OLD STOCK RACE – OPALÕES – É NO MOLHADO, É NO SECO, COM EMOÇÃO É MELHOR
A quinta etapa do campeonato de muitas disputas, tempo instável e a estréia dos pneus Michelin nos Opalões.
Na largada da primeira corrida de domingo, a pista ainda estava seca e Rodrigo Pimenta #2 pulou na frente seguido de Grego Lemonias #18, que veio da segunda fila, ultrapassando Mario Broering #1 e Vinicius Pimentel #38.
Com as duas provas do final de semana, realizadas no domingo, não foram diferente das anteriores, muita disputa nas primeiras posições e nas intermediárias também. Gastaram muita borracha “nova” no asfalto de Interlagos.
Mas vamos do começo, com o alinhamento na saída dos boxes.
httpss://youtu.be/L0a0uccNMrY
Na volta de apresentação!
httpss://youtu.be/4z4Rr4ssSnk
E finalmente o larga da primeira corrida!
httpss://youtu.be/Sq31OIwqLlg
httpss://youtu.be/oc4OsRqJyng
Na corrida 1, a chuva chegou no começo das voltas o teste dos novos pneus Michelin foi colocado à prova e aprovado por todos! Na disputa pela quarta posição, entre Mario Broering #01 e Rodrigo Helal #113 houve toque na curva do Laranjinha, com asfalto num misto de molhado e óleo, uma mistura não muito interessante, fez o alerta da direção de prova que acionou a bandeira de falta de aderência (listras amarelas e vermelhas) em todo o circuito.
Tiago Gonçalves #11 que largou em quinto, com um bom rendimento do carro alcançou Grego #18 e os dois disputaram posições a cada curva durante algumas voltas. Tiago ultrapassou ao final, chegando assim em segundo. Luiz Zappelini #87, largou em décimo e terminou na quarta coloção.
Entre o refresco das corridas 1 e 2, falamos com os pilotos Rodrigo Helal, George “Grego” Lemonias e Luizão seu preparador. Também um recado importante da organização da categoria por Paulo Solariz confirmando o cuidado da categoria com a visualização imediata na pista dos pilotos, favorecento o público e profissionais na pista e nos boxes!
httpss://youtu.be/BZ9msrcGDHw
httpss://youtu.be/TcjDVv2NWyo
httpss://youtu.be/E1C7sdvOzJc
Detalhe das mudanças na padronização nos carros. As medidas foram estudadas para conter no espaço direito do para brisa o nome do piloto/numeral e no painel traseiro o numeral para identificação rápida e precisa. As medidas e posições estão à disposição da categoria com a empresa de adesivamento nos boxes do autódromo. Mais informações com a categoria.
A CLASSIFICAÇÃO GERAL DA CORRIDA 1:
1 – 2 Rodrigo M. Pimenta 26:30.885 126.303 km/h
2 – 11 Thiago Gonçalves 26:42.520 123.774 km/h
3 – 18 Georges Lemonias (M) 26:44.172 125.469 km/h
4 – 87 Luiz Carlos Zappelini (M) 26:45.086 119.501 km/h
5 – 54 Rafael Lopes 26:50.433 123.264 km/h
6 – 113 Rodrigo Helal 26:58.863 122.002 km/h
7 – 75 João Ometto Neto 26:59.966 117.397 km/h
8 – 51 P. Pimenta (M)/ Paraguay / Financial 27:28.380 120.152 km/h
9 – 93 Felipe Matos 27:29.106 118.26 km/h
10 – 22 Clodoaldo Monteiro 28:11.688 119.563 km/h
11 – 23 Fabio Franzoni 26:52.452 115.732 km/h
12 – 9 Ricardo Alvarez 26:57.879 a 1 volta 118.872 km/h
13 – 38 Vinicius Pimentel (M) 19:20.985 a 5 voltas 111.889 km/h
14 – 01 Mario Broering 4:28.310 a 10 voltas 121.154 km/h
15 – 14 Fabian Hengles 6.650 a 12 voltas – 0.000 – –
DQ – 64 Marcos Philippi 26:59.440 0.000 12 2:10.068 1 119.264 km/h
DQ – 28 Edson Souza 27:15.995 0.000 12 2:10.617 1 118.762 km/h
DQ – 78 Arnaldo Santos
#78 – PENALIZADO EM 20 SEGUNDOS POR ATITUDE ANTIDESPORTIVA
#28, 78, 64 – DESCLASSIFICADOS POR IRREGULARIDADE TÉCNICA
(fonte racing crono)
httpss://youtu.be/llx0FEpdEEE
Na corrida 2, o grid respeita a posição de chegada da primeira corrida e logo na primeira volta Rafael Lopes #54 que largou em quinto pulou para segundo e foi atrás do líder Alex Pimenta #2, assumindo a ponta antes de completar a primeira volta.
No pelotão que se formou na disputa da segunda colocação estavam Luiz Zappelini, Rodrigo Helal e Robson Molly.
Começou então a disputa mais emocionante do final de semana, Rodrigo Helal #113, vice líder do campeonato precisava da vitória para continuar na briga e Rafael Lopes #54 acelerava firme e forte para manter a liderança prova. “O meu opala estava muito bom e logo no inicio virei as 3 melhores voltas da corrida com o box me informando. Abri uma vantagem confortável na ponta, mas quando cheguei no retardatário tive um pouco de dificuldade em ultrapassa-lo e isso tirou um pouco da minha concentração, fazendo o Helal me alcançar.” disse Rafael após a prova.
Faltando duas voltas para o final, a diferença entre o primeiro e segundo colocados diminuiu e Helal, definitivamente apareceu no retrovisor do líder…
…que num erro na subida do laranjinha escapou do traçado normal e fez com que o Old Stock #113 chegasse lado a lado, numa disputa que só terminou na bandeirada, com Rafael Lopes #54cruzando a linha de chegada apenas 94 centésimos a frente de Rodrigo Helal #113. “Eu tive que ficar muito atento ao Helal pois ele é um ótimo piloto, mas consegui segura-lo por algumas voltas e apesar de ele ainda me ultrapassar em uma curva, me recuperei e graças a Deus venci. Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida.” completou Rafael depois da prova.
Helal, que cruzou em segundo com uma diferença de milésimos não poupou elogios ao amigo que fez na categoria mas disse que a disputa foi difícil e que a evolução da categoria se comprova a cada dia. “O Rafael é um grande amigo fora das pistas e vem evoluindo demais. Isso prova que o opala é um carro que requer paciência e muita administração. Foi primeira vez dele no lugar mais alto do pódio e vejo nele um piloto de garra que agora é mais um a dar bastante trabalho na pista. “ comengtou Helal.
O “S” do Senna palco de disputas fortes da Old Stock …
httpss://youtu.be/l5kEdFV3q1A
httpss://youtu.be/tuzVNVmF198
httpss://youtu.be/5JZwOz0tZeU
httpss://youtu.be/Rhxn3vgmRFI
httpss://youtu.be/sKhrO2yrmIk
httpss://youtu.be/zeUrYSINhtQ
httpss://youtu.be/f7Y8QGG0R_M
httpss://youtu.be/bYCai8EKPH0
httpss://youtu.be/SpR7K3lahFk
VEJA COMO FICOU A CLASSIFICAÇÃO GERAL DA CORRIDA 2:
1 – 54 Rafael Lopes 24:17.042 130.177 km/h
2 – 113 Rodrigo Helal 24:17.136 128.876 km/h
3 – 38 Rodrigo Leite 24:28.890 128.221 km/h
4 – 51 P. Pimenta (M)/ Paraguay / Financial 24:30.101 127.852 km/h
5 – 2 Alex Dimas 24:39.787 127.91 km/h
6 – 87 Luiz Carlos Zappelini (M) 24:44.189 128.549 km/h
7 – 23 Fabio Franzoni 25:01.055 127.225 km/h
8 – 75 Daniel Alberici 25:03.053 126.08 km/h
9 – 14 Fabian Hengles 25:11.544 125.197 km/h
10 – 11 Molly Robson 25:26.693 126.913 km/h
11 – 22 Filipe Varela 25:52.330 124.17 km/h
12 – 93 Felipe Matos 26:17.534 a 2 voltas 126.007 km/h
13 – 01 Mario Broering 11:26.604 a 7 voltas 121.337 km/h
14 – 9 Marco Maragno 8:27.730 a 8 voltas 124.007 km/h
15 – 18 Georges Lemonias (M) 0.637 a 12 voltas – 0.000 – –
DQ 64 Marcos Philippi 24:39.993 0.000 12 2:01.309 6 127.875 km/h
DQ 28 Pedro Marques (M) 24:54.005 0.000 11 2:10.080 3 119.253 km/h
DQ 78 Arnaldo Santos 26:19.443 0.000 10 2:11.230 2 118.208 km/h
#11, 22, 28 – PENALIZADOS EM 20 SEGUNDOS POR NÃO USAR TRAÇADO OFICIAL
#11 – PENALIZADO EM 20 SEGUNDOS POR CONDUTA ANTIDESPORTIVA
#28, 78, 64 – DESCLASSIFICADOS POR IRREGULARIDADE TÉCNICA
CONFIRA O CALENDÁRIO DA OLD STOCK RACE DE 2017:
1ª etapa: 30/03 a 02/04 Abril – São Paulo, Interlagos – 02 corridas
2ª etapa: 27/04 a 30/04 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas
3ª etapa: 18/05 a 21/05 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas
4ª etapa: 08/06 a 11/06 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas
5ª etapa: 29/06 a 02/07 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas
6ª etapa: 27/07 a 30/07 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas
7ª etapa: 17/08 a 20/08 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas
8ª etapa: 31/08 a 03/09 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas
9ª etapa: 14/12 a 17/12 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas
Fonte: FASP
No campeonato, dois pontos separam o líder Rodrigo Pimenta (#2) de Rodrigo Helal (#113) e com mais quatro provas pela frente, muitas disputas estão por vir e a briga pelo título começa a esquentar.
A classificação final do Campeonato Paulista da Old Stock Race, será obtida pelo sistema de pontos corridos podendo ter descartes. São três as classes de classificação:
1. Classe Geral, para todos os pilotos;
2. Classe Old Man, para pilotos de 55 anos e acima;
3. Classe Carro, para o carro que somar maior número de pontos, somados sempre pelas duas provas.
Será declarado campeão aquele piloto/carro/equipe, que somar o maior número de pontos, com descarte de duas provas. O descarte só poderá ser feito em provas que o piloto tenha participado.
A pontuação da Old Stock Race:
Segue abaixo o critério de pontuação que será atribuída ao piloto conforme sua posição ao final de cada uma das provas.
1º – 30, 2º – 28, 3º – 26, 4º – 24, 5º – 22, 6º – 20, 7º – 18, 8º – 16, 9º – 14, 10º – 12, 11º – 10, 12º – 09, 13º – 08, 14º – 07, 15º – 06, 16º – 05, 17º – 04, 18º – 03, 19º – 02, 20º – 01
Em todos os carros participantes em todas as categorias, será obrigatória a instalação de, no mínimo, uma câmera “on board” para coleta de imagens, durante os treinos livres, treinos classificatórios e prova. A câmera deverá ser instalada no Santo Antonio a direita do Piloto mostrando as mãos sobre a direção e mais as imagens dianteiras. Isso é parte integrante de documentação visual caso aja algum incidente.
A próxima etapa da Old Stock Race está marcada para o dia 30 de julho em Interlagos dentro da programação do Campeonato Paulista de Automobilismo.
A cada etapa a Old Stock Race recebe com muito carinho opaleiros vindos de todas as partes do Brasil, que chegam bem cedo e se organizam para um desfile com seus clássicos opalas e caravans de todos os modelos, anos e cores. Desta vez não foi diferente e recebemos 85 exemplares na pista. Parabéns a todos e continuem nos prestigiando.
Old Stock Race – A Emoção Está de Volta!
DROPS DA OLD STOCK RACE COM OS OPALEIROS: