PIKES PEAK – 2023 – ALPINE NA SUA VERSÃO MAIS ÍCÔNICO, A110, RUMO AO TOP DA MONTANHA AMERICANA

Pikes Peak International Hill Climb é uma das competições automobilísticas mais antigas dos Estados Unidos. Realizado nas Montanhas Rochosas desde 1916, este marco do automobilismo passou por muitas mudanças ao longo do século passado, mas permanece entre os eventos esportivos mais desafiadores.
Foto alpinecars.com

Carinhosamente conhecida como “a corrida para as nuvens”, esta subida de montanha apresenta um percurso de 19,93 km com 156 curvas. Os carros, pilotos e nervos são postos à prova. A diferença de pressão do ar influencia significativamente a potência do motor ao longo do percurso, enquanto os pilotos muitas vezes têm que lidar com uma estrada particularmente poeirenta, condições meteorológicas variáveis, diferentes exposições ao sol, curvas cegas e a sempre presente ameaça da ravina!

Seguem prontas para enfrentar os desafios mais difíceis, as equipes Alpine e Signatech enfrentarão Pikes Peak no domingo, 25 de junho, com o Alpine A110 Pikes Peak, lendário e uma obra-prima de engenharia para empreender nesta escalada icônica.

Aqui ficam as imagens do dia de testes de Raphaël ASTIER ao volante do Alpine A110 GT4 Evo em Drôme Provençale e tendo em vista a próxima corrida de Pikes Peak em junho:


O A110 MAIS EXTREMO DE TODOS


Projetado para lidar com as sutilezas da corrida de 19,93 km até as nuvens, o Alpine A110 Pikes Peak é uma verdadeira obra-prima de aerodinâmica e design de motor para enfrentar o desafio de Pikes Peak. Graças a uma colaboração estreita e frutífera entre as equipes do escritório de design da Alpine, lideradas por Raphaël Linari (gerente de design) e as da Signatech, lideradas por Lionel Chevalier (diretor técnico) e François Letort (gerente de projeto), o carro, o A110 mais extremo até hoje , foi convertido em uma formidável máquina de corrida.

Entre as características mais impressionantes estão os divisores e defletores intensamente pronunciados nas extremidades do spoiler, sem falar na imponente asa traseira para gerar downforce nas 156 curvas do percurso. O trabalho radical feito no Alpine A110R também aparece nas saias laterais e no difusor deste modelo único, enquanto uma entrada aparece no teto para forçar o ar para dentro do motor, resultando em quase 500 cavalos de potência. Trabalhos específicos também foram feitos para reduzir o peso do carro para apenas 950 quilos.



Os designers da Alpine adotaram totalmente sua escolha de extremos, demonstração e impacto visual, mantendo algumas proporções originais para garantir que o carro permaneça elegível para a categoria Time Attack 1, que é retratada na inclusão de uma barbatana de tubarão ‘estilo Le Mans’ na janela traseira que literalmente cortava a enorme asa traseira.

As luzes também receberam um tratamento mais agressivo. Duas barras extremamente finas cortadas a laser substituem os dois círculos na frente. Enquanto isso, as funções de luz das luzes traseiras foram deslocadas em três segmentos verticais nas longarinas e cumeeira central, como um aceno para as 24 Horas de Le Mans, reforçando também a largura percebida do carro, destacada por outros detalhes como como rodas sob medida.

A A110 PIKES PEAK PRONTA PARA LEVAR AS COISAS PARA O PRÓXIMO NÍVEL

Este Alpine único em breve embarcará para os picos americanos com o objetivo de quebrar recordes. Após sua estreia em Lurcy-Lévis em 25 e 26 de abril, o modelo receberá seu piloto designado para Pikes Peak, Raphaël Astier, que testará o carro em sua configuração final pela primeira vez na próxima semana.

Vencedor da Copa FIA R-GT 2022 com o Rally A110, Raphaël Astier conduzirá uma primeira sessão no Drôme, depois em Val Thorens. O francês, que já participou do evento quatro vezes, voará com a equipe para Colorado Springs, onde fará os preparativos finais para 25 de junho de 2023.

O que o levou a escolher a Alpine como marca para a sua participação na Pikes Peak International Hill Climb? Raphaël Astier – Diria que é uma escolha natural na medida em que já conduzo um Alpine em ralis e é um carro de que gosto particularmente. Então quando descobri que ele queria participar do Pikes Peak, não hesitei, diria…
Fonte [Les Alpinistes] 
Foto reprodução FB

Você sabia?

O Alpine A110 venceu a conhecida subida francesa de Le Mont-Dore na classe Sub 1300cc em 1965 com o falecido Jean-Pierre Jabouille. Cinco anos depois, Jean Ortelli conquistou os títulos nacionais dos Grupos 3 e 4 com o Alpine A110 1300. E em 2020, Anthony Dubois repetiu esse sucesso retumbante ao conquistar a coroa GT Sport no Campeonato Francês de Montanha com um Alpine A110 GT4.

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Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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