GRANDE PRÊMIO CIDADE DE SÃO PAULO/MIL MILHAS CHEVROLET ABSOLUTA [2023] – NO CENTENÁRIO DE CAROL SHELBY, CRIADOR DO FORD GT 40, EQUIPE MC TUBARÃO ESTRÉIA SEU MC 40

A MC Tubarão inicia a temporada 2023 com a missão de conquistar o título do Grande Prêmio Cidade de São Paulo – 1000 Milhas Chevrolet Absoluta, que é a única prova de longa duração que falta para a coleção da equipe de Campo Bom (RS).
Tubarão MC 40 e Tiel Andrade Foto Divulgação

O time gaúcho veio encarar o primeiro desafio do ano no fim de semana de 21e 22/01/2023, no Autódromo Internacional de Interlagos, com o Tubarão MC40 #5 e a BMW M2 CS Racing #64, da Eurobike.

A bordo do protótipo #5, inspirado no lendário Ford GT40, o quarteto formado pelos experientes pilotos Tiel de Andrade, Paulo Sousa, Marcelo Vianna e Galid Osman. Já no carro #64, veio e passou a ser a estrelada prova, mesmo porque estava na semana do centenário de Carol Shelby o criador do carro que veio para combater as Ferraris na s corridas de longa duração, mais precisamente em Le Mans, que era território marcado pela Scuderia Ferrari e suas vitórias,

Foram 20 dias de trabalho, um novo recorde para a equipe, na preparação do carro depois da prova de Tarumã, do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, que agora teve um upgrade na motorização, passando a usar motor Ford Duratec 2.0 Turbo, que foi utilizado no Tubarão XI/Sigma P1 vencedor dos 500 KM de São Paulo, em setembro de 2022.

Para os irmãos Tiel de Andrade e Carlos Geison de Andrade (Né), o objetivo era completar as 1000 Milhas Chevrolet Absoluta. “O foco é terminar a prova sem problemas. Este é o maior desafio. Terminando assim com certeza o resultado será ótimo”, destacou Né Andrade. “Com certeza vamos terminar bem se formos até o final da corrida”, complementou Tiel.


Papo rápido – O Ford GT40 foi criado a pedido da Ford Motor Company para corridas de resistência de alto desempenho por ordens de Henry Ford II para correr nas 24 Horas de Le Mans e acabar com o reinado da Scuderia Ferrari. Isso porque Enzo Ferrari desistiu da venda de sua empresa à Ford na última hora e fez acordo coim a Fiat, atiçando Henry Ford II e este decidiu que era questão de honra bater a Ferrari em seu território de domínio. E conseguiu com louvor.

Foi quatro vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, entre 1966 e 1969. Não só isso, pois ao destronar o domínio da Ferrari, foi a primeira empresa americana a vencer a corrida e, de quebra, de forma invicta, pois venceu todas as vezes em que participou. Após sua sequência de vitórias em Le Mans recebeu o apelido de “matador de Ferraris”!

Correu no Brasil pelo Campeonato Carioca de Automobilismo. Foi criado em 1960 e em 1969 parou de ser produzido.


História/GT 40

Henry Ford II queria um Ford no Le Mans desde o início dos anos 1960. No início de 1963, a Ford teria recebido, através de um intermediário europeu, a notícia de que Enzo Ferrari estava interessado em vender para a Ford Motor Company. A Ford então gastou vários milhões de dólares em uma auditoria dos ativos da fábrica da Ferrari e em negociações legais, apenas para que a Ferrari interrompesse unilateralmente as negociações em um estágio final devido a disputas sobre a capacidade de dirigir corridas de rodas abertas.

A Ferrari queria continuar sendo a única operadora da divisão de esportes a motor de sua empresa, mas ficou furiosa quando lhe disseram que não teria permissão para competir no Indianapolis 500 se o acordo fosse concluído, já que a Ford colocou os carros da Indy usando seu próprio motor, assim não queria a concorrência da Ferrari.

Enzo interrompeu o negócio por despeito e Henry Ford II, enfurecido, direcionou sua divisão de corridas para encontrar uma empresa que pudesse construir um batedor de Ferrari no circuito mundial de corridas de resistência.

O carro teve a direção de construção por Carrol Shelby e o piloto Ken Milles que moldaram o carro que bateu mais de 3 recordes de voltas em uma mesma Le Mans, ganhando de 1966 a 1969 seguidas corridas, ganhando o título de “Killers of Ferraris” (matador de Ferraris). 

Para esse fim, a Ford iniciou as negociações com a Lotus, Lola e Cooper. Cooper não tinha experiência em GT ou protótipo e seus desempenhos na Fórmula 1 estavam em declínio.


Foi retratado no filme Ford vs Ferrari de 2019 do diretor James Mangold. O filme venceu alguns prêmios, além de receber quatro indicações no Oscar 2020, incluindo a indicação de melhor filme do ano, vencendo duas estatuetas, a de melhor edição de som e a de melhor montagem.
Estrelado por Matt Damon e Christian Bale, o filme conta a história de uma equipe excêntrica e determinada de engenheiros e designers estadunidenses, liderada pelo visionário automotivo Carroll Shelby e seu motorista britânico Ken Miles, que são despachados por Henry Ford II e Lee Iacocca com a missão de construir o Ford GT40, um novo carro de corrida com potencial para finalmente derrotar a sempre dominante equipe da Ferrari na corrida das 24 Horas de Le Mans de 1966, na França.


Treinos e corrida

Após a forte chuva na tarde de sexta-feira (20), que interrompeu o classificatório para a corrida do fim de semana, a equipe largou na quinta colocação com o Tubarão MC40 #5, da categoria P2, com o tempo de 1:39.642

Foto Rodrigo Ruiz/Divulgação

Depois de enfretarem problemas mecânicos por volta das 3 horas de prova, o protótipo Tubarão MC40 #5, a equipe ainda ficou com o terceiro lugar na categoria P2. “Tivemos problemas no protótipo, precisamos deixar a corrida antes do que gostaríamos. O carro estava muito bem nos treinos, tanto que largamos com o quinto melhor tempo.”, finalizou Tiel Andrade sobre o MC 40, que veio para ficar e com os acertos que virão vai ser um dos fortes candidatos a vitórias.

Equipe MC Tubarão Foto Rodrigo Ruiz/Divulgação

Em tempo, a BMW M2 CS pilotada pelo quarteto Henry Visconde/Lucca Visconde/Enzo Visconde/Lucas Foresti, ficou em terceiro na geral e em segundo na categoria GT4.

Classificação da prova

Copyright © 2023 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights