PORSCHE CUP – JOVEM PILOTO DE 16 ANOS DOMA OS 460 CAVALOS DA GT3 CUP

Marcel Coletta fez história na classificação da GT3 Cup ao cravar a pole position na sua estreia na categoria, e com direito ao novo recorde da pista de Curitiba sendo o mais jovem pole da Porsche.
Marcel Coletta ao lado do Porsche GT3 Cup após marcar a pole em Curitiba Foto Bruno Terena RF1

 

Integrante do time Cimed Racing de pilotos, Marcel  cravou a melhor volta em 1min20s134, 0s086 à frente do segundo colocado, outro novato na categoria Gaetano Di Mauro que fez 1min20s220.

Marcel contornando a curva do circuito de Curitiba na classificação da GT3 Cup Foto Bruno Terena RF1

 

“Foi um resultado muito marcante, fico muito feliz de estrear em uma categoria tão competitiva como a Porsche GT3 Cup e com a pole position, sendo o mais jovem a largar na frente do grid. Espero representar bem o time Cimed Racing de pilotos também na corrida amanhã e ao longo da temporada”, diz Marcel Coletta.

Murilo Coletta nos boxes Bruno Terena RF1

Seu irmão, Murilo Coletta, sairá na terceira colocação, quase uma dobradinha. Ele também é integrante da equipe de jovens talentos da Cimed, que conta ao todo com 15 pilotos em seis categorias (Indy, Nascar, Stock Car, Stock Light, Porsche e kart) em uma iniciativa lançada neste ano para apoiar o automobilismo brasileiro na base e nas categorias de ponta.

Em sua primeira temporada completa em competições com carros de turismo, Marcel Coletta estreou com a Cimed Racing na Stock Light com pódio em Interlagos na primeira etapa do ano. Na Porsche, o piloto também segue com apoio da Cimed e ainda faz parte do Porsche Carrera Junior Program, onde conseguiu isenção de parte importante dos custos da temporada.

“Eu estou muito feliz com esse início de ano, tanto na Stock Light como aqui na Porsche. Vim do kart, era o segundo mais novo do programa da Porsche e tinha pouco experiência com o carro. Nunca tinha andado em um carro de turismo até o mês passado, então fico satisfeito de estar entre os melhores. Consegui dar meu máximo para estar aqui, mostrei meu talento e meu potencial. Agora é lutar pela vitória amanhã”, diz Marcel.

 

Treino classificatório em Curitiba – Porsche Carrera Cup 3.8 (top-10):
Marcel Coletta Foto Bruno Terena RF1 A

1- Marcel Coletta – 1min20s134

Gaetano di Mauro que marcou a P2 na classificação da Porsche Carrera Cup em 2018 Foto Henrique Cardoso

2- Gaetano Di Mauro – 1min20s220

3- Murilo Coletta – 1min20s305 *

4- Vitor Baptista – 1min20s401 *

5- Enzo Elias – 1min20s626

6- Eloi Khouri – 1min20s637

7- Bruno Baptista – 1min20s666

8- Matheus Coletta – 1min20s850

9- Fernando Fortes – 1min20s864

10- Marcus Vario – 1min20s900 *

* Porsche Carrera Cup Junior Program

 

TEMPORADA DE 2018:

Está mantida a etapa argentina de Termas de Río Hondo. A preliminar do GP Brasil de F1 em Interlagos, encerrando o campeonato de sprint. A Porsche Cup faz o evento suporte da F1 no Brasil desde 2005 ininterruptamente.

httpss://youtu.be/TW7jwI_r8mY

httpss://youtu.be/z_uxpo8JKRc

 

Mas não faltam novidades para 2018, começando pelo principal protagonista da categoria: o Porsche. Neste ano estreia a nova versão do 911 GT3 Cup, a chamada geração “991-II” (acima, entrevista com Max Wilson na final da categoria em 2017 apresentando o projeto Fase II), que sai de fábrica com motor 4.0 e tem freios com sistema ABS.

O Junior Program fez seu pódio da primeira edição do Porsche Carrera Cup Junior Program está montado, com Vitor Baptista, Marcus Vario e Marcel Coletta. O programa pioneiro, patrocinado pela FS Hero, confere bolsas que atingem R$ 835 mil e servirão para subsidiar os pilotos no campeonato de Sprint da Carrera Cup 3.8 em 2018.

Vitor Baptista, 19, foi o primeiro colocado e terá bolsa de 70% dos custos da temporada 2018. Em segundo ficou o ítalo-panamenho Marcus Vario, 24, que terá isenção de 40%, mesmo valor conferido ao terceiro colocado, Marcel Coletta, 16. Foto divulgação/Porsche GT3 Cup
A primeira edição brasileira do Porsche Carrera Cup Junior Program mobilizou centenas de jovens que identificaram na categoria uma rota viável de profissionalização. Depois de quatro dias de intensas avaliações dentro e fora da pista, prevaleceram concorrentes de perfis diversos, indicando que os carros de corrida mais produzidos no planeta funcionam perfeitamente tanto com recém-graduados do kart (como Marcel) quanto com competidores de quilometragem acumulada em carros de fórmula (caso de Vitor) e de turismo (a exemplo de Vario).

O que eles disseram:

“É o fator decisivo agora para gente planejar uma carreira no Turismo de verdade, agora com o Junior Program da Porsche. Com certeza, é uma marca importante me apoiando, com a confiança de todos os envolvidos. Agora é a hora de colocar o talento em prática, se esforçar ao máximo dentro e fora da pista. É só o começo do ano de treinos, entrevistas, tudo o que for necessário para um piloto ser o melhor. Vamos tentar uma vitória no fim do ano para continuar progredindo, imaginando uma carreira na Porsche não apenas no Brasil, mas lá fora também”

Vitor Baptista

“É uma grande oportunidade para mim. Fazer parte do Junior Program da Porsche, com dimensão mundial. A Porsche é uma empresa muito conhecida mundialmente, ainda mais na parte automobilística. Vamos representar o Junior Program, são três pilotos com muito potencial”

Marcus Vario

“Vim do kart, era o segundo mais novo do programa, tinha pouco experiência com o carro. Nunca tinha andado com um carro fechado, de turismo. Só tinha feito algumas etapas com carros de fórmula. É uma surpresa estar entre os três melhores. Consegui dar meu máximo para estar aqui, mostrei meu talento e meu potencial. Assim, conseguiram me avaliar bem para eu estar aqui. Agora, tenho de mostrar ainda mais meu talento no decorrer da temporada. Vão ser etapas duras, que vou correr contra pilotos experientes. É tentar pegar uma carona com eles, ganhar experiência e aprender bastante”

Marcel Coletta

 

Do promotor da Porsche Carrera Cup, Dener Pires:

“Todos os participantes foram muito bem e estão de parabéns. Foi uma decisão muito apertada, reflexo do excelente nível dos finalistas. A Porsche Cup fica honrada em receber esses jovens e de alguma forma contribuir com seu desenvolvimento. Talento existe nas pistas brasileiras –e muito. É emocionante premiar um jovem para correr atrás de seu sonho”

 

CRONOGRAMA PORSCHE IMPÉRIO CARRERA CUP BRASIL/PORSCHE IMPÉRIO CARRERA CUP BRASIL TIMETABLE

ETAPA 1 – CAMPEONATO SPRINT – Curitiba – 23 e 24 de MARÇO de 2018/ROUND 1 – SPRINT CHAMPIONSHIP – Curitiba – 23, 24 MARCH 2018

Sexta-feira, 23 de Março / Friday, March 23th
11:30 – 12:10 – Briefing – CARRERA CUP/GT3 CUP
13:30 – 14:15 – Treino livre 1 / Free Practice 1 – CARRERA CUP
14:25 – 15:10 – Treino livre 1 / Free Practice 1 – GT3 CUP
15:20 – 15:35 – Classificação / Qualifying – CARRERA CUP 3.8
15:45 – 16:00 – Classificação / Qualifying – CARRERA CUP 4.0
16:10 – 16:25 – Classificação / Qualifying – GT3 CUP 3.8
16:35 – 16:50 – Classificação / Qualifying – GT3 CUP 4.0

Sábado, 24 de Março / Saturday, March 24th
10:00 – 10:30 – Corrida 1 / Race 1 (25 min + 1 volta / 1 lap) – CARRERA CUP
10:50 – 11:20 – Corrida 1 / Race 1 (25 min + 1 volta / 1 lap) – GT3 CUP
13:05 – 13:45 – Corrida 2 / Race 2 (25 min + 1 volta / 1 lap) – CARRERA CUP
13:50 – 14:30 – Corrida 2 / Race 2 (25 min + 1 volta / 1 lap) – GT3 CUP
14:50 – 16:20 – Porsche Experience

Obs.: Toda programação está sujeita a modificações sem aviso prévio/This timetable is subject to changes without prior notice.

 

Vídeo do treino classificatório para as provas de abertura da temporada 2018.
15h20 – Classificação / Qualifying CARRERA CUP 3.8
15h45 – Classificação / Qualifying CARRERA CUP 4.0
16h10 – Classificação / Qualifying GT3 CUP 3.8
16h35 – Classificação / Qualifying GT3 CUP 4.0

httpss://youtu.be/PBuB_DBs1Fo?t=10m58s

(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Um comentário em “PORSCHE CUP – JOVEM PILOTO DE 16 ANOS DOMA OS 460 CAVALOS DA GT3 CUP

  • 24 de março de 2018 em 11:43
    Permalink

    kkkkkkkk para com isso Regi eles daqui vão para voo mais altos como a própria Porsche lá fora e WEC ….. abs

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights