TCR SOUTH AMERICA – ETAPA 1 EM INTERLAGOS, A HONDA DOMINA COM A EQUIPE W2 [13]

A etapa inaugural do TCR South America em Interlagos teve nome e sobrenome: Pepe Oriola. O piloto espanhol dominou as duas corridas com o Honda Civic da equipe W2 Racing, liderando todas as voltas do fim de semana. 
Fotos Duda Bairros/Rafael Gagliano – TCR South America 

Na primeira corrida, largando em segundo, superou o pole Raphael Reis, companheiro de equipe e venceu com tranquilidade. Na segunda corrida, a uma largada espetacular, saltou de oitavo para segundo até o contorno do S do Senna, assumiu a liderança algumas curvas mais tarde e novamente foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada.

O pódio da corrida 1 foi completado pelos brasileiros Raphael Reis e Rodrigo Baptista da Cobra Racing Team, com o Audi #13. Já a segunda corrida teve um pódio multinacional, com o espanhol acompanhado do norte-americano Paul Holton com a Alfa Giulieta da Prop Car Racing Team e do argentino Ayrton Chorne de Honda da Squadra Martino.


Pela classe Trophy, Adalberto Baptista da Cobra Racing Team, foi o nome do dia com duas vitórias. O Audi #10 terminou a primeira corrida em sétimo no geral e a segunda em quarto
Foto Duda Bairros/Rafael Gagliano – TCR South America 

As corridas

Corrida 1 – Pepe Oriola reagiu muito bem na largada e soube posicionar seu Honda por fora na primeira perna do S do Senna, aproveitando-se do fato do pole Raphael Reis [Honda] ter tracionado mal na partida.


Largada com Pepe Oriola [Honda] a frente do pole Raphael Reis [Honda]
Foto Duda Bairros/Rafael Gagliano – TCR South America 

Jose Manuel Sapag [Honda] bem que tentou ainda atacar o brasileiro por dentro na tomada da curva, mas precisou se contentar com o terceiro posto naquele momento. Na segunda volta, o espanhol já abria 2s de vantagem na frente, enquanto a disputa pela vice-liderança era intensa.


Duelo Sapag e Reis
Foto Duda Bairros/Rafael Gagliano – TCR South America 

Sapag emparelhou com Reis na freada do S do Senna. O brasiliense novamente conseguiu se defender, mas a disputa entre eles favoreceu aproximação de Rodrigo Baptista [Audi] e Paul Holton [Alfa]. 

Pela classe Trophy, Adalberto Baptista [Audi] assumiu a liderança avançando para a sétima posição. Na terceira volta Geciel Andrade teve que recolher o Audi #55 para box, abandonando a prova. 


Paul Holton com a Alfa Giulieta na primeira perna do S do Senna
Foto Duda Bairros/Rafael Gagliano – TCR South America 

Os três ponteiros vinham separados na casa de 2s entre si e logo atrás Holton tentava seguir as linhas de Baptista para um ataque. Na volta 9 Sapag perdeu ritmo e acabou ultrapassado por Rodrigo Baptista. No giro seguinte foi a vez de Holton superar o argentino. O carro de seu companheiro, Ayrton Chorne [Honda], também caiu de rendimento na parte final da prova.


Pepe Oriola vencedor da corrida 1
Foto Duda Bairros/Rafael Gagliano – TCR South America 

Mas conseguiu receber a bandeirada em sexto, apenas 0.145 à frente de Adalberto Baptista, o primeiro vencedor da classe Trophy. No final, a equipe W2, com dobradinha de Oriola e Reis. Rodrigo Baptista completou o pódio.


Pódio corrida 1


Corrida 2 – A largada foi com a inversão das dez posições do grid em relação ao resultado do quali de sábado. Pepe Oriola novamente fez uma largada formidável e saltou de oitavo para a liderança em questão de uma volta.


Largada corrida 2
Foto Duda Bairros/Rafael Gagliano – TCR South America

Na primeira perna do S do Senna, o espanhol já vinha em segundo e depois da reta oposta assumiu a ponta. Adalberto Baptista cruzou a primeira volta em segundo, liderando na Trophy, com Paul Holton em terceiro, Ayrton Chorne em terceiro e Rodrigo Baptista em quinto.


Fabio Casagrande com a Alfa Giulieta
Foto Duda Bairros/Rafael Gagliano – TCR South America

Raphael Reis era o sexto na segunda volta, quando Holton também passou Adalberto pelo segundo lugar. Na quinta volta, o Audi #10 foi ultrapassado por Chorne, Rodrigo e Raphael Reis após escapar no fim da reta Oposta. O Audi #13 e o Honda #77 então duelaram pela quarta posição, com Reis realizando a ultrapassagem para levar o troco a seguir.

Até que na volta 6 os dois tiveram contato no Laranjinha e abandonaram a corrida, determinando a intervenção do safety-car. Adalberto reassumiu a quarta posição, seguido por Sapag e Reischl. 

A corrida relargou na volta 9 e Sapag passou Adalberto pelo quarto lugar.  Oriola livrou 1.5s de Holton em uma volta e este 1.7s sobre Chorne. Logo atrás, Adalberto tentava recuperar o quarto posto sobre Sapag. O Audi #10 conseguiu a manobra na volta 12, para além da vitória na classe Trophy ficar com o quarto lugar no geral. 

Oriola selou o domínio recebendo a bandeirada com 2.381s sobre Holton. Chorne foi terceiro completando um pódio multinacional em Interlagos.


Pódio corrida 2
Foto Duda Bairros/Rafael Gagliano – TCR South America


Pepe Oriola“Estou muito contente. Estrear com duas vitórias é um bom início, especialmente porque diferente dos pilotos brasileiros não conhecia a pista. Então estou muito contente e agradeço a a equipe pela confiança. Demonstramos que o carro é muito bom aqui. Tenho bastante experiência com esse tipo de carro e soube utilizar isso na largada da corrida 2 aproveitando as oportunidades para avançar” 


Paul Holton“Foi uma ótima corrida 2, o carro estava realmente muito bom durante todo o fim de semana. Na segunda bateria consegui largar muito bem, não tanto quanto o Pepe, que na primeira perna do S já estava na minha porta. Consegui economizar bem os pneus e terminar na segunda posição em uma pista muito boa de se pilotar.” 


Raphael Reis“Realmente é um cenário totalmente novo. Consegui imprimir muita velocidade com a pole no quali. De forma geral, saio satisfeito. É um modelo novo de competição com largada parada que demanda muitos procedimentos do piloto. Ontem acabou que não consegui treinar largada e vimos que faz bastante diferença. Na primeira corrida fiquei um pouco na largada e na segunda também. Acabei ficando sem freio na segunda e bati passando reto. Mas o carro é muito seguro e vamos mais fortes para Curitiba” 


Ayrton Chorne “Estou muito contente com o resultado. Na primeira corrida não tivemos um bom ritmo, levando azar por causa de problema no pneu. Na segunda pudemos melhorar bem o ritmo com o melhor set de pneus que havíamos guardado. E saio satisfeito com o pódio.” 


Rodrigo Baptista“Foi muito bom o fim de semana inaugural, correndo em Interlagos um campeonato novo. Vimos na primeira corrida que estamos fortes e com certeza terminar no pódio é positivo. Uma pena o que aconteceu na segunda corrida. Não dá para culpar ninguém, pois acho que foi um problema mecânico do outro carro. Mas com certeza são pontos importantes que perdemos para o campeonato” 

Crédito das imagens: Duda Bairros/Rafael Gagliano – TCR South America 


Classificação do Campeonato após a etapa 1 em Interlagos:

A próxima etapa do TCR South America acontece dentro de quatro semanas em Curitiba.

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

2 comentários em “TCR SOUTH AMERICA – ETAPA 1 EM INTERLAGOS, A HONDA DOMINA COM A EQUIPE W2 [13]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.