FÓRMULA 1 – MAX VERSTAPPEN ENCERRA TEMPORADA DE RECORDES COM MAIS UMA VITÓRIA EM ABU DHABI, SENDO MAIOR VITORIOSO NO CIRCUITO

Max Verstappen, da Oracle Red Bull Racing, terminou a temporada em grande estilo ao alcançar a 19ª vitória recorde em 2023, com mais uma exibição dominante no Grande Prêmio de Abu Dhabi.
Largada GP Abu Dhabi 2023 Foto Red Bull Content Pool

O tricampeão mundial, que tem sido de longe o melhor piloto do grid e liderou por mais de 1.000 voltas durante a temporada de 2023, largou da pole position e só sofreu leve pressão no início de Leclerc e garantiu mais uma vitória no Circuito Yas Marina.

O companheiro de equipe Sergio Pérez também fez uma corrida de recuperação ao cruzar a linha de chegada em segundo, embora tenha sido empurrado para o quarto lugar devido a uma penalidade de cinco segundos por causar uma colisão com Lando Norris.

Em outra posição, Yuki Tsunoda, da Scuderia AlphaTauri, teve uma corrida inesquecível, pois foi um dos últimos pilotos a ir aos boxes e se viu liderando o Grande Prêmio após 19 voltas. O piloto japonês acabaria por terminar em oitavo lugar e foi eleito o piloto do dia, enquanto o companheiro de equipa Daniel Ricciardo ficou fora dos pontos ao terminar em 11º.

CITAÇÕES

ORACLE RED BULL RACING


MAX VERSTAPPEN – 1º
“Foi uma temporada inesquecível. Foi emocionante dirigir o RB19 pela última vez, esse carro e a equipe me deram muito. Devo agradecer muito a todos da Red Bull, tivemos um ano incrível. Será difícil replicar um ano como este, mas queremos sempre fazer melhor e melhorar, por isso vamos ver o que podemos fazer no próximo ano. Entretanto, penso que toda a equipa e todos no paddock precisam de descansar e de passar algum tempo com amigos e família. Foi um ano simplesmente adorável.”


SERGIO PÉREZ – 4º
“No geral, fizemos uma boa corrida hoje. Acho que poderia ter esticado até um ponto único, é algo para olhar e revisar. Provavelmente teria sido possível, mas nunca saberemos! A minha opinião sincera é que foi apenas um incidente de corrida com o Lando, mas infelizmente os comissários não concordaram com isso e fui penalizado e perdi o segundo lugar na última corrida da temporada. Aprendi nesta temporada a nunca desistir, passamos por momentos difíceis, altos e baixos, mas só importa onde você termina quando a temporada termina aqui. Estou feliz com toda a equipe, eles fizeram um trabalho tremendo e merecíamos muito mais hoje e em alguns momentos nesta temporada. Tivemos a melhor temporada da nossa história e muito crédito para Max, ele tem sido excelente. No próximo ano teremos outra chance e vamos em frente.”


CHRISTIAN HORNER – CEO e Diretor de Equipe
“Bem, isso fecha a cortina de um ano que só pode ser descrito como incrível. Este carro vai ficar nos livros de história como um carro muito, muito especial. Ter vencido 21 corridas das 22 é uma conquista que nunca pensamos ser possível. Que ano, não apenas para aqueles que você vê semana após semana nas pistas, mas, mais do que tudo, para todas as pessoas nos bastidores da fábrica, em todo o negócio. Toda a equipe de suporte fez isso acontecer e desempenhou seu papel na fabricação, entrega e operação deste carro. Acho que todos podem ter muito orgulho do que conquistaram, porque esta equipe realmente tem um espírito vencedor incrível e sua determinação em tudo isso é incrivelmente forte.

Além disso, Max e Checo. Uma equipe extraordinária por si só. Seu trabalho árduo e comprometimento proporcionaram nosso primeiro resultado em P1 e P2. Ao longo da temporada, Max esteve o mais próximo possível da perfeição, melhorando a cada semana seu último desempenho, alcançando seu melhor ano até agora. Checo, em comparação, teve igualmente o seu melhor ano e o seu melhor resultado no Campeonato. Não foi um caminho fácil para ele, mas ele melhorou quando precisou e garantiu o segundo lugar.

Por fim, gostaria de agradecer aos nossos parceiros e torcedores, que igualmente desempenharam seu papel nesta temporada histórica. O seu compromisso com a equipa tem sido constante ao longo da temporada e estamos extremamente gratos pelo seu apoio. Esperamos tirar todas essas lições deste carro e aplicá-las em nosso 20º carro. Será mais um ano especial para nós, no nosso 20º ano, à medida que continuamos a construir para tentar defender estes dois títulos. A preparação já começou, vamos aproveitar a pausa enquanto temos, mas estamos ansiosos para ver o que está por vir na temporada de 2024.”


SCUDERIA ALPHATAURI

YUKI TSUNODA – 8º
“Obrigado a todos por votarem em mim como Motorista do Dia. Foi uma corrida difícil. A certa altura, pensei que poderíamos terminar entre os seis primeiros. Não funcionou, mas não nos arrependemos de ter ficado de fora e tentado a estratégia de balcão único. Dei tudo de mim e estou feliz comigo mesmo. Foi uma temporada agradável no geral. Tivemos dificuldades com o desempenho do carro no início, mas conseguimos aumentá-lo ao longo da temporada. Embora não tenhamos alcançado o P7 no Campeonato de Construtores, melhoramos do P10 para o P8 na parte final da temporada, tudo graças à equipe de Bicester e Faenza. Ao mesmo tempo, cometi alguns erros que nos custaram caro, especialmente no México. Parabéns a Williams. Eles merecem, e eu gostei da batalha que tivemos. Obrigado ao Francisco. Gostei dos últimos três anos e com certeza sentirei falta dele. Sem os seus conselhos sobre como melhorar, eu não teria conseguido progredir tanto na minha carreira na Fórmula 1. Eu o aprecio e sei que manteremos contato.”


DANIEL RICCIARDO – 11º
“Não foi uma corrida ruim. Tivemos um ritmo decente, mas assim que entramos num ar um pouco sujo, é difícil. Tal como hoje, houve algumas corridas em que, se tivéssemos mais uma volta, sinto que poderíamos ter conseguido mais alguns pontos, mas largar mais atrás colocou-nos ligeiramente atrás. Foi bom que Yuki tenha conseguido alguns pontos, mas precisávamos de um pouco mais, então teria sido bom se eu pudesse marcar alguns também. Parte de mim está feliz por fazer uma pausa para me preparar para uma temporada completa, mas também gostaria de continuar correndo. É emocionante ter um período de entressafra adequado e saber que quero estar aqui. Fiquei feliz com as corridas que fiz.

Um salve para Franz. Ele tem sido uma grande parte da equipe e, obviamente, desde o início da minha carreira ele desempenhou um papel importante. Foi bom poder passar as últimas corridas juntos. Desejo-lhe boa sorte e sei que toda a equipe sentirá sua falta. Ainda hoje todo mundo está comemorando ele, e tudo que ele queria era correr, então isso mostra quem ele é. Espero que ele aproveite seu tempo fora da pista tanto quanto gostou de correr semana após semana, com a mesma paixão incrível.”


FRANZ TOST – Chefe da equipe
“Largamos com Yuki na sexta posição e com Daniel em P15. Ambos fizeram uma boa largada e não perderam posições na primeira volta. Dividimos nossos carros no lado estratégico, optando por uma parada com Yuki e duas paradas para Daniel. No final, foi uma decisão errada, porque acho que com uma estratégia de duas paradas poderíamos ter terminado em 6º ou pelo menos em 7º com Yuki, já que ele era mais rápido do que outros concorrentes que o ultrapassaram nas voltas finais. Portanto, terminamos a temporada em P8 no Campeonato de Construtores e, claro, é decepcionante porque nossa meta era terminar em P7. Ainda há alguns pontos positivos a serem assumidos no lado aerodinâmico, já que o novo piso funcionou muito bem, o que é uma boa indicação para o carro do próximo ano.

Como esta foi minha última corrida, quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os fãs da Fórmula 1 pelo apoio, à FIA, à FOM, a todas as equipes de Fórmula 1, à Honda, à Pirelli e a todos com quem tivemos uma boa cooperação. últimos 18 anos e, obviamente, a minha equipe e todos os pilotos com quem tive a sorte de trabalhar. Desejo a todos um futuro de sucesso.”


Classficação do GP de Abu Dhabi – 2023

POS PilotoEquipeTempo
1Max VerstappenOracle Red Bull Racing58 voltas
2Charles LeclercScuderia Ferrari+ 17.993s
3George RussellMercedes AMG Petronas F1 Team+ 20.238s
4Sergio PerezOracle Red Bull Racing+ 21.453s
5Lando NorrisMcLaren F1 Team+ 24.284s
6Oscar PiastriMcLaren F1 Team+ 31.487s
7Fernando AlonsoAston Martin Aramco Cognizant Formula One Team+ 39.512s
8Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri+ 43.088s
9Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas F1 Team+ 44.424s
10Lance StrollAston Martin Aramco Cognizant Formula One Team+ 55.632s
11Daniel RicciardoScuderia AlphaTauri+ 56.6229s
12Esteban OconBWT Alpine F1 Team+ 66.373s
13Pierre GaslyBWT Alpine F1 Team+ 70.360s
14Alex AlbonWilliams Racing+ 73.184s
15Nico HulkenbergMoneyGram Haas F1 Team+ 83.696s
16Logan SargeantWilliams Racing+ 87.791s
17Zhou GuanyuAlfa Romeo F1 Team Stake+ 89.422s
18Carlos SainzScuderia Ferrari+ 1 Lap
19Valtteri BottasAlfa Romeo F1 Team Stake+ 1 Lap
20Kevin MagnussenMoneyGram Haas F1 Team+ 1 Lap

As equipes de F1 experimentam o gostinho final da corrida na pista em 2023 com o tradicional teste de Abu Dhabi

As equipes de Fórmula 1 estão realizando sua última acelerada em pista de 2023 no tradicional teste pós-Grande Prêmio de Abu Dhabi, em Yas Marina.

A ação é uma combinação de testes de pneus Pirelli e testes de jovens pilotos com nomes como Jake Dennis, que assumiu o comando da Red Bull de Max Verstappen no Treino Livre 1, e o recém-nomeado campeão de Fórmula 2, Theo Pourchaire, ambos entrando na pista.

Na data de 28/11, a ação na pista está programada para terminar o ano às 18h00, horário local.

Na sessão da manhã, foi Carlos Sainz quem fez o melhor tempo da Ferrari, quase um segundo à frente de Sergio Perez na Red Bull.

Houve uma interrupção incomum na ação de pista após um vazamento de água sob o hotel, o que significou que a pista precisou ser seca, mas a sessão continuou sem muitos problemas.

ESCALAÇÃO PARA O TESTE PÓS-TEMPORADA EM ABU DHABI, 28 DE NOVEMBRO DE 2023
EQUIPEPirelli testeJovem Piloto teste
Red BullPerezDennis
MercedesRussellVesti
FerrariSainz/LeclercShwartzman
McLarenPiastriO’Ward
Aston MartinAlonso/StrollDrugovich
AlpineOconDoohan
WilliamsAlbon/SargeantColapinto/O’Sullivan
AlphaTauriRicciardo/TsunodaIwasa
Alfa RomeoZhouPourchaire
HaasFittipaldiBearman

Copyright © 2023 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights