PORSCHE CUP – NA ABERTURA DA TEMPORADA DE #2019, GRID FANTÁSTICO E ARQUIBANCADAS LOTADAS

10 mil espectadores, sábado com tempo “lusco fusco” em Interlagos, vitórias de Marçal Müller na primeira corrida e outras inéditas: a primeira de Vitor Baptista na classe 4.0, a primeira de Enzo Elias (3.8) e a primeira de Felipe Baptista. Antes das provas Dener Pires fez um papo rápido (abaixo) de como será a edição de 2019 da categoria, com grid cheio, emoção e arquibancadas cheias!

 

Largada da Etapa 1 em Interlagos – corrida 1    Foto arquivo CS

 

 

Felipe Baptista, com 15 anos, 11 meses e oito dias de idade, é agora o piloto mais jovem a ganhar uma corrida na história da Porsche Império Cup – e o mais jovem vencedor em categorias de GT na história do automobilismo brasileiro.

O resultado da segunda corrida foi ainda uma “dobradinha em dobro”. Além de arrebatar os dois troféus de primeiro lugar, os irmãos Baptista colocaram a Shell Racing no alto dos dois pódios. Com o resultado, Vitor é o líder na Carrera Cup 4.0, mas na Carrera Cup 3.8 o primeiro no campeonato é Enzo Elias, vencedor da primeira corrida depois de largar na pole. Elias foi o maior pontuador da etapa.

 

Largada da Etapa 1 em Interlagos – corrida 2   Foto arquivo CS

 

Nas classes GT3 as disputas foram igualmente intensas até as bandeiradas. Na 4.0, Rodrigo Mello garantiu a primeira vitória do ano na volta final, em manobra decisiva sobre Maurizio Billi. Na prova da tarde, foi a vez de Tom Filho acertar a relargada na volta final para subir no alto do pódio. De quebra, ele garantiu a liderança na divisão, com cinco pontos de vantagem sobre Mello.

 

Rodrigo Mello #29 P1 na 4.0   Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

Tom Filho #19 P1 na 4.0 na corrida 2   Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

Já a GT3 3.8 viu seus protagonistas entre os postulantes ao pódio no geral, mostrando forte performance já nas provas de estreia. Urubatan Junior levantou a primeira com o quarto lugar no geral, e Nelson Monteiro, com terceiro no geral, venceu a prova da tarde. Ele lidera o campeonato.

 

Urubatan Junior #1   Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

Nelson Monteiro   Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

Outra novidade da etapa foi a eleição do piloto do dia, por meio de votação na internet durante as corridas. E o primeiro contemplado foi justamente o maior vencedor de títulos da história da Porsche Império Carrera Cup: Miguel Paludo   Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

As corridas

Prova 1

 

Conversamos com Marçal Müller antes da corrida 1 (abaixo) e fez valer a pole e saltou na frente. Partindo de terceiro, Werner Neugebauer se posicionou bem por dentro na primeira perna do S do Senna e levou vantagem sobre Vitor Baptista. Este perdeu a posição também para Miguel Paludo na entrada da reta oposta.

 

 

 

 

 

 

Na classe 3.8 Enzo Elias segurou bem a liderança, seguido por Murilo Coletta. O destaque da largada foi Matheus Coletta, que passou Matheus Iorio. Mas logo na segunda volta Murilo passou Enzo, no que se desenhava como uma das principais disputas da corrida, com Iorio e Matheus também embutidos nos ponteiros da divisão.

 

 

A 23 minutos da bandeirada, Felipe Baptista e Matheus Coletta vinham emparelhados. O competidor do carro #121 tentou por fora no fim da reta oposta para avançar ao quarto lugar, mas os carros tiveram contato. Ambos conseguiram voltar para a circuito. Na quinta passagem o top 5 da prova seguia inalterado, com Marçal, Werner, Paludo, Vitor e Ricardo Baptista. Em sexto, Maurizio Billi liderava na classe GT3. Pela 3.8 os cinco primeiros eram Murilo, Enzo, Iorio, Chico Horta (liderando na GT3) e Urubatan Junior.

Na sétima volta Enzo chegou para o ataque sobre Murilo. E na tentativa trouxe junto Matheus Iorio – os três chegaram a ficar emparelhados no miolo. Mas a ordem entre eles permaneceu a mesma.

 

Rouman Ziemkiewicz e Dominique Teysseyre duelavam pelo quarto lugar na classe 4.0 GT3 Cup – se tocaram e Tom Filho #19 que acompanhava a disputa assumiu a posição dos dois   Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

 

Na 12ª volta Matheus Iorio se aproveitou do fato de Enzo Elias ter ficado encaixotado atrás do líder da 3.8, Murilo Coletta. Iorio emparelhou por fora e fez belíssima manobra para avançar ao segundo lugar.

Nos dez minutos finais, o fator retardatários começou a entrar em jogo para os líderes das duas categorias. Muito pressionado por Vitor Baptista pelo terceiro lugar, Paludo era hábil para jogar com o tráfego.

 

Na abertura da 16ª volta o competidor da Shell retardou a freada na tomada do S do Senna e se lançou por fora. Levou a melhor na segunda perna e ganhou a posição    Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

Já na 3.8, depois de perder contato com Murilo e Iorio, Enzo Elias se recuperou e colou na dupla novamente. A três minutos da abertura da última volta, a diferença entre eles era inferior a meio segundo. Naquele momento, Chico Horta escapou da pista, perdendo a liderança na classe GT3 Cup. Melhor para Urubatan Junior, que em quarto na categoria assumiu a dianteira na classe. Já na GT3 Cup 4.0, Maurizio Billi mostrou sangue frio para se defender de Rodrigo Mello no minuto final.

 

 

Matheus Iorio tentou por fora no Pinheirinho. Murilo Coletta defendeu, Matheus espalhou. Mas quem levou a melhor foi Enzo Elias, oportunista, para recuperar a liderança na penúltima volta.

 

Vitor abriu dois segundos de Paludo e Ricardo Baptista vinha em quinto  Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

Na volta final, Rodrigo Mello superou Billi para assumir a liderança na GT3 Cup 4.0 com o sétimo lugar no geral   Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

 

Marçal corria tranquilo na ponta para ganhar liderando todas as voltas sem ser ameaçado. Werner acompanhava em segundo lugar   Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

 

Na 3.8 Murilo insistia para cima de Enzo Elias até a bandeirada. Mas era o dia do pole. Foi a primeira vitória do jovem brasiliense na Porsche Império Carrera Cup 3.8. Murilo foi segundo    Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

Enzo Elias e Eduardo Bassani Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

 

Iorio terminou em terceiro, Urubatan ganhou a GT3 Cup com o quarto lugar no geral, e Felipe Baptista ainda teve fôlego para se recuperar e receber a bandeirada em quinto, levando para casa seu primeiro troféu no evento logo na prova de estreia   Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

Nas classes GT3 as disputas foram muito acirradas, com seus protagonistas inclusive figurando consistentemente entre os cinco primeiros, tanto na 4.0 quanto na 3.8.

 

Rodrigo Mello venceu a primeira com bela ultrapassagem na última volta Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

Resultado Geral, corrida 1:

 

POS PILOTO TEMPO
1 544 Marçal Müller 00:32:37.671
2 8 Werner Neugebauer 00:32:38.345
3 120 Vitor Baptista 00:32:41.555
4 7 Miguel Paludo 00:32:44.412
5 27 Ricardo Baptista 00:32:55.021
6 21 Eloi Khouri 00:32:55.303
7 53 Rodrigo Mello 00:33:05.974
8 34 Maurizio Billi 00:33:06.312
9 71 Pedro Aguiar 00:33:08.049
10 10 Adalberto Baptista 00:33:09.128
11 177 Marcel Coletta 00:33:16.461
12 19 Tom Filho 00:33:16.579
13 54 Carlos Renaux 00:33:40.131
14 73 Enzo Elias 00:33:49.232
15 77 Murilo Coletta 00:33:50.975
16 145 Matheus Iorio 00:33:51.291
17 5 Sylvio de Barros 00:34:05.945
18 1 Urubatan Junior 00:34:10.017
19 121 Felipe Baptista 00:34:10.279
20 87 Nelson Monteiro 00:34:16.723
21 0 Marcelo Tomasoni 00:32:39.789
22 50 Ramon Alcaraz 00:32:41.055
23 17 Fran Lara 00:32:47.057
24 14 André Gaidzinski 00:32:53.502
25 144 Alessandro Marchini 00:33:05.810
26 83 Marco Billi 00:33:10.617
27 26 Cesar Urnhani 00:33:12.072
28 85 Eduardo Menossi 00:33:24.408
29 77 Chico Horta 00:33:28.131
30 199 Nelsinho Marc 00:33:30.717
31 277 Matheus Coletta 00:33:31.524
32 45 Paulo Totaro 00:33:38.498
33 555 Ayman Darwich 00:33:42.809
34 71 SangHo Kim 00:33:56.945
35 15 Leonardo Sanchez 00:32:56.164
36 33 Dominique Teysseyre 00:13:20.203
DQ 80 Rouman Ziemkiewicz 00:33:58.824
Categorias:
Carrera Cup 4.0 e GT3 4.0:
Pódio da Carrera Cup 4.0 corrida 1   Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

 

Pódio GT3 4.0 corrida 1 Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

  1. Marçal Müller 32min32s671
  2. Werner Neugebauer +0.674
  3. Vitor Baptista +3.884
  4. Miguel Paludo +6.741
  5. Ricardo Baptista +17.350
  6. Eloi Khouri +17.632
  7. Rodrigo Mello * +28.303
  8. Maurizio Billi * +28.641
  9. Pedro Aguiar +30.378
  10. Adalberto Baptista * +31.457
  11. Marcel Coletta +38.790
  12. Tom Filho * +38.908
  13. Carlos Renaux * +1min02s460
  14. Sylvio de Barros * +1min28s274
  15. Dominique Teysseyre* +12 voltas

Desclassificado: Rouman Ziemkiewicz

Legenda: * GT3

 

Carrera Cup 3.8 e GT3 3.8:

 

Enzo Elias P1 na Carrera Cup 3.8 – corrida 1   Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

Pódio GT3 3.8 – corrida 1   Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

  1. Enzo Elias 33min49s232
  2. Murilo Coletta +1.743
  3. Matheus Iorio +2.059
  4. Urubatan Junior * +20.785
  5. Felipe Baptista +21.047
  6. Nelson Monteiro * +27.491
  7. Marcelo Tomasoni +1 volta
  8. Ramon Alcaraz* +1 volta
  9. Fran Lara * +1 volta
  10. André Gaidzinski * +1 volta
  11. Alessandro Marchini* +1 volta
  12. Marco Billi* +1 volta
  13. Cesar Urnhani * +1 volta
  14. Eduardo Menossi* +1 volta
  15. Chico Horta* +1 volta
  16. Nelsinho Marc* +1 volta
  17. Matheus Coletta* +1 volta
  18. Paulo Totaro * +1 volta
  19. Ayman Darwich* +1 volta
  20. SangHo Kim* +1 volta
  21. Leonardo Sanchez* +2 voltas

Legenda: * GT3

 

 

A volta de Cesar Urnhani para as competições e com estilo já na Porsche Império Carrera Cup, disputando a Cup 3.8.

 

 

 

Prova 2

 

Marçal Müller sorteou o número 6 após o pódio da primeira prova, colocando Eloi Khouri na pole da segunda. Na 3.8, Enzo Elias sorteou o 8, levando Ramon Alcaraz para a posição de honra.

 

 

Vitor Baptista saltou de quarto para a liderança atacando por fora em uma formidável manobra de largada. Ricardo Baptista veio a seguir, com Werner Neugebauer em terceiro, Eloi em quarto e Paludo em quinto. Na 3.8 Alcaraz sustentou a liderança inicialmente, mas Felipe Baptista (que a exemplo do irmão mais velho também havia largado em quarto) foi quem cruzou a linha de chegada em primeiro na volta inaugural. Matheus Iorio era segundo.

 

 

 

Werner atacou Ricardo Baptista na freada do S do Senna na abertura da quarta volta. Na segunda perna porém, os carros se tocaram   Foto: Felipe Augusto Fotografia Copyright © Felipe Augusto Fotografia / Felipe Augusto / F. A. Media

 

Eloi embutiu na traseira de Baptista, mas Paludo foi quem leu melhor a situação, passando Werner e Eloi na manobra.

Já na 3.8, Felipe Baptista e Matheus Iorio vinham duelando pela liderança, com alguma vantagem já sobre Enzo Elias.

Passados dez minutos de prova, Vitor tinha aberto uma reta do segundo colocado Ricardo Baptista. Mas entre ele, Paludo, Eloi e Marçal não havia diferença.

Até que o safety-car precisou ser acionado na sétima volta, para desobstruir a área de escape no fim da reta dos boxes, onde houve um acidente com quatro carros – e outros rodando para evitar contato. Siga abaixo a sequência a partir das lentes fotógrafo Felipe Augusto:

 

Fotos: Felipe Augusto Fotografia Copyright © Felipe Augusto Fotografia / Felipe Augusto / F. A. Media

 

 

Naquela altura da prova, Iorio aparecia à frente de Felipe Baptista e num respeitável oitavo lugar no geral com o carro da 3.8. Enzo Elias era terceiro na classe, à frente de Fran Lara e Nelson Monteiro.

Os líderes na divisão GT3 eram Tom Filho, em sétimo no geral com o carro da 4.0, e Fran Lara, em 12º no geral e quarto entre os carros da geração “991-1”.

A 10 minutos da volta final Vitor Baptista foi esperto na relargada e deixou para Ricardo Baptista a tarefa de se defender do assédio de Paludo e de Eloi. Na 3.8 Iorio sustentou a ponta, favorecido também por uma escapada de Felipe Baptista, que retornou à pista na curva do Sol sem perder a segunda posição.

Na 11ª volta, Eloi surpreendeu Paludo por dentro no bico de pato e assumiu a terceira posição. Em incidente entre carros de motorização diferente, o líder da 3.8 Matheus Iorio sofreu contato do 4.0 de Sylvio de Barros. Felipe Baptista agradeceu, assumindo a liderança.

E novamente o safety-car foi acionado para resgate de dois carros rodados na segunda perna do S do Senna.

 

 

A corrida relargou para a última volta. Vitor de novo saltou bem na frente para ganhar a prova. Ricardo Baptista perdeu posições para Eloi e Paludo e cruzou em quarto, à frente de Marçal. Em sétimo, Tom Filho ganhou na divisão GT3.

Na 3.8 Felipe também levou até o final em primeiro, para festa da família e da Shell Racing. Aos 15 anos de idade, é o piloto mais jovem a ganhar corrida com os carros de corrida mais produzidos no planeta. Enzo Elias cruzou em segundo lugar. Nelson Monteiro foi terceiro e venceu na GT3, Paulo Totaro foi quarto e Ayman Darwich quinto. Destaque para Totaro e Darwich: ambos avançaram nada menos que 21 posições em relação ao ponto em que largaram na prova.

 

Resultado Geral, corrida 2:

 

POS PILOTO TEMPO
1 120 Vitor Baptista 00:31:41.974
2 21 Eloi Khouri 00:31:44.205
3 7 Miguel Paludo 00:31:44.822
4 27 Ricardo Baptista 00:31:45.492
5 544 Marçal Müller 00:31:45.882
6 71 Pedro Aguiar 00:31:46.492
7 19 Tom Filho 00:31:47.007
8 80 Rouman Ziemkiewicz 00:31:47.601
9 121 Felipe Baptista 00:31:51.881
10 73 Enzo Elias 00:31:52.088
11 33 Dominique Teysseyre 00:31:52.261
12 87 Nelson Monteiro 00:31:55.467
13 45 Paulo Totaro 00:31:56.462
14 555 Ayman Darwich 00:31:56.576
15 1 Urubatan Junior 00:31:56.981
16 0 Marcelo Tomasoni 00:31:57.805
17 50 Ramon Alcaraz 00:31:58.233
18 83 Marco Billi 00:31:58.426
19 85 Eduardo Menossi 00:32:01.772
20 199 Nelsinho Marc 00:32:02.223
21 71 SangHo Kim 00:32:04.872
22 15 Leonardo Sanchez 00:32:22.987
23 17 Fran Lara 00:30:59.371
24 144 Alessandro Marchini 00:27:50.946
25 145 Matheus Iorio 00:21:31.985
26 77 Chico Horta 00:21:43.062
27 26 Cesar Urnhani 00:21:44.238
28 10 Adalberto Baptista 00:10:00.287
29 34 Maurizio Billi 00:10:00.564
30 53 Rodrigo Mello 00:10:00.837
31 54 Carlos Renaux 00:10:01.426
32 177 Marcel Coletta 00:08:41.091
33 8 Werner Neugebauer 00:04:55.661
34 77 Murilo Coletta 00:06:02.388
35 14 André Gaidzinski 00:00:02.815
36 277 Matheus Coletta 00:00:03.773
DQ 5 Sylvio de Barros 00:31:58.887
Categorias:

Carrera Cup 4.0 e GT# 4.0:

 

Vitor Baptista P1 Cup 4.0 – corrida 2 Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

Tom Filho P1 GT3 4.0 – corrida 2    Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

  1. Vitor Baptista 31min41s974
  2. Eloi Khouri +2.231
  3. Miguel Paludo +2.848
  4. Ricardo Baptista +3.518
  5. Marçal Müller +3.908
  6. Pedro Aguiar +4.518
  7. Tom Filho * +5.003
  8. Rouman Ziemkiewicz *+5.627
  9. Dominique Teysseyre* +10.287
  10. Sylvio de Barros * +16.913
  11. Adalberto Baptista * +10 voltas
  12. Maurizio Billi * +10 voltas
  13. Rodrigo Mello * +10 voltas
  14. Carlos Renaux * +10 voltas
  15. Marcel Coletta +11 voltas
  16. Werner Neugebauer +13 voltas

Legenda: * GT3

 

Carrera Cup 3.8 e GT3 3.8:

 

Felipe Baptista na Cup 3.8 P1 – corrida 2    Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

Nelson Monteiro GT3 3.8 P1 – corrida 2 Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

  1. Felipe Baptista 31min51s881
  2. Enzo Elias +0.207
  3. Nelson Monteiro * +3.586
  4. Paulo Totaro * +4.581
  5. Ayman Darwich* +4.695
  6. Urubatan Junior * +5.100
  7. Marcelo Tomasoni +5.924
  8. Ramon Alcaraz* +6.352
  9. Marco Billi* +6.545
  10. Eduardo Menossi* +9.891
  11. Nelsinho Marc* +10.342
  12. SangHo Kim* +12.991
  13. Leonardo Sanchez* +31.106
  14. Fran Lara * +1 volta
  15. Alessandro Marchini* +2 voltas
  16. Matheus Iorio +5 voltas
  17. Chico Horta* +5 voltas
  18. Cesar Urnhani * +5 voltas
  19. Murilo Coletta +13 voltas
  20. André Gaidzinski * +16 voltas
  21. Matheus Coletta* +16 voltas

Legenda: * GT3

 

Como ficou os campeonatos após a Etapa 1:

 

Carrera Cup 4.0

 

Vitor Baptista  Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

  1. Vitor Baptista 38 pontos
  2. Marçal Müller 34
  3. Miguel Paludo 32
  4. Eloi Khouri 30
  5. Ricardo Baptista 28
  6. Werner Neugebauer 20
  7. Pedro Aguiar 18
  8. Tom Filho 14
  9. Rodrigo Mello 10
  10. Sylvio de Barros 9
    Maurizio Billi 9
  1. Rouman Ziemkiewicz 8
  2. Adalberto Baptista 7
    Dominique Teyseeyre 7
  1. Marcel Coletta 6
  2. Carlos Renaux 4

 

GT3 Cup 4.0

 

Tom Filho   Foto Rafa Catelan

 

  1. Tom Filho 17 pontos
  2. Rodrigo Mello 12
  3. Sylvio de Barros 10
    Maurizio Billi 10
  1. Adalberto Baptista 8
    Rouman Ziemkiewicz 8
  1. Dominique Teysseyre 6
    Carlos Renaux 6

 

Carrera Cup 3.8

 

Enzo Elias Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

  1. Enzo Elias 40 pontos
  2. Felipe Baptista 34
  3. Nelson Monteiro 28
  4. Urubatan Junior 26
  5. Murilo Coletta 20
  6. Marcelo Tomasoni 19
  7. Matheus Iorio 18
  8. Ramon Alcaraz 17
  9. Paulo Totaro 14
  10. Marco Billi 12
    Ayman Darwich 12
  1. Fran Lara 10
  2. Eduardo Menossi 9
  3. André Gaidzinski 7
    Alessandro Marchini 7
  1. Nelsinho Marc 5
  2. Cesar Urnhani 4
    SangHo Kim 4
  1. Leonardo Sanchez 3
  2. Chico Horta 2
  3. Matheus Coletta 0

 

GT3 Cup 3.8

 

Nelson Monteiro Foto Luca Bassani_Porsche Império Carrera Cup

 

  1. Nelson Monteiro 20
  2. Urubatan Junior 17
  3. Ramon Alcaraz 12
  4. Paulo Totaro 8
  5. Fran Lara 7
    Marco Billi 7
  1. André Gaidzinski 6
    Ayman Darwich 6
  1. Alessandro Marchini 5
  2. Cesar Urnhani 3
  3. Eduardo Menossi 2
  4. Nelsinho Marc 1
  5. SangHo Kim 0
    Leonardo Sanchez 0
    Chico Horta 0
    Matheus Coletta 0

 

Evento Porsche Talk/Porsche Cup

Com a parceria iniciada ano passado, os integrantes do maior clube de Porsche das Américas – Porsche Talk Brasil – leva para a pista em duas baterias os integrantes com seus Porsche para acelerar no habitat da marca, acelerar e velocidade pura em pista segura e evento suporte da marca. E antes um briefing com o diretor da prova, indispensável para quem quer levar seu bólido para acelerar na pista de Interlagos.

A organização da Porsche Cup alinhada com o Staff do Clube, fazem o evento ser único em organização e proporciona um paddock com alimentação e outras atividades para a família e seus pequenos. Alimentação, games e simuladores são algumas das atrações e os papos correm soltos sendo um encontro de fans da marca.

 

 

Saída para a pista da Bateria 1 do Porsche Talk:

 

 

Calendário #2019 da Porsche Império Carrera Cup:

[reprodução]

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.