DE VOLTA NO TEMPO #2
Galera é o seguinte, comecei a escrever o comentário e não parei e daí ficou meio extenso. Virou post! Sobre o anterior, aqui vai…
Não são da terrinha. Dá para observar os faróis do vermelhinho na primeira são retos, diferentes do que sairam aqui. E sua história, como esportivo pós guerra da é interessante.
Na década de 50, mais precisamente no seu início, a VW contratou uma empresa alemã – Wilhelm Karmann GmbH – para fabricar os carrinhos, depois de decidirem avançar por esse terreno de carros mais elitizados. E esse precisou do design italiano de Ghia para dar forma, surgiu o Volkswagen Karmann Ghia.
Uma curiosidade…Segundo relatos não oficiais, Luigi Segre, responsável pelo estúdio Ghia, teria apresentou a Wilhelm Karmann um desenho não utilizado pela Chrysler, o coupe Chrysler Guia Special. Desenhado por Virgil Exner e Mario Boano, o protótipo figurou no salão de Paris de 1952, e teria inspirado o design do coupê VW.
Os executivos da VW gostaram tanto do resultado, que em agosto de 1955, o primeiro Volkswagen Karmann Ghias rolou fora da linha de montagem em Osnabruck, Alemanha.
O carrinho caiu imediatamente no gosto do povo pelo seu belo design artesanal, mas o desempenho deixava a desejar do pequeno motor de 36 hp utilizado na época no fusca.
A potência depois foi aumentada e a suspensão retrabalhada e as vendas do primeiro ano, superaram mais de 10.000 carros.
Quando o conversível saiu, em 1958, as vendas saltaram para cerca de 18 mil carros por ano. E continuamente até final dos anos 1960, quando atingiu, a marca de 33 mil carros por ano.
O Karmann Ghia foi produzido até 1974 para abrir caminho para o novo VW Scirocco.
Apenas 365.912 cupês e 79.326 conversíveis foram produzidos que fazem do Karmann Ghia um carro bastante raro muito apreciado por colecionadores, e realmente é show o carrinho!
A sua produção:
Ano/Coupe/Conv/Type 34
1955 /1.282/0/0
1956 /11.556/0/0
1957 /14.715/104/0
1958 /13.782/4.392/0
1959 /16.964/4.584/0
1960 /19.155/5.468/0
1961 /16.690/3.962/660
1962 /18.813/4.570/8.548
1963 /22.827/5.432/6.719
1964 /25.266/5.260/7.365
1965 /26.650/5.325/6.870
1966 /28.387/5.395/5.947
1967 /19.406/4.183/2.819
1968 /24.729/5.713/2.533
1969 /27.892/6.518/1.044
1970 /24.925/6.396/0
1971 /21063/6553/0
1972 /12430/2909/0
1973 /10461/2555/0
1974 /5608/1558/0
Karmann-Ghia pelo mundo:
1) Tipo 1 Coupê (Osnabrück, Alemanha)362.601 (1955-1974)
2) Tipo 1 Coupê (Brasil)23.402 até 1975
3) Tipo 1 Conversível (Osnabrück, Alemanha)80.877 (1957-1974)
4) Tipo 3 Coupê (Osnabrück, Alemanha)42.505 (1961-1969)
5) Tipo 3 Coupê (Brasil)18.119 (1970-1975)
Obs: O Karmann-Ghia TC (tipo 3)…
…é um Coupê Fastback que só foi fabricado na terrinha. Tipo 1 = 1200/1300cc e tipo 3 = 1500/1600cc. O tipo 34 (1961)abaixo, baseado na plataforma do tipo 3…
…foi o primeiro da marca a ser equipado com o motor 1500cc, mas não tinha nada a ver com o design tradicional do Karmman Ghia que conhecemos, um conceito totalmente diferente de carroceria.
(reprodução/www.thesamba.com/wikilingue.com/www.karmannghiaconnection.com/DeGennaro)
Acho o carro top para ser o brinquedo oficial Nº1!
O KG classico !!!
eu tinha escrito uma mensagem falado do TC e postando numeros de produção do cupé, o verdadeiro KG, enviei, mas pelo jeito ‘se perdeu na rede’ … (choro)
A little government and a little luck are necessary in life, but only a fool trusts either of them.