OLD STOCK RACE – OPALÕES – É NO MOLHADO, É NO SECO, COM EMOÇÃO É MELHOR

A quinta etapa do campeonato de muitas disputas, tempo instável e a estréia dos pneus Michelin nos Opalões.

Largaram…a primeira corrida com chuva foi um teste para os pneus Michelin com Rodrigo Pimenta #2 puxando a fila (Foto: Humberto Silva/OSR)

Na largada da primeira corrida de domingo, a pista ainda estava seca e Rodrigo Pimenta #2 pulou na frente seguido de Grego Lemonias #18, que veio da segunda fila, ultrapassando Mario Broering #1 e Vinicius Pimentel #38.

O “S” do Senna recheado de Opalas da Old Stock na primeira largada de domingo (Foto: Humberto Silva/OSR)

Com as duas provas do final de semana, realizadas no domingo, não foram diferente das anteriores, muita disputa nas primeiras posições e nas intermediárias também. Gastaram muita borracha “nova” no asfalto de Interlagos.

Mas vamos do começo, com o alinhamento na saída dos boxes.

httpss://youtu.be/L0a0uccNMrY

Na volta de apresentação!

httpss://youtu.be/4z4Rr4ssSnk

E finalmente o larga da primeira corrida!

httpss://youtu.be/Sq31OIwqLlg

httpss://youtu.be/oc4OsRqJyng

Na corrida 1, a chuva chegou no começo das voltas o teste dos novos pneus Michelin foi colocado à prova e aprovado por todos! Na disputa pela quarta posição, entre Mario Broering #01 Rodrigo Helal #113 houve toque na curva do Laranjinha, com asfalto num misto de molhado e óleo, uma mistura não muito interessante, fez o alerta da direção de prova que acionou a bandeira de falta de aderência (listras amarelas e vermelhas) em todo o circuito.

AS DISPUTAS NAS PRIMEIRAS VOLTAS NO MOLHADO FORAM INTENSAS NO MIOLO DE INTERLAGOS (FOTO: HUMBERTO SILVA/OSR)

Tiago Gonçalves #11 que largou em quinto, com um bom rendimento do carro alcançou Grego #18 e os dois disputaram posições a cada curva durante algumas voltas. Tiago ultrapassou ao final, chegando assim em segundo. Luiz Zappelini #87, largou em décimo e terminou na quarta coloção.

LUIZ ZAPPELINI #87 DEU SHOW DE MALABARISMO NO MOLHADO (FOTO: HUMBERTO SILVA/OSR)

 

O NUMERAL NO PAINEL TRASEIRO DOS OLD STOCK, CONTEMPLADO A PARTIR DA QUINTA ETAPA PELA ORGANIZAÇÃO DA CATEGORIA, VEM FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DAS NAVES NA PISTA (FOTO: HUMBERTO SILVA/OSR)
MOMENTO EM QUE TIAGO GONÇALVES #11 SE PREPARAVA PARA ULTRAPASSAR GREGO LEMONIAS #18 E ASSUMIR A P2 NA PRIMEIRA CORRIDA (FOTO: HUMBERTO SILVA/OSR)

 

RODRIGO HELAL #113, RAFAEL LOPES #54 E LUIZ CARLOS ZAPPELINI #87 UMA CONSTANTE POR DISPUTA POR POSIÇÕES NA CORRIDA 1 (FOTO: HUMBERTO SILVA/OSR)

 

RODRIGO M. PIMENTA #2 CONFIRMANDO O P1 NA PRIMEIRA CORRIDA (FOTO: HUMBERTO SILVA/OSR)

Entre o refresco das corridas 1 e 2, falamos com os pilotos Rodrigo Helal, George “Grego” Lemonias e Luizão seu preparador. Também um recado importante da organização da categoria por Paulo Solariz confirmando o cuidado da categoria com a visualização imediata na pista dos pilotos, favorecento o público e profissionais na pista e nos boxes!

httpss://youtu.be/BZ9msrcGDHw

httpss://youtu.be/TcjDVv2NWyo

httpss://youtu.be/E1C7sdvOzJc

Detalhe das mudanças na padronização nos carros. As medidas foram estudadas para conter no espaço direito do para brisa o nome do piloto/numeral e no painel traseiro o numeral para identificação rápida e precisa. As medidas e posições estão à disposição da categoria com a empresa de adesivamento nos boxes do autódromo. Mais informações com a categoria.

NOVO LAYOUT DE IDENTIFICAÇÃO DE PILOTO E NUMERAL DOS OLD STOCK (FOTO: CONEXÃO SALOMA)

 

LAYOUT DE IDENTIFICAÇÃO DO NUMERAL NO PAINEL TRASEIRO (FOTO: CONEXÃO SALOMA)

A CLASSIFICAÇÃO GERAL DA CORRIDA 1:

1 – 2  Rodrigo M. Pimenta 26:30.885   126.303 km/h
2 – 11  Thiago Gonçalves 26:42.520   123.774 km/h
3 – 18  Georges Lemonias (M) 26:44.172   125.469 km/h
4 – 87  Luiz Carlos Zappelini (M) 26:45.086   119.501 km/h
5 – 54  Rafael Lopes 26:50.433   123.264 km/h
6 – 113  Rodrigo Helal 26:58.863   122.002 km/h
7 – 75  João Ometto Neto 26:59.966   117.397 km/h
8 – 51  P. Pimenta (M)/ Paraguay / Financial 27:28.380   120.152 km/h
9 – 93  Felipe Matos 27:29.106   118.26 km/h
10 – 22  Clodoaldo Monteiro 28:11.688   119.563 km/h
11 – 23  Fabio Franzoni 26:52.452   115.732 km/h
12 – 9  Ricardo Alvarez 26:57.879 a 1 volta   118.872 km/h
13 – 38  Vinicius Pimentel (M) 19:20.985 a 5 voltas  111.889 km/h
14 – 01  Mario Broering 4:28.310 a 10 voltas   121.154 km/h
15 – 14  Fabian Hengles 6.650 a 12 voltas – 0.000 – –

DQ – 64  Marcos Philippi 26:59.440 0.000 12 2:10.068 1 119.264 km/h
DQ – 28  Edson Souza 27:15.995 0.000 12 2:10.617 1 118.762 km/h
DQ – 78  Arnaldo Santos

#78 – PENALIZADO EM 20 SEGUNDOS POR ATITUDE ANTIDESPORTIVA
#28, 78, 64 – DESCLASSIFICADOS POR IRREGULARIDADE TÉCNICA
(fonte racing crono)

O LARGA DA CORRIDA 2, JÁ COM PISTA SECA, PROMOVENDO FORTES EMOÇÕES! (FOTO: HUMBERTO SILVA/OSR)

 

httpss://youtu.be/llx0FEpdEEE

Na corrida 2, o grid respeita a posição de chegada da primeira corrida e logo na primeira volta Rafael Lopes #54 que largou em quinto pulou para segundo e foi atrás do líder Alex Pimenta #2, assumindo a ponta antes de completar a primeira volta.

RAFAEL LOPES #54 PUXANDO A FILA DEPOIS DE UMA LARGADA SENSACIONAL! (FOTO: HUMBERTO SILVA/OSR)

No pelotão que se formou na disputa da segunda colocação estavam Luiz Zappelini, Rodrigo Helal e Robson Molly.
Começou então a disputa mais emocionante do final de semana, Rodrigo Helal #113, vice líder do campeonato precisava da vitória para continuar na briga e Rafael Lopes #54 acelerava firme e forte para manter a liderança prova. “O meu opala estava muito bom e logo no inicio virei as 3 melhores voltas da corrida com o box me informando. Abri uma vantagem confortável na ponta, mas quando cheguei no retardatário tive um pouco de dificuldade em ultrapassa-lo e isso tirou um pouco da minha concentração, fazendo o Helal me alcançar.” disse Rafael após a prova.

RAFAEL LOPES #54 ACELEROU FORTE PREVENDO A CHEGADA DE RODRIGO HELAL #113 QUE VINHA NA CAÇA DA P1. (FOTO: HUMBERTO SILVA/OSR)

 

Faltando duas voltas para o final, a diferença  entre o primeiro e segundo colocados diminuiu e Helal, definitivamente apareceu no retrovisor do líder…

RODRIGO HELAL #113 CHEGANDO EM RAFAEL LOPES #54. (FOTO: HUMBERTO SILVA/OSR)

…que num erro na subida do laranjinha escapou do traçado normal e fez com que o Old Stock #113 chegasse lado a lado, numa disputa que só terminou na bandeirada, com Rafael Lopes #54cruzando a linha de chegada apenas 94 centésimos a frente de Rodrigo Helal #113“Eu tive que ficar muito atento ao Helal pois ele é um ótimo piloto, mas consegui segura-lo por algumas voltas e apesar de ele ainda me ultrapassar em uma curva, me recuperei e graças a Deus venci. Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida.” completou Rafael depois da prova.

Helal, que cruzou em segundo com uma diferença de milésimos não poupou elogios ao amigo que fez na categoria mas disse que a disputa foi difícil e que a evolução da categoria se comprova a cada dia. “O Rafael é um grande amigo fora das pistas e vem evoluindo demais. Isso prova que o opala é um carro que requer paciência e muita administração. Foi primeira vez dele no lugar mais alto do pódio e vejo nele um piloto de garra que agora é mais um a dar bastante trabalho na pista. “ comengtou Helal.

“S” do Senna palco de disputas fortes da Old Stock …

httpss://youtu.be/l5kEdFV3q1A

httpss://youtu.be/tuzVNVmF198

httpss://youtu.be/5JZwOz0tZeU

httpss://youtu.be/Rhxn3vgmRFI

httpss://youtu.be/sKhrO2yrmIk

httpss://youtu.be/zeUrYSINhtQ

httpss://youtu.be/f7Y8QGG0R_M

httpss://youtu.be/bYCai8EKPH0

httpss://youtu.be/SpR7K3lahFk

 

VEJA COMO FICOU A CLASSIFICAÇÃO GERAL DA CORRIDA 2:

1 – 54  Rafael Lopes 24:17.042   130.177 km/h
2 – 113  Rodrigo Helal 24:17.136   128.876 km/h
3 – 38  Rodrigo Leite 24:28.890   128.221 km/h
4 – 51  P. Pimenta (M)/ Paraguay / Financial 24:30.101   127.852 km/h
5 – 2  Alex Dimas 24:39.787   127.91 km/h
6 – 87  Luiz Carlos Zappelini (M) 24:44.189   128.549 km/h
7 – 23  Fabio Franzoni 25:01.055   127.225 km/h
8 – 75  Daniel Alberici 25:03.053   126.08 km/h
9 – 14  Fabian Hengles 25:11.544   125.197 km/h
10 – 11  Molly Robson 25:26.693   126.913 km/h
11 – 22  Filipe Varela 25:52.330   124.17 km/h
12 – 93  Felipe Matos 26:17.534 a 2 voltas   126.007 km/h
13 – 01  Mario Broering 11:26.604 a 7 voltas   121.337 km/h
14 – 9  Marco Maragno 8:27.730 a 8 voltas   124.007 km/h
15 – 18  Georges Lemonias (M) 0.637 a 12 voltas – 0.000 – –

DQ 64  Marcos Philippi 24:39.993 0.000 12 2:01.309 6 127.875 km/h
DQ 28  Pedro Marques (M) 24:54.005 0.000 11 2:10.080 3 119.253 km/h
DQ 78  Arnaldo Santos 26:19.443 0.000 10 2:11.230 2 118.208 km/h

#11, 22, 28 – PENALIZADOS EM 20 SEGUNDOS POR NÃO USAR TRAÇADO OFICIAL
#11 – PENALIZADO EM 20 SEGUNDOS POR CONDUTA ANTIDESPORTIVA
#28, 78, 64 – DESCLASSIFICADOS POR IRREGULARIDADE TÉCNICA

 

CONFIRA O CALENDÁRIO DA OLD STOCK RACE DE 2017:

1ª etapa: 30/03 a 02/04 Abril – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

2ª etapa: 27/04 a 30/04 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

3ª etapa: 18/05 a 21/05 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

4ª etapa: 08/06 a 11/06 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

5ª etapa: 29/06 a 02/07 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

6ª etapa: 27/07 a 30/07 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

7ª etapa: 17/08 a 20/08 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

8ª etapa: 31/08 a 03/09 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas 

9ª etapa: 14/12 a 17/12 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

Fonte: FASP

No campeonato, dois pontos separam o líder Rodrigo Pimenta (#2) de Rodrigo Helal (#113) e  com mais quatro provas pela frente,  muitas disputas estão por vir  e a briga pelo título começa a esquentar.

A classificação final do Campeonato Paulista da Old Stock Race, será obtida pelo sistema de pontos corridos podendo ter descartes. São três as classes de classificação:

1. Classe Geral, para todos os pilotos;
2. Classe Old Man, para pilotos de 55 anos e acima;
3. Classe Carropara o carro que somar maior número de pontos, somados sempre pelas duas provas.
Será declarado campeão aquele piloto/carro/equipe, que somar o maior número de pontos, com descarte de duas provas. O descarte só poderá ser feito em provas que o piloto tenha participado.

A pontuação da Old Stock Race:
Segue abaixo o critério de pontuação que será atribuída ao piloto conforme sua posição ao final de cada uma das provas.
 – 30,  – 28,  – 26,  – 24,  – 22,  – 20,  – 18,  – 16,  – 14, 10º – 12, 11º – 10, 12º – 09, 13º – 08, 14º – 07, 15º – 06, 16º – 05, 17º – 04, 18º – 03, 19º – 02, 20º – 01

Em todos os carros participantes em todas as categorias, será obrigatória a instalação de, no mínimo, uma câmera “on board” para coleta de imagens, durante os treinos livres, treinos classificatórios e prova. A câmera deverá ser instalada no Santo Antonio a direita do Piloto mostrando as mãos sobre a direção e mais as imagens dianteiras. Isso é parte integrante de documentação visual caso aja algum incidente.

A próxima etapa da Old Stock Race está marcada para o dia 30 de julho em Interlagos dentro da programação do Campeonato Paulista de Automobilismo.

A cada etapa a Old Stock Race recebe com muito carinho opaleiros vindos de todas as partes do Brasil, que chegam bem cedo e se organizam para um desfile com seus clássicos opalas e caravans de todos os modelos, anos e cores. Desta vez não foi diferente e recebemos 85 exemplares na pista. Parabéns a todos e continuem nos prestigiando. 

Old Stock Race – A Emoção Está de Volta!

 

DROPS DA OLD STOCK RACE COM OS OPALEIROS:

OPALEIROS CHEGANDO PARA A OLD STOCK RACE (FOTO: BARBARA BONFIN/OSR)

 

OPALEIROS NO ALINHAMENTO PARA A OLD STOCK RACE (FOTO: BARBARA BONFIN/OSR)

 

OPALEIROS NA OLD STOCK RACE (FOTO: BARBARA BONFIN/OSR)

 

OPALEIROS ALINHADOS NO DESFILE (FOTO: BARBARA BONFIN/OSR)

 

OPALEIROS NO DESFILE (FOTO: BARBARA BONFIN/OSR)

 

DESFILE DOS PILOTOS NA ÁREA RESERVADA AOS OPALEIROS E ARQUIBANCADAS (FOTO: BARBARA BONFIN/OSR)

 

VALEU OPALEIROS!!!! (FOTO: BARBARA BONFIN/OSR)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights