FÓRMULA E [E-RACER] – E-PRIX DO MÉXICO INICIA NOVA FASE DA CATEGORIA E DOS PILOTOS BRASUCAS

A etapa mexicana estreia o novo carro da Fórmula E, o chamado Gen3, produzido pela francesa Spark, representando uma grande evolução técnica frente à versão anterior, o Gen2, podendo chegar a até 322 km/h

Com carro defasado, Di Grassi crava a pole e conquista 40º pódio na Fórmula E durante a etapa de abertura do Campeonato Mundial de Fórmula E, no Autódromo Hermanos Rodriguez, no México

O brasileiro começou o dia cravando uma inesperada pole position, uma vez que ele próprio admitira que seu início de temporada seria difícil pelo atraso no trabalho de desenvolvimento do carro da equipe Mahindra, seu novo time na categoria.

Mas foi na corrida que o campeão mundial de Fórmula E magnetizou as atenções, transformando-se no foco da transmissão da prova, inicialmente por largar na pole, depois pelo maior consumo de energia de seu carro e, finalmente, pelo fato de todos saberem que o brasileiro lutava por posições com um equipamento menos competitivo que seus concorrentes.

“Nosso carro ainda tem muito o que evoluir. A gente ainda não está com tudo otimizado”, explicou Di Grassi. “Sabíamos que seria uma corrida difícil contra os carros equipados cm motor Porsche aqui. Tentei manter a ponta e depois vi que minha energia estava menor que a do Jake (Dennis) e do Pascal (Wehrlein). Consegui segurar bem o (Jake) Hugues no final e terminar em terceiro. Foi um pódio sensacional na minha primeira corrida com a Mahindra. Foi também a maior surpresa da minha carreira essa pole e o pódio aqui no México. E a gente tem muito o que melhorar no nosso carro ainda”, completou. Com a bandeira do Brasil, Lucas comemora resultado entre os fãs do México – Crédito: Spacesuit Media

A CORRIDA – Lucas largou bem para os 4.304 Km e suas 16 curvas no sentido horário, conseguiu liderar por algumas voltas. Mas a partir da nona volta o menor desempenho do carro começou a pesar e ele passou a sofrer forte pressão do pelotão que vinha embolado atrás. Na 12ª volta, foi ultrapassado pelo britânico Jake Dennis (equipe Andretti), que se fez valer do melhor desempenho de seu motor Porsche para garantir a ponta e não mais perdê-la.


O brasileiro durante a etapa do México: pole e pódio com carro menos competitivo
Crédito: Spacesuit Media

Depois de resistir por várias voltas, Di Grassi praticamente abriu passagem para o alemão Pascal Wehrlein (equipe Porsche). Na 29ª volta, já acelerando menos para economizar energia, o brasileiro deixou aberta a porta para Wehrlein, que imediatamente iniciou uma caça infrutífera ao líder.

A partir daí o brasileiro da Mahindra viveu o drama de ter que economizar energia para conseguir cruzar a linha de chegada, ao mesmo tempo em que se defendia dos ataques do britânico Jake Hughes (McLaren) e o alemão André Lotterer (Andretti). A tensão foi maior nas cinco voltas finais, adicionadas pela direção de prova em função das bandeiras amarelas que exigiram três entradas do safety car – mas que mesmo assim consumiram energia dos carros. No final, Di Grassi cruzou a linha de chegada com apenas 0,1% de bateria, à beira de uma pane elétrica.

Outro piloto brasileiro, Sergio Sette Câmara não teve a melhor estreia para a temporada 2023 da Fórmula E. No ePrix do México do final de semana, o brasileiro cruzou a linha de chegada na 16º – seu companheiro Dan Ticktum foi 17º e último – e reconheceu que ainda há pontos a melhorar com a NIO 333.

Com casa nova na sua terceira temporada completa na categoria elétrica, trocou a Dragon pelo novo time com a chegada do Gen3.

Avaliando o final de semana no Hermanos Rodríguez, Sette Câmara sabe que a NIO 333 tem potencial para entregar bons resultados, mas ainda precisa analisar os dados para ajustar tudo para as corridas.

“Tivemos um ritmo bom durante os treinos livres, também acho que na classificação tinha totais condições de ir para os duelos. Acabamos apostando em uma estratégia que tinha poucas voltas para acertar e nas poucas voltas que tive, uma peguei tráfego e a outra eu errei”, disse em entrevista à FE. [NIO 333 Formula-E Team]

CLASSIFICAÇÃO DO E-PRIX DO MÉXICO


Mundial de Fórmula E – PRÓXIMA CORRIDA/HORÁRIOS
2ª e 3ª Etapas – Arábia Saudita

Sexta-feira

Treino Livre 2: 07h25 às 08h15
Classificação: 09h40 – 10h55
Corrida: 14:03 às 15h50

Sábado
Treino Livre 3: 07h25 às 08h15
Classificação: 09h40 – 10h55
Corrida: 14:03 às 15h50

CALENDÁRIO E-PRIX/2023

  •  1ª ETAPA – ePrix da Cidade do México – México – 14/01/2023
  •  2ª e 3ª ETAPAS – ePrix de Diriyah – Arábia Saudita – 27 e 28/01/2023
  • 4ª ETAPA – ePrix de Hyderabad – Índia – 11/02/2023
  • 5ª ETAPA – ePrix da Cidade do Cabo – África do Sul – 25/02/2023
  • 6ª ETAPA – ePrix de São Paulo – Brasil – 25/03/2023
  • 7ª e 8ª ETAPAS – ePrix de Berlim – Alemanha – 22 e 23/04/2023
  • 9ª ETAPA – ePrix de Mônaco – Monte Carlo – 06/05/2023
  • 10ª e 11ª ETAPAS – ePrix de Jakarta – Indonésia – 03 e 04/06/2023
  • 12ª ETAPA – ePrix de Portland – EUA – 24/06/2023
  • 13ª e 14ª ETAPAS – ePrix do Roma – Itália – 15 e 16/07/2023
  • 15ª e 16ª ETAPAS – ePrix de Londres – Reino Unido – 29 e 30/07/2023

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Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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