BMW ART CAR
Dica enviada pelo arteiro Paulo Fiote do blog TwoCats, que está preparando um baita presente para o cabra aqui…surpresa! Vamos nessa…
“Já faz algum tempo que os carros da BMW são pintados por artistas famosos. O primeiro deles foi Alex Calder que decorou…
… uma 3.5 CSL (acima) para as 24 Horas de Le Mans em 1975. Depois vieram Frank Stella…
…Roy Lichtenstein (acima), Andy Warhol (foi o único que não utilizou um modelo para estudos – desceu pinceladas diretamente no carro/abaixo)…
…Robert Raucschemberg e tantos outros até os dias de hoje.
A fábrica alemã abriga todo esse acervo em um museu especialmente preparado para um contato direto entre público e arte. Alguns participam de eventos “vintage” e mais recentemente a Minichamps, fabricante de miniaturas de automóveis, lançou no mercado a série completa dos carros pintados, com aval da própria BMW e um catálogo muito completo que traz toda a série, com dados dos artistas, dos carros e um breve comentário do trabalho de pintura na época em que foi feito.
Para quem se interessar, o link abaixo traz fotos de todos esses trabalhos sobre rodas”.
https://www.bmwdrives.com/bmw-artcars.php
Abraço a todos.
Paulo Fiote
São lindas.
A origem de todas foi por causa do double de marchand/leiloeiro e piloto Herve Poulain, que convenceu a BMW a fazer o primeiro Art Car pintado pelo Calder, que é o mais bonito de todos na minha opinião. Dali para frente foi só dar continuidade a ideia. O Poulain correu em Le Mans com os 4 primeiros – que foram os únicos que realmente correram. Os outros foram só para serem exibidos. Em 99 houve um protótipo V12 pintado pela artista plástica americana Jenny Holzer que participou apenas dos pré treinos de Le Mans, mas acabou não correndo.
A que aparece em primeiro não é o carro pintado pelo Alexander Calder. É uma CSL IMSA: http://www.supercars.net/cars/3820.html
Os modelos são perfeitos. Tenho todos que correram em Le Mans e mais o do Robert Rauschemberg. São modelos exclusivos, a maior parte deles baseada em modelos da Minichamps, mas tem modelo da UT também. Todos vem com uma bela vitrine de acrilico presos a uma base super bem acabada também de acrilico.
🙂
A uns 10 anos fui as MASP (SP) ver uma exposição denominada “Brasil dos viajantes” (quadros) e para minha surpresa toda a coleção de art-cars da BWM também estava lá.
Belissimos automóveis!
A BMW da primeira foto é da mesma época que a do Calder mas não é aquela.
Essa era a pintura do time de fábrica – acho q era de fábrica – senão, era semi oficial.
A BMW pintada por Calder aparece em segundo plano na foto da do Roy Lichtenstein – o carro com o sol na linha do horizonte por toda lateral.
Na minha opinião são as duas melhores: a do Calder por incorporar a dinâmica da caranga no desenho – o carro era sensacional de se ver correndo, dizem; o do Lichtenstein pela referência-homenagem e belo resultado e simplicidade.
O do Stella ainda bem não aparece aí, é uma tremenda frustração a ausência de cores no trabalho. Mas só nesse trabalho do carro, o cara é um p. dum pintor.
O último, na recente edição de 2010, é modesto e bonito, colorido e dinâmico também, do ex-sensacionalista Jeff Koons – o q foi casado com a Cicciolina.
É uma bela tradição criada pelo marchand francês.
This post makes a lot of sense !