269
- #73 Enzo Elias +10.192
- #8 Werner Neugebauer +10.687
- #21 Eloi Khouri +11.002
- #20 Pedro Aguiar +11.839
- #11 Pedro Boesel +18.780
- #9 Franco Giaffone** +19.955
- #85 Eduardo Menossi** +25.746
- #80 Rouman Ziekmkiewicz* +30.413
- #199 Nelson Marcondes** +30.469
- #100 Urubatan Junior** +31.037
- #84 Fernando Croce +31.642
- #29 Rodrigo Mello* +32.256
- #12 João Barbosa** +34.508
- #10 Paulo Borges** +52.200
- #19 Cristiano Piquet* +1:06.630
- #88 Georgios Frangulis** -4 voltas
DNF: #5 Sylvio de Barros**, #77 Francisco Horta**
*Sport **Trophy
“No início da prova o primeiro setor do Miguel era melhor que o meu. Eu abria no segundo e no terceiro. Daí mudei um pouco minha linha para me defender e funcionou. No final ficou mais difícil porque a pista foi secando, mas felizmente deu para levar em primeiro até o final”.
“Foi ótimo. Um quarto com gostinho de terceiro, mas tenho que pensar no campeonato. Foi maravilhoso, uma jornada de muito trabalho. Estou cada vez mais perto dos primeiros e este é meu objetivo sempre”.
“Estou muito feliz, depois de alguns anos longe da categoria. Vencer nessa condição foi muito interessante”.
Melhores momentos Carrera Cup
GT3 Cup
Assim como na prova da Carrera Cup, os carros largaram sob regime de safety-car em fila indiana.
Raijan Mascarello não teve dificuldade de segurar a liderança quando veio a bandeira verde. Daniel Correa seguiu, mas sofreu assédio de Leo Sanchez. Quem brilhou na relargada foi Ricardo Fontanari, superando Lucas Salles antes do S do Senna, manobra que foi acompanhada por Cristian Mohr.
Lineu Pires e Ayman Darwich tiveram contato no fim da reta dos boxes [acima] e contornaram o S do Senna pela área de escape. Edson dos Reis passou os dois por fora na reta Oposta na sequência.
Líder do campeonato e da corrida, Raijan logo foi abrindo vantagem, catapultado por voltas mais rápidas em sequência. Em segundo, Correa era muito atacado por Leo Sanchez e, com isso, Nelson Monteiro e Fontanari chegaram para a disputa.
Na sexta volta, Sanchez atacou Correa por dentro e por fora na reta Oposta. Mas o carro #69 soube se defender na descida do Lago.
Cristian Mohr atacou Nelson Monteiro na volta 7, mas o #87 neutralizou o assédio. Ocorre que Ricardo Fontanari leu bem a manobra e soube se posicionar com habilidade para passar Mohr por fora no Laranjinha logo a seguir.
Ayman Darwich
Fotos Luca BassaniBruno Campos Caio Castro Cristian Mohr Edu Guedes Ricardo Fontanari Raijan Mascarello
Sanchez desgarrou um pouco no fim da reta Oposta na volta 10, e Monteiro colou na traseira do carro #15. Pela classe Trophy uma forte disputa, envolvendo o líder Bruno Campos, Gustavo Farah e Edu Guedes.
foi inevitável no Laranjinha. Colado na dupla, Farah quase aproveitou a brecha
para avançar junto Foto reprodução
ataque de Sanchez Foto Luca Bassani
Alheio às disputas, Raijan venceu com direito a Grand Chelem e 9.3s sobre Correa. Este ficou a 0.150 de Sanchez, o vencedor na classe Sport. Nelson Monteiro e Fontanari completaram o pódio geral. Pela classe Trophy, em 15º, Edu Guedes levantou a vitória.
Depois do pódio, Mascarello sorteou o número 8, determinando a respectiva inversão de grid. Assim Gaidzinski largou em primeiro no domingo e teve Caio Castro ao seu lado.
GT3 Cup
- #80 Raijan Mascarello 28:14.494
- #69 Daniel Correa +9.304
- #15 Leonardo Sanchez* +9.454
- #87 Nelson Monteiro +10.107
- #17 Ricardo Fontanari* +11.018
- #3 Cristian Mohr +11.344
- #22 Caio Castro* +15.601
- #14 Andre Gaidzinksi* +18.388
- #20 Vina Neves* +20.938
- #555 Ayman Darwich* +22.711
- #45 Paulo Totaro* +29.371
- #7 Lucas Salles +30.012
- #32 Paulo Sousa* +31.658
- #29 Guilherme Bottura* +33.519
- #9 Edu Guedes** +36.465
- #33 Bruno Campos** +37.761
- #88 Gustavo Farah** +38.798
- #71 SangHo Kim** +38.883
- #12 Edson dos Reis** +44.870
- #888 Khayam Ghazzaoui** +1:11.693
- #99 Nasser Aboultaif** +1:14.907
- #44 Carol Aranha** +1:23.574
DNF: #8 Lineu Pires*
*Sport **Trophy
“O carro estava muito bom. Falei no radio que parecia estar pilotando um autorama de brinquedo, de tão gostoso que estava. A equipe fez um setup sensacional, é um trabalho coletivo e amanhã tem mais”.
“Muito feliz finalmente em chegar numa ótima posição. Primeiro na Sport e terceiro na geral. Fiz uma corrida conservadora, mesmo com meu coach Átila Abreu quase enfartando pelo rádio. Estou muito contente”.
“Estou muito feliz. Fechamos a prova muito bem aqui em Interlagos. É uma alegria competir de Porsche”.
Melhores momentos GT3 Cup
As corridas de domingo
Carrera Cup
Neugebauer atacou o pole Eloi Khouri por fora e logo atrás Enzo Elias acompanhou. Fran Lara e Paludo contornaram o S do Senna colados, mas conseguiram administrar bem o espaço.
No fim da reta Oposta, Werner passou Eloi e Enzo veio junto para avançar para segundo no Laranjinha. Khouri passou a primeira volta em terceiro, bastante pressionado por Paludo –autor do melhor salto na largada, avançando de sétimo para quarto.
Na segunda volta, Marçal Müller mergulhou por dentro de Pedro Boesel no fim da reta Oposta em disputa pela sexta posição. Em quinto, Fran Lara liderava na classe Sport e, em 12º, Urubatan Junior na Trophy.
Foto reprodução
na classe Trophy Foto Luca Bassani
Miguel Paludo foi ágil para passar Eloi Khouri no fim da reta Oposta antes do acionamento do safety-car para resgate dos carros acidentados.
Chico Horta
Fotos Luca BassaniEnzo Elias Fran Lara Miguel Paludo
A relargada veio na abertura da volta 8, faltando dez minutos para o início da volta final. Werner saltou bem, assim como Enzo. Eloi se aproximou de Paludo e tentou o ataque por fora. Como consequência perdeu a melhor tangência na entrada da reta Oposta e virou presa para Fran Lara e Pedro Boesel após espalhar na descida do Lago. Marçal Müller tentou acompanhar, mas o carro #21 fechou a porta.
Com Neugebauer em uma corrida à parte na frente do pelotão, o pega mais vistoso nas voltas 10 e 11 era entre Paludo e Enzo. O atual campeão abanava sua máquina de todos os lados, mas o jovem vice-campeão neutralizava o assédio posicionando o carro #73 no meio da pista.
entrada da reta Oposta Foto reprodução
O acidente deixou muitos detritos na pista e não foi possível realizar a relargada, com a corrida acabando sob bandeira amarela. Neugebauer venceu, com Enzo em segundo e Paludo em terceiro. Lara, em quarto, venceu na Sport. Pedro Boesel completou o pódio. Em 13º, Francisco Horta ficou com a vitória na Trophy.
Resultados–Carrera Cup
- #8 Werner Neugebauer +27:01.805
- #73 Enzo Elias +0.342
- #7 Miguel Paludo +0.529
- #3 Francisco Lara* +1.094
- #11 Pedro Boesel +1.510
- #21 Eloi Khouri +2.149
- #20 Pedro Aguiar +2.553
- #1 Alceu Feldmann +2.759
- #16 Renan Pizii* +3.374
- #544 Marçal Müller +3.610
- #29 Rodrigo Mello* +3.988
- #19 Cristiano Piquet* +4.355
- #77 Francisco Horta** +5.161
- #5 Sylvio de Barros** +6.080
- #84 Fernando Croce +6.987
- #12 João Barbosa** +7.197
- #80 Rouman Ziekmkiewicz* +7.912
- #199 Nelson Marcondes** -3 voltas
- #9 Franco Giaffone** -3 voltas
- #88 Georgios Frangulis** -3 voltas
- #10 Paulo Borges** -4 voltas
DNF: #100 Urubatan Junior** -9 voltas #85 Eduardo Menossi** -9 voltas
*Sport **Trophy
“Foi uma pena que acabou com safety. Eu estava bem e o carro não estava tão fácil de guiar no miolo. Mas depois do quali de ontem e da corrida de recuperação de sábado, foi muito importante para o campeonato esse resultado de hoje. Estava batendo na trave há algum tempo e hoje a vitória veio”
“Super feliz com o fim de semana, foi acima do esperado. Fiz bons pontos para a geral e para a Sport, além de conquistar troféus que são sempre importantes. Agradeço muito a todos que estiveram comigo nessa jornada aqui em Interlagos.”
“Ontem foi um dia ruim, sem sorte. Mas o ritmo era bom. Hoje o ritmo novamente era bom e eu iria mais para cima ainda se não tivesse o acidente no fim. Nada melhor que uma vitória depois de um dia difícil como sábado”
Melhores momentos Carrera Cup
GT3 Cup
O pole André Gaidzinksi começou forte segurando a dianteira, seguido por Caio Castro. O nome da largada foi o Mascarello, saltando de oitavo para terceiro.
Na segunda volta foi acionado o safety-car para resgate do carro de Vina Neves. O top5 mostrava Castro (liderando também na Sport), Gaidzinski, Mascarello, Mohr e Fontanari. Em 12º, Bruno Campos liderava na Trophy.
Duas voltas depois Caio Castro relargou novamente com autoridade. Mohr era segundo colocado, seguido por Ricardo Fontanari, Daniel Correa e Lucas Salles. Em nono, Bruno Campos sustentava a dianteira na classe Trophy.
Bruno Campos
Fotos Luca-BassaniCristian Mohr
Caio Castro veio com a melhor volta da prova na sexta volta. Mohr tentou acompanhar de perto, mas acabou espalhando na entrada do S do Senna. No fim daquele giro, a diferença entre eles era de 1.2s. Na mesma volta Daniel Correa passou Fontanari na Junção. Lucas Salles tentou acompanhar, mas o #17 fechou a porta no fim da reta Oposta.Carol Aranha** +1:23.574
A 7 minutos da abertura da volta final, duelo entre SangHo Kim e Edu Guedes pelo décimo lugar teve vantagem para o carro #71.
Na freada do S do Senna na volta 11, Caio Castro travou pneu e teve parte da vantagem para Mohr reduzida. Na volta 13 os líderes quase atingiram o carro #99 atravessado na subida do Café. Caio mostrou reflexo para passar por fora e Mohr por dentro.
Fotos reprodução e Luca Bassani
Caio abriu a volta final 0.273 à frente de Mohr e soube posicionar o carro #22 no meio da pista na freada do S do Senna para neutralizar qualquer tentativa. Mohr atacou no Pinheirinho, Castro espalhou na Junção. Mohr atacou de novo no Café. Mas o dia era de Caio Castro, para vencer pela primeira vez na classe Sport e no geral, por 0.198. O pódio foi completado por Correa, Salles e Monteiro. Em décimo, Bruno Campos levantou a vitória na Trophy.
Resultados-GT3 Cup
- #22 Caio Castro* 26:47.830
- #3 Cristian Mohr +0.198
- #69 Daniel Correa +5.683
- #7 Lucas Salles +6.248
- #87 Nelson Monteiro +7.340
- #17 Ricardo Fontanari* +7.456
- #29 Guilherme Bottura* +15.620
- #14 Andre Gaidzinksi* +20.256
- #8 Lineu Pires* +20.347
- #33 Bruno Campos** +21.213
- #71 SangHo Kim** +21.238
- #9 Edu Guedes** +23.368
- #888 Khayam Ghazzaoui** +1:02.256
- #12 Edson dos Reis** +1:10.792
- #15 Leonardo Sanchez* +1:22.753
- #44 Carol Aranha** +1:23.574
- #80 Raijan Mascarello 28:14.494
- #99 Nasser Aboultaif** +1:02.256
DNF: #555 Ayman Darwich* +22.711 #45 Paulo Totaro* +29.371 #20 Vina Neves* +20.938 #32 Paulo Sousa* +31.658 #88 Gustavo Farah** +1:26.814
*Sport **Trophy
“Que incrível! O que eu segurei em todas as voltas, eu soltei na última. Vim chorando na última volta inteira. Não adianta ter pressa, a vitória eu dedico ao meu empresário Sandro que é o aniversário dele hoje! É incrível ir para o alto desse pódio, onde já vi meus grandes ídolos pisarem”
“Hoje meus filhos vieram me prestigiar e deram sorte. Dedico a vitória a eles. Comecei o fim de semana mal nos treinos, ontem melhorei e acabei perdendo a vitória para o Edu Guedes no fim em uma disputa muito bonita e limpa. Hoje felizmente tudo funcionou bem e saímos com o troféu de primeiro lugar”
Melhores momentos GT3 Cup
Classificação TOP 10 dos campeonatos
Classificação geral dos Campeonatos
Carrera Cup
- Miguel Paludo 103 pontos
- Marçal Müller 98
- Werner Neugebauer 94
- Alceu Feldmann 80
- Enzo Elias 77
- Eloi Khouri 55
- Pedro Boesel 52
- Fran Lara 52
- Renan Pizii 37
- Rodrigo Mello 36
- Cristiano Piquet 33
- Matheus Iorio 32
- Rouman Ziemkiewicz 26
- Pedro Aguiar 24
- Eduardo Menossi 13
- Urubatan Jr 13
- Eduardo Azevedo 10
- Sylvio de Barros 10
- Franco Giaffone 9
- Francisco Horta 8
- Georgios Frangulis 3
- Nelson Marcondes 3
- Fernando Croce 3
- João Barbosa 2
Carrera Sport
- Francisco Lara 46 pontos
- Rodrigo Mello 42
- Cristiano Piquet 37
- Renan Pizii 32
- Rouman Ziemkiewicz 31
- Eduardo Menossi 16
- Urubatan Junior 15
- Sylvio de Barros 13
- Eduardo Azevedo 12
- Franco Giaffone 11
- Francisco Horta 10
- Nelson Marcondes 8
- Georgios Frangulis 5
- João Barbosa 4
Carrera Trophy
- Eduardo Menossi 41 pontos
- Urubatan Junior 35
- Nelson Marcondes 33
- Francisco Horta 29
- Sylvio de Barros 28
- João Barbosa 25
- Georgios Frangulis 23
- Franco Giaffone 22
- Leonardo Sanchez 7
- Paulo Borges 7
GT3 Cup
- Raijan Mascarello 94 pontos
- Nelson Monteiro 83
- Cristian Mohr 82
- Lucas Salles 73
- Ayman Darwich 64
- Ricardo Fontanari 48
- Vina Neves 47
- Caio Castro 44
- Daniel Correa 44
- Leonardo Sanchez 44
- André Gaidzinski 41
- Eduardo Menossi 28
- Lineu Pires 28
- Lucas Peres 22
- Paulo Sousa 20
- Edu Guedes 17
- Ramon Alcaraz 14
- Edson dos Reis 14
- Bruno Campos 13
- Paulo Totaro 12
- Guilherme Bottura 12
- Marcio Mauro 7
- Nasser Aboultaif 7
- Gustavo Farah 6
- SangHo Kim 5
- Khayam Ghazzaoui 3
- Carol Aranha 1
GT3 Sport
- Ayman Darwich 40 pontos
- Ricardo Fontanari 36
- Vina Neves 33
- Caio Castro 29
- Leonardo Sanchez 28
- André Gaidzinski 28
- Lineu Pires 17
- Eduardo Menossi 15
- Edson dos Reis 10
- Paulo Sousa 10
- Ramon Alcaraz 7
- Edu Guedes 6
- Guilherme Bottura 6
- Bruno Campos 6
- Nasser Aboultaif 4
- Paulo Totaro 4
- Gustavo Farah 2
- SangHo Kim 2
GT3 Trophy
- Nasser Aboultaif 35 pontos
- Edson dos Reis 32
- Edu Guedes 32
- Gustavo Farah 30
- Bruno Campos 30
- Carol Aranha 22
- SangHo Kim 21
- Paulo Totaro 12
- Khayam Ghazzaoui 10