FÓRMULAS – NO CAMPEONATO PAULISTA DE AUTOMOBILISMO, GRID ÚNICO DAS FÓRMULAS – F-Vee E 1600

As categorias de monopostos regionais do automobilismo paulista, F-1600, F-Vee, e Interlagos Motor Clube mais Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), para e edição do campeonato de 2019 e na próxima etapa, dias 20 e 21 de abril,  serão reunidas em um mesmo grid, porém mantendo provas de classificação e resultado de campeonatos em separado.

 

Foto reprodução de imagem do site da FASP

 

O presidente da FASP, José Aloízio Cardozo Bastos, fala da mudança será benéfica para todos: “Além de mostrar o espírito de cooperação dos pilotos e preparadores, a junção dessas duas categorias de monopostos vai proporcionar um espetáculo mais emocionante e um grid muito mais consistente, além de acelerar o aprendizado dos pilotos nessas categorias de base já que teremos mais concorrentes na pista.” Flávio Menezes e Renato Marlia, dois dos representantes das categorias F-Vee e F-1600, respectivamente, que estiveram na reunião concordaram com a unificação e acreditam que a medida vai beneficiar a todos os envolvidos.

 

Clemente: (fvee.com.br)
Flávio Menezes, diretor da F-Vee: “Essa união vai aumentar o grid e oferecer melhor espetáculo”  Foto fvee.com.br

 

Menezes, diretor esportivo da F-Vee, lembrou que o desempenho semelhante dos dois monopostos é um fator catalisador para essa decisão: “Como os dois carros tem praticamente o mesmo desempenho, não vejo nenhum problema nessa união. Isso aumenta o grid, oferece um espetáculo melhor e já vimos outras categorias que largam juntas sem qualquer problema.”

De fato, os tempos anotados na primeira rodada da temporada 2019 do Campeonato Paulista das duas categorias mostram equilíbrio entre a F-Vee e a F-1600, que usam equipamento bastante semelhante: a primeira utiliza o motor VW EA-111 e a segunda o Ford Rocam 1.6 enquanto os chassis têm praticamente as mesmas características e dimensões. No início do ano o melhor tempo de largada para a F-Vee foi de 2”00”471, assinalado por Augusto Santin, enquanto Lello Assumpção marcou 2’00 151 para garantir a pole position para a primeira bateria da F-1600.

 

Renato Marlia, chefe de equioe da 1600: “Será muito bom ter grid mais numeroso”  Foto Divulgação Gara Competition

 

Renato Marlia, que tem sua própria equipe, concorda com Menezes e e vai além: “Será muito bom montar esse grid mais numeroso. Vamos treinar e correr juntos e classificar em separado. Igualmente importante será criar uma forma de diferenciar as categorias, já que os carros são muito parecidos.”

De acordo com Marcos Ramaciotti (presidente do Conselho Técnico Desportivo Paulista), as duas categorias vão treinar e correr juntas: “e só serão separadas para a prova de classificação e no resultado das corridas e de campeonato”.

Cláudio Vieira, presidente do Interlagos Motor Clube e um dos incentivadores da união das duas fórmulas, lembra que os carros deverão ganhar detalhes que facilitem a identificação por parte do público e dos comissários desportivos: “Estamos considerando usar uma cor específica para o topo do santantônio e um protocolo de numeração onde uma categoria teria, por exemplo, o espaço do numeral com fundo branco e o número em preto e a outra o fundo preto com os números em branco.”

As datas do calendário de 2019:
1ª etapa: 27 de Janeiro
2ª etapa: 24 de Fevereiro
3ª etapa: 21 de Abril
4ª etapa: 19 de Maio
5ª etapa: 9 de Junho
6ª etapa: 7 de Julho
7ª etapa: 4 de Agosto
8ª etapa: 8 de Setembro
9ª etapa: Data a confirmar, Autódromo Velo Cittá
10ª etapa: 22 de Dezembro

*Todas as provas acontecem em Interlagos, exceto quando indicado outro circuito.

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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